Baixe em PDF Baixe em PDF

Durante a adolescência, é normal o corpo crescer e mudar. Assim, nessa época da vida, é importante manter-se fisicamente ativo e criar hábitos saudáveis, tanto em questão de alimentação como de exercícios. Caso queira melhorar seu condicionamento físico, você pode começar melhorando a alimentação. Tente passar menos tempo na frente da TV ou à toa e seja ativo por pelo menos uma hora por dia. Por fim, se quiser levar o assunto mais a sério, matricule-se em uma academia ou monte um plano de exercícios para fazer sem sair de casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Melhorando a alimentação

Baixe em PDF
  1. A primeira (e mais importante) parte do processo é cuidar da alimentação. Evite produtos que não sejam saudáveis, como processados e fast food . Prefira laticínios e proteínas que ajudem o corpo a crescer, como leite, iogurte, frango, carne bovina, peixe, feijão ou tofu.
    • Se você, assim como a maioria dos adolescentes, ainda mora com a família, peça ajuda para cuidar da alimentação. Peça para seus pais comprarem lanches saudáveis e servirem produtos integrais e não processados nas refeições, por exemplo.
  2. Esses produtos devem constituir boa parte da alimentação de um adolescente. Coma quatro porções de frutas e cinco de verduras e legumes todos os dias. [1] Por exemplo: tome um copo de suco de laranja e coma algumas bagas no café da manhã; coma uma salada e uma maçã no almoço; no jantar, coma uma porção de verduras e legumes cozidos.
    • Frutas, verduras e legumes contêm fibras e açúcares saudáveis (muito mais que os açúcares encontrados em alimentos processados), dos quais o corpo precisa para ficar bem.
  3. Esses dois minerais são essenciais para o desenvolvimento dos adolescentes. Tente consumir pelo menos 1.300 mg de cálcio por dia — ou seja, tome bastante leite e iogurte coma laticínios, como queijos duros. [2]
    • O ferro é ainda mais importante para mulheres jovens. Ele está presente em vários alimentos, como feijão, nozes, carne bovina, suína e de frango, e ovos.
  4. Os adolescentes também precisam de vitaminas, que estimulam o bom desenvolvimento do corpo, além de serem essenciais para o condicionamento físico geral. As fibras, por sua vez, mantêm o sistema digestivo em pleno funcionamento, além de criarem a sensação de saciedade (já que os alimentos que as contêm ocupam espaço no estômago e se desintegram aos poucos). Elas são encontradas em alimentos como salsão e feijão. [3]
    • Alimentos como ovos, laticínios e hortaliças de tons escuros são ricos em vitamina A; a vitamina B, por sua vez, é encontrada em produtos como carnes e peixe; por fim, a vitamina C está presente em frutas cítricas, bagas e tomates. [4]
    • Produtos como brócolis, batatas e frutas cítricas (também têm potássio), carne vermelha, frango e frutos do mar (zinco e fósforo) e cereais integrais e nozes (magnésio) contêm minerais saudáveis.
    • Além de encontrar vitaminas importantes dos alimentos que consome, você pode tomar comprimidos multivitamínicos. Eles suplementam a dieta e ajudam na ingestão de nutrientes.
  5. O corpo precisa de bastante água e outros líquidos para funcionar bem — ainda mais quando se quer praticar mais atividades no dia a dia ou quando se adota um programa de exercícios. Hidrate-se com água, sucos de frutas, chás e afins. Evite refrigerantes e energéticos. [5]
  6. A adolescência é a época da vida em que o corpo mais se desenvolve. Assim, quando a fome apertar, não coma uma fatia de bolo ou um pacote de batatas chips: opte por lanches como iogurte, frutas ou vitaminas. [6]
    • Não se preocupe se viver com fome; quanto mais exercícios você praticar, maior vai ser o seu apetite.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo-se ativo todos os dias

Baixe em PDF
  1. Dessa forma, você pode ficar mais preparado e combater os efeitos negativos do sedentarismo. Não precisa necessariamente frequentar uma academia e nem praticar um esporte: caminhe ou ande de bicicleta quando precisar sair de casa ou vá nadar em um clube depois da aula, por exemplo. [7]
    • Praticar mais atividades físicas por dia traz vários benefícios à saúde. Uma hora de exercícios nos dias úteis da semana reduz o estresse, aumenta os níveis de energia e diminui o risco de você desenvolver certas doenças.
  2. Essas são ótimas formas de se manter ativo e melhorar seu condicionamento durante a adolescência. Tente participar do que estiver à disposição, como equipes de natação para alunos da escola.
    • A atividade não precisa ser um esporte convencional, como futebol ou basquete. Se você se interessar, experimente opções como ginástica, karatê etc.
  3. Essas opções podem ajudar você a se manter ativo por meio de exercícios regulares e períodos de atividade e interação social. Pesquise as academias locais que ofereçam modalidades populares à tarde ou à noite (para poder participar depois da aula).
    • Se não tiver interesse em modalidades mais tradicionais de exercícios, pesquise sobre outros tipos, como Zumba, Pilates e artes marciais. [8]
  4. Se você mora perto da escola a ponto de poder ir até ela sozinho em segurança e em pouco tempo (menos de meia hora), vá caminhando ou de bike. Até esses períodos curtos de locomoção podem contribuir com o seu condicionamento e sua saúde, já que aceleram seus batimentos e trabalham os músculos das pernas. [9]
    • Se tiver um emprego de meio período depois da aula ou nos fins de semana, também vá andando ou de bicicleta.
  5. Se tiver intervalos de 15 ou mais minutos, aproveite para andar um pouco e melhorar seu condicionamento físico e o nível de atividades que pratica. [10] Faça o mesmo à noite, enquanto termina as tarefas de casa: separe um ou dois intervalos de 15 minutos para andar, pular corda ou correr um pouco.
    • Você não precisa esperar até ter tempo livre para começar a ser ativo.
  6. Muitos adolescentes desperdiçam horas a fio na frente da TV, vendo filmes ou jogando videogames. Essas atividades prejudicam o desenvolvimento físico de qualquer um, além de poderem causar um ganho de peso. Limite esse tempo a duas horas (ou menos) por dia e troque o período por opções mais ativas. [11]
    • Você pode até incorporar atividades ao período em que vê TV. Se seus pais tiverem um elíptico ou algo do tipo em casa, use-o enquanto vê um filme ou faça agachamentos nos intervalos comerciais da sua série favorita. [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Montando um programa de exercícios

Baixe em PDF
  1. Monte uma rotina básica para melhorar seu condicionamento, mesmo que não tenha acesso à academia. Faça flexões , barra, abdominais e, se tiver acesso a pesos livres, agachamentos, roscas e o supino. [13]
    • Se não souber por onde começar — que exercícios incluir no programa, que pesos levantar etc. —, converse com um professor de academia ou pesquise na internet.
  2. Comece com dez minutos de alongamentos simples. O aquecimento ajuda a evitar lesões e pode otimizar a queima de calorias durante o treino. [14]
    • Tente também tirar um tempo para se alongar de novo depois que terminar o treino. Assim, você vai ficar menos cansado.
    • Com o tempo, se começar a gostar de correr, você pode tentar participar de uma equipe local de esportes.
  3. Encontre um amigo que também queira ficar mais ativo durante a semana e convide-o para treinar. Você também pode estender o convite a parentes (irmãos, primos e até seus pais). É mais fácil ficar motivado quando se tem um conhecido por perto. [15]
    • Se contar com o apoio de um amigo, você vai se ater mais ao programa de exercícios.
    Publicidade

Dicas

  • Seja criativo e divirta-se com os tipos de atividade que faz no dia a dia. Você pode até jogar videogames que envolvam movimentos, como o Just Dance e o Wii Fit , além de nadar, andar a cavalo, dançar ou afins!
Publicidade

Avisos

  • Não deixe de fazer nenhuma refeição e nunca fique sem comer de propósito. Pode até ser tentador cortar a sua ingestão calórica de uma vez, mas isso não é nada saudável.
  • Se tiver medo de fazer os exercícios de forma errada, converse com um professor de educação física ou encontre um tutorial na internet para saber o que deve corrigir.
  • Para cuidar mesmo do seu condicionamento físico na adolescência, não fume e nem consuma álcool. O cigarro é muito nocivo, enquanto o álcool tem efeitos colaterais próprios.
  • Pare imediatamente se sentir dor ao fazer exercícios. Se acontecer algo (seja pela intensidade ou pela repetição dos movimentos), consulte um médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 360 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade