Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter o sangue anormalmente fino pode ser perigoso durante cirurgias, já que ele não coagulará devidamente e pode causar sangramento excessivo. Se o seu sangue for muito fino, você pode engrossá-lo fazendo alterações cuidadosas na sua dieta, estilo de vida e medicamentos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Dieta e estilo de vida

Baixe em PDF
  1. Pode levar dias ou semanas para mudar a espessura do seu sangue devido apenas a mudanças na dieta ou no estilo de vida. Comece a fazer essas mudanças o mais breve possível para aumentar o impacto que elas podem ter no seu sangue.
  2. Essa vitamina engrossa o sangue e melhora o potencial de coagulação. Boas fontes são vegetais verdes folhosos, frutas escuras e certos tipos de nozes. [1]
    • A maior concentração de vitamina K geralmente é encontrada em vegetais verdes folhosos. Couve, repolho, espinafre, vagem, soja, cebolinha, couve-de-Bruxelas, aspargo e pepinos são as melhores opções.
    • A maioria das frutas não contém tanta vitamina K quando os vegetais verdes folhosos, mas muitas frutas escuras e bagas contêm um pouco. Alguns exemplos são mirtilo, amora, morango e ameixa.
    • A castanha de caju contém mais vitamina K do que outros tipos de castanhas, mas pistache, pinhão e avelã também apresentam uma pequena quantidade.
    • Você também pode adicionar a vitamina K à sua dieta temperando a comida com manjericão seco, salva seca, tomilho seco, manjerona seca, coentro seco, salsinha, pimenta em pó, curry em pó, páprica ou pimenta caiena. [2]
  3. O álcool tende a afinar o sangue e causa mais sangramento. Por isso, tente interromper o consumo o máximo possível pelo menos uma semana antes da cirurgia. [3]
    • Uma taça de vinho ocasional ou algum outro tipo de bebida alcoólica com um teor baixo de álcool podem não causar problema para quem tem o sangue com uma consistência normal. Entretanto, até mesmo esses tipos de álcool podem causar efeitos adversos para quem tem o sangue mais fino que o normal. A opção mais segura é evitar o álcool completamente até o final da cirurgia.
  4. A hidratação é um componente essencial de um sangue saudável. Se você estiver desidratado, o volume de sangue sendo bombeado pelo seu sistema circulatório pode diminuir, o que causa seu afinamento e dificuldades na coagulação.
    • Hidratação excessiva também pode afinar o sangue. Quanto mais você bebe, mais fluidos entram no seu sangue, o que o deixa mais fino.
    • A melhor opção é manter um nível de hidratação saudável antes da cirurgia para evitar complicações. Tente consumir cerca de oito copos de 250 ml de água por dia.
  5. Evite alimentos ricos em salicilatos para que o seu sangue receba os benefícios da vitamina K que você consumir.
    • Muitas ervas e temperos são naturalmente ricos nessa substância. Os mais comuns incluem gengibre, canela, endro, orégano, cúrcuma, alcaçuz e hortelã.
    • Certas frutas também são ricas em salicilatos. Tente evitar o consumo de uva passa, cereja, oxicoco, uva, tangerina e laranja.
    • Outros alimentos ricos nessa substância são chiclete, mel, hortelã, vinagre e cidra.
    • Alguns temperos e alimentos ricos em salicilatos também são ricos em vitamina K, e uma substância pode compensar a outra. Exemplos incluem curry em pó, pimento caiena, páprica, tomilho, mirtilo, ameixa seca e morango.
  6. Essa substância também interfere na habilidade do corpo de absorver a vitamina K. Seus efeitos são menores do que dos salicilatos, portanto, você não precisa evitar a vitamina E completamente.
    • Uma melhor opção seria evitar o alto consumo de vitamina E enquanto você se prepara para a cirurgia. Não tome suplementos nem adicione nenhuma fonte nova da vitamina na sua rotina.
    • Alguns produtos tópicos de saúde e produtos de beleza, como certos desinfetantes para as mãos, usam a vitamina E como conservante. Verifique os ingredientes e tente trocar temporariamente para uma marca que não inclui a vitamina E.
    • A maioria dos alimentos ricos em vitamina E contém a mesma quantidade de vitamina K ou mais. Espinafre e brócolis são dois exemplos. Por isso, eles geralmente não deixam o sangue mais fino e não precisam ser eliminados da dieta.
  7. Esse ácido graxo pode afinar o sangue e impedir a coagulação. Doses normais de ômega 3 são seguras para o consumo antes da cirurgia apenas se você tiver um sangue saudável e com espessura adequada, mas o excesso deve ser evitado.
    • Evite também o ômega 3 se seu sangue tende a ser mais fino do que o normal.
    • Peixes gordurosos contêm as maiores quantidades de ômega 3. Por isso, evite salmão, truta, atum, anchova, cavala e arenque.
    • Cápsulas de óleo de peixe devem ser evitadas completamente enquanto você se prepara para a cirurgia, pois elas contêm doses concentradas de ômega 3.
  8. Exercícios leves ou moderados podem ser benéficos antes da cirurgia, mas evite exercícios intensos e vigorosos com pelo menos uma semana de antecedência.
    • Exercícios vigorosos podem aumentar o sangramento, diminuir os níveis de vitamina K e afinar o sangue.
    • Por outro lado, o sedentarismo também pode fazer mal. Pessoas sedentárias correm o risco de engrossar muito o sangue e desenvolver coágulos.
    • A melhor opção é fazer exercícios leves várias vezes durante a semana. Por exemplo, tente fazer uma caminhada ou correr por 30 minutos de três a cinco vezes por semana.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Considerações médicas

Baixe em PDF
  1. Isso inclui mudanças na sua dieta e em medicamentos com ou sem prescrição.
    • Leve todos os medicamentos que você toma para a consulta de orientação antes da cirurgia. O médico dirá quais medicamentos devem ser eliminados ou diminuídos.
    • Saiba que o sangue pode ser ou muito grosso ou muito fino, e nenhuma dessas opções é segura, principalmente ao ter uma cirurgia. O sangue fino não coagula adequadamente, o que pode causar sangramento excessivo durante a cirurgia. O sangue grosso pode causar coágulos que bloqueiam as artérias ou causam outras complicações. [4]
  2. Embora a vitamina K que se obtém através da dieta seja melhor, você também pode considerar tomar cápsulas de suplemento de vitamina K temporariamente.
    • Comece tomando o suplemento uma semana antes da cirurgia para engrossar o sangue gradualmente.
    • Mulheres adultas devem tomar apenas 90 microgramas diariamente, e homens adultos devem tomar apenas 120 microgramas por dia. Crianças precisam de apenas pequenas doses de acordo com a idade. [5]
  3. Alguns desses medicamentos e outros de ervas podem agir como anticoagulantes. Em outras palavras, podem deixar seu sangue mais fino. Pare de tomar esses medicamentos pelo menos uma semana antes da cirurgia para prevenir o afinamento do sangue. [6]
    • Aspirina e medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (como ibuprofeno e naproxeno) são os mais comuns.
    • Medicamentos de ervas com efeitos semelhantes incluem suplementos de vitamina E, de alho, de gengibre e ginkgo biloba.
  4. Se você estiver tomando anticoagulantes (afinadores de sangue) com prescrição, o médico pode eliminar o uso alguns dias antes da cirurgia. Isso pode acontecer independente dos medicamentos terem sido prescritos originalmente para afinar seu sangue.
    • O tempo vai depender das suas circunstâncias específicas. Por isso, consulte o médico antes de parar de tomar seus remédios.
    • Afinadores de sangue prescritos pelo médico incluem Warfarin, enoxaparina sódica, clopidogrel, ticlopidina, dipiridamol e alendronato de sódio. Outras opções são doses de aspirina e remédios anti-inflamatórios não-esteroides.
    Publicidade

Avisos

  • Converse sempre com seu médico sobre mudanças nos medicamentos, dieta ou estilo de vida, principalmente antes da cirurgia. Ele deve conhecer bem o seu histórico clínico para entender melhor suas necessidades específicas e instruí-lo com mais segurança e eficiência.
  • Evite qualquer alimento e bebida por oito horas antes da cirurgia. Isso inclui qualquer coisa que pode engrossar o sangue. Qualquer alimento ou bebida no seu sistema digestivo na hora da cirurgia pode causar complicações, e o cirurgião terá que remarcar a cirurgia para não correr o risco de ter problemas.
  • Dependendo das circunstâncias, o médico pode permitir que você continue a tomar certos medicamentos antes da cirurgia. Pare de tomar qualquer medicamento que não tiver sido aprovado pelo médico com oito horas de antecedência. Isso inclui até mesmo aqueles que não têm nenhuma relação direta com a consistência sanguínea.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 70 961 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade