Baixe em PDF
Baixe em PDF
Nada tem o ar mais primaveril do que um arranjo de lindas tulipas coloridas recém-cortadas do jardim ou que acabaram de chegar da floricultura. As tulipas são flores resistentes que duram até dez dias após serem cortadas, se você souber como cuidar delas corretamente. O segredo é escolher botões frescos, para começar, e você pode prolongar a beleza delas exibindo-as no lugar certo e colocando bastante água. Veja os passos a seguir para conhecer truques que podem ser usados para criar um arranjo de tulipas duradouro.
Passos
-
Escolha tulipas jovens. Quando estamos na floricultura, nos sentimos tentados a comprar as flores totalmente desabrochadas, com pétalas de cores vibrantes. Essa é uma escolha adequada se as tulipas forem servir para embelezar uma ocasião de apenas uma noite, mas, se quiser que elas durem bastante tempo, escolha flores ainda fechadas, com alguns botões verdes que ainda não ficaram totalmente coloridos. As flores se abrirão no curso de alguns dias, dando mais tempo para apreciá-las.
- Se estiver cultivando suas próprias tulipas e quiser que elas durem o máximo possível no vaso, corte-as antes de terem desabrochado por completo. Corte o mais próximo possível do solo.
-
Embrulhe os caules em um pano úmido ou em papel toalha. Quando for levar as tulipas para casa, vindo da floricultura, mantenha-as embrulhadas em papel toalha ou em um pano embebido em água doce. Isso garante que as flores não comecem a murchar prematuramente no caminho para casa. Faça isso mesmo que a distância da floricultura até sua casa não seja muito longa. Qualquer tempinho sem água faz com que as tulipas envelheçam mais rápido.
-
Corte meio centímetro da base dos caules. [1] X Fonte de pesquisa Use uma tesoura pequena e corte os caules em ângulo inclinado. Isso ajuda as tulipas a sugarem facilmente a água do vaso.
-
Tire as folhas extras da base dos caules. Se houverem folhas que fiquem submersas na água do vaso, tire-as. Elas podem começar a apodrecer e fazer com que as tulipas murchem antes da hora.Publicidade
-
Escolha um vaso adequado. Ele deve ser longo, para cobrir pelo menos metade da altura das tulipas que você levou para casa. Elas devem apoiar-se no vaso sem se inclinarem para fora dele. Se você usar um vaso mais curto, em algum momento as flores se dobrarão para frente. Esse é um efeito que algumas pessoas gostam, mas isso faz com que as flores morrão mais rápido.
-
Lave o vaso. Certifique-se de não haver restos sedimentados do buquê anterior. Utilize sabão e água morna para lavá-lo bem e, em seguida, seque-o completamente com uma toalha. Assim, as suas novas tulipas não pegarão nenhuma bactéria que poderia fazer com que apodrecessem mais rapidamente.
-
Encha o vaso com água fria. Essa temperatura mantém os caules frescos e duros, enquanto a água morna ou quente faz com que eles fiquem fracos e moles.
-
Posicione os caules no vaso. Arrume as tulipas de modo que cada uma tenha um espacinho no vaso, ao invés de colocar uma por cima da outra. Dar um pouco de espaço a elas evita que elas se esmaguem, o que faz com que as pétalas caiam prematuramente e diminui o tempo de vida das flores.
-
Mantenha o vaso cheio com água fresca. As tulipas bebem muita água. Certifique-se de que o vaso nunca fique seco, senão elas começarão a murchar muito rápido.
-
Coloque um pouco de aditivo para flores cortadas. A adição desses preservativos para flores, que estão disponíveis em floriculturas, aumenta bastante o tempo de vida das tulipas. Leia as instruções e polvilhe um pouco do aditivo quando for colocar a água. Ele manterá as tulipas empertigadas e bonitas pelo máximo de tempo possível.
- Você pode experimentar colocar suco de limão, moedas de cobre e outros materiais parecidos dentro do vaso, junto com as flores. Algumas pessoas dizem que esses truques funcionam, mas as pesquisas mostram que o aditivo para flores é muito mais eficaz. [2] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha o vaso longe do sol. Coloque-o em um local que não seja muito quente nem ensolarado. Do contrário, as tulipas murcharão com o calor.
-
Não combine as tulipas com flores da família Narcissus. Os narcisos e outras flores dessa família exalam uma substância que faz com que as flores desvaneçam mais rápido. As tulipas ficam melhores sozinhas no vaso. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Quando for comprar as tulipas em uma floricultura, compre-as com os botões fechados.
- Deixar as tulipas no vaso presas com uma fita durante umas duas horas aumenta as chances dos caules ficarem em pé.
- Como as tulipas continuam a crescer mesmo após o corte, elas costumam se inclinar de acordo com o recipiente. Caso deseje, estique as tulipas prendendo-as em jornal umedecido e colocando-as em água morna durante algumas horas.
- Coloque as tulipas em um vaso com formato irregular, para deixar os caules torcidos e com formas diferentes.
- As tulipas podem ser colocadas com segurança no mesmo buquê que outras flores.
- Fure o caule com uma agulha média, logo abaixo da flor. Isso deixa as flores bonitas por uma semana – essa é uma dica holandesa.
Publicidade
Avisos
- Não coloque as tulipas no mesmo vaso com narcisos ou na água onde tais flores estiveram.
- Colocar aspirina, suco de limão, moedas, refrigerante e outras misturas na água é apenas um mito para estender a vida das tulipas cortadas.
- Após cortar o caule da tulipa molhado, não deixe que ele fique seco antes de recolocá-lo no vaso ou no recipiente decorativo.
Publicidade
Referências
Publicidade