Baixe em PDF Baixe em PDF

Os hamsters são pequenos animais ativos que adoram correr e brincar. Infelizmente, toda essa algazarra pode acabar deixando-os machucados. Os hamsters que não se dão bem também podem brigar, machucando uns aos outros. Caso perceba que o seu hamster se machucou, cuide dele imediatamente para que ele possa voltar ao seu estado normal.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Avaliando a gravidade da situação

Baixe em PDF
  1. Os hamsters se machucam facilmente, pois o corpo e os ossos deles são pequenos. [1] Felizmente, nem todos os ferimentos são sérios a ponto de precisarem ser tratados por um veterinário. Dê uma olhada no hamster para verificar se os ferimentos dele são leves (por exemplo, pequenos cortes e arranhões) ou graves (por exemplo, fraturas nos membros e bastante sangramento).
    • Os ferimentos leves geralmente podem ser tratados em casa, porém, os mais graves devem receber cuidados veterinários imediatamente .
    • Se os ferimentos do seu hamster forem graves, ele manifestará outros sintomas como dificuldades para respirar, grunhidos excessivos e agressividade ao ser tocado.
    • Esteja ciente de que os hamsters conseguem esconder bem a dor que estão sentindo. [2]
  2. Se os ferimentos do seu hamster forem graves, ligue para o veterinário imediatamente, informando que está com uma situação de emergência e chegará em breve no consultório. [3] Esteja ciente de que nem todos os veterinários que cuidam de animais pequenos cuidarão de pequenos roedores como hamsters, gerbos e porquinhos-da-índia. Se o veterinário não puder tratar o seu hamster, pergunte se ele pode indicar um veterinário que trate esse tipo de animal.
    • Durante a ligação, o veterinário poderá aconselhá-lo sobre como tratar o seu hamster antes de chegar no consultório.
  3. Caso tenha determinado que os machucados do hamster não são graves, comece a se preparar para tratá-los em casa. Você precisará de vários itens, incluindo toalhas, cotonetes, seringas de 10 ml (sem a agulha) e gazes 5 x 5 estéreis. Além disso, você precisará de um frasco de soro fisiológico, solução desinfetante (Betadine) e pomada antibiótica.
    • Os itens mencionados podem ser encontrados na farmácia.
    • O seu veterinário pode indicar o tipo específico de pomada antibiótica que deve usar no hamster.
    • O Betadine também é conhecido como iodopovidona.
    • O peróxido de hidrogênio normalmente é utilizado para desinfetar feridas, mas pode não ser tão benéfico quanto as pessoas pensam. As bolhas formadas pelo peróxido de hidrogênio danificam as células. Em outras palavras, utilizar a substância pode ser prejudicial ao hamster. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratando ferimentos leves

Baixe em PDF
  1. Os hamsters são animais resistentes e podem se recuperar de ferimentos rapidamente. Caso note que os machucados do hamster apenas consistem em cortes ou arranhões leves, cogite deixar o animal se recuperar sozinho. Na maioria dos casos, os hamsters se lamberão e limparão as feridas para cicatrizá-las. [5]
    • As feridas causadas por cortes e arranhões leves podem infeccionar se o hamster não cuidar delas. Uma ferida infeccionada pode evoluir para um abscesso, [6] o qual é uma espécie de bolsa formada pela infecção.
    • Os abscessos são um problema sério e devem ser tratados por um veterinário. [7] Também será necessário continuar tratando-os em casa através da limpeza e da administração de antibióticos.
  2. Você também pode tratar ferimentos leves por conta própria. Antes de começar a tratá-los, imobilize o seu hamster enrolando-o em uma toalha pequena. Os hamsters podem ficar bastante agitados quando feridos, [8] portanto, evite ser mordido pelo animal.
    • Enrole-o de forma que seja possível alcançar as feridas.
    • Além de cortes e arranhões, o hamster pode apresentar feridas abertas. Tais feridas possuem um aspecto inflamado e em alguns casos sangram. [9] Caso a ferida não esteja sangrando, o animal pode ser tratado em casa.
    • Talvez o hamster não consiga limpar feridas abertas por conta própria, portanto, você deve fazer isso por ele.
  3. Utilize a seringa para recolher um pouco de soro fisiológico. Aplique a solução gentilmente sobre o ferimento e seque-a cuidadosamente com pedaços de gaze. [10] Repita o procedimento algumas vezes para garantir a limpeza completa do ferimento.
    • Fazer a limpeza por conta própria evitará a formação de abscessos, pois você poderá avaliar se o ferimento realmente está limpo.
  4. Quando o ferimento secar, utilize outra seringa para recolher uma pequena quantidade de Betadine. Aplique o remédio sobre o ferimento e seque-o com mais pedaços de gaze. Aplique uma pequena camada de pomada antibiótica sobre a ferida com o auxílio de um cotonete.
    • Desinfetar a ferida ajudará a eliminar micro-organismos que causam infecção.
    • O Betadine pode manchar a pele, portanto, é recomendável utilizar luvas ao aplicá-lo.
  5. Independentemente do tipo de ferimento, é importante deixar o hamster descansar e se recuperar confortavelmente na gaiola. Coloque água e comida perto do local onde ele dorme. [11] A gaiola deve ser mantida em um ambiente calmo e silencioso.
    • Para evitar mais ferimentos, o hamster idealmente deve ser mantido em uma gaiola que não tenha barras quando estiver se recuperando [12] (por exemplo, um aquário). Se não tiver um aquário ou condições de comprar um, fique de olho no hamster quando ele estiver andando pela gaiola.
  6. Para evitar que esses ferimentos ocorram novamente, tente identificar a causa deles. Por exemplo, pode ser que o hamster tenha se cortado encostando na extremidade afiada de algum brinquedo, ou talvez algum arame da gaiola esteja solto e tenha arranhado a pele do animal.
    • Se o hamster dividir a gaiola com outro que não se dê bem com ele, pode ser que os animais tenham se arranhado ou mordido.
    • As unhas do seu hamster podem estar longas demais, fazendo com que o animal se arranhe.
    • Independentemente da causa, faça o possível para solucioná-la para que o hamster não se machuque novamente. Isso pode incluir separar os seus hamsters.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tratando ferimentos graves

Baixe em PDF
  1. Os ferimentos graves devem ser tratados por um veterinário imediatamente. Prestar primeiros socorros ao hamster pode ajudar a estabilizar a situação, prolongando o tempo de vida do animal até que ele receba cuidados veterinários. Os primeiros socorros são particularmente úteis no caso de sangramento.
    • Com uma pequena toalha ou lenço, aplique pressão levemente sobre a ferida para tentar parar o sangramento. [13]
    • A hemorragia pode ser fatal, tendo em vista que o corpo dos hamsters é pequeno e eles não possuem muito sangue. Não perca tempo esperando o sangramento parar por conta própria!
  2. O veterinário poderá prestar os cuidados apropriados ao animal. Ao transportar o hamster, mantenha-o na caixa de transporte enrolado em uma toalha. Isso ajudará a manter o animal calmo e quieto durante a viagem.
    • Prepare-se para a possibilidade do seu hamster não sobreviver. Alguns ferimentos podem ser tão graves que, independentemente dos cuidados do veterinário, o hamster não sobreviverá. Se o animal estiver gravemente ferido, a eutanásia pode ser a melhor opção.
  3. O veterinário fará o possível para tratar os ferimentos graves do animal. Por exemplo, se houverem abscessos causados por uma ferida infectada, o veterinário vai perfurá-los e drená-los. [14] Se o hamster se desidratar devido ao fato de não querer beber água após ter se ferido, o veterinário administrará fluidos intravenosamente para reidratá-lo.
    • Pode ser que o animal precise receber pontos se os ferimentos forem graves. [15]
    • Se a perna do hamster estiver quebrada, talvez você se surpreenda com o fato de que não há muito que o veterinário possa fazer. O hamster provavelmente mastigaria quaisquer talas ou curativos colocados na fratura. [16]
    • O veterinário recomendará esperar que o osso quebrado se restaure por conta própria. Como resultado, a perna do hamster pode ficar um pouco torta, mas o animal ficará bem. [17] Pode ser que o veterinário prescreva algum medicamento para aliviar a dor do hamster. [18]
    • O veterinário recomendará algum tratamento para membros quebrados caso o hamster esteja se arrastando ou a perna pareça inflamada. [19] Esteja ciente de que o veterinário pode recomendar a eutanásia caso o hamster não consiga mais usar as pernas traseiras. [20]
  4. Após a visita ao veterinário, será necessário tomar algumas medidas para manter o hamster confortável enquanto ele se recupera em casa. Além dos medicamentos para a dor, o veterinário pode recomendar a utilização de compressas frias nos ferimentos para diminuir a inflamação. Como o hamster é um animal pequeno, todo o corpo dele pode esfriar com a compressa.
    • Mantenha o hamster confortavelmente enrolado durante e após o uso da compressa para que ele permaneça aquecido.
    • Se o ferimento do hamster estiver infectado, o veterinário prescreverá antibióticos para dar ao animal.
    • Pode ser que o hamster sinta tanta dor que se recuse a comer e beber. Se for o caso, tente alimentá-lo colocando pequenos pedaços de comida na sua mão e aproximando-a da boca dele.
    • Segure o hamster o mínimo possível enquanto ele estiver se recuperando.
  5. Esse procedimento é particularmente importante se o ferimento estiver localizado na perna do hamster. Retire quaisquer brinquedos ou acessórios que envolvam o uso das pernas do animal, além de rampas, escadas e rodinhas. Remova quaisquer tubos nos quais o hamster possa sentir vontade de entrar. [21] [22]
    • Mantenha apenas os itens necessários na gaiola, como uma cama confortável, água e comida
    Publicidade

Dicas

  • Os hamsters frequentemente se machucam ao cair de algum lugar [23] (por exemplo, um móvel).
  • Os hamsters são animais resistentes e podem se recuperar rapidamente de ferimentos leves.
  • Os hamsters adoram mastigar coisas. Infelizmente, o roedor pode começar a morder a cicatriz de um ferimento recente. Se ele mastigá-lo demais, poderá abrir a ferida, tornando-a suscetível a infecções. [24]
  • Uma boa dieta pode ajudar o hamster a se recuperar. Em alguns casos, o veterinário recomendará suplementos de vitaminas e minerais. [25]
  • Se o seu hamster tiver fraturado um osso, talvez o veterinário peça um exame de raio-X. [26]
Publicidade

Avisos

  • O veterinário pode ser incapaz de tratar ferimentos graves demais. Caso os ferimentos do animal não possam ser tratados, pode ser melhor administrar a eutanásia.
  • Uma queda grave pode resultar em ferimentos internos. O veterinário será o único capaz de detectar tais ferimentos.
  • Os hamsters não possuem muito sangue. Caso o seu hamster esteja sangrando, leve-o ao veterinário imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 373 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade