Baixe em PDF Baixe em PDF

Desenhar livremente pode ser difícil, e geralmente requer paciência e muita prática. Mas, ainda é possível, ao longo do tempo, ser capaz de fazer um belo retrato. Com as técnicas, ferramentas e habilidades de observação adequadas, você poderá desenhar uma obra-prima!

  1. Independente da escolha, o desenho deve estar dentro de suas capacidades. Caso ainda seja iniciante, você provavelmente não deve escolher uma foto que envolva muitas sombras irregulares, tenha sido tirada de um ângulo incomum e assim por diante; opte pela simplicidade. Se você tem prática fazendo retratos, experimente algo mais complexo que desafie esses conhecimentos.
    • Decida se você quer que a pessoa seja um homem ou uma mulher. Retratos masculinos costumam ter sombras mais duras, algo que pode ou não ser mais fácil para você. Já os femininos, por sua vez, geralmente têm cabelos mais longos, o que algumas pessoas consideram mais tedioso ou difícil de desenhar.
    • Decida se você quer uma pessoa mais jovem ou madura. Rostos mais velhos costumam ser mais interessantes, mas também desafiadores por conta das linhas e texturas adicionais; geralmente, são também os que mais expressam emoções. Crianças muito jovens são mais fáceis de desenhar, mas pode ser um desafio fazê-lo se você estiver acostumado a desenhar adultos.
  2. Para isso, use um lápis mais leve, como o 2H, ou, caso não tenha lápis de diferentes graduações, use uma lapiseira. Ela faz traços mais finos e claros, que serão mais fáceis de apagar se for preciso mudar o contorno.
    • Vá além e desenhe a borda das características faciais, como olhos, algumas linhas do nariz, o interior das orelhas e os lábios, mas não faça ainda qualquer sombreado.
  3. Desenhe apenas o que você vê à sua frente. Se não há olheiras, não as faça. Se você só enxerga duas ou três linhas ao redor do nariz, não faça mais para aumentar a definição. Fazer suposições é arriscado porque elas podem ser falsas e estragar a imagem que você quer passar.
    • Você pode voltar depois e acrescentar detalhes que não são vistos na foto de referência, caso não queira fazer uma réplica exata.
  4. Essa é a parte mais desafiadora do retrato, mas é justamente o que dá vida ao objeto.
    • Determine quais são as partes mais claras e escuras no rosto da pessoa. Se quiser que o retrato pareça dramático e tridimensional, deixe as partes claras tão brancas (com o lápis mais duro e fino) e as partes escuras tão pretas (com o lápis mais espesso) quanto possível.
  5. Para que sombras e características pareçam realistas e semelhantes à referência, volte a observar o objeto consistentemente a fim de comparar o desenho a ela. Não é preciso ser obsessivo com relação a esse passo — especialmente se você for iniciante, o desenho quase nunca ficará como uma cópia exata da foto.
    • Não se esqueça de que parte de um bom retrato é capturar a singularidade e a expressão de seu objeto. Se a pessoa em questão tem um nariz maior que a média, não tente afiná-lo. Ou, ainda, se as sobrancelhas forem mais finas, não tente escurecê-las. Um retrato deve mostrar uma pessoa real, não o ideal do que ela pode ser.
  6. Seja paciente e use o tempo que precisar. Apressar o desenho de um retrato apenas diminuirá sua qualidade.
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver tentando desenhar um retrato para um projeto ou algo que vale nota, é recomendável estudar a anatomia do rosto e do corpo humanos para entender melhor como os músculos e a estrutura óssea trabalham em conjunto.
  • Você não acertará de primeira. Se estiver começando a desenhar pessoas, entenda que a prática leva à perfeição.
  • Caso tenha planos de colorir o retrato, experimente antes fazer uma cópia dele para que ainda o tenha em preto e branco (e para o caso de não gostar do resultado das cores).
Publicidade

Avisos

  • Não se torne um perfeccionista! Todos os artistas o são, até certo ponto, mas a maioria das pessoas não consegue fazer com que um retrato se pareça exatamente com a referência; o esforço sincero é o mais importante.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis (preferivelmente com pontas diferentes, como ébano, 2H, 4B etc.);
  • Borracha branca;
  • Apontador;
  • Caderno de rascunhos;
  • Foto ou outras referências.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 417 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade