Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo o ensinará a enviar um e-mail de forma anônima, sem revelar seu nome ou seu endereço de e-mail. A forma mais fácil de se conseguir tal façanha é com o uso de serviços gratuitos como o Anonymousemail e o Guerrilla Mail, mas também é possível criar uma conta de e-mail "descartável". Se deseja ter uma encriptação mais séria e pesada, você pode apostar em um serviço pago e profissional, além de criar uma área de trabalho completamente anônima com VPNs e navegadores como o TOR para não ser rastreado nem mesmo por sua operadora. [1]

Método 1
Método 1 de 5:

Criando uma área de trabalho anônima (opcional)

Baixe em PDF
  1. Este Método inclui algumas opções para se ficar mais anônimo na internet. Caso não precise de anonimidade total, basta pular para o Método seguinte de e-mail anônimo. Se, por outro lado, seu objetivo é ocular seu endereço IP para não ser rastreado, os Passos abaixo são ser úteis, pois o ajudarão a criar um espaço anônimo no computador. Quanto mais deles usar, mais protegido você ficará on-line.
  2. Trata-se de um navegador de internet anônimo que transfere sua conexão de internet por diversos conectores on-line chamados de nodes , ocultando seu endereço IP. O navegador é gratuito e, por padrão, não salva nada de sua atividade na internet. O ideal é instalá-lo em um pen drive para não deixar rastros no seu HD do computador. Para instalá-lo, faça o seguinte:
    • Conecte um pen drive em uma porta USB do seu computador.
    • Acesse https://www.torproject.org/download/languages em um navegador de internet qualquer.
    • Clique no botão Download correspondente ao seu sistema operacional e ao idioma que gostaria de usar.
    • Execute o instalador baixado.
    • Clique em Procurar .
    • Selecione o seu pen drive e clique em Ok .
    • Clique em Instalar .
    • Clique em Finalizar .
  3. Para não ser rastreado por ninguém, o ideal é usar um serviço de wi-fi público como o encontrado em cafeterias e shoppings.
  4. Use uma VPN . A VPN é uma rede virtual privada que roteia seu tráfego on-line através de um proxy, ocultando seu endereço IP e evitando que seu provedor o rastreie. O único risco é que o próprio VPN contratado o monitore, portanto, escolha um serviço confiável e que não mantenha registros de seus usuários. Para manter o anonimato completo, pague com um cartão pré-pago ou com alguma criptomoeda.
  5. Caso esteja usando Windows 10, macOS, Android ou iOS, saiba que suas atividades na internet são rastreadas pelas contas que está usando e por empresas de publicidade. Para não ser monitorado por terceiros, você pode utilizar um sistema operacional anônimo, como o Linux Tails . Ele pode ser instalado em um pen drive para ser utilizado em qualquer computador, com o registro de atividades sendo apagado com o encerramento do sistema. [2]
  6. Caso sua identidade precise ser protegida a todo custo, é melhor investir em um computador separado para usar em suas atividades anônimas. Compre-o com dinheiro e instale uma versão encriptada do Linux — como a Tails , o Discreet Llinux ou o Qubes OS . Caso precise usar o Windows 10, desabilite todas as funções de monitoramento na instalação e não use a Cortana.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando o ProtonMail

Baixe em PDF
  1. Para fazer isso, clique no ícone com três pontos ou linhas no canto superior direito da janela e selecione a opção Nova Janela de Navegação Anônima ou Nova Janela Privada . O nome da função depende do navegador de sua escolha, portanto, confira as opções no menu para encontrá-la.
    • Aviso: caso vá usar o TOR para se cadastrar no Protonmail, será necessário inserir seu número de telefone para provar que não é um robô. Fique tranquilo, pois o número não será vinculado à sua conta.
  2. Acesse https://protonmail.com/signup no navegador e clique em EN – English na parte superior da janela. Selecione a opção PT – Português para seguir para a página em português. A página de cadastro do ProtonMail vai carregar. Trata-se da melhor opção para quem precisa de um endereço anônimo para uso frequente, já que ela não oculta o endereço, mas evita que seu IP seja monitorado e não exige nenhuma informação pessoal no cadastro.
  3. Os links ficam bem no centro da página.
  4. Escolha algo que não reflita suas informações reais, obviamente.
  5. Digite a senha escolhida nos campos "Escolha uma senha" e "Confirmar senha". É importante escolher uma senha que seja forte e difícil de adivinhar, mas que você consiga memorizar.
  6. O campo "E-mail de recuperação (opcional)" não é recomendado, pois informações pessoais podem fazer com que a conta seja rastreada até você.
  7. O botão, da cor roxa, fica no fim da página.
  8. Para isso:
    • Marque o campo "E-mail" e aguarde pela mudança no campo.
    • Clique no campo "CAPTCHA".
    • Marque o campo "Não sou um robô".
  9. O botão, da cor roxa, fica no fim da página. Fazê-lo vai criar sua conta e abrir a caixa de entrada.
  10. Ele fica no canto superior esquerdo da página e vai abrir o campo de mensagem.
  11. Escreva o endereço de e-mail para o qual deseja enviar a mensagem no campo "Para".
  12. É possível enviar um e-mail anônimo sem assunto, mas se preferir informar o tema da mensagem, digite-o neste campo.
  13. Digite tudo o que gostaria de enviar, fazendo o possível para não das indícios de sua identidade, obviamente.
  14. O botão fica no canto inferior direito da janela.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando o Guerrilla Mail

Baixe em PDF
  1. Trata-se de um navegador de internet anônimo gratuito. Caso tenha instalado o navegador em um pen drive, conecte-o à uma porta USB do computador e execute o programa. Na janela que se abrirá, clique em Iniciar Navegador Tor .
  2. Esta é uma opção útil para quem deseja enviar um e-mail anônimo sem necessidade de resposta. As respostas recebidas serão mantidas na caixa de entrada do Guerrilla Mail por uma hora, sendo deletadas permanentemente na sequência.
    • Como não há um nome de usuário ou uma senha com o Guerilla Mail, qualquer pessoa com o endereço de e-mail pode monitorar a caixa de entrada. Caso precise passar o endereço para alguém, clique no campo Endereço Alias para enviar um endereço embaralhado para a pessoa.
  3. Um formulário de e-mail se abrirá.
  4. O campo, acima do campo de mensagem, serve para informar o endereço para o qual deseja enviar o e-mail.
    • Escolha um assunto que não pareça spam para diminuir suas chances de sua mensagem cair no filtro de spam do destinatário. [3]
  5. Digite o que deseja enviar no corpo do e-mail, formatando conforme suas preferências.
    • Você também pode enviar um anexo de até 150 MB clicando em Escolher arquivo no canto superior direito do formulário e selecionando o arquivo desejado em seu HD.
  6. O botão fica logo abaixo da aba Escrever , no canto superior esquerdo do formulário.
  7. Para isso, clique no campo "Não sou um robô" e selecione as imagens que contêm o item listado na janela. Repita quantas vezes forem necessárias.
    • Mantenha a janela aberta para visualizar as respostas do e-mail. Assim que fechar a janela, vai ser impossível ver as respostas recebidas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Utilizando o Anonymousemail

Baixe em PDF
  1. Trata-se de um navegador de internet anônimo gratuito. Caso tenha instalado o navegador em um pen drive, conecte-o à uma porta USB do computador e execute o programa. Na janela que se abrirá, clique em Iniciar Navegador Tor .
  2. Acesse https://anonymousemail.me/ em seu navegador de internet. O Anonymousemail funciona permitindo o envio de uma mensagem a partir de um endereço inventado.
    • Saiba que o serviço não tem uma caixa de entrada, logo, você não conseguirá ver as respostas ao e-mail. Se quiser, você pode adicionar um endereço real no campo "Repli-to" ("Enviar Respostas Para") se quiser receber as mensagens.
    • O Anonymousemail é gratuito, mas também tem uma versão paga sem propagandas e com a possibilidade de adicionar mais anexos e de ver quando o e-mail foi lido.
    • Em nossos testes, o Anonymousemail não funcionou corretamente no navegador TOR.
  3. ("Para"). O campo fica no canto superior direito da tela.
  4. ("Assunto"). Escreva como gostaria de rotular o e-mail neste campo, localizado no meio da página.
    • Escolha um assunto que não pareça spam para diminuir suas chances de sua mensagem cair no filtro de spam do destinatário.
  5. Digite o que deseja enviar no corpo do e-mail, formatando conforme suas preferências.
    • Você também pode adicionar um anexo de até 2 MB clicando em "Choose file" ("Escolher Arquivo") e selecionando um arquivo em seu computador.
  6. Digite um nome aleatório no campo "Name" ("Nome") no canto superior esquerdo da página (por exemplo, Zé Ninguém ) e um endereço de e-mail no campo "From" ("De") (por exemplo alugueldebananas@frutaria.com ).
  7. O botão, verde, fica na parte inferior da página. A mensagem será enviada para o destinatário com o nome e endereço que você escolheu.
  8. Para isso, clique no campo "Não sou um robô" e selecione as imagens que contêm o item listado na janela. Repita quantas vezes forem necessárias.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Utilizando um e-mail descartável do Yahoo!

Baixe em PDF
  1. Acesse https://mail.yahoo.com/ em seu navegador. Caso tenha uma conta, você será redirecionado para sua caixa de entrada.
    • Se não estiver logado, digite o endereço do seu e-mail Yahoo! e a senha.
    • Caso não tenha um endereço de e-mail Yahoo!, crie o seu gratuitamente .
    • Saiba que esse e-mail ainda será associado à sua conta original e que seu IP pode ser rastreado. Ou seja, essa é a alternativa menos anônima dentro de todas as apresentadas. Só use o e-mail descartável caso não esteja lá muito preocupado com a privacidade.
  2. O botão é representado por uma engrenagem e clicar nele abrirá um menu suspenso.
    • Caso ainda esteja usando a versão antiga do Yahoo!, clique primeiro em Você está a um clique de sua caixa de entrada nova no canto inferior esquerdo da janela.
  3. Você abrirá a página de configurações do e-mail.
  4. Ela fica no canto esquerdo da página.
  5. Um formulário se abrirá; preencha as informações do novo e-mail nele.
  6. Escolha qualquer nome de usuário e digite-o abaixo do campo "Definir Endereço". Escreva algo sem relação com você, para não ser identificado.
  7. Digite a senha para finalizar a criação do endereço descartável.
    • Se quiser, você também pode escolher um nome de envio e uma descrição.
  8. O botão fica abaixo de todos os campos, no fim da página.
  9. Qualquer resposta recebida vai ser enviada para sua caixa de entrada tradicional, mas seu endereço real não será revelado para o destinatário.
    • Clique em Voltar para a Caixa de Entrada , no canto superior esquerdo.
    • Clique em Escrever , no canto superior esquerdo.
    • Clique em seu endereço de e-mail no campo De .
    • Selecione o endereço alternativo que criou.
    • Digite o endereço do destinatário no campo Para .
    • Digite um assunto no campo Assunto , se desejar.
    • Escreva a mensagem e adicione os anexos que quiser.
    • Clique em Enviar , na parte inferior da página.
    Publicidade

Dicas

  • As limitações do ProtonMail incluem o espaço de armazenamento máximo de 500 MB e o envio máximo de 150 e-mails por dia. É possível fazer um upgrade para uma conta Plus, com 5 GB de armazenamento e 1000 e-mails por dia, entretanto, pagando 4.00 € por mês. Caso queira ter 20 GB de armazenamento e e-mails ilimitados, você pode fazer upgrade para a conta Visionário, que custa 24.00 € por mês.
Publicidade

Avisos

  • Entenda que usar um e-mail anônimo para executar atividades ilícitas não garante que você não será descoberto ou capturado pelas autoridades.
  • Jamais use um e-mail anônimo para ameaçar, assediar ou praticar spam com alguém. Isso é ilegal e, caso seja pego, você pode ser processado ou preso.
  • É relativamente fácil descobrir o endereço IP de um e-mail anônimo. Para continuar protegido, você precisará usar um serviço de VPN ou um serviço anônimo como o ProtonMail.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 153 977 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade