Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguma vez você já se perguntou como se escreve um mangá? Bem, aqui estão algumas dicas básicas para ajudar a começar.

  1. Ele pode ser de romance, aventura, ação, comédia ou uma mistura de tudo.
  2. Nunca é demais salientar isso.
  3. Se você não tiver um objetivo, então a história provavelmente se esparramará em direções totalmente diferentes e os leitores ficarão completamente perdidos.
  4. Por exemplo, se você resumisse a história de “Death Note”, provavelmente seria algo como “um caderno amaldiçoado faz com que um rapaz mate criminosos pelo mundo, o que o coloca na mira do maior detetive de todos”. Se você for capaz de fazer isso, escrever a história será moleza.
  5. Se o cenário for de mentirinha, pense em alguma história que aconteceu lá e de algumas regiões em torno. Se for um lugar de verdade, como o Japão, faça uma pesquisa sobre ele e veja os resultados. Utilize algumas das informações no mangá.
  6. Faça um protagonista e um antagonista; delineie o que eles gostam e não gostam, seus medos e, principalmente, a história deles. Lembre que todos os personagens devem ser redondos, não planos. Isso significa que eles tomam atitudes imprevisíveis. Que tal se eles tiverem uma característica estranha? Por exemplo, eles podem ser desajeitados, ter um humor terrível ou ser obcecados pelo próprio cabelo. É você quem sabe. Lembre-se de que os personagens basicamente fazem toda a história. Cada história tem pelo menos um personagem principal e uma pessoa ou algo que se opõe a ele, assim como um elenco de apoio. Dê a todos uma aparência diferente para que você consiga distingui-los num piscar de olhos. Isso é especialmente útil se você não for muito bom em desenhar. Fazer os personagens realmente desafia a sua criatividade, mas é muito divertido!
  7. Se você não for muito bom em desenhar, tente encontrar alguém que seja. Você escreveria a história e a outra pessoa a desenhará. Muitos mangás foram escritos assim, inclusive o Death Note. Porém, a história precisa ser muito boa se você quiser um artista realmente bom. Além disso, não mude repentinamente a trama, senão o artista poderá se irritar sempre que tiver que desenhar e redesenhar — você não quer isso, certo?
  8. Muitas pessoas usam os mangás como um guia para desenhá-los. É sempre bom se familiarizar com um mangá, ou entender o conceito dele, antes de começar a trabalhar. Apenas não copie, pois isso é plágio.
    Publicidade

Dicas

  • Pense em bons enredos no seu tempo livre.
  • Faça PRIMEIRO um rascunho, depois parta para o projeto e os materiais finais, pois isso faz uma grande diferença.
  • Divirta-se criando uma variedade de personagens principais e coadjuvantes. Dê a eles aparências diferentes (para que seja possível distingui-los), personalidades variadas, vários níveis de autoconfiança, maneiras diversas de pensar e, caso aplicável, diferentes poderes mágicos. Dê a eles forças e fraquezas. Os heróis perfeitos demais não são críveis e, do mesmo modo, os vilões que têm apenas falhas são inacreditáveis. Dê a cada personagem uma quantidade igual de forças e fraquezas para aumentar a credibilidade.
  • Os mangás têm muitos gêneros, sendo que os maiores de todos são o Shoujo (geralmente focados no romance e voltados para audiências compostas por meninas adolescentes) e o Shonen (geralmente focado na ação e nas lutas e voltado para audiências compostas por meninos adolescentes). Existem muitos outros gêneros: fantasia, oculto/horror etc. Você pode ficar com apenas um ou misturar os gêneros, para criar um conceito totalmente novo. Quais você acha que são melhores para o seu estilo de escrita e desenho?
  • Varie a disposição em cada página, pois a mesma configuração dos quadrinhos todas as vezes acaba ficando repetitiva.
  • Divirta-se!
  • Nos mangás japoneses tradicionais, os quadrinhos e os balões de diálogos são lidos da direita para a esquerda. Contudo, os mangás ocidentais que são lidos da esquerda para a direita estão surgindo com mais frequência agora. Crie o seu da maneira que preferir.
  • Leia alguns livros sobre como desenhar mangás. Eles o ajudarão a refinar a sua habilidade de desenho e alguns até fornecem ideias que ajudam a pensar em enredos e personagens. A série “Manga Mania”, de Christopher Hart, e o "Ultimate Manga Lessons", de Hikaru Hayashi, são muito úteis.
Publicidade

Avisos

  • Não copie o trabalho de outra pessoa! Você não quer se processado pelos direitos autorais!
  • Seja paciente caso alguém não goste de suas ideias. Talvez seja hora de voltar para a prancheta, ou talvez você tenha algo muito bom, mas que simplesmente não é a praia deles. As séries Harry Potter e Crepúsculo foram rejeitadas por mais de dez editoras cada, mas agora veja como são populares!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 678 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade