Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer as próprias bancadas oferece muita liberdade quanto ao acabamento e ao estilo. Além do mais, o processo é bem simples! Apesar de barato, o concreto dura a vida toda com pouca manutenção, e até alguém com mínima experiência pode usá-lo na construção de bancadas. Lendo o artigo abaixo, você aprenderá a fazer aprimoramentos no seu imóvel por conta própria.
Passos
-
Determine as medidas da bancada. Em primeiro lugar, deve-se medir a área a ser coberta pela bancada. Não se preocupe agora com detalhes que tomarão o espaço dela, como pias. Apenas determine as dimensões do contorno em L da peça. Não faça um tampo muito grande, uma vez que seria muito difícil instalar. Se você precisa de uma grande superfície, divida-a em blocos menores.
- Lembre-se de que o tampo de concreto costuma ser 2,5 cm maior do que a base da bancada. Acrescente esse número a todos os lados que não estiverem encostados na parede.
-
Meça o tamanho das aberturas, como a que acomodará a pia. Trace o formato de quaisquer objetos a serem embutidos na peça numa folha de cartolina ou papelão, depois transfira esse desenho para uma espuma firme, de alta densidade (como aquela usada em arranjos florais). Corte a espuma.
- O quadrado de papelão o ajudará a visualizar a pia ou qualquer outro objeto e a contorná-lo durante a preparação da bancada.
-
Corte a base de melamina. Crie uma base para o molde usando as medidas obtidas, adicionando 2 cm a todos os lados. A melamina pode ser cortada com uma serra de bancada ou instrumento semelhante.
- Imaginemos que a bancada terá 152 x 63 cm. O pedaço de melamina precisaria ter 154 x 65 cm.
-
Corte os lados da melamina e escolha a espessura desejada. Corte as tábuas que formarão a parte lateral do molde de acordo com a espessura desejada da bancada, adicionando 1,9 cm em cima, embaixo e em um dos lados. Para determinar as medidas, leve em conta o modo como as tábuas se articularão no molde: se as tábuas maiores (que formarão as faces traseira e dianteira da bancada) serão parafusadas às menores (das faces laterais) ou vice-versa. Não importa que método escolha, desde que ele produza o formato desejado para o tampo de concreto.
- Por exemplo: para um tampo de 5 cm de espessura, as tábuas maiores teriam 155 x 7 cm e as menores, 68 x 7 cm.
- Levando em conta a espessura das tábuas, o comprimento das tábuas menores poderia ficar 64 cm. Ou você poderia fazer o oposto: ajustar o comprimento das maiores para 152 cm. De qualquer modo, confira bem as medidas com a trena para ter certeza de que todas as peças se encaixarão perfeitamente.
-
Monte as peças. Una as laterais do molde com juntas de topo simples, fazendo furos guia nos lados das tábuas e parafusando-os logo em seguida. Use o mesmo método para unir as tábuas laterais à da base.
- Parafusos de 1 1/4" são fortes o bastante para prender o molde.
-
Faça as aberturas. Com cimento vulcanizante ou outro adesivo potente e de secagem homogênea, cole o molde da pia no lugar que ela ocupará na bancada. Lembre-se de que a espuma tem de ser tão alta quanto o molde para criar uma lacuna no tampo de concreto.
- Se a pia vai estar alinhada a uma das beiradas do tampo de concreto, melhor seria desenhar essa reentrância diretamente no molde em vez de usar espuma.
-
Cole e calafete as junções do molde. Cole parcialmente uma fita adesiva a aproximadamente 3 mm da junção entre a base do molde e as tábuas laterais. Passe massa para calafetar nesse espaço e termine de colar a fita adesiva por cima dela. Passe o dedo ao longo das juntas e espere a massa secar. Por fim, tire a fita adesiva. Isso impedirá o concreto de penetrar nas junções do molde.
- Limpe o excesso com papel-toalha.
-
Veja se a espuma e o molde estão limpos e nivelados. Com um nível de marceneiro, confira se a base do molde está regular em toda sua extensão. Havendo alguma irregularidade, lixe-a. Ao acabar, limpe o molde com um aspirador de pó e um pano úmido. Aguarde secar e siga para a próxima etapa.
-
Opcional: diminua o peso do tampo de concreto colocando mais espuma dentro do molde. Esse truque reduzirá o peso final da bancada, bem como a quantidade de concreto utilizada no projeto. Corte a espuma de tal modo que ela tenha metade da largura do molde e sobre 2,5~5 cm entre ela e as tábuas. O concreto ficará impedido de ocupar esse espaço, o que produz uma peça muito mais leve. Cole a espuma ao terminar.
- Cubra as faces inferior, superior e lateral da espuma com fita adesiva.
- É absolutamente necessário que haja um espaço livre entre a espuma e a beirada do molde. Sem ele, a bancada não terá o formato que você deseja.
-
Corte e encaixe a armação de ferro no molde. Ela dará estabilidade e ajudará a conservar a forma do objeto. Talvez seja necessário torcê-la e cortar alguns pedaços para que ela se acomode, mas não a coloque ainda — apenas verifique se ela cabe no molde.Publicidade
-
Misture o concreto. Compre a mistura e os aditivos específicos para bancadas e superfícies, cuja composição renderá um material adequado para o propósito que se tem em mente. Ademais, tente comprar concreto reforçado e pré-misturado. Os produtos podem ser adquiridos em qualquer loja especializada em reforma e construção.
- Para obter o volume e a consistência certos, use uma betoneira, que pode ser alugada da loja de ferragens local. O concreto deve ficar com uma textura parecida com manteiga de amendoim.
- Siga as instruções do fabricante para misturar o concreto e os aditivos. O concreto reforçado costuma levar menos água que o normal.
-
Despeje metade do concreto no molde. Usando uma pá ou uma colher de pedreiro, vá despejando a substância até cobrir metade da distância entre o topo da espuma e o topo do molde. Com a colher de pedreiro ou a desempenadeira, distribua-a de maneira homogênea.
-
Colocada a primeira metade do concreto, ponha a armação de ferro. Uma malha de ferro embutida no meio do cimento dará força à estrutura. Apesar de não obrigatória, essa precaução evitará rachaduras e renderá uma peça bem mais durável.
-
Despeje a última metade sobre a armação. Agora, o exagero é melhor que a prudência: é mais fácil tirar o excesso de concreto do que colocar mais depois que ele secar.
-
Regularize a superfície. Deite uma tábua reta por sobre o molde e deslize-a para a frente e para trás. Assim, você remove o excesso do concreto ao mesmo tempo em que dá à bancada uma superfície lisa. Você pode usar uma tábua igual à do molde ou ferramentas específicas para trabalhos em concreto. Passe a madeira nos dois sentidos, como se estivesse acertando a quantidade de um ingrediente num copo de medidas.
- Reaproveite o excesso cobrindo as áreas em que há pouco concreto.
- E não descarte o excesso ainda — talvez seja necessário usá-lo mais tarde.
-
Chacoalhe o molde para desfazer bolhas de ar. Sacudir toda a mesa em que o molde está é o ideal, mas, se isso for impossível, até chacoalhar cada lateral da mesa de uma vez ajuda a desfazer as bolhas. Ou você pode passar uma lixadeira na menor velocidade, sem nenhum acessório, ao longo das laterais do molde.
- O objetivo aqui é criar uma superfície bem lisa. Qualquer movimento, como erguer e soltar a mesa a 5~7 cm do chão, já serve.
- Outra solução é bater levemente as laterais do molde e a parte de baixo da mesa com uma marreta de borracha.
-
Com a colher de pedreiro ou a desempenadeira, regularize a superfície. Assim que estiver impecável, use uma cantoneira nas beiradas do molde, se quiser chanfrar os cantos. Por fim, corrija quaisquer imperfeições criadas pela cantoneira e deixe a peça secar.
- Repita o processo acima, especialmente o uso da desempenadeira, a cada duas ou três horas.
-
Deixe o concreto secar. Cubra toda a superfície do molde com um plástico e aguarde o tempo sugerido pelo fabricante, que pode variar de um ou dois dias a uma semana. No entanto, não espere o concreto secar completamente. Quando ele estiver quase rígido, mas ainda for possível criar pequenas depressões com o dedo, passe para a etapa seguinte.Publicidade
-
Abra o molde quando o concreto estiver firme, mas com a superfície ligeiramente flexível. Remova os parafusos e as tábuas delicadamente — mas as devolva de imediato se o concreto começar a se deformar. Uma vez que você tenha constatado que o concreto é capaz de manter o formato, use a colher de pedreiro para alisar as laterais da bancada.
- Borrife pequenas quantidades de água para facilitar o trabalho com o concreto.
- Caso alguma parte se solte, cubra-a com o excesso de concreto que reservou anteriormente.
-
Quando o concreto estiver quase seco, alise também a parte de cima da bancada. Embora esta etapa não seja totalmente necessária, ela dará à superfície um acabamento mais bonito e elegante.
-
Com ajuda de um amigo, levante a peça e remova a base do molde. A parte de baixo também precisa secar. Quando o concreto estiver rígido o suficiente para não deformar (e, neste caso, o molde lateral sequer deveria ter sido retirado), chame um amigo para ajudá-lo a suspender a bancada. Tire a chapa de madeira e a espuma, deixando exposta a base da peça.
- Não se apresse. Lembre-se: o concreto mal deve ceder sob o peso do seu dedo.
- Apoie apenas parte da bancada apoiada na mesa para que o ar se infiltre por baixo dela.
-
Uma vez seca, limpe a peça. Ponha luvas de borracha e limpe a bancada com uma solução com dez partes de água para uma de ácido clorídrico, para remover os resíduos e preparar a superfície para o selador. Tire o excesso de ácido com um rodinho.
-
Lixe a bancada. Usando uma lixa de granulação cada vez maior (120, 180, 220), desgaste as faces do concreto até elas ficarem lisas. Tire a poeira com um pano e um pouco d'água.
-
Pinte ou faça uma lavagem com ácido no concreto, se desejar. Para adicionar cor à peça, espere-a secar completamente. Qualquer tipo de cor serve, desde que use produtos específicos para concreto.
-
Faça a selagem. Dobre um trapo, embeba-o em um selador de efeito profundo. Espalhe-o na superfície com gestos longos, sempre sobrepondo a passada anterior à próxima, até cobrir toda a superfície. Espere o produto secar, o que deve levar aproximadamente duas horas.
-
Encere e faça o polimento. Distribua uma cera segura para o contato com alimentos e faça o acabamento com uma politriz. Quando a superfície estiver brilhante e a cera tiver sido absorvida, a bancada estará terminada!
-
Faça a instalação da bancada. Cuidadosamente, transfira-a para o seu lugar de destino. Bancadas pequenas, cujo peso não é suficiente para estabilizá-las, devem ser afixadas com algum material adesivo. Verifique se a peça está perfeitamente nivelada; se não for esse o caso, ajuste a altura de um dos lados com calços de madeira.Publicidade
Materiais Necessários
Materiais
- 4 sacos de concreto (procure uma mistura específica para bancadas)
- Malha de ferro de 2,40 x 1,20 m
- Massa para calafetar à base de silicone
- Chapa e tábuas de melamina (para o molde)
- Placas de espuma de 1,25 cm de espessura
- Selador, tinta ou ácido para oxidar concreto
Ferramentas
- Serra de esquadria
- Serra circular
- Serra de bancada (opcional, dependendo do tamanho do projeto)
- Lixadeira orbital
- Serra tico-tico
- Furadeira
- Pá e masseira para concreto
- Marreta de borracha
- Colher de pedreiro e cantoneira
- Torquês
- Lixa de grão 400
Referências
- https://www.youtube.com/watch?v=nmoF47rds1c
- Imagens e instruções cedidas por Donnatakespictures, no Flickr .
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 111 774 vezes.
Publicidade