PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A planta papiro pertence ao gênero Cyperus. Alta, robusta e sem folhas, essa plantinha aquática pode chegar até 4 m ou 5 m de altura, formando um acumulo de cabinhos verdes triangulares parecidos com grama que emergem de rizomas grossos e duros. Os caules são rígidos e triangulares, com uma medula branca que é a fonte do papiro.

As plantas papiro eram alguns dos vegetais mais importantes do Antigo Egito, sendo usadas na produção de papel, tecidos, alimentos e fragrâncias.

  1. A planta papiro é considerada uma junça e tem preferência por ambientes quentes e úmidos. Isso a torna perfeita para pântanos e jardins aquáticos. Para plantá-la, você precisa ou de uma semente, ou de um pedaço de uma planta adulta. Na maioria das zonas climáticas, a planta papiro é anual ou semiperene.
  2. A planta papiro costuma ser plantada pelos rizomas em vasos com solo fértil e úmido e, depois, submersa em um ambiente aquático. Outra opção é plantá-la diretamente em um solo lamacento a uma profundidade de 1 m para que os pesados caules consigam ficar eretos.
  3. A planta papiro cresce bem em áreas com temperaturas mínimas entre -7 °C e 10 °C. Abaixo de -7 °C, as raízes da planta podem ser protegidas por mantas, mas a folhagem certamente morrerá no inverno.
  4. A planta papiro precisa de exposição constante ao sol para crescer bem. Porém, ela também pode ser cultivada em áreas parcialmente sombreadas. É essencial que ela seja protegida de ventos fortes. Para obter o melhor resultado possível, deixe que a planta forme uma colônia bem extensa. A planta papiro pode resistir a temperaturas anuais entre 20 °C e 30 °C.
  5. Adube mensalmente a planta com um fertilizante balanceado líquido diluído pela metade em água durante a primavera. Aplique o fertilizante na hora em que for regar a planta para evitar queimaduras.
  6. Cave a terra até revelar as raízes da planta e remova o excesso de solo. Caso a planta esteja em um jardim aquático, tire o vaso da água e deixe-o secar. Em seguida, tire a planta papiro do vaso a apare as raízes. Corte fora os rizomas que estiverem danificados ou descoloridos.
  7. Corte os rizomas em conjuntos de dois ou três e plante-os individualmente.
  8. A planta papiro não tem nenhuma tolerância a temperaturas muito baixas e deve ser levada para dentro de casa durante o inverno se a estação for muito rigorosa onde você vive. Caso não consiga deixar a plantinha ao alcance da luz do sol, ilumine-a bem com uma luz artificial.
  9. Caso a temperatura caia abaixo de -7 °C durante o inverno, a planta certamente morrerá. Porém, basta deixá-la em um local protegido (exemplo: perto de casa, para que ela volte a crescer na primavera). Você também pode plantar a planta papiro diretamente na água.
    Publicidade

Dicas

  • Pode a planta para remover caules quebrados.
  • A planta papiro se dá bem com todos os tipos de solo. Ela só precisa de um recipiente grande.
  • Quando plantada na primavera, a planta papiro cresce bem mais rapidamente.
  • A planta papiro não costuma ser atacada por muitas pragas, com exceção do fungo da ferrugem, que descolore os caules e a folhagem. Desde que plantada na zona climática certa, com a iluminação e a umidade adequadas, ela deve crescer sem problemas.
Publicidade

Avisos

  • A planta deve ficar sempre úmida.
  • A planta papiro não germina facilmente e pode levar até mesmo mais de um mês para brotar.
  • A planta papiro não sobrevive a temperaturas congelantes. Leve-a para dentro durante o inverno rigoroso e instale uma luz artificial se não tiver como expô-la ao sol.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 060 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade