Baixe em PDF Baixe em PDF

Pintar objetos cromados é difícil, já que a característica mais notável desse tipo de acabamento é a superfície lisa, escorregadia. Por outro lado, com uma tinta específica e a técnica adequada, essa tarefa pode ficar muito mais fácil.

Método 1
Método 1 de 3:

Protegendo a saúde

Baixe em PDF
  1. Pode irritar a garganta e o nariz se inalado, ou a pele, se absorvido por ela, e seu vapor é nocivo aos olhos — podendo, inclusive, comprometer a visão. Os sintomas da intoxicação são similares aos da gripe, da asma ou de alergias. E inspirar os vapores desse metal também pode causar câncer de pulmão. [1]
    • Além do cromo, o primer usado no projeto também pode causar todos os problemas descritos acima e ainda prejudicar o fígado e os sistemas cardiovascular, reprodutivo e urinário.
  2. Monte seu espaço de trabalho em uma área ventilada para diminuir a probabilidade de intoxicação por inalação de materiais perigosos. Muitas pessoas fazem esse tipo de trabalho na garagem, onde o ar fresco entra facilmente, levando embora os vapores e a poeira que poderiam prejudicá-las.
    • Manter tintas e primers fechados em seus recipientes enquanto não estão sendo usados ajuda a manter o ar mais limpo e limita sua exposição a substâncias danosas.
  3. Esses itens protegem a pele do contato com o primer e o cromo. Outra ótima alternativa é o macacão para trabalhos pesados — aquele traje de material seguro e resistente usado por ferreiros e mecânicos, que cobre boa parte do tronco e dos membros.
  4. Já que as substâncias em questão são corrosivas, plástico fino não é o material recomendado para as luvas, mas sim PVC, borracha ou neoprene. [2] Quanto aos calçados, existem botas resistentes a produtos químicos à venda na internet. Mas, já que você não manipulará os produtos com os pés, sua a prioridade é encontrar um par de sapatos que cubra totalmente a pele.
  5. Se você usar uma lixadeira elétrica, os óculos protegerão suas escleras de poeira e detritos, além de bloquear respingos de tinta e verniz ou quaisquer vapores precipitados por essas substâncias. Embora muita gente use óculos comuns neste tipo de projeto, o uso de óculos de proteção — com suportes de borracha que se assentam em volta dos olhos — é extremamente recomendável. Assim, o espaço entre as lentes e os olhos ficará cercado, impedindo a penetração de gases venenosos.
  6. Compre um modelo de máscara que atenda aos parâmetros da OSHA, [3] capaz de filtrar qualquer partícula do primer ou da tinta que possa infeccionar os pulmões. As máscaras mais populares, entre elas a N-95, muito usada em hospitais, são baratas e de fácil aquisição, mas inadequadas. Este projeto exige algo que não filtre somente partículas, mas também produtos químicos, gases e vapores. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Preparando a superfície

Baixe em PDF
  1. Enxugue-o com um pano seco, previamente lavado com água sanitária, e aguarde os vestígios de água evaporarem completamente. Isso tem de ser feito antes da lixação para que nenhuma partícula estranha penetre e contamine o metal. Lavar o pano com água sanitária o esteriliza, proporcionando um acabamento de maior qualidade.
  2. [5] Esse processo deve ser feito antes que se aplique a tinta, uma vez que o martelo danificaria a pintura. Se você está trabalhando com um objeto oco, remova quaisquer peças que possam impedir seu acesso ao interior e martele-o por dentro. Encoste um objeto rígido do lado de fora da imperfeição e martele-a. Faça-o lentamente, trabalhando das bordas para o centro da depressão. [6]
    • Acertada a imperfeição, encoste o objeto rígido no lado de dentro e martele suavemente o lado de fora, procurando regularizar o metal o máximo possível.
  3. A lixação é o método de remoção do cromo menos complicado, e portanto o mais popular. Embora seja difícil remover esse revestimento, convém fazer a maioria do processo com uma lixa de grão menor que 160. Para um acabamento mais homogêneo e para remover os vestígios de cromo, finalize com uma lixa de grão 320.
    • Nesta etapa, é importante ser cuidadoso e empregar tempo e pressão iguais em todas as áreas para que o acabamento seja homogêneo, dando à superfície uma textura áspera, mais propícia à fixação da tinta, mas que não transparecerá depois de concluída a pintura.
  4. Limpe as partes com uma máquina de jateamento . Quando a lixa não dá conta do recado, a próxima alternativa dos profissionais é um jateador: uma ferramenta à base de ar comprimido que remove camadas de tinta e suaviza superfícies de metal com um jato de partículas (flocos de plástico, cascas de nozes trituradas, cacos de vidro ou óxido de alumínio). [7]
    • Como o jateador faz muita bagunça, convém usar uma câmara de jateamento — que diminuirá drasticamente seu espaço de trabalho, mas em compensação poupará muito trabalho com a limpeza.
    • Além do equipamento profissional de proteção já citado anteriormente, o jateador — cujo ruído pode causar danos auditivos — também exige o uso de protetores auriculares.
  5. Aplique nelas um removedor de ceras e gorduras. Será mais fácil se você colocar o produto em um borrifador. Por fim, limpe tudo com panos limpos, secos e previamente lavados com água sanitária.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Pintando sobre o cromo com um aerógrafo ou tinta em spray

Baixe em PDF
  1. Cubra as janelas, os pisos e demais superfícies com lona, tecido capaz de absorver a tinta e que dará a você a liberdade de trabalhar sem se preocupar com a sujeira na área de trabalho. [8]
    • Tire do chão quaisquer obstáculos que poderiam enroscar na mangueira do aerógrafo.
  2. Para misturar, use uma vara de madeira (que costuma vir com a lata de tinta ou primer). Um método simples e eficaz para peneirar é usar uma rede mosquiteira de janela, [9] que remove caroços do produto e partículas estranhas a ele, possibilitando um revestimento muito mais homogêneo.
    • Use primer epóxi bicomponente, que é à prova d'água, resistente à corrosão e oferece ótima aderência para a tinta industrial. [10]
  3. Deixá-las penduradas permite a você abordá-las em 360º, o que é excelente para a pintura com aerógrafo. Não havendo um lugar para pendurar as peças, simplesmente as coloque sobre um grande pedaço de lona.
  4. , cubra, de modo homogêneo, as peças com o primer epóxi bicomponente. Espere secar e faça a segunda demão. [11] Se você vai usar tinta em spray, uma boa aplicação é ainda mais importante.
  5. Armazene adequadamente as sobras de primer despejando-as da caneca do aerógrafo no recipiente original, que deverá ser mantido em um ambiente seco, frio e bem ventilado. Verifique também se a tampa do primer está bem vedada. Contanto que adequadamente armazenado, o primer não tem prazo de validade; ainda assim, pode evaporar se a vedação da embalagem não for perfeita. Lembre-se também de que ele é um material inflamável e deve ficar longe do fogo, de saídas de gás e de áreas com temperaturas superiores a 37 ºC.
  6. Lembre-se de desligá-lo da máquina de ar comprimido e do regulador de ar antes de começar. Dada a importância de se limpar bem todos os componentes do aerógrafo quando se alterna de um material para outro, seja bastante cuidadoso antes de prosseguir.
  7. A maioria das lojas de tinta oferece, como cortesia, varas de madeira para fazer a mistura. Peça uma no momento da compra. Assim como no caso do verniz, peneire a tinta com uma rede mosquiteira de janela para remover impurezas e coágulos.
  8. Durante a pintura, há que se manter algumas coisas em mente. Deixe a ponta do aerógrafo a aproximadamente 15 cm da superfície de metal. Espalhe a tinta em gestos delicados, de um lado para o outro. Jamais aperte o gatilho com a pistola parada — o que criaria uma cobertura irregular, com áreas espessas. [12] E aguarde a tinta secar completamente — o que pode levar de 20 minutos a uma hora para cada demão.
  9. Isso também o protegerá da ferrugem e da sujeira. Aplique o esmalte seguindo as mesmas instruções dos passos anteriores.
  10. O último passo é polir a superfície com um pano e um lustrador de alto brilho.
    Publicidade

Avisos

  • Não lixe a cromagem mais que o necessário, pois isso desgastaria o metal. Para evitar exageros, o ideal é usar uma lixa de papel em vez de uma lixadeira elétrica.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sabão
  • Água
  • Pano seco, previamente lavado com água sanitária
  • Martelo de metal
  • Lixa de papel
  • Removedor de ceras e gorduras
  • Lona ou jornal
  • Compressor de ar com regulador
  • Mangueira de ar e acessórios
  • Aerógrafo
  • Primer epóxi bicomponente
  • Tinta automotiva
  • Esmalte automotivo transparente
  • Pano para polir
  • Lustrador

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 95 174 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade