PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer um overclock em um pc era tradicionalmente algo que estava restrito apenas a nerds, mas os fabricantes dos computadores tornaram esse processo mais fácil com o passar dos anos. Fazer o overclock do seu computador pode dar a ele um aumento significativo em sua performance, mas arriscando potencialmente o seu hardware. Conseguir um equilíbrio ao trabalhar com as configurações de overclock é uma forma de arte, mais do que uma ciência, já que cada peça do hardware reage diferente. Veja o Passo 1 abaixo para aprender como fazer o overclock.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Preparando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. O overclocking é o processo de aumentar a velocidade do clock e a voltagem da CPU para aumentar a performance. É uma ótima maneira de conseguir aquela rapidez extra de uma máquina antiga ou de trazer mais poder a um computador com poucos recursos. Para os entusiastas, overclocking é essencial para conseguir até o último framerate de programas que consomem muitos recursos.
    • O Overclocking pode danificar seus componentes, principalmente se o hardware não tiver sido projetado para isso ou se você aumentar demais as voltagens. Você só deve fazer o overclock se não tiver problemas com a possibilidade de destruir sua máquina.
    • Não há dois computadores que tenham um método overclocking igual, mesmo que tenham o mesmíssimo hardware. Isso acontece porque o overclock é altamente afetado pelas pequenas variâncias no processo de produção. Não baseie suas expectativas apenas nos resultados que você lê on-line para o tipo de hardware que você tem.
    • Se você estiver procurando aumentar o seu desempenho em jogos, faça o overclock em sua placa de vídeo, pois é nela que obterá os melhores resultados.
    • Os notebooks não são candidatos muito bons para overclocking, já que as suas capacidades de refrigeração são limitadas. Você terá aumentos de desempenho muito melhores em um computador desktop em que possa controlar melhor a temperatura.
  2. Você precisará de algumas ferramentas de benchmarking e ferramentas de teste de estresse do computador para poder testar adequadamente os seus resultados de overclocking. Esses programas testam o desempenho do seu processador, assim como sua habilidade de manter esse desempenho por muito tempo.
    • CPU-Z: é um simples programa de monitoramento que permite que você veja rapidamente a velocidade do seu clock e a voltagem no Windows. Ele não realiza nenhuma ação, mas é um programa de monitoramento fácil de usar e que ajuda a garantir que tudo está funcionando corretamente.
    • Prime95: este é um programa gratuito de benchmarking que é amplamente usado para testes de estresse. Ele é projetado para rodar por longos períodos de tempo.
    • LinX: outro programa de teste de estresse. Esse é mais leve que o Prime95, e é bom para fazer os testes entre cada mudança.
  3. Diferentes placas-mãe e processadores, terão diferentes capacidades, quando o assunto é o overclock. Existem também pequenas diferenças quando se fala de overclocking na AMD e numa Intel, mas o processo em geral é o mesmo. A coisa mais importante que você vai procurar é se o seu multiplicador está ou não desbloqueado. Se ele estiver bloqueado, você só poderá ajustar a velocidade do clock, o que geralmente dá menos resultados.
    • Muitas placas mãe são feitas para o overclock, e por isso permitem o acesso completo aos controles de overclocking. Veja a documentação do seu computador para descobrir as capacidades da sua placa mãe.
    • Alguns processadores são mais inclinados a overclocks de sucesso do que outros. Por exemplo, a linha "K" dos i7 da Intel é feita especificamente para sofrer overclock (por exemplo, a Intel i7-2700K). Você pode encontrar o modelo do seu processador pressionando as teclas Win + Pause e olhando na seção "Sistema".
  4. Antes de começar o overclock, você deve fazer um teste de estresse usando as configurações básicas. Isso dará a você uma linha base para comparar em relação ao processo de overclocking e também mostrará a você se existirem quaisquer problemas com as configurações básicas que precisem ser resolvidos antes que o overclock os piore.
    • Verifique as temperaturas durante o teste de estresse. Se elas estiverem acima de 70 ºC, você provavelmente não vai conseguir fazer um overclock muito bom antes de baixar essas temperaturas. Você pode ter que aplicar pasta térmica, ou adicionar um novo dissipador.
    • Se seu sistema travar durante o teste de estresse, então é provável que haja um erro de hardware que precise ser resolvido antes de começar o processo de overclocking. Verifique sua memória para ver se existem erros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Aumentando o clock base

PDF download Baixe em PDF
  1. Você vai fazer a maior parte das mudanças na BIOS do computador, que é o menu de configuração que pode ser acessado antes do seu sistema operacional ser carregado. Você pode acessar a BIOS pressionando a tecla Del enquanto o computador inicia. Outras possíveis teclas de acesso são F10 , F2 , e F12 .
    • Toda BIOS é diferente, então os rótulos de menu e localizações podem variar de sistema para sistema. Não tenha medo de mexer no sistema de menu para encontrar o que precisa. [1]
  2. Esse menu pode ter outro nome, como "Overclocking". É nele onde você passará a maior parte do seu tempo, já que ele permite ajustar a velocidade da CPU, assim como a voltagem que ela recebe.
  3. Para ajudar a prevenir que a memória cause erros, você vai querer diminuir o barramento da memória antes de continuar. Essa opção pode estar descrita como "Memory Multiplier" (Multiplicador da Memória), "DDR Memory Frequency" (Frequência da Memória DDR) ou "Memory Ratio" (Taxa de Memória). Diminua para a menor opção possível. [2]
    • Se você não puder encontrar as opções de frequência da memória, tente pressionar as teclas Ctrl + Alt + F1 no menu principal da BIOS.
  4. O clock base, também chamado de front side bus (barramento frontal), ou bus speed (velocidade do barramento), é a velocidade base do seu processador. Ela geralmente é uma velocidade inferior que é multiplicada para alcançar a velocidade total do núcleo. A maioria dos processadores pode suportar um aumento de 10%. Por exemplo, se o clock base é de 100 MHz, e o multiplicador é 16, a velocidade do clock é de 1.6 GHz. Aumentar 10% mudaria o clock base para 110 MHz, e a velocidade do clock para 1.76 GHz.
  5. Assim que você tiver feito seu aumento inicial de 10%, reinicie o computador e entre no sistema operacional. Inicie o seu LinX e rode alguns ciclos. Se não houver problemas, você pode seguir em frente. Se seu sistema estiver instável, talvez consiga um melhor desempenho com o overclock, e deve redefinir as configurações para as configurações padrão.
  6. Em vez de aumentar 10% cada vez, você deve reduzir os incrementos para cerca de 5 a 10 MHz por tentativa. Isso permitirá que você encontre muito mais facilmente o ponto perfeito. Faça um teste de benchmark sempre que você fizer um ajuste, até que o sistema fique instável. A instabilidade é causada provavelmente pelo processador não estar recebendo força o suficiente da fonte.
    • Se sua placa mãe não permitir a você ajustar o multiplicador, então você pode pular para a Parte 4. Se você puder ajustar o multiplicador, siga para o próximo Método para tentar conseguir um desempenho melhor. Caso você queira voltar para elas depois, salve suas configurações atuais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Aumentando o multiplicador

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar a aumentar seu multiplicador, diminua um pouco seu clock base. Isso ajudará a deixar mais precisos os aumentos do multiplicador. Usar um clock base menor e um multiplicador maior deixará o sistema mais estável, mas um clock base maior com um multiplicador menor melhorará o desempenho. Encontrar o equilíbrio perfeito é o objetivo.
  2. Assim que você tiver diminuído um pouco o clock base, comece a aumentar o multiplicador em incrementos de 0,5. O multiplicador pode se chamar "CPU Ratio" (Taxa da CPU) ou algo parecido. Ele pode estar ajustado como "Auto" em vez de um número quando você o vir pela primeira vez. [3]
  3. Reinicie seu computador e rode o programa de benchmark. Se seu computador não encontrar erro algum depois de rodar algumas vezes o benchmark, você pode aumentar o multiplicador de novo. Repita esse processo sempre que você aumentar o multiplicador em mais um incremento.
  4. Preste bastante atenção aos níveis de temperatura durante este processo. Você pode atingir uma temperatura limite antes do seu sistema ficar instável. Se for esse o caso, você atingiu o limite das suas capacidade de overclocking. Neste ponto, você deve encontrar o melhor equilíbrio entre aumentar o clock base e o multiplicador.
    • Embora toda CPU tenha um intervalo de temperaturas considerado seguro, a regra geral é não permitir que ela atinja uma temperatura de 85 ºC.
  5. Você deve ter uma configuração agora que quase faz o seu computador ficar instável. Contanto que suas temperaturas ainda estejam dentro dos limites de segurança, você pode ajuste os níveis de voltagem para permitir ainda mais melhorias.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Aumentando a voltagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela pode estar descrita como "Vcore Voltage". Aumentar a voltagem além dos limites seguros pode danificar seu equipamento rapidamente, então esta é a parte mais sensível e potencialmente perigosa do processo de overclocking. Cada CPU e placa mãe pode lidar diferentemente com os aumentos de voltagem, então preste ainda mais atenção a sua temperatura.
    • Ao aumentar a voltagem, use incrementos de 0,025. Qualquer valor a mais e você corre o risco de ir alto demais e danificar seus componentes.
  2. Depois do primeiro incremento, faça um teste de estresse. Já que você deixou seu sistema em um estado instável na seção anterior, você espera que o teste de estresse seja estável. Se seu sistema estiver estável, verifique se a temperatura também está. Se estiver instável, tente diminuir o multiplicador ou a velocidade do clock base.
  3. Assim que você tiver conseguido deixar seu computador instável através da voltagem, você pode voltar a aumentar ou o clock base ou o multiplicador, dependendo em qual você está tentando dar overclock. Aumente-os em pequenos incrementos, fazendo testes de estresse até que seu sistema fique instável novamente.
    • Já que as configurações de voltagem são as que mais aumentam a temperatura, seu objetivo deve ser maximizar as configurações de clock base e do multiplicador para conseguir o maior desempenho com a menor voltagem possível. Isso exigirá muita tentativa e erro e testes enquanto você testa as diferentes combinações.
  4. Eventualmente, você chegará a um ponto em que não poderá aumentar mais. Este é o limite da sua placa-mãe e processador e é provável que você não consiga passar desse ponto. [4]
    • Em geral, você não deve aumentar sua voltagem em mais de 0,4 em relação ao seu nível original, ou 0.2 se você estiver usando um sistema básico de refrigeração.
    • Se você atingir o limite de temperatura antes de chegar no limite da voltagem, você pode conseguir mais aumentos melhorando o sistema de refrigeração do computador. Você pode instalar um combo de dissipador/ventoinha, ou optar pela opção mais cara, mas muito mais eficaz de um sistema de refrigeração líquida.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Teste de estresse final

PDF download Baixe em PDF
  1. Diminua seu clock base ou multiplicador para a última configuração válida. Esta é a sua nova velocidade do processador, e se você tiver sorte, será muito maior do que era antes. Contanto que tudo funcione bem, você está pronto para iniciar seu teste final.
  2. Aumente a velocidade da memória na direção dos seus níveis iniciais. Faça isso lentamente, testando o estresse do computador conforme aumenta. Você pode não conseguir aumentá-las novamente até seus níveis originais.
    • Use o Memtest86 para fazer testes de memória enquanto aumenta a frequência.
  3. Abra o Prime95 e faça o teste por 12 horas. Isso pode parecer tempo demais, mas seu objetivo é garantir uma estabilidade precisa por longos períodos. Isso levará a um desempenho melhor e mais confiável. Se seu sistema ficar instável durante o teste, ou as temperaturas chegarem a níveis inaceitáveis, você vai ter que voltar e reajustar a velocidade do clock, o multiplicador e a voltagem.
    • Quando você abrir o Prime95, selecione "Just Stress Testing". Clique em "Options" → "Torture Test" e configure para "Small FFT".
    • As temperaturas no limite não têm problema, já que o Prime95 força seu computador muito mais do que qualquer outro programa o fará. Você ainda pode querer diminuir um pouco seu overclock só por segurança. Sua temperatura em segundo plano não deve passar dos 60 ºC.
  4. Embora os programas de teste de estresse sejam ótimos para garantir que seu sistema está estável, é importante que o computar consiga lidar com a aleatoriedade de situações da vida real. Se você for um gamer, abra o jogo mais pesado que você tiver. Se você codificar vídeos, tente codificar um Blu-ray. Tudo está funcionando como deveria? Na verdade, tudo deve funcionar ainda melhor agora!
  5. Este artigo apenas mostra o básico do que pode ser feito no tocante ao overclocking. Se você quiser aprender mais, é mesmo questão de pesquisa e testes. Existem várias comunidades dedicadas ao overclock e seus vários campos relacionados, como a refrigeração. Algumas das comunidades mais populares são Overclockers.com, Overclock.net e Tom's Hardware; todas elas são ótimos lugares para começar sua pesquisa sobre informações mais detalhadas.
    Publicidade

Avisos

  • Isso pode acabar anulando a garantia do seu computador, dependendo do fabricante. Algumas marcas, como a EVGA e a BFG ainda honram a garantia mesmo depois que o computador tiver passado pelo overclock.
  • Fazer o overclock com o aumento de voltagens irá diminuir a vida útil do seu computador.
  • Você precisará de um bom sistema de refrigeração para um overclock mais pesado.
  • A maioria dos computadores feitos pela Dell (exceto pela linha XPS), HP, Gateway, Acer, Apple, etc., não podem sofrer overclock porque as opções de mudar a FSB e a voltagem da CPU não estão disponíveis na BIOS.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 190 298 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade