Baixe em PDF Baixe em PDF

Apenas ler a Bíblia não é o mesmo que estudá-la. O Cristianismo defende que a Bíblia é a palavra divina de Deus e, portanto, merece respeito. Ela é um dos livros mais mal interpretados já escritos, e a maioria das pessoas acha que é muito difícil de entender. Muito tempo e muitas culturas se passaram entre o momento da composição dela e a idade moderna. O objetivo de estudar a Bíblia é entender o conteúdo nas línguas originais. Se você não sabe onde começar sua leitura, quantas vezes ler sua Bíblia, quanto ler em uma sessão, ou como obter informações dela, este artigo pode ajudar.

Método 1
Método 1 de 4:

Abordagem geral

Baixe em PDF
  1. Reserve um tempo e um lugar para estudar. Desenvolva um plano do que quer fazer. Você pode escrever um em formato de calendário, atribuindo o que vai querer ler a cada dia. Montar um plano vai ajudá-lo a ficar motivado e a ter uma estrutura. [1]
  2. Escolha uma tradução para usar durante o seu estudo. Você deve selecionar traduções em vez de simples paráfrases, pois isso garante que você está lendo o texto como era para ser lido.
    • Existem duas escolas principais de pensamento quando se trata de traduzir: equivalência dinâmica e equivalência formal. Tradução dinâmica é pensamento por pensamento, enquanto tradução formal é palavra por palavra. Em traduções palavra por palavra, você descobrirá que, às vezes, uma palavra significa literalmente uma coisa, mas funcionalmente outra (como a palavra inglesa “blue”, que tecnicamente significa a cor azul, mas funcionalmente pode significar "triste"). No entanto, tradutores menos confiáveis ou muito tendenciosos podem fazer uma tradução dinâmica imprecisa. Uma mistura pode ajudar, mas se não tiver certeza, basta olhar para as traduções da Bíblia recentes (dos últimos 20 a 40 anos), do texto original e feitas por estudiosos respeitáveis.
    • Traduções boas de equivalência formal incluem a Bíblia de Jerusalém. [2] . Uma boa tradução de equivalência dinâmica é a Bíblia do Peregrino.
  3. Este deve ser o primeiro passo na compreensão dela. O estudo da Bíblia deve ser abordado com um desejo orante de aprender. Discipline-se para ficar com a Palavra. A Bíblia se tornará viva para você, afinal, é o alimento espiritual.
  4. . Peça a Deus para ajudar você a entender a Palavra Dele antes mesmo de começar. Entenda a Bíblia literalmente. Não assuma que algo se trata de uma parábola ou história só porque parece vago. Não tente interpretar a Bíblia. “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20-21) É daí que vêm os desentendimentos.
  5. Embora ele complemente o Velho e o Velho complemente o Novo, é melhor ler o Novo Testamento primeiro, se você for um principiante. [3] Isso dará mais sentido ao Velho Testamento.
  6. É melhor começar com João, que é o Evangelho mais fácil de ler, identifica quem Jesus realmente é e prepara você para os outros 3. Ler 2 ou 3 vezes ajuda a obter um bom entendimento do autor, tema, contexto e personagens. Leia 3 capítulos por dia. Concentre-se na sua leitura e seja paciente. [4]
    • Quando acabar João, passe para Marcos, Mateus e Lucas. Esses tendem a ser o próximo material mais fácil. Leia todos os livros - um após o outro - até que tenha lido todos os Evangelhos.
    • Quando acabar com os Evangelhos, considere ler as cartas de Romanos a Judas. Como o Apocalipse é pura profecia não abrangida no Novo Testamento, deixe-o de fora por enquanto. Quando estiver bem familiarizado com os profetas principais, tente o Apocalipse.
  7. Um estudo tópico é muito diferente do estudo de um livro ou de um capítulo. O índice temático da maioria das Bíblias tem áreas específicas de estudo. Depois de ter encontrado um tópico interessante, comece fazendo uma leitura bruta dos versículos. Isto lhe dará uma visão geral do que eles têm a dizer, por exemplo: salvação, obediência, pecado, etc. Lembre-se: ler um capítulo várias vezes ajudará a encontrar coisas que você pode ter perdido ou pulado antes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Técnicas de estudo

Baixe em PDF
  1. Pesquise as palavras do capítulo que está lendo. Isso vai ajudá-lo a compreender melhor a Bíblia.
  2. Isto o responsabilizará por ler todos os dias. Além disso, faça perguntas e anote-as em seu caderno. Use a fórmula “quem”, “o que”, “quando, “onde”, “por quê” e “como” em seus estudos. Por exemplo, "Quem estava lá?", "O que estava acontecendo?", "Onde estava acontecendo?", "Como isso acabou?". Essa fórmula simples fará com que a história faça sentido.
  3. Mas não faça isso se ela pertencer a outra pessoa.
  4. As primeiras são os números e símbolos que lhe dizem para procurar em outro lugar no texto se quiser obter mais informações, ou mostram quando algo foi discutido anteriormente. Notas de rodapé, normalmente encontradas na parte inferior de uma determinada página, lhe dirão de onde vêm informações ou explicarão ideias complexas ou eventos históricos e conceitos.
    • Tente escolher algumas palavras que saltaram aos seus olhos e procurar por elas em uma concordância para encontrar outros versículos falando a mesma coisa.
  5. É aqui que uma boa Bíblia de referência se torna essencial.
  6. Você não precisa escrever muito. Apenas use uma página de caderno com a data, livro / capítulo / versículo na parte superior. Pergunte a si mesmo algumas coisas e delineie o que você está lendo. Isso o ajudará a ver o que Deus está revelando para você por meio da Palavra. Escreva ideias, versículos ou pensamentos que vierem à mente conforme você lê. Pense “quem, o que, quando, onde, como”. Responda a todas as perguntas possíveis em cada categoria. Então estude-as e reze sobre elas.
  7. . Desligue a televisão ou o rádio. A menos que esteja estudando em um grupo , tente encontrar um lugar calmo onde tenha uma mesa para ler e fazer anotações. Este é um tempo entre você e Deus.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Estudando com outros

Baixe em PDF
  1. Ache um grupo de pessoas com quem você pode estudar. O texto é muito complicado, e ter alguma ajuda para passar por ele será muito importante. O grupo também ajudará você a continuar motivado e inspirado.
  2. Discuta o que leu com outras pessoas que podem ter mais experiência em ler e estudar a Bíblia do que você.
  3. Deixe a Bíblia inspirá-lo. O aumento do seu conhecimento sobre princípios bíblicos só acontecerá depois de anos de dedicação, trabalho duro e leitura.
    • A Bíblia não é apenas um livro do Gênesis ao Apocalipse. Existem 66 livros, cada um de autores diferentes em momentos diferentes. Vários autores escreveram mais de um livro, mas eles foram escritos em épocas diferentes, por diversas razões. Você vai encontrar temas e significados semelhantes ao longo de todos os livros da Bíblia.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Exemplo de plano de estudo

Baixe em PDF
  1. Certamente, você pode ler o Novo Testamento por ordem se preferir, mas existem alguns planos que leem os livros fora de ordem por um propósito. Um é descrito nas etapas a seguir.
  2. Cada Evangelho pinta um quadro diferente de Jesus. Mateus mostra Jesus como Rei; Marcos o mostra como Rabino (muitos estudiosos acreditam que Marcos é filho de Pedro (1 Pedro 5: 12 e 13); outros estudos mostram que este Marcos é na verdade o missionário que trabalhou com Paulo (2 Timóteo 04:11); Lucas mostra Jesus como homem (Lucas era um médico, provavelmente um grego, da Ásia menor (Col. 04:14); e João mostra Jesus como Deus, ou seja, o Messias.
    • Leia João novamente pela continuidade. Isto lhe dará uma visão mais completa dos Evangelhos. João foi o último Evangelho escrito. Os de Mateus a Lucas são conhecidos como “sinópticos” porque contam a mesma história básica, trazendo seus pontos de vista. João preenche as lacunas dos outros. É um livro que completa a história dos Evangelhos.
  3. Atos, também conhecido como "Atos dos Apóstolos", foi escrito por Lucas e é uma foto da revelação e do desenvolvimento da Igreja.
  4. Estas seis cartas mais curtas são cartas pessoais de Paulo a três das igrejas que ele visitou e a três dos seus amigos, Timóteo,Tito e Filemom.
    • Leia a Epístola aos Romanos. Ela mostra os meios e o caminho para a salvação. Leia então as Epístolas aos Coríntios. Esta é a introdução ao Espírito Santo e desenvolve a Sua doutrina e Dons. Siga com Hebreus até Judas, os ensinamentos dos anciãos da primeira Igreja.
    • A menos que seja cristão há algum tempo e tenha uma boa base em profecias, deixe Apocalipse para os estudantes mais sérios em seus momentos de estudo.
  5. Ele é compilado na ordem por conveniência, não por cronologia. [5] Você pode lê-lo em grupos para facilitar as coisas. Há 929 capítulos nele. Se ler três por dia, o terminará em 10 meses.
    • Leia Gênesis. Esta é a criação e a relação precoce com Deus.
    • Siga por Êxodo até Deuteronômio. Esta é a Lei.
    • Leia os livros de história. Josué até Ester.
    • Seguindo a seção de história, leia os livros da sabedoria e da poesia.
      • Jó, tido muitas vezes como o livro mais antigo, mostra como se dava a relação de um homem com Deus e está cheio de lições sobre como esta poderia ter sido melhor. É uma grande lição sobre o que Deus espera do homem.
      • Os Salmos são os escritos de um rei de Israel que era um homem segundo o seu coração, apesar do fato de que ele era não só um pecador, mas um assassino condenado.
      • A canção de Salomão, também conhecida como o Cântico dos Cânticos, foi escrita pelo rei Salomão em sua juventude. Foi um trabalho de poesia feito por um jovem apaixonado. O rei Salomão era o homem mais sábio e mais rico do mundo.
      • Provérbios são os escritos do rei Salomão adulto, quando era rei de Israel e estava aprendendo lições duras.
      • Eclesiastes são os lamentos do rei Salomão como um homem que passou sua vida na canção, com muitas esposas, concubinas, vinho, mulheres e vida desregrada. É o livro de lições do que não fazer.
    • Seguindo os livros da sabedoria e da poesia, comece com os 5 profetas principais: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, e Daniel.
    • Passe para os 12 profetas menores para terminar o Velho Testamento.
    Publicidade

Dicas

  • Quando começar o seu estudo da Bíblia, peça ajuda do Espírito Santo. João 14:26 diz que ele vai lhe ensinar todas as coisas e trazer à sua lembrança os ditos de Jesus. I João 02:27 é semelhante.
  • Há 261 capítulos no Novo Testamento. Se você ler 3 por dia, terá completado em cerca de 90 dias. Se tudo o que quiser fazer é ler a Bíblia inteira, você pode ler 3 capítulos do Novo Testamento pela manhã e 4 capítulos do Velho Testamento à noite, e assim acabaria o Novo em 87 dias. Você teria 668 capítulos do Velho Testamento restantes. Se ler 3 pela manhã e 4 à noite até a conclusão, terá lido toda a Bíblia em cerca de 6 meses. No entanto, é muito mais benéfico ler 3 capítulos por dia. Não se preocupe com quanto tempo demora para ler tudo.
  • Há livros de referência e guias de estudo bastantes para encher uma biblioteca. Não sinta que precisa conseguir todos. Isso custaria milhares de reais. Pegue o que funcionar para suas necessidades. Não fique sobrecarregado.
  • Pesquise a tradução ou versão que vai estudar. Ela é exata? É apenas uma versão moderna e legível, ou é destinada ao estudo?
  • A razão para ler os Evangelhos fora de ordem é que cada um identifica Jesus de uma forma diferente. João = Deus; Marcos = servo; Mateus = rei; Lucas = homem. Além disso, não vai querer ficar atolado em genealogias em Mateus e Lucas logo de cara. Cada um tem uma finalidade diferente, e a familiaridade é útil.
  • Como um meio de seguir com a leitura diária, você pode usar uma Bíblia de Um Ano. Ela não serve para estudo, mas você passará pela Bíblia em um ano, o que lhe dará mais familiaridade com cada livro conforme você estudá-lo.
  • No início, pode parecer assustador ler todos os dias. Mas quando você está na Palavra, ela limpa sua mente e o prepara para o dia. Ler a Bíblia é uma parte necessária disso. Não desista. Se você se sentir desanimado, peça ajuda ao Senhor.
  • Ore antes de iniciar qualquer estudo ou leitura bíblico. Peça a Deus para limpar sua mente e lhe mostrar as coisas em Sua Palavra antes de começar a leitura. Há uma oração para sabedoria e revelação em Efésios 01:16-23, e você pode fazê-la para si mesmo.
  • Faça uma promessa a si mesmo. Levante-se um pouco mais cedo de manhã para sua leitura. O negócio é: "Sem Bíblia, sem café da manhã, sem exceções." O Rei David estudou a palavra de manhã e à noite (Salmos 1:2).
  • Depois que passar pela Bíblia ao menos uma vez, com a ajuda de um bom professor, leia o guia de um bom leigo da hermenêutica e da apologética. Eles ajudarão você a saber o que perguntar conforme ler e estudar.
Publicidade

Avisos

  • A Bíblia não foi escrita em português, mas em hebraico, aramaico e grego koiné. Isto significa que algumas palavras e conceitos não são traduções diretas, mas tentativas de expressar o sentimento e o significado da passagem. Algumas foram traduzidas literalmente, e outras, funcionalmente. Leia com uma mente aberta, ore, fale com outros e tente entender quais eram os pontos de vista dos escritores originais.
  • Não leia o que cada especialista na Bíblia diz sobre um tópico. Você verá opiniões conflitantes, e isso fará com que fique confuso e desista. Seja como os de Bereia e julgue tudo o que você ouve na escritura com perguntas aguçadas e tentando as provas (Atos 17:11). Deixe a Bíblia falar por si. O autor (Deus) tanto se revelará a você quanto o inspirará.
  • Às vezes, um fato científico ou o senso comum parecerá negar a Bíblia. Se isso acontecer, tome cuidado para não tomar decisões precipitadas; lembre-se que a sua interpretação da Bíblia nunca será perfeita. É por isso que você não deve interpretá-la (2 Pedro 1:20,21). Encontre a passagem que lhe incomodar e estude o contexto e o tom dela. Geralmente, o seu entendimento das palavras será o culpado, então tente encontrar um significado alternativo que satisfaça suas dúvidas e concorde com o resto dos seus estudos. Se continuar insatisfeito, peça a um amigo que conheça bem a Bíblia para explicar para você. Se ainda assim ficar sem resposta, saiba que qualquer que seja a sua conclusão, ela deverá concordar com o resto da Bíblia. A parte que não estiver clara agora se explicará em outro ponto da Palavra.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um bom guia de estudo;
  • Uma boa tradução da Bíblia ;
  • Um diário ou caderno;
  • Uma concordância - um livro que lista as palavras da Bíblia e lhe dará seus significados básicos e significados de raiz, bem como outros lugares em que as palavras são usadas;
  • Marca-texto (opcional);
  • Uma Bíblia tópica;
  • Um manual da Bíblia (o de Halley ou o de Unger);
  • Um dicionário da Bíblia;
  • Um comentário da Bíblia.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 360 099 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade