Baixe em PDF Baixe em PDF

Entorses de tornozelo são bastante comuns. Ela acontece quando você gira ou torce o tornozelo de uma forma inadequada, alongando ou até mesmo rompendo algum ligamento externo dessa região. Sem tratamento, a entorse pode trazer problemas em longo prazo; ainda assim, a maioria dos casos pode ser tratada com o método RICE ( R est, I ce, C ompression, E levate) – repouso, gelo, compressão e elevação. Os Passos a seguir indicam como realizar adequadamente o passo de compressão ao tratar um tornozelo lesionado. [1] [2] [3]

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para enfaixar o tornozelo

Baixe em PDF
  1. Para a maioria das pessoas, a melhor escolha de bandagem de compressão é a feita em tecido elástico, às vezes chamada de "bandagem ACE" por conta de uma famosa marca.
    • Qualquer marca de bandagem elástica servirá. No entanto, as mais largas (com dois a oito centímetros de largura) costumam ser mais fáceis de usar.
    • Bandagens de tecido elástico são confortáveis por conta de seu material. Além disso, elas também são reutilizáveis (depois de usá-las, você pode lavá-las e reutilizá-las quando for necessário).
    • Algumas bandagens vêm com prendedores metálicos para firmar seu fechamento. Se a sua não inclui esses prendedores metálicos, também é possível usar uma fita adesiva médica para firmar a extremidade no lugar depois de finalizada. Você também pode enfiar a ponta final dentro da bandagem, firmando-a bem.
  2. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Se a bandagem elástica não estiver já enrolada, enrole-a firmemente. [4]
    • Faixas de compressão servem bem ao redor do pé e do tornozelo e, por isso, pode ser útil que a bandagem esteja bem fechada no início do processo, diminuindo a necessidade de esticá-la e reajustá-la durante sua realização.
  3. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Se você estiver enfaixando o próprio tornozelo, pode ser mais fácil posicionar a bandagem rolada no interior do pé. Por outro lado, caso esteja enfaixando o tornozelo de outra pessoa, pode ser mais fácil colocá-la do lado de fora.
    • Em qualquer situação, é essencial que a ponta esteja voltada para fora do pé, de modo que a porção enrolada fique para fora durante todo o processo.
    • Por exemplo, se você pensar na bandagem enrolada como se fosse um rolo de papel higiênico e o pé como se fosse uma parede, a bandagem deve estar orientada com a folha próxima à parede. [5]
  4. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Para um maior apoio, você pode colocar uma gaze sobre qualquer lado do tornozelo antes de enfaixá-lo. Almofadas em forma de ferradura e extraídas de espuma ou feltro também podem ser usados para dar mais estabilidade às faixas de compressão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Enfaixando com fita Kinésio

Baixe em PDF
  1. Na maioria das situações, é melhor usar uma bandagem em tecido para enfaixar a entorse; no entanto, algumas pessoas que realizam atividades atléticas, como corredores, têm preferência pela sensação da fita Kinésio.
    • Embora a fita Kinésio sirva para enfaixar um tornozelo lesionado, ela é feita primariamente para envolver uma articulação não lesionada antes das atividades a fim de evitar lesões, e não para proteger um tornozelo já lesionado.
    • Mesmo que a fita Kinésio fina e resistente facilite a atividade contínua do membro em comparação com a bandagem maior e mais flexível, não é recomendável praticar atividades atléticas continuamente com um tornozelo lesionado. [6]
  2. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Essa base é composta por um material não adesivo, geralmente uma bandagem de espuma, usado para enfaixar o pé e o tornozelo antes da aplicação da fita, evitando que ela puxe a superfície da pele. Começando a partir da bola do pé, passe a base pelo pé até chegar ao tornozelo, deixando o calcanhar descoberto.
    • A bandagem de espuma está disponível em drogarias e lojas esportivas.
    • É possível enfaixar o tornozelo sem essa base, o que também será bem menos confortável.
  3. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Corte uma fita longa o suficiente para ser passada uma vez e meia ao redor do tornozelo. Passe-a pelo tornozelo e sobre a base, para mantê-la no lugar. Ela é chamada de âncora, já que são elas que firmam o restante da fita no lugar.
    • Se o tornozelo tiver muitos pelos, essa região pode ser raspada para que a fita não grude neles.
    • Se necessário, use um segundo pedaço de fita para garantir-se de que a base está bem firme.
  4. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Coloque a extremidade de um pedaço de fita em um lado da âncora. Traga-a para debaixo do arco do pé e novamente para cima, sobre o outro lado da âncora. Pressione-a levemente para firmá-la no lugar.
    • Repita esse procedimento com mais dois pedaços de fita sobrepondo-se ao primeiro, para ter um gancho resistente.
  5. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Coloque a extremidade de um pedaço de fita no osso do tornozelo e passe-o diagonalmente sobre o topo do pé. Traga-o para debaixo do arco do pé e em direção ao interior do calcanhar. A seguir, passe-o ao redor da parte de trás do calcanhar e novamente por sobre o pé para criar a outra parte do "x".
  6. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Coloque a extremidade de um pedaço de fita na região externa do tornozelo, logo acima do osso. Passe-o sobre o topo do pé em um ângulo e, a seguir, passe-o por baixo do arco e sobre o outro lado do pé. Por fim, passe-o ao redor do tornozelo e leve-o novamente para o ponto inicial.
    • Repita o oito imaginário. Use outro pedaço de fita para fazer um segundo oito imaginário sobre o primeiro. Isso garante que as faixas estão firmes no lugar e dão apoio suficiente para que o tornozelo se recupere adequadamente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Enfaixando com uma bandagem de tecido elástico

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Coloque a extremidade da bandagem no ponto em que os dedos se unem ao pé. Comece a enfaixar a bandagem ao redor da bola do pé. Segure a extremidade da bandagem contra a bola do pé com uma mão e use a outra para passar a outra, por fora, ao redor do pé.
    • Mantenha a bandagem bem justa, mas não a deixe apertada a ponto de diminuir o fluxo sanguíneo para o pé e os dedos.
  2. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Enfaixe duas vezes a bola do pé para manter a bandagem no lugar e comece a subir em direção ao tornozelo, deixando pelo menos um centímetro de sobreposição entre as camadas.
    • As camadas devem estar homogêneas e niveladas, sem caroços ou protuberâncias desnecessárias. Comece novamente se for preciso melhorar o trabalho feito.
  3. Watermark wikiHow to Enfaixar um Tornozelo Torcido
    Ao chegar no tornozelo, traga a extremidade da bandagem sobre a parte externa do pé, por cima da parte interna e ao redor do interior do membro. A seguir, passe-a ao redor do calcanhar, subindo para o interior do tornozelo, por baixo do pé e novamente ao redor do tornozelo.
    • Continue a fazer esse "oito imaginário" ao redor do tornozelo diversas vezes para estabilizá-lo plenamente.
  4. A última bandagem deve se elevar diversos centímetros acima do tornozelo para estabilizá-lo bem.
    • Use os prendedores metálicos ou fita adesiva médica para firmar o restante do curativo. O excesso de bandagens também pode ser inserido por debaixo da última camada, desde que não haja muitas sobras.
    • Se você estiver enfaixando o tornozelo de uma criança, pode ser que haja muito excesso de bandagem, que deverá ser cortado.
    Publicidade

Dicas

  • Compre mais de uma bandagem de tecido elástica, a fim de que você tenha uma extra a ser usada enquanto a outra está sendo lavada.
  • Tire a bandagem duas vezes ao dia para dar ao sangue a oportunidade de circular livremente na área durante meia hora e, a seguir, recoloque-a no lugar.
  • Remova a bandagem se a área apresentar dormência ou formigamento. Esta é uma indicação de que a bandagem ficou apertada demais.
  • Lembre-se de seguir os outros passos no método RICE ( R est, I ce, C ompression, E levate) – repouso, gelo, compressão e elevação – além de usar as faixas de compressão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bandagem de tecido elástico
  • Fita adesiva médica
  • Base (bandagem de espuma)
  • Tesouras

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 775 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade