As tulipas são flores vistosas e de cores vibrantes que florescem do início da primavera ao início do verão. Nativas do sopé das montanhas do Himalaia e do leste da Turquia, as tulipas crescem melhor em regiões com invernos frios e verões quentes e secos. É relativamente fácil cultivar tulipas, e elas ficam ótimas em canteiros. Para instruções detalhadas sobre como cultivá-las, comece pelo primeiro passo logo abaixo.
Passos
-
Compre bulbos de tulipas. Você pode adquiri-los em uma floricultura perto de casa ou pela internet, de uma empresa confiável.
- Se puder escolhê-los pessoalmente, prefira os bulbos mais firmes ao toque e que não tenham defeitos como partes emboloradas, batidas ou cortes. Eles devem ser de cor marrom-clara e revestidos por uma casca parecida com a da cebola.
- Em termos de quantidade, cada bulbo produzirá entre um e quatro hastes com flores; planeje pensando nisso.
- Escolha os bulbos em base ao nome da variedade para obter um padrão de crescimento e aspecto mais uniformes. Bulbos de tulipa etiquetados por cor — por exemplo "tulipas amarelas" — normalmente, são compostos por uma variedade de espécies daquela cor.
- Planeje o plantio dos bulbos para até uma semana depois de comprá-los, já que eles não são feitos para ficar fora da terra por muito tempo.
-
Decida quando plantar os bulbos de tulipa. Tulipas devem ser plantadas no fim do outono, antes do início do inverno. Os bulbos permanecerão dormentes durante os meses de inverno, crescendo e florescendo com a chegada da primavera. A época exata de plantio dependerá do clima local.
- Se você morar em uma região onde as temperaturas durante o inverno não são tão baixas, como boa parte do Brasil, resfrie os bulbos antes de plantá-los. Coloque os bulbos em um saco de papel-pardo fechado e coloque-o na geladeira por seis ou oitos semanas. Você também pode comprar bulbos de tulipa já "pré-refrigerados". Adquira-os de um fornecedor confiável que os tenha realmente mantidos refrigerados em estoque.
- Plante os bulbos sem refrigerá-los antes se na sua área o inverno é rigoroso com geadas e eventualmente temperaturas abaixo de zero. Espere para plantar até que a temperatura do solo medida a 15 cm de profundidade esteja abaixo de 12 °C.
-
Escolha um lugar onde plantar as tulipas. Escolha uma área que pegue a quantidade suficiente de sol para a variedade de tulipa que estiver cultivando. Os bulbos devem ser plantados a uma distância de 10 a 15 cm entre um e outro; por isso, escolha um local de tamanho apropriado.
- A maioria das tulipas se desenvolve melhor em pleno sol ou com pelo menos seis horas de luz solar por dia. Algumas variedades, no entanto, crescem bem mesmo na sombra parcial ou total.
- Muitas pessoas plantam tulipas ao longo de cercas, paredes, passagens e construções, já que elas proporcionam um colorido agradável e desse modo é fácil acompanhar o crescimento.
-
Prepare a terra. Are o solo a uma profundidade de 20 a 25 cm e complete com areia ou pedrinhas.
- As tulipas precisam de uma boa drenagem — solo úmido demais pode provocar fungos, doenças ou até o apodrecimento. Também pode sufocar os bulbos devido aos baixos níveis de oxigênio. Por isso, em regiões muito úmidas é recomendável plantar as tulipas em canteiros elevados. [1] X Fonte de pesquisa
- Mantenha a terra o mais leve e aerada possível, adicionando adubo de compostagem e areia grossa, e remova ervas daninhas.
Publicidade
-
Plante os bulbos de tulipa. Plante os bulbos de tulipa entre 15 e 20 cm de profundidade, medindo a partir da base do bulbo. Lembre que, quanto maior o bulbo, mais profundo deve ser o buraco.
- A profundidade padrão para o plantio da tulipa é de 15 cm, mas se você mora em uma região onde o inverno é mais ameno, plantá-los a 20 cm da superfície ajudará a mantê-los resfriados.
- Posicione os bulbos no buraco, com a parte pontuda para cima. Encha o buraco com terra e comprima um pouco a superfície para compactar melhor o solo.
- Deixe um espaço de cerca de 12 cm entre uma planta e outra. Para fazer um canteiro de tulipas, use 6 bulbos para uma área de um metro quadrado. Plante todas as tulipas do canteiro em igual profundidade para que elas floresçam contemporaneamente.
-
Detenha roedores. Se ratos ou outros roedores forem um problema na sua região, coloque dissuasivos como folhas de azevinho, areia para gatos ou brita dentro de cada buraco. Se o problema com os roedores for grave, talvez você precise colocar os bulbos dentro de uma gaiola de metal para protegê-los.
-
Regue o canteiro abundantemente após o plantio de todos os bulbos. Não dê mais água até que as primeiras folhas comecem a aparecer. Apesar de os bulbos de tulipa não gostarem de umidade em excesso, essa irrigação inicial é necessária para ativar o crescimento.
-
Cubra o solo com palha para mantê-lo fresco. Em áreas com invernos amenos, coloque a palha assim que terminar de plantar. Se, em vez disso, os invernos forem mais rígidos, espere de três a quatro semanas depois do plantio para permitir às raízes crescer um pouco antes de alguma possível geada.Publicidade
-
Plante as tulipas em um vaso. Escolha um vaso que tenha, no mínimo, 45 centímetros de diâmetro e 40 de altura. Plante de 18 a 22 bulbos, deixando-os a pelo menos 2,5 centímetros de distância uns dos outros. Eles devem estar quase se tocando. [2] X Fonte de pesquisa
- Se for usar vasos, você deve plantar as tulipas no final do outono.
-
Regue-as assim que plantar. As tulipas não precisam ser regadas novamente durante todo o inverno. Assim que as folhas começarem a crescer na primavera, comece a regar suas tulipas de vez em quando. [3] X Fonte de pesquisa
-
Proteja-as no inverno. Deixe os vasos dentro de casa, em uma garagem ou outro cômodo que não tenha algum tipo de aquecimento. Assim que elas começarem a brotar no início da primavera, pode levá-las para o jardim. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Espere até que as tulipas floresçam. Deixe que as tulipas se desenvolvam sozinhas durante os meses de inverno — não é necessário dar água ou fertilizantes. Assim que a primavera chegar, as tulipas florescerão em um espetáculo de cores deslumbrante.
- As tulipas são uma planta perene por natureza, o que significa que elas voltarão a desabrochar a cada ano. No entanto, em algumas regiões, ao menos, as condições de clima e solo não são ideais, impedindo que os bulbos floresçam mais de uma vez, e por isso são cultivadas como se fossem plantas anuais.
- Se você morar em um local que permita às tulipas serem cultivadas como plantas perenes (de preferência um lugar com verões secos e invernos muito frios), leia as instruções a seguir.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Casa e JardimMaggie Moran é uma Jardineira Profissional na Pennsylvania.Deixe as tulipas no solo para que elas se propaguem por conta própria. A horticultora Maggie Moran explica: "Os bulbos das tulipas podem se multiplicar rapidamente se deixados no solo por um ano. Se quiser, você pode até mesmo replantá-los sempre que quiser mais tulipas".
-
Siga o cronograma adequado de irrigação. Assim que as tulipas começarem a crescer, você pode iniciar a dar água para evitar que o solo se seque. Só fique atento para não encharcar, já que isso poderia danificar o bulbo.
- Continue a regar as plantar mesmo quando não houver mais flores. As tulipas continuarão a desenvolver os bulbos para o ano seguinte embaixo da terra. Deixe que as folhas e partes verdes permaneçam na planta até que murchem sozinhas.
- Pare de regar os bulbos quando todas as folhas tiverem caído e deixe secar a terra. A planta não estará mais nutrindo os bulbos e tulipas precisam de um período seco durante os meses de verão.
-
Pode as flores. Corte as flores depois de três semanas de florescimento, antes que as pétalas comecem a cair. As pétalas que caem e ficam presas na folhagem podem provocar a formação de mofo e fazer com que a planta morra antes de conseguir alimentar os novos bulbos que estão crescendo sob a terra.
-
Fertilize no outono. Se tiver a intenção de cultivar tulipas de modo perene, elas devem ser fertilizadas assim que forem plantadas no outono (e a cada outono seguinte) com um fertilizante com baixo percentual de nitrogênio como estrume de gado bem decomposto ou um fertilizante especial para bulbos.
- Se você se esquecer de fertilizar no outono, também pode fazê-lo no fim do inverno ou início da primavera, assim que as primeiras folhinhas verdes começarem a aparecer. Use um fertilizante com alto nível de nitrogênio e de liberação rápida para obter melhores resultados. [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça com que as tulipas cortadas durem mais. Para fazer com que as tulipas cortadas durem mais em um vaso, corte as hastes em diagonal e enrole os dois terços da parte superior da flor em um funil feito com jornal.
- Deixe as tulipas em água fria por uma ou duas horas, e então remova o jornal e corte mais um pouco as pontas dos caules. [6] X Fonte de pesquisa
- As tulipas duram uma semana.
Publicidade
Dicas
- Se tiver problemas com camundongos que roem os bulbos, plante as tulipas e outras flores com bulbos a 20 cm de profundidade. Eles costumam ficar até de 10 a 15 cm abaixo da superfície da terra.
- Retire os bulbos de tulipa da terra depois que as plantas tiverem morrido e armazene-os em um local escuro e seco durante o verão, se eles não conseguirem estabilizar-se como perenes. Isso normalmente é necessário se você mora em uma região com verões chuvosos ou se as tulipas forem plantadas em um lugar onde a água se acumula.
Referências
- ↑ http://www.tulips.com/bulbs_expert_tips.cfm
- ↑ http://www.finegardening.com/how-plant-tulips-pots
- ↑ https://www.almanac.com/plant/tulips
- ↑ http://www.finegardening.com/how-plant-tulips-pots
- ↑ http://www.americanmeadows.com/planting-flower-bulbs/about-bulbs-in-fall/tulips-come-back
- ↑ http://www.almanac.com/plant/tulips
- http://www.guide-to-houseplants.com/growing-tulips.html
- http://www.gardeningwithkids.org/plantingtulips.html
- http://gardeningtips.org/Tulip.shtml