PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Anime é uma animação e um estilo de desenho criado no Japão. Desenhar personagens desse estilo pode parecer algo complicado, principalmente ao observar uma ilustração do seu personagem preferido feita por um profissional ou pelo artista original. Felizmente, qualquer pessoa pode aprender a fazer esse tipo de desenho: o segredo para tornar o processo mais simples é dividir essa tarefa em etapas menores.

Método 1
Método 1 de 2:

Desenhando a cabeça e o rosto

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse será o esboço da cabeça do personagem. Não se preocupe em fazer um desenho perfeitamente proporcional: foque em desenhar a parte inferior mais estreita para representar o queixo. Após desenhar a figura, faça uma linha horizontal no centro. Em seguida, traceje uma linha vertical no centro para cruzar com a horizontal. Essas linhas serão utilizadas posteriormente para auxiliá-lo a desenhar as características faciais. [1]
    • Se quiser fazer um rosto maior, aumente a parte inferior da figura para que fique um pouco mais estreita do que a superior. Para fazer um rosto fino, faça a parte inferior oval ainda mais estreita do que a superior. Não existe um estilo único de cabeça para os personagens de anime. Desenhe vários formatos até encontrar um que combine com o seu projeto.
  2. Desenhe os olhos embaixo da linha horizontal. Os olhos de anime são bem grandes e exagerados, e geralmente representam cerca de 1/4 a 1/5 da altura do rosto. Para fazer um, traceje uma linha grossa do cílio superior embaixo da linha horizontal que desenhou e no lado da linha vertical. Desenhe um semicírculo saindo da linha do cílio superior e faça uma pupila preta no centro. Traceje uma linha horizontal estreita embaixo do círculo da linha do cílio inferior. Finalize escurecendo o círculo em volta da pupila e deixando um espaço em branco para dar a impressão de que a luz refletiu nos olhos do personagem. Faça esse mesmo processo do outro lado da linha vertical para criar o outro olho. [2]

    Dica: Ajuste o formato e o tamanho dos olhos de acordo com o sexo do personagem. Faça os olhos maiores e mais redondos, adicionando alguns cílios finos na linha do cílio superior para desenhar uma menina. Mas, se quiser fazer um menino, desenhe olhos mais curtos e menores.

  3. Desenhe uma longa linha curvada para baixo em cada sobrancelha. Elas devem ser um pouco mais longas do que a linha do cílio superior dos olhos. Engrosse as extremidades das sobrancelhas que estão no meio do rosto. [3]
    • As sobrancelhas de personagens femininas devem ser mais finas. As dos personagens masculinos podem ficar mais grossas para que sejam o elemento de destaque no rosto.
  4. Os narizes de anime são discretos. Geralmente é possível notá-los quando o personagem está de perfil. Para desenhar o nariz, faça uma linha curta e simples ao redor do centro da face entre a linha horizontal e o queixo. Se quiser um nariz maior, traceje uma linha mais longa. [4]
    • O nariz deve ser o menor elemento do rosto.
    • Ele vai se sobrepor à linha vertical desenhada. Para visualizar melhor, faça traços mais escuros do que a linha vertical ou apague a linha vertical em volta do nariz.
    • Personagens masculinos de anime às vezes têm narizes mais proeminentes, mas isso não é regra. Se quiser que o nariz fique mais perceptível, traceje uma linha curta horizontal embaixo da linha vertical para representar a parte inferior do nariz. Faça também uma sombra no formato de um triângulo ao lado do nariz para simular que a luz está iluminando o personagem lateralmente.
    • Você não precisa desenhar um nariz se for fazer um estilo de anime como o chibi .
  5. Assim como os narizes de anime, as bocas são simples e discretas. Para desenhá-la, traceje uma linha horizontal tão longa quanto o espaço entre os olhos. Não se preocupe em desenhar os lábios. A boca deve ser o segundo menor elemento do rosto, já que o primeiro é o nariz. [5]
    • Faça uma curva na linha para cima se quiser mostrar que o personagem está sorridente. Para fazer uma feição de tristeza, curve a linha para baixo.
    • Desenhe uma linha curva para cima embaixo da linha horizontal que desenhou para a boca se quiser mostrar os dentes do personagem quando ele sorri. O espaço em branco entre a linha curvada e a horizontal deve representar aproximadamente a metade do tamanho da boca. Deixe esse espaço para colocar os dentes.
  6. Não é necessário desenhar as orelhas se o personagem tiver um cabelo comprido o suficiente para cobri-las. Porém, se o cabelo for curto, traceje uma forma oval estreita em cada lado da cabeça. A parte superior das orelhas deve estar alinhada com a linha horizontal passando pelo centro do rosto. Já a parte inferior deve alinhar com a parte inferior do nariz. Finalize desenhando as abas da orelha dentro de cada forma oval. [6]
    • Teste o tamanho das orelhas para aumentá-las ou diminuí-las de acordo com o personagem.
  7. Desenhe o cabelo na cabeça do personagem. Escolha um estilo de cabelo da sua preferência. Geralmente os cabelos de anime têm extremidades pontudas e seções distintas. Você pode desenhar um estilo de cabelo curto com os fios quase raspados, um cabelo médio ou um longo esvoaçante. Qualquer que seja a sua escolha, evite desenhar fios individuais. Traceje grandes seções de cabelo com 4 ou 5 pontas nas extremidades. [7]
    • Se o personagem tiver cabelo comprido, faça o penteado de maria chiquinha em cada lado da cabeça com extremidades pontudas. Uma outra opção é levantar o cabelo com um coque redondo na parte de cima da cabeça ou desenhar 3 ou 4 seções distintas de cabelo saindo da testa para fazer franjas.
    • Traceje 3 ou 4 seções distintas de cabelo descendo para a lateral da testa se quiser um estilo de cabelo mais curto. Você também pode optar por um estilo sem franjas e, em vez disso, desenhar algumas linhas saindo da linha do cabelo até a parte de trás da cabeça para parecer que o cabelo foi penteado para trás. Se não quiser nenhum desses estilos, faça um corte bob dividido em várias seções grossas.
  8. Apague-as com cuidado para não remover nenhuma característica facial por descuido. Use uma borracha pequena para evitar esses erros.
    • A cabeça e o rosto do personagem estarão prontos assim que apagar essas linhas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Desenhando o corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça linhas retas para os braços, o tronco e as pernas. Os braços e o tronco devem ter quase o mesmo comprimento e as pernas devem ser aproximadamente 1/3 maiores. Desenhe triângulos ou formas ovais para as mãos e pés. As mãos devem ter cerca de 1/5 do comprimento do braço e o pé cerca de 1/6 do comprimento das pernas. [8]
    • Para fazer as proporções corretas, o esboço do boneco palito deve ser aproximadamente 7 vezes maior do que a cabeça do personagem.
    • As linhas do braço devem começar com aproximadamente 1/5 de distância da linha do tronco.
    • Faça a pose do esboço do boneco palito do jeito que achar melhor. Por exemplo, se quiser que o personagem fique sentado, desenhe as pernas dobradas. No entanto, se quiser que ele acene, desenhe um dos braços dobrados.
  2. Traceje os formatos básicos do corpo do personagem . Ao desenhar por cima do esboço do boneco palito, traceje um esboço do tronco, braços, quadris e pernas. O esboço não precisa ser perfeito. Nesta etapa, o importante é retratar as partes do corpo com formas básicas.
    • Desenhe formas ovais para as partes superiores e inferiores dos braços e pernas e faça um círculo em cada articulação dos joelhos e cotovelos. As partes superiores e inferiores dos braços do personagem devem ter o mesmo comprimento e tamanho para manter a proporção. A parte superior da perna deve ser mais grossa do que a inferior.
    • Para o tronco, desenhe um quadrilátero (uma figura de 4 lados) maior na parte de cima e mais estreita na de baixo. Os cantos largos da parte superior representarão os ombros do personagem.
    • Desenhe uma figura oval em cima do ponto onde o tronco e a parte superior das pernas se cruzam para fazer os quadris.
    • Apesar de os personagens de anime serem altos e magros, você pode testar qualquer altura e formato de corpo que quiser.
  3. Traceje ao redor das bordas externas do corpo do personagem para ter um contorno perfeito. Nesta etapa você precisa aperfeiçoar as várias partes do corpo para ter um visual mais realista, como as mãos , os ombros, os quadris e o pescoço. Quando finalizar o desenho, você terá um esboço detalhado e completo do corpo em volta dos contornos abstratos que desenhou anteriormente. [9]
    • Para unir e aperfeiçoar as pernas, desenhe em volta das bordas externas de cada formato das pernas (as formas ovais para a parte superior e inferior das pernas, os círculos para os joelhos e os formatos utilizados para os pés) para ter um contorno perfeito de cada perna. O contorno deve ser suave (sem nenhuma falha) para que as pernas fiquem realistas.
    • Faça o mesmo processo dos braços e do tronco para a parte superior do corpo. Preencha os cantos do tronco para os ombros e desenhe 2 linhas curvando para fora do centro do tronco em direção ao pescoço. Conecte as formas do quadril ao tronco e à parte superior da perna.

    Dica: Se for desenhar um menino, faça o peito, a cintura e os ombros mais largos. Se for menina, os ombros devem ser mais estreitos e o quadril mais largo. Faça um contorno dos seios e não se esqueça de deixar a cintura mais estreita.

  4. Cuidado para não remover sem querer algum dos esboços finais. Quando finalizar, o contorno do corpo estará nítido e perfeito, sem nenhuma das linhas guias que desenhou. [10]
  5. Traceje as roupas por cima do esboço do corpo. Por exemplo, para fazer a blusa, desenhe as mangas por cima dos braços e o comprimento da blusa por cima do tronco. Em seguida, apague as linhas que estão dentro da roupa porque essas partes do corpo do personagem estarão cobertas. Se o personagem estiver usando short, apague o esboço da parte superior da perna que está dentro do short porque esse pedaço da perna não ficará visível. [11]
    • À medida em que desenha as roupas, pense em que parte elas geralmente amarrotam e dobram se alguém estiver vestindo-as. Traceje essas dobras para ter um visual mais realista. Procure na internet por imagens de roupas para ver como elas ficam amassadas.
    • A roupa utilizada pelo personagem fica ao seu critério. Se quiser algo mais convencional, desenhe uniformes escolares, vestidos e ternos ou um traje tradicional japonês.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 441 270 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade