PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os poodles toy são criaturas adoráveis e inteligentes que adoram receber atenção e estar sempre do lado do dono. São cãezinhos resistentes que podem viver bem até a adolescência, mas que precisam de atenção veterinária conforme ficam mais velhos para que vivam bastante. [1] Cuidar de um poodle toy significa dar atenção a ele e ter capacidade financeira para suprir necessidades como tosa constante, cuidados com a saúde na maturidade e tratamentos preventivos como vermifugação.

Método 1
Método 1 de 6:

Alimentando seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo da idade, eles requerem quantidades diferentes de proteína, calorias e outros nutrientes. Existem três tipos de ração: para filhotes, para cães adultos e para idosos.
    • Filhotes : eles precisam de níveis altos de proteína para os músculos, de calorias para o crescimento e de cálcio para desenvolverem ossos fortes. Se seu poodle toy tiver menos de 1 ano de idade, dê a ele ração especialmente formulada para filhotes. Elas geralmente são rotuladas como "ração para filhotes" ou para "crescimento". [2] Escolha uma ração para filhotes específica para cães do tipo toy. Isso porque o tamanho do alimento é menor e mais fácil de lidar para os dentinhos do filhote.
    • Cães adultos : quando seu cão chegar a cerca de 12 meses de idade, dê a ele ração formulada para adultos. Continue até que ele chegue aos 7 anos. Esses alimentos são balanceados para suprir as necessidades de um cão mais velho.
    • Cães idosos : quando seu poodle toy chegar aos 7 anos ou mais, troque para a ração para idosos. Ela contêm menos minerais como o fosfato, que os rins têm mais dificuldade para processar. Trocando para a ração para idosos, você ajuda a proteger as funções renais do seu bichinho. [3]
  2. As opções são dar uma dieta totalmente seca ou uma dieta úmida, com comida enlatada junto com os flocos. A primeira é mais saudável para os dentes do cachorro, pois mastigar os flocos ajuda a mantê-los limpos. As comidas úmidas podem parecer mais interessantes para as raças toy, mas elas grudam nos dentes e encorajam a formação de placa.
    • Se possível, coloque seu cão desde filhote numa dieta seca para ajudar a preservar a saúde dental dele.
    • Procure por uma ração designada para raças toy, que tornará a mastigação menos problemática.
  3. O filhote tem um estômago menor e precisa ser alimentado com mais frequência do que o adulto.
    • Filhotes : alimente-os com refeições pequenas e frequentes. A regra geral é 4 refeições por dia até os 3 meses de idade, 3 refeições por dia até os 6 meses e 2 refeições por dia dos 6 meses até a idade adulta.
    • Cães adultos e idosos : alimente-os duas vezes por dia. Este é o recomendado, porque a pequena capacidade do estômago de um poodle toy significa que ele prefere comer refeições menores com mais frequência. [4]
  4. Deixe sempre uma tigela de água disponível para ele. Troque o líquido todo dia e limpe a tigela a cada poucos dias.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Cuidando do seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Os poodles têm uma pelagem cacheada e fibrosa que cresce continuamente, e eles não perdem pelo da mesma forma que as outras raças: o pelo cai, mas se enrola no resto da pelagem. Isso significa que os poodles são muito propensos a nós e embaraços no pelo. [5]
    • Os filhotes têm uma pelagem macia que começa a ser substituída pela adulta a partir dos 6 a 9 meses de idade. Uma mudança completa para o pelo de adulto pode demorar até os 18 meses de idade.
  2. Reserve alguns minutos por dia para pentear seu cão. Isso servirá a um propósito duplo: será capaz de desembaraçar o pelo e dará a ele a atenção necessária.
  3. Para retirar os nós, use uma escova ou pente disponível em uma pet shop. Você também pode usar os dois, penteando algumas partes do corpo do cachorro e escovando outras.
  4. Antes de começar a pentear, borrife o pelo do cachorro com um pouco de água para evitar o surgimento de estática. Isso também pode ajudar a evitar que o pelo seco se embole.
  5. Separe uma seção do pelo e segure-a entre os dedos, depois penteie da raiz às pontas.
    • Penteie todo o pelo e não se esqueça das regiões atrás das orelhas e embaixo da barriga.
  6. O pelo dele cresce todo o tempo, por isso é preciso tosá-lo para mantê-lo arrumado. Dependendo do quão longo ou curto quer manter o pelo, procure tosá-lo a cada 3 a 8 semanas.
    • Isso geralmente é feito numa pet shop ou no veterinário, mas com acesso a boas tesouras, alguma prática e bastante tempo, pode aprender a tosar seu cachorro sozinho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Cuidando das orelhas do seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Os poodle toys costumam ter orelhas bem peludas, pois o pelo no corpo deles se estende até as orelhas e pode entupi-las - mais ou menos como se usasse fones de ouvido peludos o tempo todo. Veja com seu veterinário qual seria a melhor frequência para arrancar esses pelos.
    • A opinião de alguns especialistas varia em relação a arrancar esse pelo ou não. O argumento a favor defende que isso permite uma melhor circulação de ar e reduz as chances de infecções nos ouvidos, e que remove o pelo que pode prender a cera. Alguns argumentam, no entanto, que arrancar esses pelos pode deixar as orelhas do cachorro doloridas e inflamadas. [6]
  2. Fique de olho nas orelhas dele, especialmente se não remover o pelo. Preste atenção nas infecções (caracterizadas por um cheiro ruim, cera preta e grossa ou secreções saindo da orelha), ou a objetos estranhos (coçar a orelha constantemente ou deixar a cabeça pendendo para um lado).
  3. Se notar sinais de que seu cão tem um problema nas orelhas, peça para seu veterinário ver se há problemas de saúde. Ele pode aconselhá-lo a arrancar os pelos da orelha do cachorro com mais ou menos frequência.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Cuidando dos dentes do seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Os poodles toy são famosos por desenvolverem tártaro. Esse acúmulo pode causar mau hálito e promover a recessão das gengivas e a perda de dentes. Para escovar os dentes dele, use uma escova macia de criança.
    • Você também pode usar uma escova de dedo, disponível no veterinário ou em pet shops grandes.
    • Você pode reduzir o acúmulo de tártaro dando comida seca ao seu cão. A comida úmida pode criar mais problemas dentais. Se o seu cachorro comer comida úmida, acostume-se a escovar os dentes dele todos os dias. [7]
  2. Pode-se comprar essa pasta na pet shop. Nunca use pasta humana num cachorro, pois se o cão engolir ingredientes como o flúor, pode ficar com o estômago irritado.
  3. Use uma quantidade pequena de pasta e posicione a cabeça do cão para que possa escovar os dentes dele.
  4. Se seu cachorro não deixar você escovar os dentes dele, dê algo para ele mastigar todos os dias. Isso ajuda a limpar os molares no fundo da boca.
    • Vale a pena investir tempo e esforço para manter os dentes do seu bichinho limpos, de forma a reduzir o número de limpezas no veterinário que ele pode precisar.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Monitorando a saúde do seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Monitorar a saúde do seu cão requer, em parte, levá-lo ao veterinário regularmente. Leve os cães com menos de 7 anos de idade todo ano. O profissional verificará sinais de doença, atualizará as vacinas e vermifugará seu cachorro.
  2. Os cães com mais de 7 anos devem visitar o veterinário a cada 6 meses para que o profissional verifique sinais de doença, atualize as vacinas e vermifugue seu cachorro.
  3. Os donos responsáveis levam seus cães para serem vacinados, vermifugados e tratados para eliminar parasitas como pulgas.
    • A vacinação é essencial, não importa se leva seu poodle para todo lugar ou se ele quase não sai de casa. Isso é porque algumas infecções, como o parvovírus, são causadas por micro-organismos resistentes que podem se prender a seus sapatos. Assim, ainda podem ser um risco, mesmo para os poodles mais mimados.
    • Converse com o veterinário sobre a possibilidade de implantar um microchip no seu cachorro. Dessa forma, poderá rastreá-lo se ele se perder.
  4. Um dos problemas aos quais os poodles toy estão sujeitos mais tarde na vida é a diabetes. Os hormônios associados ao cio na fêmea podem desencadear essa doença, portanto é mais sábio levar a fêmea para ser castrada.
    • Se isso for feito antes do segundo cio dela, também tem o benefício adicional de reduzir bastante o risco de desenvolver câncer de mama mais tarde. Os poodles toy geralmente vivem até a adolescência. Toda vez que uma fêmea tem uma ninhada, isso enfraquece o forro do útero dela e a deixa mais vulnerável a desenvolver piometra, uma infecção uterina potencialmente fatal. Por isso, castrá-la enquanto ela está forte e em boa forma retira a necessidade dela precisar de uma cirurgia de emergência mais tarde, quando uma anestesia pode ser mais perigosa. [8]
    • Castrar um poodle toy macho não fornece os mesmos benefícios para a saúde. Isso é feito mais para evitar ninhadas indesejadas e para controlar problemas de comportamento como agressividade ou dominância.
    • Fale com seu veterinário para aprender mais. Discutir sobre a saúde do seu cão com um profissional dará a você uma boa ideia de que direção tomar.
  5. Pequenos, mas resilientes, os poodles toy geralmente chegam bem às idades de dois dígitos. Porém, eles tendem a sofrer de problemas de saúde conforme envelhecem. Os mais comuns são diabetes, problemas com os dentes e doenças cardíacas. Estes, uma vez identificados, podem ser manejados para que seu bichinho viva uma vida longa e ativa. [9]
    • Preste atenção nos sinais que podem indicar problemas, como sede aumentada, acidentes urinários, tosse, falta de energia, mau hálito, dificuldades para mastigar ou perda de peso. Se vir qualquer um desses sintomas, fale com o veterinário. [10]
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Treinando seu poodle toy

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa raça é muito inteligente e adora a estimulação mental do treinamento. Toda vez que alimentá-lo, dê a ele comandos para sentar e ficar antes de colocar o prato dele para baixo. Depois que ele obedecer, dê a comida a ele. Se disser esses comandos toda vez, logo treinará o cachorro para sentar e ficar sem a necessidade da comida.
  2. Quando estiver em casa, passe pelo menos alguns minutos por hora ensinando o filhote a atender ao nome dele. Quando ele responder vindo até você, repita o nome dele e dê uma recompensa. [11]
  3. Todo o treinamento deve ser baseado em recompensas, o que significa ignorar o mau comportamento e recompensar o bom. Não ceda à tentação de dar uma bronca no filhote, pois a sua atenção por si só já é uma recompensa. Em vez disso, ignore o comportamento ruim e encoraje o cachorro a fazer algo bom.
    • Por exemplo: chame-o e, quando ele aparecer, dê a ele uma guloseima.
  4. Os poodles toy se tornam muito apegados a seus donos e podem sofrer ansiedade de separação quando são deixados sozinhos. Para evitar isso, treine seu filhote para passar tempo sozinho desde pequeno. Você pode fazer isso com algo simples, como deixá-lo na caixa de transporte por 10 minutos enquanto você fica em outro cômodo, ou fazer com que ele se acostume a ficar em casa sozinho enquanto você sai para fazer outras coisas. [12]
  5. Os poodles toy adoram estimulação mental, por isso separe pelo menos 20 minutos duas vezes por dia para brincar com o seu.
    • Dê ao seu cão alguns quebra-cabeças caninos para mantê-lo ocupado. Eles podem ser encontrados em pet shops grandes ou online. [13]
    • Muitos cães dessa raça gostam de treinos de agilidade em circuitos adaptados para raças pequenas. [14]
    Publicidade

Referências

  1. Breed Predispositions to Disease in the Canine and Feline. Gough. Publisher: Wiley-Blackwell. 2nd edition
  2. Canine Nutrition. Case, Daristotle et al. Mosby. 3rd edition.
  3. Canine Nutrition. Case, Daristotle et al. Mosby. 3rd edition.
  4. Canine Nutrition. Case, Daristotle et al. Mosby. 3rd edition.
  5. The Dog Groomer's Manual. Gould. Publisher: Crowood.
  6. Canine Internal Medicine Secrets. Ruben. Publisher: Hanley and Belfus.
  7. Veterinary Dentistry: A Team Approach. Holmstrom. Publisher Saunders. 2nd edition.
  8. Breed Predispositions to Disease in the Canine and Feline. Gough. Publisher: Wiley-Blackwell. 2nd edition.
  9. Breed Predispositions to Disease in the Canine and Feline. Gough. Publisher: Wiley-Blackwell. 2nd edition
  1. Breed Predispositions to Disease in the Canine and Feline. Gough. Publisher: Wiley-Blackwell. 2nd edition.
  2. The Happy Puppy Handbook :Your Definitive Guide to Puppy Training and Early Care. Pippa Mattinson. Ebury Digital Publishing
  3. BSAVA Manual of Canine and Feline Behaviour. Horwitz & Mills. BSAVA Publications.
  4. The Happy Puppy Handbook :Your Definitive Guide to Puppy Training and Early Care. Pippa Mattinson. Ebury Digital Publishing
  5. BSAVA Manual of Canine and Feline Behaviour. Horwitz & Mills. BSAVA Publications.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 181 275 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade