Baixe em PDF Baixe em PDF

Os felinos são curiosos por natureza e podem ficar tentados a "conhecer" as plantas que você tem espalhadas pela casa. Muitos amam brincar e comer as folhas, além de cavucar a terra do vaso. É importante nunca ter plantas tóxicas em casa, pois você pode acabar envenenando os peludos. [1] [2] E mesmo que tenha plantas seguras, é possível que o bicho as coma e destrua! Por sorte, nem tudo está perdido e você veio ao lugar certo. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Evitando comportamentos nocivos

Baixe em PDF
  1. É possível comprar vasos suspensos e ganchos em lojas de materiais de construção ou jardinagem. Além de proteger as plantas dos gatos, sua casa ficará bem bonita!
  2. Visite uma pet shop para encontrar produtos que afastem os gatos sem estragar as plantas. Sempre confira os rótulos para descobrir se a composição é segura para a planta e atóxica para os gatos.
    • Outra opção seria misturar uma parte de vinagre para três partes de água e borrifar nas folhas. Os gatos odeiam o cheiro do vinagre, e ele não fará mal para as plantas.
  3. [3] A ideia é fazer com que o bichano associe as plantas com algo ruim, como receber uma borrifada de água no rosto. Tente evitar que ele associe a punição com você; faça com que ele pense que a punição veio do nada.
    • Monte uma armadilha com uma lata de ar comprimido ativada por um sensor de movimento. Procure por essas armadilhas em pet shops.
    • Assim que o gato se aproximar da planta, ele se assustará com o jato de ar. Bastam algumas ocorrências para que ele pare de chegar perto do vaso.
  4. [4] Ao jogar água ou gritar com ele, a associação da punição será feita com você. Pode ser que ele não mexa na planta na sua frente, mas provavelmente continuará fazendo isso quando você estiver longe. É possível também que ele fique com um pouco de medo de você, o que está bem longe do ideal.
  5. Forre o chão ao redor dela com papel-alumínio ou um tapete de borracha. É bem provável que o gato não queira passar pela superfície para chegar até o vaso.
  6. Junte algumas latinhas de refrigerante vazias e empilhe-as ao redor da mesa onde deixa as plantas, formando um pequeno muro. Quando o gato tentar pular as latas e as derrubar, ele tomará um leve susto com o barulho e pensará duas vezes antes de tentar repetir o processo.
  7. Você sabia que existem produtos com fezes de leão e que eles afastam os bichanos? Eles não tem cheiro para os humanos, mas são capazes de afastar os gatos, passando a mensagem de que um felino mais forte já dominou o território do vaso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dando alternativas ao gato

Baixe em PDF
  1. É possível que ele esteja bastante entediado, e as folhas esvoaçantes sejam o mais próximo de uma presa no ambiente doméstico. Isso certamente atrai o gato e faz com que ele queira "brincar" com as plantas. A melhor forma de se controlar isso é disponibilizar alternativas mais saudáveis para ele.
  2. Algumas raças são mais ativas do que outras, portanto, avalie qual a necessidade do bicho que tem em casa. Como regra geral, tente brincar com o animal pelo menos duas vezes ao dia, em sessões de dez minutos.
  3. [5] Por mais que ele vá adorar a atenção de qualquer modo, não transforme as brincadeiras em sessões de carinhos. Deixe o bichano animado e brincando para gastar a energia dele.
    • Brinquedos no estilo "vara de pescar" são ótimos para movimentar o gato até ele cansar.
    • Experimente usar um laser. Sente no sofá e aponte a luz para as paredes, deixando o gato doido correndo atrás da pontinha vermelha. Saiba que alguns gatos não respondem ao laser .
  4. É bem provável que o gato fique entediado sozinho na casa, e os brinquedos espalhados podem ajudá-lo a liberar a energia acumulada de modo mais produtivo.
    • Vá alternando os brinquedos para que ele não fique de saco cheio muito rápido. Se deixar sempre o mesmo brinquedo no ambiente, o gato começará a ignorá-lo.
    • Se o brinquedo sumir por um tempo, o bicho vai ficar animado ao revê-lo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo as plantas

Baixe em PDF
  1. Preste atenção em quais plantas chamam a atenção do bicho e evite-as.
    • Por exemplo, muitos gatos amam plantas com folhas caídas e que voam com o vento.
    • Se for o caso, compre plantas com folhas grandes e pesadas, menos atraentes para o bichano.
  2. As espécies do gênero yucca são um exemplo de plantas irresistíveis para os bichanos. As zinnias e calêndulas também são espécies que atraem os gatos como ímãs e devem ser evitadas. [6]
    • Se já tem uma dessas plantas em casa, coloque-a em um lugar alto fora do alcance do gato. É importante conferir se o local realmente é inalcançável, pois os gatos pulam bem alto.
  3. [7] Use os instintos do bichano para atraí-lo para as plantas que você quer. Por exemplo, espalhe um pouco de catnip ou grama pela casa; ao morder essas espécies, o gato provavelmente vai se distrair o suficiente e deixar as outras plantas em paz.
  4. Existem algumas espécies que são repugnantes para os bichanos, principalmente por conta do cheiro, como é o caso de lavanda, alecrim ou plantas cítricas. Você pode até gostar do aroma, mas o felino odiará e deixará as plantas em paz.
    • Outra opção seria comprar pequenas árvores, com folhas altas o suficiente para ficar fora do alcance do gato.
    Publicidade

Avisos

  • Nunca borrife substâncias nocivas para o gato nas plantas ou nos vasos. Passar pimenta na superfície pode afastar o gato, mas também pode cegá-lo, dependendo do tipo de contato com o material.
  • Pense sempre na segurança dos gatos, utilizando apenas produtos aprovados por veterinários. É uma boa ideia também testar os produtos em pedaços escondidos da planta para verificar se eles não vão danificá-la.
  • Procure uma lista de plantas venenosas para gatos e lembre-se de nunca comprar tais espécies para ter em casa, mesmo que tente mantê-las longe dos felinos. Os gatos adoram subir e escalar lugares, mesmo que pareçam inalcançáveis. Não corra o risco de intoxicar acidentalmente seu bichinho querido.
  • Algumas pessoas colocam bolinhas de naftalina nos vasos, mas trata-se de uma substância tóxica que pode ser fatal quando ingerida. Se vai optar por essa opção, o que não é recomendado, guarde as bolinhas em um pote no qual o gato não consiga entrar em contato direto com as bolinhas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Vasos suspensos.
  • Plantas com folhas altas.
  • Sprays repelentes de gatos.
  • Vinagre.
  • Armadilhas para gatos.
  • Bolinhas de naftalina.
  • Plantas das quais os gatos não gostam.
  • Brinquedos, petiscos, esconderijos e horários para brincadeiras.
  • Garrafa spray, lata de refrigerante e moedas.

Referências

  1. Small Animal Toxicology. Osweiler. Publisher: Blackwell.
  2. https://icatcare.org/advice/poisonous-plants
  3. Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
  4. Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
  5. Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders
  6. http://articles.latimes.com/1992-06-27/home/hm-758_1_cat-food
  7. Feline Behavior for the Veterinarian: Bonnie Beaver. Publisher: Saunders

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 898 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade