Baixe em PDF Baixe em PDF

Falar clara e eficientemente pode facilitar muito na hora de expor as suas ideias. Você terá de diminuir a velocidade do discurso, articular as sílabas e praticar a dicção. Separe tempo para praticar a fala e corrija-se sempre que um erro surgir.

Método 1
Método 1 de 3:

Diminuindo a velocidade

Baixe em PDF
  1. Acalme-se antes de começar a falar, evitando que os pulmões fiquem sem ar. Refine os seus pensamentos — em vez de derramá-los. Se você se lançar no discurso sem reservar tempo para se fundamentar, talvez acabe falando de modo rápido e indistinto. Invista tempo em se concentrar e prossiga conscientemente a partir daí.
  2. Articule as suas palavras . Pronuncie cada sílaba individualmente. Sí - la - ba. Faça-o bem lentamente, de início, até que cada som seja proferido de modo claro e distinto. Gradualmente, acelere a fala e diminua o espaço entre as palavras até que você esteja discursando normalmente. [1]
    • Lembre-se de cortar o ar para consoantes como 't' e 'b'. Diferencie entre as vogais.
    • Não espere falar com perfeita clareza já desde o início. Você pode ter de praticar por diversas horas, diariamente, podendo ser necessário intensificar o treino para dominar palavras difíceis.
    • Pratique quando você estiver só — no carro ou caminhando pela rua, enquanto faz a limpeza, costura ou fica à frente do espelho. É possível diminuir o ritmo de suas sílabas em uma conversa, mas o seu progresso será ainda maior se você investir tempo exclusivo para melhorar o seu discurso.
  3. Pode ser incrivelmente útil dar às suas palavras um ou dois segundos para que saiam plenamente de sua boca. Pausar também funciona, já que esse método permite que a pessoa com quem estiver conversando consiga digerir todas as palavras ditas. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aprimorando a mecânica da fala

Baixe em PDF
  1. Se você usa a gramática de modo inadequado, os pensamentos e as ideias poderão não ser expressos tão claramente quanto você deseja. Fale como se estivesse escrevendo uma redação ou uma carta: com paciência, equilíbrio e precisão.
    • Evite falar sentenças amontoadas e sem pausa. Se você se permitir divagar, os seus ouvintes talvez não captem o ponto da mensagem. Tente dividir os pensamentos em blocos compreensíveis. [3]
  2. Expanda o seu vocabulário . Uma palavra adequada pode ser muito mais clara do que uma enxurrada de circunlóquios. Tente encontrar exatamente a palavra de que você precisa e use-a eficazmente. Tome o cuidado de não usar palavras de modo incorreto ou fora de contexto — você pode atrapalhar a clareza do que você deseja dizer e talvez acabe não sendo levado a sério.
    • Conselho: esteja certo de que a pessoa com quem você está falando também conhece essas palavras. Mantenha em mente quem é a audiência. Use palavras mais simples, quando possível.
    • Ler é uma ótima forma de expandir o seu vocabulário. Leia livros, artigos, redações — leia tudo aquilo que fascina ou que você normalmente não leria. Sempre que você se deparar com uma palavra que não conhece, busque seu significado.
    • Tente manter uma lista de palavras úteis e poderosas. Quanto mais você as usa em contexto, mais naturais elas parecerão ser — e melhor a sua seleção verbal se tornará.
  3. Se você tem o hábito de preparar as suas palavras, isso diminuirá a probabilidade de deslizes e imprevistos. Mesmo que você não planeje as palavras exatas do que deseja dizer, é possível fazer uma breve pausa para pensar em suas ideias e explicá-las mentalmente.
    • Silenciosamente, fale as palavras para você mesmo antes de dizê-las em voz alta. Isso dará mais segurança com respeito à pronúncia correta.
  4. Perguntas devem subir de tom no final. Afirmações devem passar uma sensação mais profunda, com finalidade. Observe quais sílabas e palavras têm maior ênfase. Tente exagerar a modulação de sua voz, do mesmo modo como você faria ao ler uma história para uma criança pequena. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Exercitando a dicção

Baixe em PDF
  1. Se você trabalha com frases difíceis de pronunciar, pode ser mais simples falar claramente em suas conversas diárias. Comece lentamente, avançando gradualmente até o seu ritmo normal. Identifique sílabas problemáticas: se você percebe que tem dificuldades ao enunciar os sons de “b”, tente falar trava-línguas que contenham essa letra. [5]
    • Para palavras com “B”: Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores. / A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.
    • Para palavras com “D”: O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas. / O doce perguntou ao doce, qual doce mais doce que o doce de batata doce, e o doce respondeu ao doce, que o doce mais doce que o doce de batata doce é o doce de batata doce.
    • Para palavras com “F”: Num ninho de mafagafas há sete mafagafinhos — quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos. / No ninho de mafagafos, havia sete mafagafinhos — quem desmafagafizá-los, bom desmafagafizador será .
    • Para palavras com “J”: Uma jabuticabeira velha pergunta para uma pequenina jabuticabeira: 'Jabuticabeira pequenina, quanto te despequeninajabuticabeirarizas tu?' Então, a pequenina jabuticabeira falou: 'Eu me despequeninajabuticabeirarizarei ao se despequeninajabuticabeirarizarem todas as pequeninas jabuticabeiras ainda não despequeninajabuticabeirarizadas'.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Patrick Muñoz

    Coach Vocal e de Oratória
    Patrick é um coach vocal e de oratória reconhecido mundialmente. Foca em fala pública, potência vocal, sotaques e dialetos, controle de sotaque, dublagem, atuação e terapia de fala. Teve como clientes personalidades como Penelope Cruz, Eva Longoria e Roselyn Sanchez. Recebeu o prêmio de Coach de Voz e Dialeto Predileto da BACKSTAGE em 2011. É formado em Atuação pela Temple University e é membro da Voice and Speech Trainers Association (VASTA).
    Patrick Muñoz
    Coach Vocal e de Oratória

    O nosso especialista concorda: se deseja soar melhor, faça aquecimento vocal, leia poesia em voz alta, ou pratique trava-línguas. Também é possível mudar a tonalidade da voz durante os exercícios, aquecendo assim diferentes partes das cordas vocais.

  2. Comece lenta e claramente, enunciando cada sílaba: […] quan-do te des-pe-que-ni-na-ja-bu-ti-ca-bei-ra-ri-zas tu? . Continue a repetir a frase com cada vez mais velocidade, mantendo sempre a clareza. Se você tropeçar nas palavras, pare e comece novamente. Com prática e determinação, você pode aprender a conquistar sílabas mais difíceis.
  3. Não tenha medo de falar alto e claramente. Recitar qualquer texto que tenha sido escrito por outra pessoa — poemas, livros, trava-línguas — é um modo excelente de praticar a confiança. Siga pelas palavras: termine com tanta força quanto você começou! Esteja certo com respeito ao que você deseja passar, e esse significado brilhará. [6]
    • Se você tende a murmurar ou balbuciar as palavras, pode ser difícil libertar-se do padrão e falar com clareza. Ao recitar as palavras, tente esquecer o fato de que você está falando. Concentre-se apenas nas palavras, no significado e na beleza. Tente não se preocupar muito. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha o discurso simples. Às vezes, uma explicação simples é tudo de que você precisa para falar claramente.
  • Tente escutar a si mesmo com um gravador de som. Isso ajudará a determinar onde você deve trabalhar.
  • Quando você fala: abra mais a sua boca e articule intensamente cada palavra. É como cantar: é preciso abri-la com vontade. Você pode não perceber, mas isso verdadeiramente expressa a sua voz.
  • Pratique na frente de seus amigos e familiares. Veja se eles entendem melhor depois de você haver praticado um pouco.
  • Em um diálogo, separe algum tempo para perguntar se a outra pessoa compreende o que está sendo dito. Se a resposta for negativa, tente reformular a frase anterior.
  • Cantores aprendem a pressionar a língua contra a parte de trás dos dentes inferiores e mantê-la ali, exceto ao usar palavras com letras que exijam sua movimentação (como “L”, “T” e sons de “M/N”). Isso permite que o ar se mova mais claramente pela boca sem que a língua obstrua sua passagem. No entanto, tome cuidado ao usar essa dica: você talvez esteja concentrando-se demais na forma da boca e não nas palavras que deveria estar dizendo.
  • Sempre fale em um volume apropriado.
  • Mantenha sempre a confiança com relação ao seu discurso.
Publicidade

Avisos

  • Não pense demais ao falar com outros, ou você pode acabar piorando a situação. Tente ser natural — tente pensar exatamente no que você vai dizer agora, e não no que você precisa dizer a seguir. Crie um fluxo.
  • Ao praticar com a caneta para ajudar na modulação vocal, tome o cuidado de não se engasgar com ela. É importante que ela seja longa o suficiente para não se mover, deslizar ou cair acidentalmente para dentro de sua boca. Lembre-se de manter a caneta próxima à boca, horizontalmente: isso ajudará a pronunciar algumas sílabas e reduzirá o risco de engasgos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 020 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade