Baixe em PDF Baixe em PDF

Com tantos prazos, atividades e relacionamentos para gerenciar ao mesmo tempo, às vezes fica difícil manter a vida de estudante organizada. Se você se deu conta de que vai furar um prazo (quem nunca?), então talvez seja melhor enviar um e-mail ao professor para pedir uma extensão, se desculpar ou ver se há algo que dê para fazer. Foi pensando nisso que criamos este artigo, que traz dicas e até modelos de e-mail para o seu caso! Leia o passo a passo abaixo e a sua nota não vai sofrer um impacto tão grande.

Método 1
Método 1 de 3:

Dicas para enviar e-mails para falar sobre trabalhos atrasados

Baixe em PDF
  1. Como você está um pouco nervoso de falar com o professor, pode ser que ache que precisa entrar em detalhes. Faz sentido, mas evite isso ao máximo. Lembre-se de que o docente é ocupado e, no geral, prefere que os alunos vão direto ao ponto. Passe apenas as informações necessárias — e, quando você terminar de redigir a mensagem, revise-a para ver se vale a pena fazer alguma alteração. [1]
    • Não diga "Sinto muito pelo atrasado. De verdade. Ainda não acredito que entreguei o trabalho depois do prazo, e o senhor não tem ideia do tempo que levei para fazer tudo. Peço desculpas por ter desrespeitado a data, e quero deixar claro que vou fazer de tudo para que isso nunca mais aconteça".
    • Diga "Peço desculpas pelo atraso na entrega do trabalho. Quero que o senhor saiba que eu levo meus estudos a sério e vou fazer o possível para evitar que isso aconteça de novo".
  2. Comece seu e-mail com uma linha de assunto direta e relevante, evitando frases vagas e longas. Lembre-se de que o professor provavelmente está ocupado respondendo a várias outras mensagens — e, quanto mais específico você for, mais ele vai gostar. [2]
    • Não diga "Pedido de ajuda de aluno de Introdução à Psicologia", "Pedido de extensão de prazo" ou "Trabalho do aluno PSI013001".
    • Diga "Pedido de extensão para o trabalho escrito de Introdução à Psicologia — matrícula PSI013001".
  3. Mesmo se você e o professor já conversaram casualmente ao vivo, sempre é melhor manter um tom formal no e-mail. Depois de terminar, releia o que escreveu e veja se ele está adequado. [3]
    • Use um cumprimento formal. "Bom dia, professor João" e "Boa tarde, professor" são ideais, enquanto "Oi!" e "Olá, João" são informais demais.
    • O mesmo vale para a assinatura do e-mail: "Att.," e "Muito obrigado," são ótimas escolhas.
    • Se você for pedir algo ao professor, preste atenção para não parecer que está exigindo nada. Em vez de dizer que "precisa" de uma extensão de prazo, explique que essa extensão seria muito útil para você.
    • Lembre-se de incluir "Por favor" e "Obrigado" nos seus e-mails!
  4. Mostre ao professor que, apesar do atraso na entrega, você valoriza o tempo dele. Se você explicar a situação ou pedir uma extensão de prazo sem esse elemento tão importante, pode acabar passando a impressão de que é ingrato.
    • Por consequência, há o risco de você ter menos chances de receber ajuda do professor.
    • O ideal é dizer que você sente muito: "Peço desculpas pelo atraso na entrega do trabalho. Sei que o senhor é ocupado e não quero fazê-lo perder tempo."
    • "Peço desculpas pelo atraso na entrega, principalmente porque isso passa a impressão de que eu não ligo para as minhas notas."
  5. Se aconteceu alguma coisa — e você acreditar que consegue entregar o trabalho se tiver um pouco mais de tempo —, peça uma extensão no prazo. Todo professor universitário recebe esse tipo de pedido com certa frequência, embora nem sempre seja possível acomodar as necessidades dos alunos. Mesmo assim, seja honesto e claro para ter mais chances. [4] Mostre ao docente o que você já fez até o momento, ainda mais se só precisa fazer algumas revisões finais.
    • "Se eu tivesse mais 48 horas para terminar o trabalho, poderia explorar melhor a estrutura dele e os meus pontos principais."
    • "Eu gostaria de pedir uma extensão no prazo. Com um pouco mais de tempo, eu poderia entregar um trabalho de qualidade e aprender ainda mais a partir dessa tarefa."
  6. Explique ao professor, sem exagerar, por que você pode não conseguir cumprir (ou já não cumpriu) o prazo original. Fale dos obstáculos para a entrega, mas não entre tanto em detalhes. E siga a mesma regra caso o atraso tenha sido causado por algum problema de ordem mental: seja honesto, mas breve. [5]
    • "Ontem à noite, meu cachorro comeu uma barra de chocolate sem eu perceber. Passei a madrugada inteira no veterinário."
    • "Para ser honesto, estou lidando com alguns problemas de saúde mental que estão afetando meus estudos."
    • Evite mentir para o professor. As consequências podem ser graves se ele estender o prazo, mas depois descobrir que você faltou com a verdade.
  7. Pode ser difícil evitar a sua parcela de culpa, ainda mais quando algumas coisas fogem mesmo do controle. No entanto, tenha certeza: se você aceitar a sua responsabilidade, vai ter mais chances de conseguir o que quer. Quem sabe o professor não admira a sua maturidade e o seu profissionalismo? [6]
    • Não diga: "Para ser honesto, as coisas estavam fora do meu controle. Fui vítimas das circunstâncias, e é por isso que atrasei a entrega."
    • Diga: "Obviamente, nada disso foi planejado. Ainda assim, se eu tivesse começado antes, não teria tido nenhum problema. Sei que, no fim das contas, a culpa é minha. Assumo a minha responsabilidade."
  8. Garanta ao professor que isso não vai voltar a acontecer, principalmente se foi algo inédito. Explique que você costuma ser organizado e responsável em relação aos seus estudos.
    • "Isso não acontece comigo. No futuro, me comprometo a ser mais responsável."
    • "Levo meus estudos muito a sério. Se não fosse pelo acidente com meu cachorro, eu teria enviado o trabalho a tempo."
  9. Talvez você tenha atrasado a entrega por causa de uma emergência pessoal. Em situações desse tipo, vale a pena enviar documentos que atestem a sua história. Não precisa encher o e-mail de provas, como se você estivesse enfrentando um inquérito policial, mas sim um ou outro arquivo que ajudem a concretizar a sua explicação. [7]
  10. Continue fazendo o trabalho mesmo antes de receber a resposta sobre a extensão. Cabe ao professor decidir se vai ou não mudar o prazo — e alguns são mais rígidos e intransigentes que outros. Espere o melhor, mas prepare-se para o pior. Acelere o trabalho e, se a data de entrega ainda não tiver passado, faça o possível para terminar a tempo! [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Exemplos de e-mail

Baixe em PDF
  1. Meu nome é Thiago e estou matriculado na disciplina de Física Aplicada que o senhor ministra às quartas-feiras. Sei que o prazo de entrega do trabalho final se encerra em dois dias, mas eu gostaria de saber se o senhor pode estendê-lo um pouco.
    Peço desculpas pelo inconveniente, mas estou com alguns problemas de saúde mental e, por isso, não tenho conseguido me dedicar tanto aos estudos. Apesar disso, sei que deveria ter me planejado melhor — e assumo toda a minha responsabilidade. Levo meus estudos muito a sério e, a partir de agora, vou fazer o possível para evitar que isso volte a acontecer.
    Estou anexando um atestado médico neste e-mail. De todo modo, muito obrigado por tirar um tempo para ler minha mensagem. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    Att.,
    Thiago Gomes.
  2. Meu nome é Sara e estou matriculada na sua disciplina de Poesia Brasileira de terça-feira. Estou enviando este e-mail para pedir desculpas pelo último trabalho, que entreguei com atraso.
    Saiba que valorizo o seu tempo e gosto muito das suas aulas. Eu atrasei porque fiquei doente esta semana e tive dificuldade para colocar os estudos em dia. Sei que deveria ter enviado um e-mail antes, mas achei que conseguiria fazer tudo assim que melhorasse. Foi um erro de cálculo meu, e assumo a minha responsabilidade.
    Anexei o atestado médico a este e-mail. Mais uma vez, peço desculpas pelo inconveniente. Se a senhora precisar de algum esclarecimento, estou à disposição — inclusive para conversarmos pessoalmente em um dos seus horários livres.
    Obrigada,
    Sara Alves.


  3. Espero que a sua segunda-feira esteja indo bem. Meu nome é Caio Lima e estou enviando este e-mail para pedir desculpas pelo atraso na entrega do último relatório semanal.
    Quero garantir que levo a disciplina muito a sério, assim como as avaliações. Tive um imprevisto de última hora: a internet da minha casa caiu quando eu estava terminando de enviar o documento. Sei que deveria ter sido mais responsável e começado antes, mas garanto que isso não vai acontecer de novo.
    Eu gostaria de conversar sobre o assunto pessoalmente ou poder entregar o relatório um pouco depois da data, se o senhor concordar. Se sim, começo o quanto antes. Muito obrigado pela atenção.
    Att.,
    Caio Lima.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Por que você deveria enviar um e-mail ao professor

Baixe em PDF
  1. Não tem jeito: até as pessoas mais organizadas do mundo se descontrolam e enfrentam imprevistos de vez em quando. Pode ser algo com a família, uma emergência, um problema técnico... Seja como for, todo mundo já precisou descumprir algum prazo na vida. [9]
    • Cada professor tem uma política própria em relação a extensões de prazo, mas as suas chances vão aumentar bastante se você escrever um bom e-mail.
    • No geral, professores só concedem essa extensão de prazo quando o aluno está em uma situação delicada. Suas chances são menores se você se atrasar por causa do trabalho, por exemplo.
    • Professores são humanos e também querem ajudar! Se você sempre foi um aluno responsável e assíduo, pode ser que o docente esteja mais disposto a conceder a extensão.
  2. Se você está com medo de perder muitos pontos por causa do atraso, é uma boa mandar o e-mail contextualizando o que aconteceu. Sem essa explicação, o docente pode deduzir que você não estava nem aí para a avaliação. É por isso que saber falar a coisa certa faz toda a diferença aqui. [10]
    • O impacto pode ser ainda menor se você explicar que teve um imprevisto nos últimos momentos antes da entrega.
  3. Talvez o prazo para entregar o trabalho tenha sido muito curto! Mesmo que você não tenha uma explicação elaborada, ainda é bom explicar ao professor que sente muito. Cada docente é diferente, mas nunca se sabe! [11]
    • Ao oferecer um pedido de desculpas honesto e maduro, você vai melhorar a relação com o professor, conquistar o respeito dele e (com sorte) até diminuir o impacto na sua nota.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 143 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade