Baixe em PDF Baixe em PDF

Os shinies são as joias raras do mundo Pokémon. Eles são incrivelmente difíceis de achar e servem como símbolo de status para os treinadores que os têm. Seus esquemas de cores são diferentes dos pokémon regulares, mas os status e traços são idênticos. Conseguir um pokémon shiny é um teste de paciência, especialmente se quiser criar um time inteiro deles, mas a satisfação valerá a pena.

Método 1
Método 1 de 6:

"PokéRadar Chaining"

Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda o conceito. A chance de encontrar um Pokémon shiny na natureza é de 1 em 8192. Isso é muito, muito baixo. "Chain", ou corrente, é a prática de encontrar o mesmo pokémon repetidamente para aumentar as chances de que uma versão shiny apareça. Quebrar a corrente em qualquer momento resetará suas chances, tornando a experiência um pouco entediante.
    • Não é possível executar esse método no Pokémon Black, White, Black 2 ou White 2, já que nenhum desses jogos possui PokéRadar. Você pode fazer isso no Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold, SoulSilver, X e Y.
  2. 2
    Pegue o PokéRadar. Esse item fica disponível depois que derrotar a Elite dos 4 e mostrará pontos na grama onde pode encontrar pokémon selvagens, sendo essencial para criar uma corrente.
    • Registre o PokéRadar em um dos seus botões e não deixe nenhum outro item registrado (bicicleta, vara de pescar etc.), pois usar outro item durante o processo, mesmo se for por acidente, irá resetar a chain.
  3. 3
    Equipe o Shiny Charm. Isso é opcional, e você só pode obtê-lo depois de completar a Pokédex, porém equipá-lo irá triplicar suas chances de encontrar um pokémon shiny, o que deixará a tarefa muito mais fácil.
    • Esse item só está disponível em Black 2 e White 2, X e Y e em Omega Ruby e Alpha Sapphire.
  4. 4
    Compre muitos Max Repels. Eles evitam que pokémon aleatórios o ataquem e são essenciais para manter sua corrente intacta. Você SEMPRE deverá estar sob os efeitos do Max Repel durante esse processo. É recomendado que tenha pelo menos 200, para sessões mais longas de chaining.
    • Tenha um bom suprimento de pokébolas de sua escolha para capturar os pokémon shiny. [1]
  5. 5
    Prepare seu time. Monte um time de pokémon bem preparados e com ataques que tenham bastante PP, para que, não importa o tipo de shiny que encontrar, sempre tenha alguém para derrotá-lo. Use os PP remanescentes para contar sua corrente também.
    • Ajudará muito se tiver um pokémon com o golpe False Swipe, para que possa abaixar o HP do shiny para 1 sem fazê-lo desmaiar.
    • Ter um pokémon com técnicas que paralisem ou façam dormir também tornará os teimosos mais fáceis de capturar.
    • Caso for caçar um pokémon que possa aprender self-destruct, explosion, ou qualquer golpe que auto-destrua o pokémon alvo, traga um pokémon com a habilidade Damp para impedir que o shiny se auto-destrua.
  6. 6
    Decida qual será seu alvo. Os pokémon shiny aparecem nos mesmos locais que suas versões regulares. Isso significa que você deve ir a um local onde possa encontrar as versões normais do pokémon shiny que quer.
  7. 7
    Ache um pedaço grande de grama. Para tornar o processo mais fácil, você deverá encontrar um lote de grama com pelo menos 5 x 5 passos. Isso lhe dará espaço suficiente para andar sem quebrar sua corrente, já que deixar o local a qualquer momento vai quebrá-la.
    • Alguns guias recomendam achar locais de 9 x 9.
  8. 8
    Vá para o meio da grama. Isso lhe dará o máximo de espaço para se mover em qualquer direção.
  9. 9
    Use seu primeiro Max Repel e depois o PokéRadar para fazer os pedaços de grama começarem a tremer. Preste atenção em COMO a grama treme; ela pode fazer isso de três formas diferentes. Observe como o espaço no qual você entrar está tremendo.
  10. 10
    Entre no primeiro pedaço de grama que treme. Isso começará uma batalha. Se o pokémon for do tipo que quer pegar como shiny, derrote-o para começar a corrente. Se não for, fuja e ande 50 passos para resetar o PokéRadar e começar de novo.
  11. 11
    Procure o próximo pedaço de grama tremendo da mesma forma que o primeiro. Depois de derrotar o primeiro pokémon, siga para o próximo local tremendo para continuar a corrente. Há diversos aspectos importantes para manter em mente:
    • O próximo espaço deverá estar pelo menos 4 passos longe de você (os números variam dependendo do guia, mas esse número é seguro para manter sua corrente ativa).
    • O local deverá estar tremendo da mesma forma que o anterior.
    • Se o pedaço que escolher estiver na borda da área de grama, você precisará resetar seu PokeRadar depois da luta. Faça isso andando 50 passos sem lutar e depois usando o item de novo. Não saia da área gramada!
  12. 12
    Repita o processo para aumentar sua corrente. Continue achando pedaços de grama para encontrar o mesmo pokémon. Toda vez que derrotar um, sua corrente crescerá no mesmo número. Você pode contar usando um pedaço de papel ou um pokémon com um ataque de PP alto. Aumente sua corrente até chegar ao 40.
    • Se ela for quebrada por algum motivo, você terá que começar de novo. A corrente pode ser quebrada se você:
    • Salvar o jogo ou sair dele.
    • Usar os patins.
    • Deixar o campo.
    • Fugir de uma batalha.
    • Encontrar qualquer outro pokémon.
  13. 13
    Comece a resetar seu PokéRadar para tentar fazer espaços shiny aparecerem. Depois que tiver uma corrente de 40, suas chances estarão tão altas quanto possível. Você agora pode começar a resetar seu PokéRadar até que apareça um espaço de grama shiny tremendo. Eles começarão a aparecer em cerca de 1 a cada 50 resets. Reinicie o PokeRadar a cada 50 passos para reciclar os espaços o mais rápido possível. [2]
    • Depois que elevar a corrente até 40, ainda assim pode levar um bom tempo para fazer um espaço shiny aparecer.
  14. 14
    Comece a luta. Depois que vir o espaço shiny, parabéns! Você achou um pokémon shiny! Tudo o que precisa fazer é capturá-lo. Faça como faria com uma versão regular, só não o deixe desmaiar! [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Cruzamento

Baixe em PDF
  1. 1
    Obtenha um pokémon de outra região. A chave para fazer um pokémon shiny nascer é cruzar pokémons de duas regiões diferentes. Por exemplo, se você vive no Brasil ou nos EUA, obtenha um pokémon do Japão ou da França. Você precisará do pokémon que quer que seja shiny.
    • Esse método de cruzamento, também chamado de método Masuda, só está disponível em Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold, SoulSilver, Black, White, Black 2, White 2, X e Y.
    • A forma mais fácil de conseguir um pokémon de outra região é trocar com alguém. Há diversos sites de troca online que podem tornar esse processo simples, como o PokeBay e o subreddit Pokémon Trading no Reddit.
    • Os dois pokémons precisam ser capazes de cruzar. Isso quer dizer serem ou da mesma espécie ou estarem no mesmo grupo de cruzamento e serem de gêneros opostos. Se o pokémon que quer cruzar não tem gênero, pode precisar cruzá-lo com um Ditto.
    • Você será capaz de dizer de que região o pokémon é olhando sua entrada na PokeDex. Na parte superior direita, deverá haver uma abreviação de três letras para a região de onde ele é (JPN, FRE, ITA etc). Se não houver nada lá, ele é da sua região.
  2. 2
    Equipe o Shiny Charm. Isso é opcional, e você vai recebê-lo apenas depois de completar a Pokedex. Isso vai aumentar as chances de que o ovo contenha um pokémon shiny.
    • O Shiny Charm só está disponível em Black 2 e White 2, X e Y.
  3. 3
    Coloque os dois pokémons no Day Care. Dependendo da compatibilidade entre eles, a chance de você receber um ovo pode estar entre 70 e 20%. O jogo calcula a chance de um ovo sair a cada 256 passos que você dá no mundo.
    • Você pode aumentar a velocidade andando de bicicleta, em vez de a pé, o que é altamente recomendado.
  4. 4
    Receba seu ovo. Depois disso, precisa chocá-lo. Isso pode levar algum tempo, e você não saberá o que está lá dentro até que o pokémon nasça. Cruzando pokémon de duas regiões diferentes, suas chances de conseguir um shiny vão de 1 a cada 8192 para 1 a cada 1024 (ou seja, são 8x maiores). [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Pescando

Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda como funciona a pesca. Os jogos Pokémon X e Y introduziram o conceito de "pesca consecutiva". Isso requer que você pesque pokémon selvagens sem acabar não puxando nada ou perdendo o timing. Aumentar sua pesca consecutiva vai melhorar as chances de conseguir um shiny.
  2. 2
    Reúna seu equipamento. Veja se tem bastantes pokébolas, bem como uma vara de pescar. Você não precisa de varas especiais para fazer a pesca consecutiva, mas a que usar determinará o nível e o tipo de pokémon que pode pegar.
  3. 3
    Prepare seu time. Você precisará de pokémons que possam derrotar qualquer um que pegar com a vara. Também será bom ter um com as habilidades "Suction Cups" ou "Sticky Hold" como o primeiro do time. Isso vai aumentar as chances de pegar um pokémon no anzol, o que é essencial para a pesca consecutiva.
  4. 4
    Encontre um bom local. Você pode aumentar as chances de pegar um pokémon no anzol pescando num espaço fechado. Por exemplo, se estiver em cima de um pokémon, tente achar um espaço cercado por terra, uma pedra, você e um espaço de águas mais escuras onde não seja possível pescar.
  5. 5
    Comece a pescar. Depois que encontrar um bom lugar, jogue a linha para começar. Aperte A assim que vir que tem um pokémon na linha. Qualquer uma das seguintes mensagens ou ações farão com que a pesca consecutiva termine:
    • "Nothing seems to be biting..." - Essa ocorrência é aleatória, mas pode ser diminuída ao pescar em um espaço fechado.
    • "No! You reeled in too fast!" - Você apertou o botão A muito cedo.
    • "No! You reeled in too slow!" - Você apertou o botão A tarde demais.
    • Deixar o local.
    • Começar uma batalha sem ser pescando.
    • Sair do jogo.
  6. 6
    Continue tentando. Desde que esteja pegando os pokémon no anzol com sucesso, a corrente vai aumentar. Isso elevará as chances de achar um shiny até certo ponto. Como é aleatório, ainda há a possibilidade de não encontrar nenhum, mesmo depois de pegar diversos pokémon com a vara.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Pegando pokémon iniciais e lendários shiny

Baixe em PDF
  1. 1
    Salve logo antes de pegar seu pokémon inicial ou começar uma batalha com um lendário. Há uma chance bem pequena de que o pokémon que vai pegar será shiny.
  2. 2
    Escolha o pokémon ou comece a luta com o lendário. Se ele não for shiny, saia do jogo e entre de novo.
    • Alguns lendários, como lendários de capa NUNCA irão ser shiny. É recomendável checar isso antes de começar a caçada.
    • Para agilizar o processo, existe uma combinação de botões que permite reiniciar o jogo de forma mais rápida, que varia dependendo de qual console o jogo é. A lista completa pode ser vista aqui: https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Soft_resetting
  3. 3
    Carregue seu jogo salvo e tente de novo. Esse processo é longo e demorado: algumas pessoas dizem ter precisado de mais de 1000 tentativas. Se continuar tentando, no entanto, pode conseguir um pokémon inicial ou lendário shiny.
    • Se a luta com o lendário for uma daquelas em que o pokémon foge automaticamente, ele ainda será shiny quando você o encontrar depois.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Chaining por SOS

Baixe em PDF
  1. 1
    Pegue sua cópia de Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun ou Ultra Moon. O método por SOS só funciona nesses jogos.
  2. 2
    Conheça bem o Pokémon que está caçando. Prepare-se para qualquer criatura que use ataques como Explosion ou Double Edge. Para que o método funcione, o Pokémon deve ser capaz de pedir ajuda. Para negar golpes autodestrutivos, use um Pokémon com a habilidade Damp. Movimentos que podem causar a perda de HP dos Pokémon podem ser evitados se você usar Skill Swap com um Pokémon que tenha a habilidade Rock Head. Você também pode usar um Pokémon do tipo Ghost, já que tais golpes costumam ser do tipo Normal.
  3. 3
    Adquira alguns Adrenaline Orbs para facilitar o processo. Eles aumentam as chances de um Pokémon chamar ajuda, o que agiliza todo seu trabalho para encontrar um shiny.
  4. 4
    Tenha Pokémon com o golpe False Swipe ou Hold Back em seu time. False Swipe é a TM54, e muitos Pokémon podem aprender.
  5. 5
    Encontre o Pokémon cuja versão shiny você quer obter. Ele precisa ser uma criatura que você possa encontrar recorrentemente na natureza: Ultra Beasts, os Tapus e Pokémon Lendários não entram em cogitação.
  6. 6
    Diminua o HP de seu alvo em 50% ou menos. Não derrote o seu alvo. Quando estiver com o HP baixo, o Pokémon chamará ajuda. É aqui que a caçada começa.
  7. 7
    Derrote todos os Pokémon que não forem shiny que aparecerem na batalha. O Pokémon shiny evidentemente terá uma cor diferente.
  8. 8
    Troque de Pokémon de 30 a 100 chamadas por ajuda. Faça isso usando False Swipe no Pokémon que veio ajudar e derrote a criatura que pediu ajuda. Derrote o Pokémon que está chamando ajuda quando ele seus golpes estiverem começando a acabar. Não troque o Pokémon que está pedindo ajuda por um de espécie diferente da que você está caçando.
  9. 9
    Repita até achar um shiny e pegue-o. O shiny irá brilhar assim que entrar na batalha.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Ultra Wormholes

Baixe em PDF
  1. 1
    Tenha em mãos suas cópias de Pokémon Ultra Sun ou Ultra Moon. Este Método só funciona nesses jogos.
  2. 2
    Visite o Game Freak Headquarters em Akala (opcional). Depois de completar o modo história e derrotar a Elite-Four, você pode escolher como controlar seu Solgaleo/Lunala no Ultra Wormhole de duas maneiras: 1. Pelas setas ou 2. Pelo direcional analógico. Escolha a opção mais confortável.
  3. 3
    Visite o Altar of the Sun/ou Moon. Você precisará derrotar a Elite-Four e completar o modo história primeiro.
  4. 4
    Entre pelo Ultra Wormhole. Ele está na frente do símbolo do Sol ou da Lua no chão. Escolha "Enter the Ultra Wormhole".
  5. 5
    Pegue os shiny. Há 20 Pokémon cujas versões shiny você pode encontrar. Suas chances aumentam quanto mais você se aprofundar no Ultra Wormhole. Quanto mais anéis o Wormhole tiver, mais raros serão os Pokémon. Mas tome cuidado! Se você vir um Wormhole com três anéis e outros menores, isso indica que um Pokémon lendário está perto. A não ser que você esteja caçando um lendário Shiny, não entre nesse Wormhole.
    Publicidade

Atenção

  • Nenhum desses métodos garante que você conseguirá um pokémon shiny. Eles só aumentam suas chances de encontrar um. O processo ainda precisará de muita sorte e paciência.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 184 089 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade