Baixe em PDF Baixe em PDF

Desde os tempos mais antigos, as pessoas têm passado um bocado de tempo tentando capturar a essência do rosto humano. Enquanto nossos corpos acrescentam dinamismo às obras de arte, o rosto é repleto de expressão — a verdadeira alma do nosso ser. Aprender a extrair isso começa com o aprendizado de como desenhar um rosto humano básico. Até onde você conseguirá chegar, depende de você. Veja como começar:

  1. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Esboce levemente uma linha vertical no centro, e depois uma linha horizontal na metade entre o topo e a parte de baixo do oval. Essa linha marcará o local dos olhos. Divida o espaço de baixo na metade e coloque mais uma linha. Ela servirá de base para um tamanho médio de nariz. Divida o restante do espaço em terços. A boca ficará no terço de cima; o resto será o queixo.
  2. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Num rosto anatomicamente perfeito, cabem 5 olhos na largura da face, com o espaço de um olho entre os dois que serão desenhados. Começando pela esquerda, os olhos que serão desenhados são o segundo e o quarto. O canto interno da maioria dos olhos é inclinado pra baixo, já o canto externo pode ser pra cima ou pra baixo, isso varia. No nosso exemplo, o canto externo será inclinado um pouco pra cima, de modo que a linha que contorna a parte de baixo dos olhos fique num formato de "s" suave.
  3. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Ele é mais estreito próximo aos olhos e mais largo nas narinas. Note como a ponta fica pra baixo. O nariz de cada um é único e se você estiver fazendo um retrato, capturar perfeitamente o nariz da pessoa dará ao seu desenho muito mais autoridade.
  4. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Dos dois lados dela, faça as orelhas. Note que elas são bem largas na parte de cima e depois afunilam para os lobos. Alguns lobos são presos e outros são soltos. Orelhas são consideravelmente complicadas de desenhar — faça de forma simples no início (pelo menos até você pegar bem o jeito de desenhar as estruturas delas).
  5. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Faça um "V" bem suave e largo que ultrapassa um pouco a última linha de baixo. Isso será o lábio inferior. Feche essa linha do sorriso com um "M" também bem largo e suave — a parte de cima do lábio superior. Agora faça mais um "m" bem suave entre as duas linhas, que define a separação dos lábios, assim como a proporção de tamanho entre eles. Mover a boca pra cima e pra baixo, e fazer os lábios superior e inferior com proporções diferentes, ajuda a variar a aparência do rosto que você está desenhando.
  6. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    É difícil de fazer, mas comece com linhas (lembre-se que esse é um desenho baseado em linhas). O cabelo é liso? Linhas paralelas se curvando ao redor do rosto. O cabelo é enrolado? Linhas curvadas. Repare como os cabelos bem enrolados se dividem em cachos compostos por fios paralelos.
  7. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    O pescoço é mais grosso do que imaginamos. Os lados começam no topo da linha da mandíbula e desce curvando.
  8. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Dá pra acrescentar uma camiseta, uma jaqueta — ou nada mesmo. O tipo de roupa que você coloca no desenho dá uma ideia do tempo e do lugar.
  9. Watermark wikiHow to Desenhar Rostos Humanos
    Publicidade

Dicas

  • Desenhe o que você vê — e não o que acha que deveria. Talvez a habilidade mais importante que você possa cultivar como artista é a capacidade de ver. Se você é novo nas artes visuais e deseja produzir algo realista, você deve abrir mão de todas as presunções que tem de como as coisas são desenhadas, e aprender a ver como as características de fato são. Todos os rostos são diferentes. Não há atalhos ou macetes se você deseja alcançar o realismo. Veja onde as características estão situadas no rosto em proporção com as outras. Repare nas sombras, reflexos e texturas.
    • Experimente usar um lápis de carvão. Eles são classificados como os lápis comuns; 'H' para duro ('hard'), 'B' para macio ('soft'), e qualquer sufixo indicando grau de rigidez ou maciez.
    • Crie sombras/texturas sutil usando cotonetes, lenços ou tecidos diferentes. Esfregue a linha ou o conjunto de linhas com um toque leve — você aprenderá rapidamente o quão sutil este método pode ser, e mantém a superfície limpa.
    • Quando estiver satisfeito com o resultado, pode fixar o carvão com spray de cabelo ou qualquer tipo de fixador disponível em lojas de artesanato. Aplique o spray num ângulo de 45 graus a uma distância de 30 a 35 cm do desenho. Espere secar antes de aplicar as outras camadas (serão três camadas no total); lembre-se: o local deve ser muito bem arejado.
    • Experimente papéis diferentes. Cada tipo de papel interage de forma diferente com o lápis. Vale a pena investir em um papel mais caro para ter um resultado melhor, que segure mais o desenho e que resista aos traços e à borracha quando tiver que apagar alguma coisa.
  • Sempre permita que pessoas critiquem seus desenhos, principalmente se a pessoa entende do assunto.
  • Lembre-se que o seu rosto deve demonstrar o caráter. Então, pense se irá desenhar alguém forte ou mais tímido: adeque o desenho à personalidade. Tenha em mente que, quando se trata de rostos, cada detalhe pode fazer uma enorme diferença.
  • Há diferenças-chaves entre o rosto masculino e o feminino: o rosto tradicionalmente masculino possui um nariz mais protuberante, um queixo mais quadrado e largo, sobrancelhas mais retas, lábios mais finos e olhos menos abertos.
Publicidade

Avisos

  • Aponte bem o lápis. Um lápis com a ponta chata deixa o desenho parecendo uma bagunça e dificultam mais o processo.
  • Respeite sua arte! Guarde seu trabalho em um local seguro, como uma pasta.
  • Nunca desista; isso não o ajuda a melhorar (pelo contrário).
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel, lápis e borracha.
  • Papel de desenho.
  • Lápis de cor ou de textura.
  • Lápis de tipos diferentes.
  • Imagem de referência se não estiver usando um modelo vivo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 211 654 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade