Baixe em PDF Baixe em PDF

O maior desafio ao se escrever um poema de amor é ser sincero sem parecer piegas ou imaturo demais. Um poema de amor pode ser um bom presente de aniversário de casamento ou de namoro, ou simplesmente para ser entregue como um gesto de carinho. Para escrever o seu, basta começar tendo ideias. Em seguida, escreva o primeiro rascunho se concentrando em ser original e usar detalhes sensoriais. Por fim, faça os ajustes finais e entregue da forma mais romântica possível, para mostrar que foi algo feito com o coração.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo ideias para o poema de amor

Baixe em PDF
  1. Comece escrevendo todas as palavras ou frases que venham à sua mente. Use substantivos, verbos e adjetivos que possam exprimir bem os seus sentimentos. [1]
    • Veja alguns pensamentos que poderiam surgir ao se pensar em um par romântico: “sexy pela manhã”, “a risada mais gostosa do mundo” e “sempre otimista, mesmo nos momentos de crise”.
  2. Tente lembrar-se de uma ocasião especial para o casal, como quando se viram pela primeira vez e se apaixonaram, por exemplo. Pesquise bem as suas memórias e tente resgatar cada detalhe daquele momento. Se preferir, tente se lembrar de uma experiência pela qual passaram juntos.
    • Conte sobre uma viagem que fizeram em casal e como você se sentiu acolhido e protegido ao lado da pessoa amada.
  3. Para entender um pouco mais desse gênero poético, leia poemas clássicos que são tidos como bons exemplos. Procure ler poemas de diferentes formas, de sonetos a haicais e versos livres. Veja alguns exemplos:
    • “O amor é isso. Não prende, não aperta, não sufoca. Porque quando vira nó, já deixou de ser laço”. Mário Quintana.
    • “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”. Fernando Pessoa.
    • “Eu sem você sou só desamor. Um barco sem mar, um campo sem flor. Tristeza que vai, tristeza que vem. Sem você, meu amor, eu não sou ninguém”. Vinícius de Moraes.
    • “Se soubesses como eu gosto do teu cheiro, teu jeito de flor, não negavas um beijinho a quem anda perdido de amor”. Tom Jobim.
    • “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É um cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade; Mas como causar pode seu favor; Nos corações humanos amizade; Se tão contrário a si é o mesmo amor?”. Luís Vaz de Camões.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo o poema de amor

Baixe em PDF
  1. Existem várias formas poéticas diferentes que podem ser atribuídas a um poema de amor. As duas mais usadas são: soneto e verso livre (também chamado de irregular). Contudo, também é válido tentar escrever um haicai ou um acróstico. Escolha a forma com a qual a pessoa amada virá a se identificar mais e, também, não se esqueça de levar em consideração a sua habilidade poética. [2]
    • Pense se prefere escrever um poema com rimas e uma estrutura rígida ou se deseja ficar mais à vontade.
    • Por exemplo, as pessoas mais românticas são apaixonadas pela beleza dos sonetos.
  2. Tente descrever gostos, cheiros, toques, sons e sentimentos no poema. Use todos os seus sentidos para compartilhar os sentimentos em cada verso. Aproveite para descrever uma ocasião espacial que o casal viveu junto. [3]
    • Por exemplo, através da audição é possível descrever o som dos copos se tocando (como se fossem estrelas em forma de pequenos cristais caindo do céu) durante o jantar de noivado.
  3. Com as metáforas e as analogias o poema ficará muito mais criativo e bem trabalhado. A metáfora é uma figura de linguagem na qual se substitui uma palavra por outra para descrever algo, alguém ou uma ação. Já as analogias são comparações. Veja os exemplos e repare no uso da palavra “como”: [4]
    • Metáfora: “Meu namorado é um tigre feroz” (não é usada a palavra “como”);
    • Analogia: “Minha namorada fica vermelha como um pimentão quando eu a elogio” (a palavra “como” é usada para fazer a comparação).
  4. Não é difícil acabar soltando clichês quando se trata de um poema de amor. Não utilize frases que já foram ditas tantas vezes que já perderam o sentido. Quando perceber que um verso está soando familiar, substitua-o imediatamente por algo que seja mais original segundo a sua visão de poeta. [5]
    • Por exemplo, em vez de escrever “Meu amor é como uma rosa vermelha”, escreva: “Meu amor é como uma margarida silvestre” ou “Meu amor é como uma rapadura”.
  5. Escreva um poema leve e bem-humorado para não ficar parecendo muito imaturo ou sentimental demais. Tente incluir momentos ou versos engraçados que soem despretensiosos e divertidos. O importante é que a pessoa se divirta enquanto lê. [6]
    • Por exemplo, escreva um verso que descreva como os opostos, realmente, se atraem.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando os toques finais

Baixe em PDF
  1. Assim que terminar de escrever o primeiro rascunho, leia-o para saber como ele soa em voz alta. Leia lentamente várias vezes. Observe se existem versos ou palavras que não soem muito bem ou que estejam muito vagos. Substitua imediatamente os clichês e as expressões que já tenham sido muito usados.
    • Preste, também, muita atenção para ver se não há erros ortográficos, gramaticais ou de pontuação.
  2. Peça a opinião de amigos próximos, familiares, colegas e outros em quem confie. Dê preferência para aqueles que já conheçam a pessoa para quem o poema está sendo dedicado. Pergunte se acham que ela gostará e esteja pronto para ouvir e para aceitar qualquer crítica construtiva. Por fim, faça mais uma revisão para adaptar as novas sugestões.
  3. Para que a ocasião seja ainda mais especial, escreva o poema à mão em um cartão artesanal. Se preferir, digite-o e imprima-o em papel especial.
    • Se possível, acompanhe o cartão com um pequeno presente para demonstrar o seu amor.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 144 893 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade