PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Comprar e instalar alto-falantes individuais é um ótimo investimento para os amantes de um som de qualidade. Ainda assim, nenhuma sala fica muito bonita com esses trambolhos chamando a atenção. Fique tranquilo! Existem várias formas simples de disfarçar os aparelhos — sem contar que você pode ainda comprar um kit que já seja mais fácil de esconder naturalmente, como opções sem fio ou uma soundbar. E também é fácil dar um jeito nos cabos! Só não se esqueça de que certas táticas podem afetar a qualidade do som, então use materiais finos caso você decida cobrir os aparelhos de vez.

Método 1
Método 1 de 3:

Camuflando alto-falantes na sala

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora a maioria dos racks de TV tenha uma única plataforma grande, também existem modelos com prateleiras específicas para alto-falantes. Nesse caso, basta colocar os aparelhos bem a lado da televisão e curtir toda a qualidade e a clareza de som. Eles vão continuar visíveis, mas pelo menos não vão chamar tanta atenção. [1]
    • Se seu rack é montado na parede, você pode comprar um móvel menor e colocá-lo debaixo da TV.
    • Também dá para afastar os alto-falantes até o fundo das prateleiras e colocar objetos decorativos na frente deles: livros, vasos de plantas, luminárias, velas grandes etc.
  2. Também existem modelos de racks com portas na frente das prateleiras. Essa opção é legal se você quiser disfarçar os alto-falantes só quando não os estiver usando. Caso o móvel seja pequeno e não tenha prateleiras, compre módulos separados e ponha um de cada lado da TV. [2]

    Dica: se você quiser ouvir o som dos alto-falantes com clareza, mas sem os expor, compre um rack com painéis de madeira vazados nas portas. Eles evitam que o som fique abafado e distorcido.

  3. Se a parede da TV é mais funda ou tem algum tipo de recesso, instale os alto-falantes nesse espaço. Depois, pendure alguma decoração na frente: um tapete de parede, alguma obra de arte (se possível, que seja feita de um material arejado e com boa acústica) etc. Essas opções também ajudam a preservar a qualidade do som. [3]
    • Eis outra opção interessante se a TV está montada na parede! Você pode colocar obras de arte simétricas de cada lado dela (na frente dos alto-falantes).
    • Quanto mais arejado for o material na frente dos alto-falantes, melhor vai ser a qualidade de som. Algodão e juta fina são bem interessantes, enquanto itens como poliéster e feltro não são tão legais.
    • Não coloque nenhuma tela em cima dos alto-falantes! O material vai abafar o som. É melhor optar por um material mais fino ou até com qualidades acústicas.
  4. Muitos alto-falantes de qualidade são menores que caixas de sapato! Se é o caso dos seus, coloque-os no chão, um de cada lado da TV. Em seguida, ponha um vaso de planta grande na frente. Caso os aparelhos fiquem no rack, tampe-os com livros empilhados de pé. Pronto: você nem precisou gastar uma fortuna ou fazer grandes ajustes!
    • É claro que todo objeto que estiver entre você e os alto-falantes vai mudar o som. No entanto, as páginas de papel dos livros e as folhas das plantas não refletem as vibrações tão bem — e, por isso, elas saem quase intactas.
    • Usar livros ou vasos é uma mão na roda se os alto-falantes forem ficar no chão, mas a TV estiver montada na parede.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo alto-falantes discretos

PDF download Baixe em PDF
  1. Alto-falantes grandes são muito mais difíceis de esconder, já que ocupam bastante espaço. Aparelhos menores, por sua vez, dão mais opções nesse sentido. E o melhor é que eles também têm som de qualidade! [4]

    Dica: o tamanho reduzido de um alto-falante não influencia em nada a qualidade do som. A tecnologia desse tipo de aparelho evoluiu bastante nos últimos 20 anos, e hoje em dia é fácil aliar praticidade e qualidade.

  2. Por exemplo: se o rack da TV é preto, compre alto-falantes que também sejam pretos; se os móveis são brancos, escolha aparelhos feitos de plástico branco. Essa tática é bem útil para esconder os alto-falantes perto do rack sem que eles chamem tanta atenção.
    • Se o rack da TV é feito de madeira, mas não é pintado, também existem alto-falantes com caixas de madeira por aí.
  3. Alto-falantes sem fio se conectam à TV via Wi-Fi ou Bluetooth. Eles são muito úteis para quem vive em espaços menores e não precisa de tanto som assim — sem contar que podem ficar debaixo de mesinhas de centro ou do sofá ou até atrás de estantes e outros móveis. [5]
    • Se você pretende comprar alto-falantes sem fio e que tenham som de qualidade, prepare-se para investir uma pequena fortuna. Aparelhos mais baratos não têm som potente ou claro.
  4. A soundbar é um tipo bem fino de alto-falante, tendo forma de barra (daí o nome) — o que a torna muito mais bonita que aparelhos tradicionais. Dá para montá-la na parede ou até na base da TV, em cima do rack. Apesar de ela não ser tão fácil de esconder, ainda pode combinar com a decoração da sala. [6]
    • A qualidade do som das soundbars costuma ser excelente, apesar de elas não serem tão potentes quanto alto-falantes mais caros. A alternativa não deixa de ser interessante!
    • A soundbar é perfeita para que mão tem rack em casa, uma vez que dá para instalar o aparelho diretamente debaixo da TV na parede.
  5. Alto-falantes internos e de teto são instalados diretamente em paredes, no geral no gesso ou reboco. Eles são muito comuns para quem gosta de som surround, mas não quer deixar nenhum aparelho à mostra. O único porém é que a parte da instalação é um pouco mais complicada, já que os fios têm que passar por dentro da parede até chegar à TV e à tomada. [7]
    • Você precisa investir um bom dinheiro para instalar alto-falantes internos ou de teto. No geral, os kits costumam incluir de quatro a seis peças.
    • Esta é a melhor opção para quem tem home theater com projetor em casa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escondendo os fios dos alto-falantes

PDF download Baixe em PDF
  1. A canaleta é aquela espécie de tubo que serve para esconder fios de aparelhos domésticos. Ela é ideal para alto-falantes, já que podem ficar bem discretas — ainda mais se ficarem próximas ao rodapé. Você só precisa comprar o material em um comprimento adequado e fazer a instalação. [8]
    • Se sua TV está montada na parede, você pode instalar uma canaleta que vá dela até o chão para disfarçar o fio dos alto-falantes. E também dá até para pintar o acessório de uma cor mais discreta.
    • Esta é a opção mais fácil para esconder fios de alto-falantes, já que eles ficam perto da TV e passam pelo rodapé de qualquer forma.
  2. Você pode distribuir ganchinhos na parte de trás do rack da TV para esconder os fios. Eles são ideais quando o rack é mais aberto e deixa os cabos dos aparelhos à mostra. Instale um peça a cada 7,5 ou 10 cm e coloque os fios no lugar certo. [9]

    Variação: também dá para improvisar com grampos grandes. Só não se esqueça de deixar uma abertura pequena na parte de trás de cada item para passar os fios!

  3. Se você não tem preguiça (nem medo) de furar suas paredes de leve, faça algumas perfurações no gesso ou reboco para passar os fios dos alto-falantes por trás da TV. A única desvantagem aqui é que os aparelhos vão ter que ficar no mesmo lugar — ou o "estrago" vai acabar aparente. [10]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 484 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade