Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso você more em um lugar de clima quente, onde não existe inverno rigoroso, é possível cultivar maracujá em casa. A planta, apesar de um pouco exigente e de precisar de espaço para se desenvolver, com atenção e cuidado suficientes, fornecerá produção regular de frutas deliciosas.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Começando a partir da semente

Baixe em PDF
  1. Sementes frescas recém-colhidas germinam rapidamente, mas sementes mais velhas e secas, se germinarem, podem levar meses para tal. [1]
    • Alguns dias antes de plantar as sementes, compre maracujá maduro, abra-o e colha pelo menos seis sementes.
    • Espalhe as sementes sobre aniagem e esfregue-as até que os sacos membranosos de sumo que as envolvem se rompam.
    • Lave as sementes em água e permita que sequem por três ou quatro dias antes de lavá-las novamente; deixe-as secar à sombra.
    • Caso você plante as sementes imediatamente, elas devem germinar dentro de 10 a 20 dias.
    • Caso você queira estocar as sementes, guarde-as em sacos hermeticamente fechados, sob refrigeração, por até seis meses.
  2. De maneira ideal, você deve começar a cultivar as mudas de maracujá em um recipiente separado e protegido, e mais tarde transplantá-las para o local preparado em seu jardim. Escolha um recipiente que não tenha mais do que 90 centímetros quadrados.
    • Preencha o recipiente com substrato; este deve ser feito de partes iguais de composto orgânico, terra vegetal e areia grossa. Preencha o recipiente com 10 cm desta mistura.
  3. Passe uma vara ou graveto no solo, fazendo sulcos com cinco cm de separação entre eles.
    • Tais sulcos servem como drenos rasos que ajudam a evitar que a umidade afete as sementes ou as raízes com brotos.
  4. Espalhe as sementes dentro de cada sulco, com espaços de um cm entre elas. Proteja-as cobrindo com uma camada bem fina do substrato.
    • Molhe a terra imediatamente após plantar as sementes. Entretanto, tenha cuidado e apenas umedeça o solo (sem encharcá-lo).
    • Depois de plantar as sementes, tudo o que você precisará fazer é borrifar água ocasionalmente, quando a superfície do solo secar.
  5. Quando as mudas estiverem medindo de 20 a 25 cm, estarão prontas para serem transplantadas para o local permanente em seu jardim.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Começando a partir de uma estaca

Baixe em PDF
  1. Encha um vaso de plástico com uma mistura feita de três partes de areia agrícola e uma parte de terra vegetal. Misture os componentes cuidadosamente para que possam se espalhar igualmente e por completo pelo recipiente.
    • As estacas obtém a maior parte da água de que precisam da umidade do ar, uma vez que ainda não possuem raízes. Portanto, não há necessidade de que a terra retenha muita umidade.
  2. Escolha uma planta madura e saudável de maracujá e procure por um pedaço que contenha três brotos, ou mais, cortando diretamente abaixo do broto mais baixo.
    • Desenvolvimento recente é mais ativo, portanto recomenda-se a escolha de uma parte mais jovem da planta em vez de uma mais velha.
    • Plante a estaca imediatamente no recipiente.
  3. O melhor lugar para o cultivo de uma estaca é a estufa. Entretanto, se você não tiver acesso a um local como esse, construa uma câmara de umidade, colocando um pedaço de plástico transparente sobre uma estrutura de bambu.
    • Mantenha a umidade de sua câmera. Deixe a estrutura à luz do sol total, e coloque-a onde o ar é úmido.
    • Caso você tenha que gerar umidade extra, use um umidificador ou coloque pratos de cascalhos cobertos por água ao redor da base da estaca.
  4. Suas estacas devem estar com novas raízes dentro de uma ou duas semanas e então estarão prontas para serem tratadas como mudas estabelecidas (podendo ser transplantadas para um local permanente no jardim).
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Transplantando as mudas

Baixe em PDF
  1. De maneira ideal, deve-se achar um local que receba luz total do sol e onde não existam raízes que concorram por espaço, como raízes de árvores.
    • "Luz total do sol" significa seis horas de luz do sol diariamente, se não mais.
    • A área deve ser também livre de ervas daninhas e, se existirem, devem ser removidas antes do plantio da muda.
    • As mudas necessitam de espaço para escalar e se espalhar. O ideal é que estruturas adequadas para tal sejam colocadas no local, como uma cerca de arame, uma varanda ou uma pérgula. Caso nenhuma dessas estruturas esteja disponível, instale uma treliça.
  2. Maracujá necessita de solo profundo e poroso, que contenha material orgânico em abundância. Provavelmente, o solo de seu jardim não possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, portanto, precisará ser melhorado antes do plantio de sementes ou estacas.
    • Misture o composto orgânico com o solo antes de qualquer plantio. O composto melhorará a textura e o valor nutricional do solo. Pode-se, também, usar esterco orgânico em decomposição, folhas ou outro material vegetal descartado.
    • Caso o solo seja muito denso, pode-se misturar um pouco de areia grossa.
    • Preste atenção ao PH do solo, que deve estar entre 6,5 e 7,5. Caso o solo esteja ácido demais, mistura dolomita calcária ou cal agrícola.
  3. Cada muda deve ser acomodada em um buraco que tenha a mesma largura da planta e pelo menos a mesma profundidade do recipiente onde a planta está.
    • Com cuidado, retire do vaso a muda e seus sistema de raízes.
    • Coloque o sistema de raízes no centro do buraco e então preencha-o com terra até que a planta esteja firme no local.
    • As raízes devem ser manuseadas o menos possível durante a transferência. Elas são muito sensíveis e a planta pode ser destruída se forem danificadas durante o processo.
  4. Espalhe esterco de galinha ou outro fertilizante de liberação lenta ao redor da base da planta; você também pode usar palha ou lascas de madeira.
    • Todo o sistema de raízes precisa ter acesso ao fertilizante e ao material orgânico. Para melhores resultados, coloque um pouco do material na camada superior do solo após ter espalhado a mistura ao redor das raízes.
  5. Use um regador ou uma mangueira e cuidadosamente regue as mudas após terem sido replantadas. O solo deve estar bem úmido, mas não permita a formação de poças (elas são indicação de que existe mais água do que o solo é capaz de absorver e drenar).
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Cuidado diário e em longo prazo

Baixe em PDF
  1. O maracujazeiro é uma planta com necessidade de alto nível de nutrientes, portanto forneça água e fertilizantes em abundância durante toda a estação de crescimento.
    • Aplique fertilizante na primavera e uma vez a cada quatro semanas durante o verão. A nutrição final deve ser fornecida no meio do outono. Use fertilizantes orgânicos de liberação lenta que contenham baixo nível de hidrogênio. Pelotas de estrume de galinha também são uma boa opção.
    • Caso você viva em uma região de muita chuva, não precisará regar a planta com tanta frequência. Entretanto, caso viva em condições de umidade moderada ou esteja passando por um período de estiagem, regue a planta pelo menos uma vez por semana. Nunca permita que a superfície do solo fique completamente árida.
  2. À medida que as mudas se desenvolvem, talvez seja necessário que você as direcione para que escalem a cerca, treliça ou qualquer outra estrutura de apoio. A planta será mais saudável se a muda for encorajada a escalar, e uma planta saudável produz os melhores frutas.
    • Direcionar as mudas é um processo bem simples, desde que você aprenda a fazê-lo corretamente. Quando as mudas ou tentáculos da planta começarem a se desenvolver, prenda a muda pela base ao redor da estrutura de apoio, usando barbante ou corda fina. Mantenha o nó frouxo para evitar o sufocamento da muda.
    • Quando a planta é nova, galhos laterais que brotam do caule principal devem ser separadas ao nível do suporte. Os dois galhos laterais vindos do caule principal devem ser envergados ao redor da parte superior da estrutura de suporte e forçados a se desenvolver para lados opostos.
    • Uma vez que os galhos laterais estejam separados, outros galhos podem se desenvolver a partir deles e pender livremente.
  3. Como o maracujá requer muita nutrição e água, o solo enriquecido frequentemente se torna alvo de ervas indesejadas. Remova o máximo possível das ervas que estiverem próximas, pois assim os nutrientes não serão direcionados para longe do maracujá.
    • Deve existir de 60 a 90 cm de espaço livre de ervas daninhas ao redor da muda. Use métodos orgânicos de remoção e não use produtos químicos. Matéria orgânica pode ajudar a prevenir que as ervas daninhas brotem, e retirar manualmente as que surgirem é outra boa opção.
    • O restante do jardim pode apresentar outras plantas e ervas, mas mantenha longe aquelas que possam espalhar doenças ou atrair insetos. Plantas leguminosas, em particular, representam perigo para o maracujá se estiverem por perto.
  4. As principais razões para a poda são simplesmente para manter a planta sob controle e permitir que as partes mais baixas recebam luz do sol apropriada.
    • Pode a planta na primavera, a cada dois anos. Pode a planta antes que ela floresça; caso isso seja feito depois do processo, pode enfraquecer a planta e limitar sua produção.
    • Use tesoura de jardinagem para cortar galhos que estejam abaixo de 60 cm. Isso vai prevenir desenvolvimento enfraquecido e melhorar a circulação de ar a redor da parte inferior da planta.
    • Quando realizar a poda, siga o caule principal ao longo de sua base para não removê-lo por engano.
    • Deixe de três a quatro nodos perto da base do galho quando cortá-lo. Um novo broto pode emergir do cepo que foi deixado.
  5. Normalmente, as abelhas cuidarão do processo de polinização sem ajuda adicional. Entretanto, caso não haja abelhas em sua região, talvez seja necessário que você dê uma mãozinha.
    • Para polinizar as plantas manualmente, pegue um pincel pequeno e limpo e colete o pólen de flores masculinas. Esfregue o pólen coletado nas flores femininas usando o mesmo pincel.
    • Pode-se também tocar as anteras e superfícies estigmáticas de cada flor com os dedos polegar e indicador enquanto caminha entre as plantas.
  6. Você não deve usar inseticidas até que identifique qual é o problema. Quando usar pesticidas, use opções orgânicas, uma vez que as químicas podem arruinar as frutas e torná-los impróprias para consumo.
    • Os piores problemas relatados a insetos são os pulgões, os besouros e as larvas de besouros.
      • Normalmente, os pulgões podem ser desencorajados espalhando-se pimenta-malagueta sobre a base da planta.
      • Livre-se dos besouros misturando inseticida orgânico em uma base de alcatrão. Espalhe a solução ao redor da base do caule principal e livre-se dos besouros.
      • Para acabar com as larvas, será preciso o uso de um inseticida sistêmico antes da florada.
  7. Existem muitas doenças que devem ser evitadas. Quando perceber sinais de alguma doença, precisará fazer o que for possível para eliminá-la e evitar que se espalhe.
    • Mudas de maracujá podem ser vítimas de doenças virais e apodrecimento.
      • Apodrecimento pode ser evitado com antecedência, por meio de drenagem adequada do solo.
      • Você pode tentar tratar as plantas infectadas por vírus com uma solução comercial, mas normalmente será necessário cortar e queimar as mudas afetadas, a fim de preservar as plantas remanescentes. As ameaças mais comuns são o vírus da mancha anelar, vírus do mosaico do pepino e vírus do mosqueado do maracujá.
  8. Pode levar de um ano a um ano e meio antes que sua planta produza as frutas, mas, uma vez que ela comece a produzir, você vai poder desfrutá-las. [2]
    • Tipicamente, as frutas maduras cairão do maracujazeiro assim que estiverem prontas para consumo. A planta não vai sofrer danos e deve ser logo recolhida para assegurar a melhor qualidade possível.
    • Caso você possua uma variedade cujas frutas não caiam sozinhas, colha cada fruta quando você notar que a casca está começando a enrugar.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Maracujá maduro (para coletar as sementes)
  • Maracujazeiro maduro (para coletar estacas)
  • Recipiente para cultivo ou canteiro de areia.
  • Faca ou tesoura de jardineiro
  • Aniagem
  • Folha de plástico
  • Substrato
  • Areia
  • Composto vegetal
  • Pá ou colher de jardineiro
  • Esterco orgânico
  • Regador ou mangueira
  • Treliça ou outra estrutura de apoio
  • Pincel pequeno (para polinização)
  • Inseticida (quando necessário)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 388 205 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade