PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Talvez você tenha se cortado enquanto fazia a barba ou sua faca tenha escorregado durante uma preparação na cozinha. Os acidentes podem produzir cortes que você preferiria esconder. Também existe a possibilidade de você ter se cortado de propósito. Nesse caso, o fato de outras pessoas perceberem seus cortes pode aumentar seu estresse e sua perturbação emocional. O tratamento adequado da ferida em si deve ser sempre o primeiro passo para minimizar a aparência dela. A partir daí, você pode experimentar diversas táticas para esconder cortes no seu rosto e no seu corpo. Caso esteja praticando a automutilação, é sempre importante procurar ajuda. Você é uma pessoa valorosa.

Método 1
Método 1 de 5:

Tratando a ferida

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele tem menos de 6,3 mm de profundidade? Foi causado por uma fonte relativamente limpa, como uma faca de cozinha ou uma lâmina de barbear? As bordas são retas? Se a resposta a essas perguntas for "sim", você provavelmente pode tratar o ferimento sozinho. Procure um médico para obter tratamento se a ferida entrar em qualquer uma das seguintes categorias se:
    • Pedaços grandes da pele tiverem sido rasgados, o corte for recortado ou tiver lacunas, ou se você puder ver ossos, tendões ou músculos nele.
    • A ferida for uma perfuração ou o objeto que a causou for feito de metal enferrujado. Você precisará de uma vacina antitetânica se tiver tomado a última dose há mais de cinco anos.
    • Você não puder remover toda a sujeira e os detritos do corte.
    • O corte for causado por uma mordida de animal ou humana.
    • A área machucada parecer dormente [1] .
  2. Limpá-las com água morna e sabão ajudará a prevenir infecções. Considere calçar luvas descartáveis se tiver algumas disponíveis, especialmente se for tratar a ferida de outra pessoa [2] .
  3. A maioria dos cortes pequenos para de sangrar por conta própria. Caso esse não pareça ser o caso, use uma gaze médica ou um pano limpo e pressione a ferida com firmeza até que o sangramento pare [3] .
    • Note que os cortes nas suas mãos ou na cabeça podem sangrar mais do que outros por causa dos vasos sanguíneos extras presentes nessas partes do corpo [4] .
    • Procure assistência médica se não puder parar o sangramento depois de alguns minutos.
  4. Você pode lavar o local ao redor do corte com água e sabão. Evite deixar o sabão cair sobre o corte em si, ou ele pode causar irritação e desconforto.
    • Evite usar peróxido de hidrogênio (água oxigenada), iodo ou álcool isopropílico para limpar a ferida. Muitos profissionais da área médica determinaram que esses itens não são necessários e podem irritar seu ferimento [5] [6] .
  5. Lave uma pinça com álcool isopropílico e use-a para remover partículas como cascalho ou farpas [7] .
  6. Uma camada fina de pomada antibiótica ajudará a proteger a ferida, afastar infecções e manter o local úmido para que a cura seja mais eficiente.
    • Note que essa pomada não vai acelerar o processo de cura.
    • Algumas pessoas têm a pele sensível aos ingredientes da pomada antibiótica. Caso note uma reação cutânea leve, pare de usar o produto [8] [9] .
  7. Caso tenha algum por perto, ele será uma ótima maneira de selar cortes e arranhões e evitar que eles sejam infectados. Junte os lados do ferimento com os dedos e aplique o produto de modo uniforme sobre ele [10] .
  8. Use uma atadura, gaze e fita médica ou um curativo líquido para cobrir a ferida, de modo a mantê-la limpa e ajudar a evitar infecções.
    • Os arranhões e as abrasões leves podem ser deixados sem cobertura, pois a exposição ao ar ajuda na recuperação [11] .
    • Os curativos líquidos selam seu corte após uma aplicação. Eles são aplicados pintando ou borrifando a solução sobre o corte limpo e deixando que o produto seque e forme um selo. São à prova d'água e duram vários dias, caindo naturalmente conforme o corte se recupera. Evite coçar ou esfregar o local do curativo [12] .
  9. Caso seja alérgico ao adesivo, considere usar fita de papel ("washi tape"), gaze em rolo ou um curativo elástico solto [13] .
  10. Se você notar inchaço, firmeza incomum, vermelhidão, faixas vermelhas, calor ou secreção na área do corte, procure um médico. Esses costumam ser sintomas de infecção [14] .
Método 2
Método 2 de 5:

Cobrindo os cortes no seu corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso tenha cortes ou arranhões nos braços ou nas pernas, as roupas compridas são uma maneira fácil de escondê-los sem parecer óbvio demais. As mulheres podem usar meias-calças grossas embaixo das saias. Durante os meses de verão, considere peças de cobrir leves como blusas de renda, tecidos "devoré", saias maxi, calças capri ou bermudas.
    • Use um curativo limpo debaixo das roupas para evitar que elas se esfreguem no corte e o irritem.
  2. Caso tenha um corte na área do pulso, um bracelete ou um relógio grandes ajudarão a escondê-lo. Coloque um curativo embaixo da joia para não irritar a ferida.
  3. Caso tenha feridas ou arranhões superficiais nos braços ou nas pernas, como os causados por um gato, você pode cobri-los com maquiagem. Escolha algo com subtons amarelos e rosados para ficar melhor [15] .
    • Você pode usar um pincel delineador e um corretivo um pouco mais escuro do que seu tom de pele para passar a maquiagem sobre a região.
    • Não aplique maquiagem em uma ferida nova ou em um corte profundo, pois os produtos podem causar infecções.
  4. Compre ataduras com estampas divertidas para "esconder" o corte, porém deixando-o à vista. Um personagem de desenho ou uma estampa podem ajudar a melhorar seu humor também.
Método 3
Método 3 de 5:

Cobrindo os cortes no seu rosto

PDF download Baixe em PDF
  1. Não use sabonete e não esfregue seu rosto com uma toalha, já que a pele dessa região costuma ser bem fina e se irritar facilmente. Em vez disso, jogue a água fria no local de leve.
  2. O frio ajudará a encolher os vasos sanguíneos e a fazer com que o corte pare de sangrar.
    • Os colírios vasoconstritores podem ter um efeito semelhante [16] .
  3. Embora existam bastões hemostáticos disponíveis para a compra, um protetor labial básico também serve. Esses produtos ajudam a selar o corte e a evitar que ele fique infeccionado. Deixe secar por alguns minutos [17] .
    • Para obter os melhores resultados, use um protetor sem cor e sem sabor. Você também pode aplicar vaselina sem cheiro.
  4. Selecione um produto do mesmo tom da sua pele ou um tom mais claro.
    • Use um cotonete ou um pincel delineador para aplicar com cuidado o corretivo no centro do corte.
    • Misture o corretivo passando o pincel por sobre o corte ou usando o dedo para aplicar o produto para fora, em direção às bordas.
    • Fixe o corretivo usando pó. Selecione um produto translúcido ou sem cor para não chamar mais atenção para o local. Use uma esponja ou um pincel adequado para passar o pó sobre o corte e misture fazendo movimentos de varredura circulares [18] .
Método 4
Método 4 de 5:

Utilizando produtos tópicos que minimizem as cicatrizes

PDF download Baixe em PDF
  1. Um produto com zinco ou dióxido de titânio bloqueará os raios UVA e UVB que podem fazer com que a cicatriz do corte desenvolva hiperpigmentação, ou mudança de cor excessiva como resultado da exposição ao sol.
  2. Embora várias empresas vendam cremes caros e declarem que seus ingredientes diminuirão as cicatrizes, há poucas evidências de que esses produtos com base em manteiga de cacau ou vitamina E funcionem melhor do que a simples vaselina. A chave para diminuir as cicatrizes é manter o local úmido, e a vaselina cumpre bem esse papel.
  3. Esse produto está disponível em muitas farmácias e deve ser aplicado diariamente. Saiba que essa não é uma solução rápida: a fita precisa ser usada por pelo menos três meses para produzir os melhores resultados [19] .
Método 5
Método 5 de 5:

Lidando com a automutilação

PDF download Baixe em PDF
  1. A automutilação geralmente surge durante a adolescência, embora alguns comecem a praticá-la com apenas 11 ou 12 anos de idade. Reconhecer o que causa esse comportamento pode dar algumas indicações de como procurar ajuda.
    • Emoções fortes e sufocantes: cortar-se parece ser a única maneira de expressar ou interromper sentimentos esmagadores demais para se ignorar? Você sente pressão para ser perfeito, ou como se nunca pudesse ser bom o bastante? Sente que outros estão colocando você sob uma opressão insuportável? Cortar-se ajuda você a sentir a dor que vem de outro trauma?
    • Uma necessidade de concentrar a dor em algo específico e visível: você sente que precisa controlar sua fonte de dor? Cortar-se é algo que pode substituir uma dor interna invisível, porém bastante real?
    • Uma sensação de alívio: você se sente aliviado ao se cortar? Pode estar se beneficiando das endorfinas, hormônios que são liberados durante o esforço físico e os ferimentos. Como alternativa, "ver" a dor emocional que você sente pode dar uma sensação de alívio.
    • Um vício: você tem a sensação de que adquiriu o hábito de se cortar? É necessário se machucar mais para alcançar a mesma sensação de alívio?
    • Outros problemas de saúde mental: você está com sintomas de outras doenças mentais, como depressão, transtorno bipolar ou outros distúrbios de personalidade? Está passando por estresse pós-traumático?
    • Pressão social: outras pessoas estão influenciando você para experimentar a automutilação? Você está se cortando para ganhar a aprovação de um amigo ou para ser aceito por um grupo [20] ?
  2. Caso você esteja se automutilando por algum dos motivos destacados, é necessário procurar tratamento. Sua saúde e seu bem-estar são importantes. Fale com um amigo ou ente querido de confiança, ou considere visitar um centro de saúde ou um conselheiro escolar; qualquer lugar onde você se sinta seguro.
    • Decida uma data para parar e busque a ajuda de familiares ou amigos para se ater a seu compromisso.
    • Substitua esse hábito por comportamentos positivos. Caso experimente uma sensação de alívio ao praticar a automutilação, por exemplo, calce um tênis de corrida quando sentir vontade de se cortar e saia para fazer um pouco de exercício. Você pode substituir o surto de endorfina causado pela automutilação pelo da corrida? Se os seus amigos estiverem pressionando você para se cortar, afaste-se dessa situação participando de uma nova atividade.
    • Obtenha tratamento terapêutico para lidar com os fatores subjacentes que contribuem para seu comportamento automutilatório. Seu terapeuta ajudará você a entender por que está se cortando e trabalhará contigo para encontrar maneiras melhores de lidar com as fontes de estresse e perturbação emocional. O profissional ainda poderá diagnosticar problemas de saúde mental que possam impactar seu desejo de se cortar.
    • Considere entrar em um centro de reabilitação para automutilação se você estiver sofrendo de verdade com esse problema. Você encontrará apoio e amizade nesse grupo, e desenvolverá habilidades valiosas para lidar com a condição.
  3. É vital comprometer-se a superar seu comportamento [21] . Seu terapeuta pode ajudar você a desenvolver comportamentos e ferramentas positivos para reconhecer os vários atributos maravilhosos que você traz para o mundo. Você é uma pessoa valiosa.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 480 vezes.

Este artigo foi útil?