Baixe em PDF Baixe em PDF

Os gansos, assim como os patos, são aves relativamente fáceis de se criar. Vê-los nadando em seu lago e indo até você para serem alimentados é verdadeiramente recompensador e relaxante. Este artigo falará sobre como cuidar de gansos, como desfrutar deles e como dar-lhes uma vida saudável e feliz.

  1. Assim como cachorros, cavalos e quase todos os outros animais, gansos diferentes são bons para pessoas diferentes. Você pode querer ter um ganso como animal de estimação, como animal de guarda, para consumir a carne, etc. [1] É importante obter a raça certa para o seu estilo de vida e para ser capaz de atender às necessidades do animal. [2] Não tenha medo de fazer perguntas, pois são elas que trazem respostas.
  2. e outras aves. [3] Você achará o artigo Como Criar Patos de Estimação bastante útil, já que muitas informações se aplicam tanto para patos como para gansos. Procure também outras publicações a respeito.
  3. Alguns gansos são considerados agressivos, bons animais de guarda (podem fazer uma verdadeira balbúrdia), e outros podem ser ótimos animais de estimação. Tudo depende da raça e de como você os cria. Peça a opinião de criadores, fazendeiros, veterinários e quem mais puder encontrar. Peça conselhos sobre qual raça de ganso é a mais indicada para você. [4]
  4. Você deve adquirir, pelo menos, um par ou mais, se assim desejar. As raças mais calmas podem ser adquiridas já adultas ou jovens. Se optou por uma raça mais agressiva, é aconselhável adquirir as aves ainda jovens. É indicado que um ganso sempre tenha uma companhia. Se não tiver, você deverá adquirir mais gansos ou vários patos para que sua ave não fique solitária e estressada. Se escolher comprar os gansos, verifique o criador. As gaiolas devem estar limpas, a água deve estar fresca, e o cheiro não deve dominar o ambiente. Os animais devem parecer relativamente limpos, saudáveis e alertas. Coloque sua mão nos cercados. Se as aves reagirem, seja correndo ou se aproximando com curiosidade, é um sinal de que estão saudáveis. Contudo, não é nada difícil encontrar gansos e patos de graça. Apenas peça aos seus amigos se surgir algum. É comum as pessoas terem animais dos quais não podem mais cuidar.
  5. Os gansos devem ser transportados em uma caixa relativamente grande para transporte de cachorro, da qual não possam escapar. É provável que você tenha que lavar a caixa quando chegar em casa. Os gansos estarão muito agitados devido à captura e viagem.
  6. [5] Você economizará bastante tempo e energia se fizer isso antes de soltar as aves. Trata-se de um trabalho para duas ou três pessoas. Segure o pescoço com delicadeza (não deixe o animal bicar seu rosto) e, com firmeza (sem apertar), mantenha o corpo perto de si. Os gansos machos são muito fortes, então se prepare. Uma pessoa deverá desdobrar uma das asas e cortar as penas mais curtas da base. Não corte demais e tenha extremo cuidado, uma vez que o animal estará agitado enquanto isso é feito. Não é aconselhável deixá-los sangrar, pois isso poderá ser fatal.
  7. Será melhor se você tiver um lago. As aves ficarão mais seguras na água do que no meio do pasto. Conduza-os até o lago pela manhã. Você pode contar com a ajuda de um ancinho, mas não os machuque. Esta deve ser uma experiência agradável. Se puder, guie-os de volta ao cercado antes do anoitecer. No dia seguinte, talvez já seja possível soltá-los e deixá-los encontrar o lago sozinhos. Não será necessário guiá-los até o cercado novamente.
  8. Os gansos passarão muito tempo comendo no lago e petiscando a grama do pasto. Ao mesmo tempo, assim como os humanos, eles também precisam de uma alimentação equilibrada, que satisfaça suas necessidades de vitaminas e minerais. Sua comida deve ser desenvolvida especialmente para aves (gansos, patos, etc.) e deve vir de um fornecedor confiável.
  9. Pode levar uma semana ou até duas, mas se você alimentar seus gansos dentro do cercado, eles aprenderão que, ao voltar para aquele local, receberão comida. Sempre que as aves retornarem para o cercado, incentive-as a se aproximar e alimente-as. Procure não assustá-las; observe a uma boa distância. Depois de cerca de uma semana de alimentação no cercado, mude a rotina. Agora, você só deverá alimentar os gansos uma vez por dia, quando não estiver escuro lá fora. Se eles se aproximarem do cercado em horários aleatórios, resista ao desejo de alimentá-los e faça isso somente no horário determinado. Mantenha essa rotina como se fosse uma regra da vida e as aves aprenderão rapidamente. Ter outros patos ou gansos indo até o cercado ao mesmo tempo para comer pode ajudar. Deve haver comida suficiente para todos. Se as aves ainda permanecerem no local depois de comer ou estiverem muito magras e fracas, é provável que ainda estejam com fome. Procure servir porções levemente maiores. Se as aves engordarem ou não comerem tudo o que for oferecido, reduza levemente a quantidade, até acertar.
  10. Isso costuma ser negligenciado, uma vez que os animais passam bastante tempo no lago. Contudo, esta água pode estar muito suja e não deve ser sua única fonte de hidratação. O ideal é que haja água corrente, como em um rio, mas isso não é possível na maioria dos casos. Como alternativa, você pode colocar alguns recipientes de água limpa perto dos pratos de comida. Eles devem ser trocados diariamente, independente da quantidade de água que sobrar. O descuido neste caso resultará em uma água imprópria para os animais, condições insalubres, odores desagradáveis e o surgimento de larvas de mosquitos. Quando os gansos são jovens, a água deve ser oferecida em cochos rasos, uma vez que não podem se molhar até que suas penas mais maduras se desenvolvam. Caso se molhem, seque-os com uma toalha e mantenha-os aquecidos. Se isso não for feito, a temperatura do corpo do animal diminuirá, podendo levar à morte, em casos extremos.
  11. [6] Patos e gansos precisam de abrigo contra tempestades, ventanias e luz solar direta. Eles podem se proteger do sol debaixo de árvores grandes. Contudo, é recomendado que você forneça um abrigo de três lados, um cercado aberto, uma tenda grande no estábulo, ou mesmo uma lona entre duas árvores. Os animais devem ter um local seco e livre de correntes de ar. Coloque palha limpa ou um forro sobre o chão nos dias mais frios ou durante tempestades. Recomenda-se que cada ganso tenha uma área de um metro quadrado, pelo menos. As aves devem poder ir e vir livremente, além de mover-se confortavelmente.
  12. [7] Esta, talvez, seja a etapa mais difícil, já que não há muito a ser feito. Algumas coisas estão simplesmente fora de nosso controle. Contudo, existem algumas maneiras de proteger gansos e outras aves de predadores. Se tiver tempo, considere trancar os gansos durante a noite no abrigo adequado descrito no Passo 11 , e soltá-los ao amanhecer. Tenha em mente que o abrigo estará uma bagunça e será preciso fazer uma limpeza. Apenas raspe a sujeira com uma pá e jogue fora, longe do abrigo. Forneça feno, forro ou palha novos, troque a água suja por água fresca. Limpe os recipientes usados para colocar a comida, se necessário. Os predadores incluem felinos, cães e outros. É altamente recomendado que você não atire nos predadores, pois poderá atingir acidentalmente um ganso, o animal de estimação do vizinho ou outro animal inofensivo.
    Publicidade

Dicas

  • Com o tempo, seus gansos perderão o medo e se sentirão confortáveis em sua presença.
  • Não é preciso cortar as asas se os gansos forem bebês ou se foram criados em suas terras. Isso só é necessário uma vez, no momento em que você os adquire. Depois disso, e se seguir as dicas do artigo, seus animais saberão que estão em casa e que o cercado está ligado à hora de comer.
Publicidade

Avisos

  • Não persiga seus gansos, ou eles não confiarão em você. Isso também os deixará com medo de ir até a comida. Eles poderão morrer de fome.
  • Tenha em mente que gansos, patos, galinhas e outras aves são presas. É provável que você enfrente várias perdas. Procure tornar o tempo que estes animais tiverem na Terra o mais agradável possível. Além de seguir as dicas deste artigo, não há muito que você possa fazer para protegê-los.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 254 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade