Baixe em PDF Baixe em PDF

Superfícies de vidro ficam lindas quando estão sem manchas e transparentes — mas nem sempre precisam estar assim! Escrever e desenhar em vidro é uma forma simples de se dar um toque decorativo ou pessoal. Tudo o que você precisa fazer é decidir se quer usar tinta temporária ou permanente, encontrar ou criar um padrão e fazer a arte desejada diretamente sobre o vidro.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo a tinta ou o instrumento de escrita

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de marcador funciona bem em superfícies de vidro. Suas marcações também são fáceis de apagar — e erros não serão problema algum!
    • Essa tinta não é necessariamente segura para o uso em superfícies de vidro usadas na alimentação. Confira as informações no rótulo para saber mais.
  2. Esse tipo de marcador difere dos anteriores pelo fato de serem semipermanentes, não podendo ser simplesmente apagados com um pano seco ou apagador de quadro branco.
    • Para apagar essas marcações, limpe a superfície com um pano umedecido. Marcadores de apagamento úmido facilitam o processo de lavagem no caso de erros. Você poderá usar produtos de limpeza voltados para janelas ou vidros em geral ou, até mesmo, água para umedecê-los.
    • Essa tinta não é necessariamente segura para o uso em superfícies de vidro usadas na alimentação. Confira as informações no rótulo para saber mais.
  3. Esses marcadores, como diz o nome, usam um tipo de tinta com resistência a desbotar ou se apagar. Se o que for escrito em vidro precisa perdurar por um longo tempo, o marcador permanente é a sua melhor opção.
    • Deixe a tinta secar por um ou dois minutos após a escrita para dar a ela tempo de se firmar.
    • Muitos marcadores permanentes, embora rotulados como atóxicos, não são seguros para o uso em superfícies usadas na alimentação. [1] Confira a embalagem para mais informações se você planeja usá-los em pratos alimentícios.
    • Caso precise apagar o que foi escrito com um marcador permanente, não se preocupe. Para a remoção, passe um marcador de tinta seca ou úmida sobre a escrita. [2] Antes que se seque, basta apagá-los — e o marcador permanente também sairá!
  4. Canetas de tinta usadas em projetos artesanais estão disponíveis em lojas de artesanato. O resultado não necessariamente será tão duradouro quanto o de um marcador permanente, mas canetas de tinta não ficam muito longe. [3] É importante comprar um produto com uma tinta que seja segura para o uso em vidro, especialmente se quiser usá-la em pratos alimentícios. Para que as marcações fiquem permanentes, será preciso esperar que a tinta fique plenamente curada por aproximadamente 24 horas, deixando o vidro à parte e evitando tocar nos padrões feitos até a secagem completa. [4]
    • Se você precisa que a tinta se assente com maior rapidez, coloque o vidro em um forno para acelerar a cura, desde que se trate de um material termorresistente e seguro para a inserção em um forno. [5] Quando terminar de escrever no vidro, deixe-o esfriar. Coloque o forno a 150 °C e aqueça-o. Assim que o material chegar nessa temperatura, desligue-o e espere até esfriar. A tinta agora estará curada!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um estêncil

Baixe em PDF
  1. É preciso deixá-lo completamente limpo para que nenhum resíduo de pó ou gordura interfira com o resultado. [6] Lave-o com água morna ensaboada e enxágue-o bem. Deixe-o secar por 15 minutos antes de começar a escrever.
  2. A depender da razão para a escrita, você pode escolher o que quiser. O único ponto importante é ser algo imprimível e que caiba na superfície de vidro que será usada. [7]
    • Personalize o vidro com o seu nome ou um monograma. [8]
    • Faça cenas divertidas com animais ou paisagens nas janelas de um quarto infantil ou em um carro.
    • Desenhe em uma lâmpada para dar cor à iluminação dos espaços.
    • Rotule jarros e recipientes pela casa para decorar o armazenamento.
  3. A imagem do estêncil deve estar no lado que não será desenhado, permitindo a você acompanhar seu desenho. [9]
    • Se estiver personalizando uma taça de vinho, por exemplo, você adesivará o estêncil em seu interior (que será preenchido pelo vinho) com o padrão voltado para fora.
  4. Siga as linhas no lado do vidro oposto àquele em que o estêncil estiver. Segure a taça com firmeza para deixá-lo claro e fácil de contornar. [10]
  5. O intervalo de tempo necessário para secar dependerá do tipo da ferramenta de escrita ou desenho utilizada. No caso de marcadores permanentes e não permanentes, isso deve levar um a dois minutos. No caso de canetas de tinta, podem ser necessárias 24 horas para que a tinta esteja plenamente seca e curada.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo desenhos à mão livre

Baixe em PDF
  1. É preciso deixá-lo completamente limpo para que nenhum resíduo de pó ou gordura interfira com o resultado. [11] Deixe-o completamente seco, pois o excesso de umidade pode borrar a tinta aplicada.
  2. Escreva e desenhe o que quiser! Faça notas para si mesmo no espelho ou na janela da porta de casa. Brinque de forca nas janelas ou nas mesas de vidro das áreas comuns. Escreva nomes nos copos para que ninguém se confunda outra vez.
  3. O intervalo necessário para a secagem dependerá do tipo de ferramenta usada para escrever ou desenhar. No caso de marcadores permanentes e semipermanentes, isso pode levar de um a dois minutos. No caso de canetas de tinta, por sua vez, podem ser necessárias 24 horas para que a tinta esteja plenamente seca e curada.
    Publicidade

Dicas

  • Se você é ainda um iniciante ou não tem talento como artista, experimente usar uma ferramenta não permanente para começar — se cometer algum erro, fica fácil tentar novamente.
Publicidade

Avisos

  • Permanente significa permanente! Tome muito cuidado ao escrever ou desenhar em vidro usando um marcador permanente ou uma caneta de tinta. Se cometer algum erro, você talvez não consiga salvar o padrão sem um tremendo trabalho de limpeza. É sempre bom começar com algo que pode ser facilmente apagado.
  • Em caso de erros, o marcador permanente e a tinta acrílica podem ser removidos esfregando-se o vidro com uma esponja áspera ou com palha de aço, mas vale lembrar que ele pode acabar danificado no processo.
  • Nem todas as tintas destinadas ao uso em vidro são atóxicas ou seguras para superfícies alimentícias. Leia as embalagens com cuidado antes de usá-las para escrever em algo usado para comer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 843 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade