Este artigo foi coescrito por Shavo Hacopian
. Shabin Hacopian é Especialista em Conserto de Smartphones. Com mais de 17 anos de experiência no ramo, Shabin possui cerca de 119.000 inscritos em seu canal de YouTube, o PBKreviews, e mais de 29 milhões de visualizações. É especialista em ensinar como desmontar smartphones, consertar ou substituir partes e em escolher os acessórios certos para os dispositivos.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Você colocou seu celular para carregar a partir do cabo, mas nada aconteceu? Que tenso! Mas não se preocupe: apesar de isso ter várias explicações possíveis, também há soluções simples e práticas — e dá para recorrer à maioria delas sem assistência técnica especializada. E foi por isso que criamos este artigo! Siga o passo a passo abaixo para conhecer algumas sugestões de especialistas.
Meu celular não carrega a partir do cabo
O problema pode estar no celular, carregador ou cabo. Dê uma olhada em cada um em busca de danos. Você também pode trocar os acessórios, usar outra tomada ou carregar o smartphone com um carregador sem fio.
Passos
-
Veja se há algum defeito no cabo do carregador. Dê uma olhada em toda a extensão do cabo em busca de partes expostas. Confira também se os conectores não estão frouxos ou danificados, bem como se há alguma sujeira dentro deles. Por fim, troque de cabo USB ou Lightning e veja se resolve o problema.Publicidade
-
Veja se há algum defeito no carregador. Confira se as pontas não estão tortas ou danificadas e se não há sujeira na entrada do cabo. Conecte o dispositivo a outra tomada. Se isso não resolver, use outro carregador ou uma entrada USB do computador. Em último caso, troque todo o carregador.
- Use somente carregadores oficiais e originais, que têm a voltagem certa para o celular. Acessórios paralelos podem ter potências diferentes, sendo inadequados para o dispositivo. [1] X Fonte de pesquisa
-
Veja se há algum defeito na entrada do carregador no celular. Confira se há sujeira ou outro tipo de dano na peça. Se for preciso, limpe-a usando um cotonete levemente umedecido com álcool isopropílico. Você também pode usar uma escova de cerdas macias ou lata de ar comprimido. Se a entrada continuar não funcionando, carregue o celular com um carregador sem fio (se ele tiver suporte ao recurso).
- Se a entrada do carregador no celular ficar molhada, você pode secá-la soprando na direção dela ou passando uma escova de dentes (ou outro acessório do tipo) no líquido — desde que aja depressa. Só não se esqueça de deixar o celular desligado até ele ficar completamente seco, tomando cuidado para a água não entrar em contato com nenhuma peça mais delicada.
Publicidade
-
Deixe o celular carregando por meia hora. A maioria dos smartphones desliga antes que a bateria acabe de vez, o que acelera o processo de carregamento. Caso ela acabe, o dispositivo vai precisar de um tempinho para religar mesmo quando for reconectado. Nessas situações, espere ao menos 30 minutos antes de pressionar o botão de energia.
-
Force a reinicialização do celular. Caso seu celular esteja com algum bug, uma possível solução é reiniciar o aparelho. Faça o seguinte, dependendo do smartphone: [2] X Fonte de pesquisa
- Android: mantenha os botões de aumentar o volume e de energia pressionados até o celular desligar. Se isso não der certo, mantenha pressionados os botões de abaixar o volume e de energia. Espere 30 segundos e, por fim, reinicialize o smartphone.
- Samsung Galaxy: mantenha os botões de abaixar o volume e de energia pressionados até o celular desligar. Em seguida, espere 30 segundos e religue o smartphone.
- iPhone 8 e modelos posteriores: pressione o botão de aumentar o volume e, em seguida, o de abaixar. Depois, mantenha o botão de energia/lateral pressionado até o símbolo da Apple aparecer.
- iPhone 7: mantenha os botões de abaixar o volume e de energia/lateral pressionados até o símbolo da Apple aparecer.
- iPhone 6 e modelos anteriores: mantenha os botões de energia e de início do celular pressionados até o símbolo da Apple aparecer.
Publicidade
-
Atualize o celular. Se seu smartphone continuar com defeito, talvez você precise atualizar o firmware dele para reparar os possíveis bugs. Faça o seguinte, dependendo do aparelho:
- Android: deslize a tela de cima para baixo e toque no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações. Depois, toque em Sistema , Atualização de software , Verificar se há atualizações e Instalar (caso haja alguma disponível). [3] X Fonte de pesquisa
- iPhone: abra o aplicativo Ajustes e toque em Geral , Atualização de Software e Baixar e Instalar (caso haja alguma disponível). [4] X Fonte de pesquisa
- Samsung Galaxy: deslize a tela de cima para baixo e toque no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações. Em seguida, toque em Atualização de software e Baixar e Instalar e siga as instruções.
-
Desative o carregamento otimizado (somente no iPhone). A otimização de bateria é um recurso recente que limita o carregamento a 80%. Ela está disponível somente em modelos mais recentes de iPhone e tem o intuito de melhorar a vida útil da peça. Faça o seguinte para desabilitar a função: [5] X Fonte de pesquisa
- Abra o aplicativo Ajustes.
- Toque em Bateria e Saúde da Bateria e Carregamento .
- Desative a opção Carregamento Otimizado .
Publicidade
-
Troque a bateria. A vida útil de baterias de íons de lítio é bastante limitada: gradualmente, elas passam a “pegar” cada vez menos carga. Caso seu celular não fique mais carregado por tanto tempo, pode ser que a única opção viável seja trocar a peça.
- Se a bateria do seu celular é removível, você só precisa comprar outra e fazer a troca. Se não é, leve o aparelho à assistência técnica. Você também pode entrar em contato com o fabricante e conhecer as opções de substituição.
-
Conserte ou troque o celular. Pode ser que o smartphone tenha sofrido algum dano interno que o impeça de carregar: contato com água, queda, superaquecimento etc. Nesse caso, você vai ter que consertar ou trocar o aparelho. Se ele é recente, talvez ainda esteja na garantia. Entre em contato com o fabricante ou vendedor e informe-se dos seus direitos.
- Quando o aparelho tem contato com água, ele pode levar dias ou até semanas para terminar de secar. Deixe o dispositivo desligado durante todo esse tempo. O único jeito de saber se é o caso é desmontar o aparelho, mas confirme a situação da garantia antes de tentar isso por conta própria.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!