Baixe em PDF Baixe em PDF

Castrar seu coelho é muito benéfico tanto para ele quanto para você. Mesmo que seja uma cirurgia pouco invasiva, o melhor a se fazer é garantir que ele se recupere completamente depois dela. Prepare-se antes para facilitar os cuidados pós-operatórios. Assim que trouxer o coelho para casa, dê a ele um ambiente confortável e seguro. Geralmente leva 10 dias para um coelho se recuperar de uma cirurgia e, neste meio tempo, você precisa dar os cuidados médicos apropriados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um plano para os cuidados pós-operatórios

Baixe em PDF
  1. Quando for levar o coelho para fazer a cirurgia, tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento que o coelho vai precisar. Ele vai passar instruções para você cuidar do seu pet. Na dúvida, siga o que o veterinário recomendou. Faça perguntas como:
    • "Que tipo de remédio para dor ele vai ter que tomar?"
    • "Que horas devo vir buscá-lo?"
    • "Quanto tempo vai levar para ele se recuperar?"
    • "O que devo dar para ele comer depois da cirurgia?" [1]
  2. Limpe a gaiola do seu pet muito bem antes de trazê-lo para casa. Ambientes limpos previnem infecções. Tire o feno, a poeira ou aparas de madeira e troque por jornal ou uma toalha. Isso ajuda a manter a ferida limpa durante a recuperação. Assim que seu coelho se recuperar (ou tirar os pontos), você pode voltar a colocar aparas de madeira na gaiola.
    • Desinfete a gaiola com uma mistura de uma parte de vinagre para quatro de água. Passe-a com um pano limpo nas paredes e no chão da gaiola.
    • Esterilize as tigelas de água e brinquedos com água quente. Você pode ferver a água e tirá-la do fogo por um minuto. Despeje-a sobre as tigelas e brinquedos.
  3. Mesmo se o seu coelho está acostumado a ficar fora de casa, ele vai precisar de abrigo enquanto se recupera. Isso vai permitir que você fique de olho nele e garante um ambiente seguro e limpo durante a recuperação. Tente encontrar um canto silencioso e quente dentro de casa para deixar a gaiola. Você pode colocá-la na cozinha, na garagem ou no quarto, contanto que o ambiente fique quente.
  4. Mesmo que a maioria dos animais precise de jejum antes de uma cirurgia, coelhos são um caso a parte. É necessário alimentá-los antes de cirurgias, porque coelhos não conseguem vomitar e o metabolismo rápido deles os faz precisar de algo no estômago quase sempre. [2]
    • Se o veterinário ou enfermeiro orientar você a não alimentar o coelho, é melhor procurar outro lugar para fazer a cirurgia. Mesmo que, geralmente, os pets não devam ser alimentados antes de fazer cirurgias, os coelhos são uma exceção e isso é sinal de que o veterinário não tem experiência com coelhos. [3] [4]
  5. Se seu coelho tem petiscos preferidos, leve-os para o hospital. Peça para o veterinário dar petiscos para o coelho depois da cirurgia. É importante que seu coelho comece a comer quando o efeito da anestesia passar, e levar a comida preferida dele o estimula a comer. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lavando seu coelho para casa

Baixe em PDF
  1. Pegue uma garrafa de água morna e enrole em alguns panos. Coloque-a dentro da caixa transportadora quando for levar o coelho para casa. Assim que chegar em casa, reaqueça a garrafa e coloque dentro da gaiola. Seu pet pode se aconchegar nela para se aquecer. Não use nenhum aparelho de aquecimento elétrico, porque eles podem causar queimaduras ou choque elétrico. Você também pode pôr um cobertor leve na gaiola. [6]
  2. Os coelhos podem ficar agressivos na presença de outros animais da mesma espécie. Mesmo que a castração possa acalmá-los, outros coelhos podem causar lesões no que está operado durante o período de recuperação. Isso é ainda mais verdade quando um coelho macho e uma fêmea dividem a gaiola.
    • Por um mês após a cirurgia, um coelho macho ainda pode engravidar coelhas. Durante este tempo, os testículos dele vão ficar escuros e murchar até que desapareçam. Isso é normal. Assim que os testículos sumirem, já é seguro colocar os coelhos juntos.
    • Coelhas castradas podem ser machucadas por coelhos machos (até mesmo pelos já castrados). Mantenha as coelhas separadas dos machos até tirar os pontos delas.
  3. Os coelhos machos podem começar a comer logo de cara, já as fêmeas podem perder o apetite. É muito importante que seu coelho volte a comer um dia após a cirurgia, no máximo. Tente dar petiscos e os alimentos que ele mais gosta.
    • Se ainda assim ele não quiser comer, coloque uma parte de ração e duas de água no liquidificador e use uma seringa para alimentação para dar o alimento batido para ele. Dê apenas o equivalente a uma ervilha pela lateral da boca dele. [7]
    • Se ele não comer nada 12 horas após a cirurgia, ligue para o veterinário.
  4. Enquanto ele estiver com os pontos, não o deixe correr muito por aí. Isso aumenta a chance de abrir a ferida dele. Deixe gatos e cachorros longe da gaiola do coelho durante esse período. Não tire o coelho da gaiola e nem o deixe andar pela casa. É melhor não mexer muito nele alguns dias após a cirurgia, mas você pode fazer carinho e dar petiscos para o pet.
    • As coelhas vão se esconder no canto da gaiola nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Isso é normal. Deixe-a sozinha e não mexa nela durante esse período. Se ela continuar com esse comportamento por mais de um dia, ligue para o veterinário.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ajudando na recuperação

Baixe em PDF
  1. Seu pet pode puxar os pontos ou esfregá-los em alguma coisa porque está com coceira ou alguma irritação. Dobre um pano pequeno e coloque sobre os pontos. Use uma faixa elástica ou gaze para prender o pano ao corpo do coelho. Contanto que ele consiga respirar normalmente, tudo certo. [8]
    • Se não tiver uma faixa elástica, você pode cortar uma perna de uma meia-calça.
  2. O veterinário vai prescrever um remédio para dor. Siga as instruções dele e dê a dose certa nos horários corretos. Isso é especialmente importante no caso da castração de coelhas, já que a cirurgia tende a doer mais. [9] Talvez você tenha que dar um comprimido ou talvez seja uma injeção. Se você não se sente confortável em dar injeções, peça para o veterinário receitar comprimidos.
    • O coelho pode hesitar para engolir os comprimidos. Tente escondê-los na comida. Você também pode dissolver o comprimento em um pouco de água e usar uma seringa de alimentação para dá-lo ao coelho pela lateral da boca.
    • As injeções de medicamentos para a dor precisam ser administradas nos coelhos por via subcutânea, ou seja, a injeção deve apenas penetrar a pele do coelho. Se tiver que dar injeções, peça para o veterinário mostrar como administrá-las corretamente.
    • Pergunte ao veterinário qual foi o último horário que ele deu o remédio para a dor para o seu pet. É comum que os profissionais deem uma dose logo antes de liberar os animais para irem para casa. [10]
  3. Volte ao veterinário para retirar os pontos após o período indicado. Isso geralmente acontece 10 dias após a cirurgia. Ele vai examinar o coelho para ver se ele se recuperou conforme o esperado. Se notar algum desses sintomas a seguir, informe ao veterinário:
    • Incisões com sangue ou pus.
    • Feridas abertas ou pontos abertos.
    • Diarreia.
    • Falta de energia ou isolamento no canto da gaiola sem querer sair.
    • Ranger de dentes.
    • Perda de calor corporal.
    • Drenagem ou inchaço perto dos testículos (machos).
    Publicidade

Dicas

  • Dê vários petiscos para o seu coelho depois da cirurgia.
  • Siga as instruções do veterinário a risca.
Publicidade

Avisos

  • Antes de fazer a cirurgia, veja se o veterinário tem experiência em operar coelhos. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 652 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade