Baixe em PDF Baixe em PDF

Cultivar uma obsessão pelo passado do seu namorado não é apenas extenuante, é um verdadeiro gatilho para o estresse. Você não é a única pessoa no mundo a pensar no tempo que o cara passou com as ex-namoradas, imaginando as cenas como em um filme e se inflando naquele sentimento incômodo do ciúme. Reconhecer que você não deseja se sentir assim já é um bom começo. Comece a observar o que exatamente a incomoda e tente redirecionar o foco ao momento presente ou experimente fazer alguma atividade para se distrair. Se precisar de ajuda, não tenha medo de correr atrás. Um terapeuta pode ajudá-la a trabalhar os sentimentos e emoções a fim de fortalecer ainda mais seu relacionamento.

Método 1
Método 1 de 2:

Ajustando os pensamentos sobre o passado do cara

Baixe em PDF
  1. Por mais desagradável que seja sentir ciúme pelo passado do seu namorado, milhares de pessoas passam pelo mesmo turbilhão de sentimentos. Não há problema algum em se sentir irritada, ansiosa ou triste. Você não está sozinha nessa! Seja legal consigo mesma. [1]
    • O primeiro passo para superar essa emoção incômoda é reconhecer o sentimento.
  2. Faça três colunas em uma folha de papel. Na primeira, escreva histórias, ações ou lembretes específicos que a fazem se sentir incomodada pelo passado do moço. Na segunda coluna, escreva como se sente. Na terceira e última, anote o que você ou ele poderiam fazer para você se sentir melhor. [2]
    • Na primeira coluna, por exemplo, escreva que não gosta de ver fotos do seu gato com a ex. Na segunda, mencione o nível de irritação e insegurança ao visualizar a imagem. Na última, escreva que você pode parar de olhar as postagens antigas nas redes sociais dele e o cara pode apagar essas fotos.
    • Seu namorado deve apoiá-la nesse momento, mas lembre-se de que é você quem precisa mudar a consciência em relação a isso.
  3. O ciúme faz com que a pessoa queira saber todos os detalhes a respeito do passado do companheiro, busque reafirmação ao se comparar com a namorada anterior ou até mesmo faça acusações. Você pode até tentar se convencer de que só deseja saber a verdade sobre o que aconteceu, mas qualquer resposta que o rapaz der só vai fazê-la se sentir pior. Antes de perguntar qualquer coisa sobre o passado dele, reflita se essa informação vai contribuir com algo de bom ou se só vai fazer você se sentir mais insegura. [3]
    • E isso inclui ficar fuçando as redes sociais dele. Não busque as postagens e os comentários de anos atrás, isso só vai atormentá-la.
    • Saber se o cara tem alguma doença, traumas do passado ou o tipo de carinho que ele curte, tudo bem, mas querer saber cada detalhe da vida sexual dele com a ex não vai ajudar em absolutamente nada.
  4. Existe uma razão para ele querer estar com você agora, e não com outra pessoa. Os relacionamentos antigos acabaram e não têm mais importância alguma para ele. [4]
    • Não há nada que ele possa fazer para mudar o que aconteceu. Por mais que você queira, não existe uma forma de apagar o passado.
  5. Reflita sobre sua própria experiência com o passar dos anos e sobre como cada uma dessas coisas contribuiu para você se tornar quem é. Todo mundo tem um passado e não há como mudá-lo. As decisões que você fez ao longo desse caminho, boas ou ruins, moldaram a pessoa que você é hoje. O passado do seu companheiro é precioso, pois cada passo da vida dele o trouxe para perto de você.
    • Em vez de ficar com raiva e ressentida pelo caminho que ele escolheu, fique feliz. Se não tivesse sido assim, ele não estaria ao seu lado agora.
  6. Toda essa chateação pode acabar fazendo com que você queira punir o rapaz ou até pensar em terminar o namoro. Só porque você está com ciúme, não significa que tenha que agir no impulso. Tente controlar as emoções e entender a situação como um todo antes de tomar qualquer decisão. [5]
    • Redirecione a energia para alguma outra atividade a fim de evitar os gatilhos que fazem você agir com frieza em relação ao seu parceiro. Caso o nome de uma ex-namorada dele surja na conversa, por exemplo, em vez de iniciar uma discussão, saia para caminhar um pouco. Passar um tempo sozinha e se distrair vai ser bom para acalmá-la e evitar dizer coisas das quais possa se arrepender depois.
    • Coloque o foco na sua respiração. Sinta o ar entrando pelo nariz e enchendo os pulmões, tome consciência do peito se expandindo e, finalmente, do ar quente saindo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Desenvolvendo a relação

Baixe em PDF
  1. Seja sincera com ele sobre o que está sentindo e diga que precisa de apoio para trabalhar melhor essas emoções. Reafirme seu amor por ele e diga que está se esforçando para deixar esses sentimentos negativos para trás. [6]
    • Escolha um momento em que esteja se sentindo tranquila para ter esse tipo de conversa. Não vai adiantar nada tentar conversar com seu namorado se estiver com raiva.
  2. Existe uma razão para o seu namorado estar apaixonado. Você tem várias qualidades, e é importante se lembrar delas. Escreva em um papel três coisas que gosta em si mesma, não importa quais sejam, e crie o hábito de ser sua maior torcedora reconhecendo seus sucessos e conquistas. [7]
    • Ninguém é perfeito. Ter isso em mente pode ajudá-la a evitar autocríticas. Concentre-se nas coisas positivas!
  3. Para ser feliz em um relacionamento, você precisa estar feliz nas atividades que costuma fazer sozinha. Fazer exercícios físicos, tocar algum instrumento musical, ouvir música, ler, cultivar hobbies e conversar com amigos são algumas dessas coisas simples que ajudam bastante. [8]
    • Seu gato se apaixonou por você por quem você é! Boa parte da sua identidade vem do que você gosta de fazer. Aproveite para se reconectar às suas paixões e fortalecer seu relacionamento.
  4. Passe tempo com seu amor fazendo coisas divertidas, mas sem deixar o diálogo de lado. Pense no que pode fazer para ter um relacionamento cada vez melhor. [9]
    • Se estiver com ciúme das experiências do seu namorado com a ex, crie você experiências e memórias com ele ainda melhores. Não se compare, o que você tem com ele ninguém mais tem.
  5. Às vezes as pessoas se sentem inseguras no relacionamento simplesmente por não terem nenhum referencial ou experiência de relação saudável. Converse com seu parceiro sobre como deve ser o relacionamento ideal. Caso não tenha nenhum exemplo próximo (o casamento dos seus pais, por exemplo), é importante buscar ajuda profissional. [10]
    • A relação dos seus pais é complicada? Pode ser que os hábitos deles estejam se refletindo na sua própria relação. Tente refletir sobre esses hábitos e no que pode fazer para mudá-los.
  6. Nem sempre é possível controlar essas emoções sozinha e não é vergonha alguma pedir ajuda a um profissional. Na maioria das vezes, a presença de um terapeuta é a melhor escolha nessa busca pelo desenvolvimento da relação, já que ele vai criar estratégias e aconselhar o casal. [11]
    • A lista de espera para alguns profissionais é extensa, por isso, assim que começar a perceber essa dificuldade em controlar seus sentimentos, tente marcar uma consulta.
    Publicidade

Dicas

  • Você é uma pessoa especial e única que tem muito oferecer ao seu companheiro. Não se esqueça disso!
  • Peça a ele para tranquilizá-la em relação aos sentimentos que nutre por você. Mantenha uma perspectiva positiva e aproveite cada minuto ao lado dele.
  • Sempre que a negatividade inundar seus pensamentos, tente se distrair com coisas divertidas. Às vezes, um pouco de distração é tudo que você precisa para deixar o sentimento ruim se esvair.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 119 216 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade