Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você é aquele tipo de pessoa que possui tempo e um profundo interesse em anime, mas não sabe desenhar, saiba que existem as light novels (raito noberu, ライトノベル), que é um estilo asiático de literatura. As light novels são primariamente japonesas, mas existem publicações chinesas e taiwanesas. O tamanho delas pode variar entre 20.000 e 50.000 palavras. Muitos animes bastante conhecidos no Brasil, como "Samurai X" e "Cavaleiros do Zodíaco", são baseados em obras populares "ranobe". O mercado das light novels está sempre em ascensão. Portanto, caso queira escrever uma obra assim, você está no caminho certo!
Passos
-
Leia uma light novel . Faça isso para exercitar sua criatividade antes de começar uma. Leia com muita atenção. [1] X Fonte de pesquisa
- Compre algumas light novels e estude o estilo de escrita.
-
Espere encontrar muitos diálogos. As light novels focam nos diálogos, portanto, preste atenção nas citações dos personagens e no modo como se expressam. No entanto, tenha em mente o público alvo do livro que você escreverá. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso o público alvo seja o povo ocidental, não passe o tempo todo só no diálogo; descreva! Você não quer confundir seu público. Além disso, os leitores poderão se perder no meio de um diálogo que não tem nenhuma descrição.
-
Procure atender mais de um grupo de pessoas. Por exemplo, se você estiver apenas escrevendo para quem é fã de anime, um leitor comum (que talvez nem assista anime) provavelmente não entenderá as piadas ou referências do enredo, a não ser que eles tenham conhecimento sobre a cultura japonesa. [3] X Fonte de pesquisa Isso é um erro comum e até fatal para aqueles que querem escrever uma light novel, ou ranobe, em uma língua que não seja o japonês; a maioria dos leitores ficará confusa com algumas coisas, o que fará com que o livro não venda.Publicidade
-
Planeje sua light novel . É claro, toda boa história vem de boas ideias, sendo que a light novel não é uma exceção. [4] X Fonte de pesquisa Pergunte a si mesmo sobre o que você quer escrever. Usando "Haruhi Suzumiya" como exemplo, como o mundo poderia ser mudado por uma pessoa sem que ela ao menos saiba disso? Crie uma história convincente e com algum sentido. Não se esqueça dos personagens! Toda história, novela ou romance possui personagens (cada um com um ponto de vista próprio), tal como um enredo e tema.
-
Faça um planejamento. Reserve um tempo para a escrita, mas não se obrigue a escrever quando as ideias tiverem se esgotado; caso venha a ter um bloqueio criativo, reserve um tempo para organizar seus pensamentos. Coloque no papel o tempo livre que você tem em cada dia, então escreva as páginas com o seu coração.Publicidade
-
Escreva o primeiro rascunho. Claro, a primeira escrita aparecerá cheia de erros de digitação ou continuidade de história, mas ao menos está escrito, não é? Além disso, o primeiro rascunho é apenas um rascunho. [5] X Fonte de pesquisa Depois, você poderá editar o que foi escrito, corrigindo qualquer erro de digitação, gramática ou história. Após constantes edições, seu primeiro capítulo estará pronto. Depois disso, faça o mesmo para os capítulos restantes até você sentir que a história está boa para ser lida, isso se não estiver pronta para ser publicada. Se a sua obra estiver em um estado onde nem você a compraria em uma livraria, isso significa que ela deverá ser continuamente editada.
-
Mantenha uma continuidade. A continuidade é a consistência da sua história; organize a sequência de informações ou eventos. Anote grandes eventos da história para não precisar ficar voltando neles para alguma referência.
-
Salve sua escrita em um computador. Caso você tenha iniciado sua história em um computador utilizando um processador de texto, salve o documento. Para aqueles que escrevem à moda antiga, pegue o que você escreveu no papel e passe para o computador (utilize o corretor ortográfico do processador de texto para dar uma revisada na ortografia).
-
Após salvar o documento, acrescente as ilustrações desenhadas por você mesmo ou por um artista contratado. Não há necessidade da presença de diálogo nas ilustrações, visto que a parte escrita vai lidar com isso. Acrescente as ilustrações no ápice de cada ação, a fim de ilustrar devidamente a cena. Salve o documento.Publicidade
Dicas
- Nenhuma light novel deve ser escrita sem ilustrações; ilustrações no estilo mangá são necessárias, isso porque várias light novels são adaptações de mangá; por que fazer diferente?
- Caso você realmente não saiba desenhar, colabore com alguém que saiba — um exemplo é a série "Maria-sama ga Miteru", que é o trabalho do autor Konno Oyuki e do ilustrador Hibiki Reine.
- A não ser que você queira algo mais realístico, aí a coisa é diferente.
- TV Tropes Wiki é um bom site para aprender todos os tipos de tropos (figura de linguagem na literatura); além disso, o site explica como os tropos são integrados em vários tipos de literatura e mídia, até mesmo na realidade. No entanto, procure não usar muito o TV Tropes Wiki, ou então sua história parecerá bastante clichê.
Publicidade
Avisos
- Não fique obcecado por apenas um capítulo. Lembre-se de que você sempre pode voltar nele durante a revisão.
- Não plagie.
- Apesar do que foi dito neste artigo, tente não se limitar a uma contagem diária de palavras; no entanto, organize seu tempo livre para a escrita. Escreva o que você quiser; permita que a criatividade flua!
Publicidade
Materiais Necessários
- Caneta ou lápis;
- Um ou dois cadernos;
- Um computador, de preferência um laptop;
- Uma light novel (a obra "Suzumiya Haruhi no Yūutsu" é um bom começo).
Referências
- ↑ https://blog.reedsy.com/how-to-write-a-novel/
- ↑ https://www.animenewsnetwork.com/bbs/phpBB2/viewtopic.php?t=2818928
- ↑ https://www.animenewsnetwork.com/bbs/phpBB2/viewtopic.php?t=2818928
- ↑ https://blog.reedsy.com/how-to-write-a-novel/
- ↑ https://nybookeditors.com/2017/01/guide-writing-novel-one-year/
- ↑ https://www.janefriedman.com/13-most-common-self-publishing-mistakes-to-avoid/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 757 vezes.
Publicidade