Baixe em PDF Baixe em PDF

Da próxima vez que for comer um abacate ou usar essa fruta em uma receita, guarde o caroço. Plantar seu próprio abacateiro é fácil e divertido. A tarefa é perfeita para todas as idades e pode ser feita no jardim ou dentro de casa, além de ser um ótimo projeto de escola. O método a seguir dará uma árvore que produzirá flores, mas não frutos. Caso queira um abacateiro que produza frutos, é melhor comprar uma árvore enxertada em um viveiro. [1]

Método 1
Método 1 de 2:

Germinação com água

Baixe em PDF

Preparando a semente

  1. Corte o abacate com cuidado para não danificar o caroço, que está no meio da fruta. Para tanto, você pode fazer um corte de 1,3 cm de profundidade em toda a longitude da fruta e girar as metades em direções opostas para abri-la. Com cuidado, tire o caroço e deixe-o de lado.
    • Para não desperdiçar a fruta, use-a para fazer guacamole .
  2. Lave-o usando água morna e as mãos, sem utilizar sabão, para remover toda a polpa. Tome cuidado para não tirar a casca do caroço, que é marrom-claro, pois assim você pode estragá-lo e diminuir a chance dele germinar.
  3. Segure-o com o lado pontudo para cima e enfie quatro palitos de dente na parte central, em intervalos uniformes, apenas o suficiente para dar firmeza. Assim, você poderá equilibrar o caroço dentro de um copo sem inseri-lo completamente no recipiente.
    • Ao colocar os palitos, lembre-se de que o caroço deverá ficar sobre cerca de 2,5 cm de água.
  4. Coloque um pouco de água em um recipiente pequeno e fino (de preferência, um copo) até chegar à borda superior. A abertura do recipiente deverá ser grande o bastante para acomodar toda a largura do caroço de abacate facilmente; porém, não deve ser muito larga, ou os palitos não vão alcançar a borda e o caroço vai cair.
  5. Os palitos devem ficar sobre a borda do copo, deixando apenas 2,5 cm do caroço submersos na água. A parte pontuda do caroço deve ficar para cima, e a parte arredondada, dentro da água. Caso contrário, o abacateiro não vai crescer.
  6. Coloque o recipiente com o caroço em um local de clima ameno e onde ele não seja perturbado. Pode ser perto de uma janela ou em outra área bem iluminada. Ele vai começar o processo de germinação e criar raízes.
  7. Troque a água a cada um ou dois dias para evitar que contaminantes como o mofo, as bactérias e outros prejudiquem o processo. A base do caroço deve permanecer sempre úmida e imersa na água.
  8. Durante as próximas duas a três semanas, a camada marrom e externa dele começará a ressecar e enrugar, e por fim, cairá. Pouco tempo depois, o caroço vai começar a se abrir em cima e embaixo. Em três a quatro semanas, uma raiz vai começar a sair da base dele. [2]
  9. Tome cuidado para não perturbar ou ferir a raiz. Dê ao caroço tempo suficiente para estabilizar as raízes. Logo, ele vai brotar pela parte de cima, liberando um botão que se abrirá e começará a desenvolver um broto com folhas.
    Publicidade

Plantando o abacateiro

  1. Essas árvores são bem exigentes em termos de clima e condições de crescimento ideais. Na maioria das vezes, devem ser plantadas em vasos e movidas de lugar de acordo com o tempo. Elas preferem temperaturas entre 15,6 e 29,4 °C, enquanto as árvores estabelecidas podem lidar com temperaturas de apenas -2,2 °C. [3]
  2. Os abacateiros podem crescer em quase qualquer pH, mas precisam de baixa salinidade e de bastante drenagem. O solo não precisa receber muito fertilizante antes da árvore ter cerca de um ano de idade. Nesse ponto, você deve fazer um teste nele para descobrir quais nutrientes estão disponíveis e quais estão faltando, e poderá então obter recomendações de fertilizantes com base nos nutrientes encontrados. [4]
    • Pode-se usar um fertilizante 10-10-10 duas vezes por ano para ajudar a árvore a se desenvolver. No geral, você pode usar um solo para envasamento comum e acrescentar algumas pedras ao fundo do vaso para ajudar na drenagem da água. [5]
  3. Use um vaso de terracota de 20 a 25 cm cheio de solo enriquecido até 2 cm abaixo da borda. Uma mistura de 50% de terra e 50% de fibra de coco costuma ser o melhor, mas não se esqueça de verificar o solo do local onde você vai plantar para garantir que a mistura está correta. Alise e compacte um pouco o solo, colocando mais conforme a necessidade. Depois de prepará-lo, cave um buraco fundo o bastante para acomodar o caroço e as raízes do abacateiro.
  4. Quando a árvore tiver de 15 a 17,5 cm de altura, pode-a de volta para os 7,5 cm. Depois que as folhas crescerem novamente, ela estará pronta para o plantio. Tire o caroço germinado do recipiente com água e, com cuidado, remova todos os palitos de dente.
  5. Com cuidado, enterre o caroço no solo de modo que a metade superior dele fique de fora. Assim, você evita que a base do tronco apodreça embaixo da terra. Compacte um pouco o solo ao redor do caroço.
  6. Regue-a todos os dias, ou o suficiente para manter o solo úmido. Evite regar demais, a ponto de ficar enlameado. A árvore precisa de mais água se a ponta das folhas ficar marrom. Caso a ponta fique amarelada, o abacateiro está recebendo muita água e precisa secar por um ou dois dias. [6]
  7. Continue a cuidar dele regularmente e, após alguns anos, você terá uma árvore bonita e de baixa manutenção. Seus amigos e familiares ficarão impressionados ao saberem que você cultivou a própria árvore a partir de um caroço tirado da receita de guacamole.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Crescimento no solo

Baixe em PDF

Algumas pessoas acham que fazer o caroço germinar na água cria o risco dele produzir uma árvore longa e cheia de galhos que não gera frutos. Nesse caso, elas preferem colocá-lo no solo sem deixá-lo de molho primeiro.

  1. Corte a polpa para tirá-la do caroço. É mais fácil cortá-la no sentido do comprimento.
  2. Levante-o com uma faca e torça para fazer com que ele saia.
  3. Esse é o topo dele.
  4. Veja o método acima para sugestões de posicionamento da planta. Limpe o caroço para prepará-lo para o plantio.
    • Se possível, plante duas árvores, pois essas plantas gostam de companhia.
  5. Use as mãos para colocar o solo solto ao redor do caroço. Não pise na terra, pois pode danificar o caroço dessa maneira.
  6. Fertilize quando a planta sair do solo. Não o faça antes, ou o sistema de raízes não conseguirá se formar da maneira adequada. A árvore dará frutos em cerca de três a quatro anos.
  7. Eles não vão amadurecer enquanto estiverem na árvore. Tire-os de lá e coloque-os em sacos de papel para isso acontecer. Quando estiverem macios, estarão prontos para o consumo.
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente. Quando você achar que a planta não vai crescer, de repente vai parecer que alguém enfiou um graveto no solo. Não o arranque! É o broto crescendo. Às vezes, ele vai chegar a um tamanho entre 15 e 20 cm antes que você veja alguma folha.
  • Durante o inverno ou nos climas frios, é melhor transferir o abacateiro pequeno para uma floreira média em vez de colocá-lo direto no solo. Deixe a planta em uma janela ensolarada e mantenha a terra úmida, sem regar demais.
  • Você não precisa necessariamente ter duas árvores para a polinização cruzada ocorrer. Algumas variedades de árvores dão flores machos e fêmeas e se autopolinizam. Você também pode pegar um enxerto de uma árvore existente para seu próprio porta-enxerto, mas saiba que esse é todo um novo processo.
Publicidade

Avisos

  • Um abacateiro plantado a partir do caroço fica muito alto, diferente da árvore enxertada. Os galhos dessa planta são frágeis e não suportam peso, portanto, não pendure nada como uma rede, pois eles vão se quebrar.
  • Galhos finos e alongados são pontos fracos para suporte da planta. Se você não os podar com frequência, pode ter galhos longos, balançantes e fracos. A poda permite que o tronco engrosse e fique mais rígido.
  • A baixa iluminação e a rega inadequada também podem criar galhos fracos que acabarão fazendo a planta cair com o próprio peso.
  • O excesso de poda (podar demais ou com muita frequência) é capaz de prejudicar o crescimento das folhas. Depois da primeira poda, corte somente a ponta dos brotos nos galhos. A poda deixa os galhos e o tronco principal mais cheios, e as folhas mais grossas e fortes.
  • Se você não fornecer água suficiente ou não trocar o líquido do caroço que está brotando, pode permitir que contaminantes se formem na água ou nas raízes. O mofo, o apodrecimento das raízes, os fungos e a água fermentada podem envenenar toda a planta rapidamente. Mantenha a água fresca e no nível adequado.
  • Deixar a ponta do caroço secar impedirá a germinação correta dele, isso se ele germinar.
  • Não plante a árvore diretamente no solo até que ela esteja bem estabelecida no vaso. Um bom momento para o plantio ao ar livre é quando o sistema de raízes está forte e o solo está bem solto.
  • É difícil fazer com que o abacateiro desenvolvido a partir de uma fruta comprada no supermercado produza frutos. Embora esses abacates não sejam alterados geneticamente, eles precisam de condições específicas para se desenvolverem. Não espere frutas.
  • Mantenha a planta longe de brisas geladas, portas com correntes de ar e parapeitos frios. Se ela estiver em um vaso, deixe-a dentro de casa até que a temperatura suba. Os abacateiros bem estabelecidos costumam sobreviver às geadas leves e a temperaturas quase congelantes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um abacate inteiro e maduro;
  • Um copo de plástico ou vidro raso;
  • Uma janela ensolarada na qual colocar a semente enquanto ela começa a germinar;
  • 4 palitos de dente;
  • Água;
  • Um vaso;
  • Pedras para drenagem;
  • Terra.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 670 840 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade