Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma sinopse é um resumo detalhado que descreve o conteúdo de um texto escrito do início ao fim. Porém, diferentemente do resumo em si, que dá uma ideia geral da história, a sinopse contém todos os pormenores do enredo, incluindo o final. Geralmente, os autores de romances, roteiros ou afins enviam tais documentos às editoras ou aos agentes literários. Uma sinopse adequada aborda o conflito principal e a resolução da história, além de descrever o desenvolvimento emocional do personagem central. Se você tiver que fazer uma, revise o trabalho com cuidado — pois ele vai ser usado em projetos importantes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dando forma à sinopse

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, os agentes literários ou as editoras só se interessam por manuscritos completos. Se for o caso, você pode escrever a sinopse depois de terminar o manuscrito para identificar os personagens principais, os temas e o conflito da obra. [1]
    • Muitos autores renomados já não precisam enviar tais propostas de obras, mas os novatos do mercado não têm o mesmo privilégio.
    • Você precisará saber como a história termina para escrever a sinopse, já que deve incluir a resolução do conflito no documento.
    • Releia a primeira frase de cada capítulo ou cena para refrescar sua memória quanto à trama.
  2. Fale do protagonista, do par romântico, dos vilões e dos mocinhos. Você só é obrigado a citar quem for importante: pense bem antes de escrever. [2]
    • Cada personagem deve ser dinâmico, e não plano. Eles precisam ser redondos e capazes de mudança. Além disso, cada personagem deve afetar a história de maneira significativa.
  3. A sinopse deve cobrir toda a narrativa central, mas não precisa incluir tramas secundárias — a menos que ela tenha impacto direto na resolução do conflito principal. Tente falar desde o início ao fim do problema. [3]
    • Se tiver escrito um romance ou uma memória, você pode resumir cada capítulo em uma só frase. Por exemplo: "Rodrigo busca o seu pai, mas acaba encontrando um velho amigo".
    • Se tiver escrito um roteiro ou uma peça teatral, faça uma lista do que acontece em cada ato. Por exemplo: "Rodrigo entra no armazém; logo, começa um tiroteio".
    • Se tiver compilado contos ou poemas, identifique os temas principais de cada texto. Por exemplo: "Esta coleção explora as temáticas da memória, da infância e da inocência".
  4. As editoras e os agentes literários leem centenas de sinopses por semana. Para que a sua se destaque, você deve dar mais ênfase ao que é peculiar. Aproveite a oportunidade para deixar o texto diferente ou interessante. [4]
    • Você conta a sua história de um ponto de vista interessante? Se sim, fale sobre ele: "Esta história fala do último duende que vive no mundo subterrâneo".
    • A história tem uma reviravolta inesperada? Fale dela, mas sem estragar o mistério: "João Paulo logo percebe que o assassino estava mais próximo do que ele imaginava".
    • A história preenche determinado nicho de mercado? Diga quem pode se interessar por ela: "Esta memória explora como é pertencer a uma geração perdida".
  5. Cada editora segue uma política diferente quanto à extensão das sinopses. Antes de começar a escrever, tente encontrar essas informações nos sites ou por meio dos telefones das empresas. [5]
    • As sinopses de romances podem ter de duas a mais de 12 páginas.
    • As sinopses de roteiros podem ter uma só pagina, sem mesmo passar das 400 palavras.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo uma primeira versão da sinopse

Baixe em PDF
  1. Mesmo que tenha escrito uma memória ou uma obra em primeira pessoa, sempre pense na sinopse na terceira: "ele", "ela", "eles", etc. Além disso, repita os nomes dos personagens principais de vez em quando. [6]
    • A maioria dos estúdios de cinema e das editoras pede para os autores escreverem os nomes dos personagens em letras maiúsculas. Por exemplo: "JOÃO", em vez de "João".
  2. Use o primeiro parágrafo para falar dos protagonistas e dar uma noção geral do enredo. É nessas horas que você tem que tentar captar a atenção de quem lê, mas sem ser específico demais. [7]
    • Por exemplo, comece o primeiro parágrafo com: "Quando o avião em que Laura está cai em uma parte isolada da Floresta Amazônica, ela entende que, para sobreviver, tem que enfrentar os próprios demônios."
    • Quando apresentar os outros personagens, diga que relação eles têm com o protagonista. Por exemplo: "Laura se junta ao único outro sobrevivente, um pesquisador misterioso chamado Tiago."
  3. Descreva os obstáculos que o personagem vai enfrentar e como ele vai superá-los. Não fale de tramas secundárias, a menos que elas sejam essenciais para a compreensão da história geral. [8]
    • Não entre em muitos detalhes quanto às ações menores e outras tramas secundárias. A sinopse não pode ser confusa: foque na linha principal da narrativa.
    • Por exemplo: "Depois que Jonas derrota o monstro do rio, ele retoma a busca pelo cristal mágico. Quando chega à caverna, o rapaz descobre que a entrada está bloqueada. Assim, acaba aceitando trocar a sua espada pela ajuda de um duende."
  4. O representante da editora ou o agente deve entender exatamente como o enredo termina. Nesse momento, não dê informações novas, nem deixe de fora os detalhes importantes. Quem ler vai querer saber tudo de forma concreta. [9]
    • Por exemplo: "Júlia descobre que Gina roubou o diamante. O filme termina com a polícia prendendo Gina."
  5. Uma boa sinopse inclui o que o personagem faz, sente e confronta, mas sem entrar em todos os pormenores. Deixe de fora todos os personagens dispensáveis e só fale dos eventos principais. [10]
    • Não inclua diálogos na sinopse; só faça um resumo do que os personagens dizem.
    • Fale dos personagens secundários de acordo com as funções, não os nomes. Em vez de "Luís, saxofonista que João encontra certa noite...", opte por "João conhece um saxofonista".
  6. Explore o estado mental e emocional deles após cada reviravolta ou evento. [11]
    • Por exemplo: "Revigorada pela descoberta que fez, Cecília vai atrás de Horácio para contar a novidade. Contudo, fica em choque quando descobre que ele já morreu."
  7. Por mais que você queira deixar a sinopse interessante, não comente sobre a qualidade do seu próprio trabalho. Deixe que o texto fale por si só. [12]
    • Não diga nada como "Em uma cena de arrancar lágrimas" ou "Em um flashback vívido"; só descreva o que acontece de forma objetiva.
    • Não presuma o que os leitores vão sentir. Não diga nada como "Os leitores vão ficar em choque quando descobrirem o que o Lorde Mauro planejou para a Lady Beth". Opte por algo do tipo "Ao passear pelo castelo, a Lady Beth entende aos poucos quais são as intenções do Lorde Mauro".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Editando a sinopse

Baixe em PDF
  1. Cada empresa ou agente literário pode ter regras específicas — como de espaçamento, fonte etc. [13]
    • Se não receber orientações específicas, só inclua o seu nome e o título da obra no topo de cada página.
    • Sempre use margens de 2,5 cm quando for enviar a sinopse.
  2. . O texto deve estar impecável para ser enviado. Leia tudo com cuidado para corrigir os erros de digitação, ortografia, gramática etc. Além disso, tente ser conciso e tire as palavras, frases e os clichês desnecessários.
    • Tente ler toda a sinopse em voz alta para detectar os erros.
    • Você pode contratar um revisor profissional.
  3. Recorra a um amigo ou revisor profissional para dar um olhar externo ao texto e fazer sugestões de mudanças antes do envio à editora.
  4. Não envie o mesmo documento a todos. Identifique que regras específicas tem que seguir em cada caso e faça as devidas adaptações. [14]
    • Por exemplo: pode ser que uma editora só receba sinopses de uma página; nesse caso, concentre-se só no conflito central da trama. Pode ser que outra peça quatro páginas; assim, você pode dar mais detalhes.
    • Se você não fizer esses ajustes, as editoras e os agentes podem nem ler o seu documento.
  5. Geralmente, a sinopse faz parte de uma proposta maior, que pode incluir cartas de apresentação e amostras do trabalho. Cada editora e agente pede algo diferente; informe-se melhor. [15]
    • Na carta, inclua um resumo breve da obra, um parágrafo curto explicando as suas credenciais e dizendo por que a empresa deveria aceitar o seu texto.
    • Na amostra, inclua um ou dois capítulos da obra, um ato do roteiro ou da peça ou um conto da coleção. Em muitos casos, o mais ideal é mandar o primeiro capítulo ou a primeira cena.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 182 096 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade