Baixe em PDF
Baixe em PDF
Às vezes, os copos ficam entalados ao serem empilhados. Geralmente isso ocorre porque o vidro se expande quando lavado na água quente e se contrai ao esfriar. Continue lendo para descobrir como girar, aquecer e lubrificar os copos até que eles se separem.
Passos
-
Entenda como o vidro responde ao calor. Geralmente os copos ficam presos quando são empilhados imediatamente após serem lavados. O vidro se expande quando aquecido e se contrai ao esfriar, em alguns casos fazendo com que os copos fiquem presos. [1] X Fonte de pesquisa Mas não se preocupe, você pode usar essa dinâmica a seu favor para separar os copos. Será necessário esfriar o copo preso por dentro e aquecer o copo preso por fora para separá-los.
- Tome mais cuidado após lavar os copos e evite esse tipo de problema. Espere eles esfriarem antes de empilhá-los. Se eles forem lavados com água fria, provavelmente não ficarão presos.
-
Aqueça o copo preso por fora. Esse método é mais perigoso e deve ser executado cuidadosamente. O copo do lado de fora, o qual encolheu, deve ser expandido para permitir a liberação do copo de dentro. Aqueça o copo do lado de fora levemente deixando-o na água quente por um minuto ou mais. Se tiver sorte, os copos soltarão. Se não, será necessário esfriar o copo de dentro enchendo-o com água fria.
- Evite utilizar gelo ou água fervente. O copo pode quebrar violentamente após a mudança súbita de temperatura. Como ele já está em estado de compressão, a situação é ainda mais arriscada.
-
Esfrie o copo preso por dentro. Caso não consiga soltar os copos com o aquecimento do copo de fora, tente esfriar o copo de dentro. O copo do lado de fora vai se expandir, e o do lado de dentro vai se contrair.
-
Use uma tigela de água quente. Encha o copo de dentro com água fria. Em seguida, encha uma tigela rasa com água quente e mergulhe a base do copo do lado de fora. Deixe os copos na água por alguns minutos e tente separá-los em seguida. [2] X Fonte de pesquisa
-
Puxe os copos delicadamente. A mudança de temperatura provavelmente soltará os copos. Segure-os firmemente, com uma mão na base do copo de fora e outra circulando a boca do copo de dentro. Gire e incline os copos, em seguida puxando-os até que eles se separem.
- Se os copos não se separarem, tente deixá-los mais tempo na água para que se expandam ou contraiam. Mantenha a base do copo na água quente e tente novamente após alguns minutos.
Publicidade
-
Tente girar ou inclinar os copos até a separação. É improvável que qualquer copo seja perfeitamente redondo, e o copo de dentro pode estar apenas preso entre dois pontos do copo de fora. Caso ele se mova, será mais fácil soltá-lo.
-
Seja delicado. Lembre-se de não aplicar muita força ao manusear os copos. Se forçar demais, os copos podem quebrar. Além disso, eles podem escorregar e cair da sua mão ao se separarem subitamente.
- Segure os copos com firmeza. Seque os copos e as mãos antes de começar. Se as suas mãos estiverem molhadas, os copos podem escorregar e cair no chão!
-
Cogite quebrar um dos copos. Se realmente não conseguir soltá-los, quebrar um deles pode ser a única solução. Coloque o copo em uma superfície sólida e fácil de limpar ou segure a base cuidadosamente. Bata de leve na boca do copo preso por fora com um martelo até que o vidro rache. Pode ser que os dois copos quebrem no processo, portanto esse método só deve ser usado em último caso.
- Lembre-se de limpar os cacos de vidro em seguida. Segurança em primeiro lugar!
-
Assopre na fresta entre os copos. Em alguns casos, há uma camada fina de água mantendo os dois copos presos. Tente enfiar um canudo entre os copos e assoprar. Se conseguir liberar uma pequena quantidade de água, já será suficiente. No entanto, assopre o máximo que conseguir, tendo em vista que o canudo estará completamente apertado.Publicidade
-
Aplique um pouco de lubrificação. Se os copos não se separarem de forma alguma e girá-los ou incliná-los não estiver adiantando, a próxima etapa será lubrificá-los levemente. Você pode utilizar um pouco de azeite, óleo de girassol ou sabão. Este método é ainda mais eficiente em casos nos quais um copo está virado dentro do outro e não simplesmente entalado.
- Pode ser uma boa ideia utilizar o método da lubrificação juntamente com o aquecimento dos copos, principalmente se a tarefa de separá-los estiver muito difícil.
- Em último caso, use óleo WD-40. Borrife-o na fresta entre os copos. O lubrificante se espalhará por conta própria, facilitando bastante a separação. Lave bem os copos após esse procedimento, pois o WD-40 é tóxico para os seres humanos.
-
Coloque óleo na fresta entre os copos. Vire os copos até que o óleo entre em contato com a área presa. Pode ser que eles se soltem enquanto o óleo estiver se movimentando entre eles. Molhe os copos para espalhar o lubrificante.
- Tente usar um canudo fino ou uma faca para empurrar o líquido até o fundo. Não faça movimentos bruscos!
-
Gire os copos até eles se separarem. Quando eles estiverem lubrificados o suficiente, segure o interior do copo de dentro com a mão dominante e o copo de fora com a outra mão. Gire-os em direções opostas para tentar soltá-los. Ao mesmo tempo, tente puxá-los até se separarem (utilizando menos força). Concentre-se em girar os copos e não em puxá-los. Se eles soltarem no processo, será fácil puxá-los em seguida.
- Não tente puxar os copos de uma vez! A força usada nesse tipo de movimento pode quebrar o vidro.
Publicidade
Dicas
- O método descrito funciona, pois faz com que o copo de dentro se contraia e o copo de fora se expanda.
Publicidade
Avisos
- Tente separar os copos sobre a pia para não derrubá-los.
- Não mergulhe copos delicados na água quente, a não ser que tenha certeza de que eles não quebrarão.
- Segure os copos próximos à superfície da pia e tome cuidado para não derrubá-los. O vidro molhado pode ser escorregadio.
Publicidade
Materiais Necessários
- Água quente e fria
- Uma tigela rasa (opcional)
Referências
Publicidade