Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você quiser desenhar um carro de desenho animado para um cartão caseiro, colocar na porta da geladeira, ou só por diversão, não se preocupe — é fácil! Comece rascunhando o formato básico de um carro arredondado ou quadrado com um lápis. Então, adicione detalhes como janelas e para-choques, escureça as linhas que quer manter, e apague o resto. Depois disso, pode adicionar um pouco de cor ou até mesmo um rosto ao seu carro!

Método 1
Método 1 de 2:

Rascunhando um carro arredondado

Baixe em PDF
  1. Faça traços leves para que possa apagá-los e arredondar os cantos facilmente conforme a necessidade. Esse retângulo inicial representa o contorno básico do corpo do carro, então faça do comprimento e altura que quiser que o corpo do carro tenha. [1]
    • Mesmo que queira usar canetas, canetinhas ou tintas para criar o carro, comece traçando de leve com um lápis. É muito mais fácil fazer mudanças ou consertar erros dessa forma!
    • Comece seu desenho assim para criar uma visão lateral (bidimensional) de um carro de desenho animado.
  2. O diâmetro (largura) do semicírculo deve ser cerca de 2/3 a 3/4 do comprimento do retângulo. Faça-o centralizado no retângulo, ou um pouco mais perto da parte de trás para que o capô frontal seja mais longo que o porta-malas. [2]
    • Como esse é um carro cartunesco, a precisão não é essencial. Caso queira desenhar um semicírculo mais preciso, use um compasso ou transferidor, o fundo de um copo, ou outro método para desenhar círculos .
  3. A linha horizontal na parte inferior do retângulo deve passar bem pelo meio dos dois círculos. Centralize cada um mais ou menos abaixo do ponto em que o semicírculo da parte de cima do carro encontra o retângulo do corpo. [3]
    • Você pode fazer as rodas do tamanho que quiser, dependendo do quão realista quer que seu carro seja. Geralmente, o diâmetro de cada pneu deve ser cerca de 1/6 do comprimento do retângulo que representa o corpo do carro.
  4. Use a borracha para se livrar das linhas passando pelo meio de cada roda. Então, use seu lápis para arredondar os cantos do retângulo. Você pode fazer isso uniformemente, ou deixar a parte da frente com uma curva maior que a de trás. [4]
    • Quando estiver satisfeito com os cantos arredondados que criou, apague os cantos retos iniciais.
  5. Cada um deles deve parecer com um quadrado ou retângulo com cantos arredondados. Coloque o para-choque dianteiro na frente do pneu dianteiro, no canto arredondado do retângulo, e o para-choque traseiro atrás do pneu traseiro da mesma forma. [5]
    • Use a borracha se precisar remover as linhas dentro dos para-choques.
  6. Coloque o círculo do farol dianteiro logo acima do para-choque dianteiro, e adicione um quadrado com bordas arredondadas logo acima do para-choque traseiro para representar o farol traseiro. [6]
  7. 7
    Faça um rosto usando o farol e para-choque dianteiros se quiser. Ao invés de um farol de tamanho normal, faça-o um pouco maior se quiser criar um rosto para o seu carro de desenho animado! Desenhe um círculo menor dentro dele para fazer o olho, uma linha horizontal dentro dele para ser a pálpebra, e uma linha horizontal acima do farol para ser a sobrancelha. [7]
    • Você também pode facilmente transformar o para-choque em uma boca. Ao invés de um retângulo com cantos arredondados, dê a ele uma curva para cima para que pareça com a visão lateral de um sorriso. Depois você pode fazer lábios e dentes se quiser!
  8. Esse semicírculo menor deve ficar dentro do primeiro e ser só um pouco menor que ele. O espaço entre os dois representa a parte ao redor da janela e o teto do carro. [8]
    • Caso você queira criar duas janelas laterais ao invés de apenas uma, faça duas linhas verticais com pouco espaço entre elas para dividir o semicírculo interno em duas partes. Essas linhas representam o contorno da porta entre as janelas.
  9. Você pode parar por aqui e ter um carro de desenho animado básico e reconhecível. Entretanto, você pode adicionar mais detalhes como os seguintes: [9]
    • Círculos dentro dos pneus para fazer as calotas.
    • Semicírculos acima das rodas para representar o poço das rodas.
    • Duas portas em formato de retângulo com pequenos retângulos arredondados como maçanetas.
    • Uma mistura de retângulos arredondados e círculos para representar o volante e assentos visíveis pela janela.
  10. 10
    Limpe seu desenho e pinte, se quiser. Apague as linhas de lápis que não deveriam mais estar ali, então use uma caneta ou canetinha para escurecer o contorno e linhas interiores do carro. Você pode deixar o desenho como está ou começar a colorir os componentes do carro com gizes de cera, canetinhas ou tintas. [10]
    • Os detalhes finais são escolha sua — faça o carro de desenho animado ficar do jeito que você quiser!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Rabiscando um carro retangular

Baixe em PDF
  1. Faça traços leves para que possa apagar partes do retângulo facilmente depois. O comprimento deve ser cerca de quatro vezes maior que a altura.
    • Para deixar o carro menos "quadradão", faça a linha horizontal superior um pouco mais curta que a inferior, e faça as linhas verticais levemente anguladas. Em outras palavras, desenhe um trapézio ao invés de um retângulo!
    • Esse esboço fácil cria uma visão lateral (bidimensional) de um carro retangular.
  2. Faça um trapézio (um retângulo com laterais anguladas e a linha superior mais curta que a inferior). Desenhe essa parte com mais ou menos metade do comprimento do corpo, mas com a mesma altura. As linhas anguladas do trapézio representam os para-brisas dianteiro e traseiro.
    • Você pode fazer as laterais angularem para dentro igualmente, ou dar ao lado que representa o para-brisa dianteiro um ângulo mais agudo.
  3. Comece fazendo dois círculos para representar os pneus. Faça-os de forma que a linha inferior do corpo do carro passe pelo meio dos círculos. Posicione cada um abaixo do para-brisa dianteiro e traseiro — ou seja, as linhas verticais anguladas do trapézio. [11]
    • Cada círculo deve ter mais ou menos 1/6 da largura do retângulo do corpo do carro.
    • Então, faça semicírculos acima das metades superiores de ambos os círculos das rodas — eles representam os poços das rodas.
    • Depois disso, desenhe círculos um pouco menores dentro dos pneus para representar as calotas.
  4. Para o para-choque dianteiro, desenhe um quadrado com lados arredondados que se sobrepõe ao canto inferior esquerdo (ou direito) do corpo do carro. Dê um formato oval ou cônico ao farol se quiser, como um cascão de sorvete virado de lado! Coloque o farol logo abaixo do canto superior esquerdo (ou direito) do corpo do carro. [12]
    • Você também pode adicionar um para-choque traseiro no lado oposto do carro se quiser.
    • Para dar um rosto ao seu carro de desenho animado, faça um farol dianteiro bem maior e adicione um círculo para o olho e uma linha para pálpebra dentro dele. Além disso, faça o para-choque maior e inclinado para cima para parecer com um sorriso!
  5. Desenhe um trapézio um pouco menor dentro do existente, deixando apenas um espaço pequeno ao redor dele para representar a estrutura da porta do carro. Então, trace duas linhas lado a lado no meio desse trapézio menor para representar o espaço que separa as duas janelas.
  6. Crie um trapézio pequeno com bordas arredondadas e incline a parte de cima um pouco para frente se quiser. Você pode pular esse passo se quiser, mas é uma forma fácil de adicionar um pouco mais de detalhe ao seu desenho.
  7. Faça a porta da frente mais ou menos do mesmo tamanho e diretamente abaixo da janela dianteira, e faça o mesmo com a traseira. As portas devem ser basicamente retângulos, com "cortes" arredondados em um canto para os poços das rodas que você já desenhou.
    • Para as maçanetas, desenhe um retângulo pequeno com bordas arredondadas no canto superior traseiro de cada porta.
  8. Dê um formato retangular ao cano do escapamento e coloque-o logo abaixo do canto inferior traseiro do corpo do carro. Para fazer parecer que o carro está em movimento, desenhe algumas linhas ou uma nuvem arredondada saindo do cano.
  9. 9
    Escureça as linhas de lápis para finalizar seu esboço. Use uma caneta ou canetinha para passar por cima das linhas de lápis representando as rodas, calotas, poços das rodas, portas, janelas e etc. Depois, faça o contorno do carro usando a mesma ferramenta. Não passe caneta por cima das linhas que não quer que fiquem visíveis, como as linhas horizontais que passam pelo meio das rodas.
    • Apague o excesso de linhas de lápis — por exemplo, a linha horizontal que marca a parte de cima do corpo retangular e a parte de baixo do trapézio superior.
    • Depois de fazer os contornos e detalhes do carro, você pode colorir se quiser.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha outros lápis, ou um apontador, por perto para o caso da ponta do que você está usando quebrar.
  • Antes de começar, teste suas canetas em um pedaço de papel para garantir que elas funcionem. Teste seu lápis também para ver se a ponta está forte, e a borracha para ver se deixa uma marca escura no papel.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caneta escura;
  • Papel grosso de desenho;
  • Tintas, gizes de cera, ou canetinhas coloridas (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 005 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade