Baixe em PDF Baixe em PDF

Para ter uma estimativa do preço de revenda do seu computador, analise há quanto tempo você o usa, os recursos que oferece e as especificações. Como novas tecnologias são disponibilizadas com bastante frequência no mercado, é normal precisar de ajuda para determinar o valor de revenda da máquina. Hoje em dia, a melhor forma de fazer isso é pesquisando na internet; é provável que você encontre o mesmo modelo sendo vendidos em sites com o Mercado Livre, por exemplo. Páginas como Craft My Box fazem uma boa estimativa e também poderão ajudar bastante. Continue lendo esse artigo para aprender a usar a internet e chegar a um valor de revenda para o computador.

  1. Para definir o valor de revenda, é importante saber com exatidão o que o micro oferece ao comprador.
    • Consulte o manual dele para verificar seus principais recursos: o nome do fabricante, o modelo, a velocidade de processamento, o tamanho do disco rígido e da tela, a memória RAM e o tipo de drive de disco (se possui leitor de DVD e BluRay, por exemplo), além de outros detalhes.
    • Examine-o fisicamente para encontrar os recursos que não estão elencados no manual do produto. Procure pelo logo do fabricante e ligue o computador, analisando o menu “Propriedades do Sistema”. Por exemplo: quando ele possuir o sistema operacional Windows, clique com o botão direito no ícone “Meu Computador”, na Área de Trabalho, e escolha “Propriedades do Sistema”.
  2. Muitas pessoas estarão vendendo o mesmo computador que você, tanto em relação à marca quanto ao modelo; além disso, será possível ver os anúncios que já foram encerrados sobre aquele mesmo computador.
    • Acesse o Mercado Livre clicando aqui .
    • No campo de busca do Mercado Livre (ou sites parecidos), digite o nome do fabricante e do modelo e pesquise. Quando quiser vender um “Lenovo Yoga 520”, digite-o exatamente assim (sem as aspas).
  3. Especificar se a máquina é usada ou nova permitirá que você encontrará valores de revenda bem mais compatíveis com o que deverá usar.
    • Você pode refinar a busca na barra lateral, à esquerda. Em “Condição”, você poderá optar por ver apenas os computadores usados ou novos, reorganizando os resultados.
  4. Os preços variam de acordo com o vendedor, mas você já conseguirá ter uma ideia mais concreta da faixa de preço em que poderá revender o produto.
  5. O site Craft My Box pode ser usado para que você faça a montagem virtual do computador, de forma que tenha uma estimativa de quanto a máquina poderia ser vendida se ainda for pouco (ou nada) usada.
    • Será possível adicionar todas as peças do computador, como processador, placa-mãe, placa de vídeo, memória, também com outros opcionais (o gabinete e o monitor, se for um PC desktop, por exemplo) e o mouse.
    • Nesse artigo , também será possível ler dicas valiosas para quem deseja revender um computador.
    • Por fim, pesquise diretamente em um site de busca, inserindo a marca e modelo do computador para achar informações gerais sobre ele.
  6. Você também pode buscar ajuda de fóruns e sites especializados em informática e tecnologia para fazer uma cotação do seu computador. Não há um endereço com uma ferramenta que faça essa analise, mas você pode colocar as especificações da máquina para que outros usuários realizem a estimativa.
    • Acesse, por exemplo, o fórum Clube do Hardware , que possui uma seção especial para a cotação, ou o site de games Adrenaline.
    Publicidade

Dicas

  • Quando não encontrar o mesmo modelo do seu computador, tente procurar pelo preço de cada uma das peças que o compõem.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Manual do computador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 716 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade