Baixe em PDF Baixe em PDF

O cobre é um só metal, portanto cada objeto feito dele tem aproximadamente as mesmas propriedades. O latão, por outro lado, é uma liga de cobre, zinco e muitas vezes outros metais também. As centenas de combinações diferentes indicam que não há uma maneira infalível de identificar todos os tipos de latão. Dito isso, a cor dessa liga geralmente é diferente o bastante para separá-la do cobre.

Método 1
Método 1 de 2:

Identificando pela cor

Baixe em PDF
  1. Tanto o cobre quanto o latão desenvolvem pátina com o tempo. Esta geralmente é verde, mas às vezes tem outras cores [1] . Se não houver nada do metal original visível, tente limpá-lo com técnicas para limpeza de latão . Elas costumam funcionar para ambos os metais, mas você pode usar um limpador comercial para não arriscar.
  2. Se ele estiver muito polido, você pode ver cores falsas devido à luz refletida [2] . Olhe para o material sob a luz do sol ou uma lâmpada fluorescente branca, não embaixo de uma lâmpada amarela incandescente.
  3. Ele é um metal puro que sempre tem uma aparência marrom-avermelhada. A moeda de cinco centavos de real é revestida em cobre, portanto serve para comparação.
  4. A palavra latão se refere a qualquer liga que contenha cobre e zinco. As diferentes proporções destes metais produzem cores diversas, mas os tipos mais comuns de latão têm uma cor amarela pálida ou uma aparência amarelo-acastanhada parecida com a do bronze. Essas ligas são amplamente utilizadas em peças maquinadas e parafusos [3] .
    • Alguns latões têm uma aparência amarelo-esverdeada, mas essa liga só é usada para alguns propósitos especializados na decoração e na munição [4] [5] .
  5. Muitas outras ligas desse metal podem parecer laranja ou marrom-avermelhadas quando contêm pelo menos 85% de cobre [6] . Elas costumam ser encontradas em joias, fechos decorativos e encanamentos [7] . Qualquer sinal de laranja, amarelo ou dourado indica que o item é de latão. Caso a liga de latão seja quase que toda de cobre, pode ser necessário compará-la lado a lado com uma joia ou cano desse metal. Se você ainda não tiver certeza, trata-se de cobre ou latão com um teor de cobre tão alto que a distinção talvez nem seja importante.
  6. O latão com alto teor de zinco pode parecer dourado, branco-amarelado e até branco ou cinza [8] . Essas ligas não são comuns, pois não podem ser trabalhadas em máquinas, mas podem ser encontradas em joias [9] .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Outros métodos de identificação

Baixe em PDF
  1. Como o cobre é bem macio, ele deve produzir um ruído abafado e sonoro [10] . Um teste em 1967 descreveu o som do cobre como "morto", enquanto o latão emitiu "um ruído claro de badalada" [11] . Pode ser difícil julgar sem experiência, mas aprender talvez seja útil para um hobby de coleção de antiguidades ou sucata.
    • Esse método funciona melhor em objetos grossos e sólidos de metal.
  2. Os objetos de latão feitos para fins industriais muitas vezes têm um código estampado neles para identificar a liga exata. No sistema adotado internacionalmente, os códigos do latão começam com um C e são seguidos por vários números. O cobre costuma ficar sem numeração, mas se você quiser ter certeza, confirme o código com esse guia rápido:
    • O sistema UNS usa etiquetas para o latão começando com C2, C3 ou C4, ou entre C83300 e C89999. O cobre, se rotulado, pode usar códigos de C10100 a C15999 e C80000-C81399 [12] . Os dois últimos dígitos muitas vezes não são usados.
    • No atual sistema europeu, tanto o cobre quanto o latão começam com C. O latão termina com as letras L, M, N, P ou R, enquanto o cobre termina com A, B, C ou D [13] .
    • O latão mais antigo talvez não esteja em conformidade com esses sistemas. Alguns padrões europeus mais velhos que eram usados até pouco tempo listam os símbolos do elemento seguidos por uma porcentagem. Qualquer coisa que contenha "Cu" e "Zn" é considerado latão.
  3. Esse teste geralmente não é muito útil, pois o latão é só um pouco mais duro do que o cobre. Alguns tipos de cobre tratado são especialmente macios, por isso talvez você consiga arranhá-los com uma moeda, o que nunca ocorre no caso do latão [14] . Em muitos casos, porém, não há um objeto conveniente que arranhe um metal, mas não o outro.
    • O cobre é mais fácil de dobrar também, mas é difícil tirar conclusões exatas desse teste, ainda mais sem danificar o objeto.
    Publicidade

Dicas

  • O cobre é melhor condutor do que o latão, e é por isso que todos os fios elétricos avermelhados são de cobre.
  • Termos como "latão vermelho" e "latão amarelo" podem ter significados especializados em diferentes indústrias e regiões. Nesse artigo, eles são usados apenas para descrever a cor.
  • Quase todos os instrumentos musicais da categoria “metais” são de latão, não de cobre. Quanto maior o teor de cobre do latão, mais profundo e vigoroso será o som produzido por ele. O cobre é usado em algumas partes de certos instrumentos de sopro, mas não parece afetar o som deles [15] .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 514 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade