Os artistas gostam de usar tinta acrílica porque ela pode imitar tanto a transparência da aquarela quanto a opacidade da tinta a óleo. Eles também gostam do acrílico porque, comparado às tintas a óleo, ele é mais seguro de se usar e mais resistente ao calor. Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Mark Rothko e David Hockney são alguns dos artistas notáveis que usam bastante a tinta acrílica em seus trabalhos. [1] X Fonte de pesquisa Fazer sua própria tinta acrílica permite a você controlar o que está nela e economizar dinheiro. Comprar 4,5 L de médium acrílico e várias dispersões de pigmentos ou pigmentos em pó em uma loja de material artístico produzirá mais tinta a um custo mais baixo do que comprar a mesma quantidade em tubos ou potes, sem sacrificar a qualidade. [2] X Fonte de pesquisa Se não tiver acesso a uma loja desse tipo de material ou aos materiais certos, tente usar o método da tinta acrílica falsa.
Passos
-
Reúna todos os materiais. Coloque os itens juntos em um só local.
- Um recipiente plástico para misturar
- Um palito de churrasco
- Pigmento seco
- Uma espátula para pintura
- Uma base acrílica
- Solução (água ou álcool transparente, como vodca)
- Retardante acrílico
-
Moa o pigmento seco. Você pode usar o lado plano de uma espátula de pintura para pressionar até não sentir mais arenosidade. Os pigmentos vendidos em lojas de materiais artísticos costumam vir em pó. Muitos artistas também escolhem usar pigmentos alternativos com base em plantas secas esmagadas ou outras substâncias.
- Moa o pigmento até não sentir mais arenosidade ao aplicar pressão. A maioria dos pigmentos se quebrará com certa facilidade, portanto é só não deixar caroços. [3] X Fonte de pesquisa
- Se o pigmento estiver em pó, talvez não seja necessário moê-lo a não ser que ele esteja empelotado.
-
Meça e anote as quantidades de pigmento e base acrílica. Antes de começar a misturar os componentes, meça e anote a quantidade de pigmento e base usados. Você pode precisar produzir mais de uma cor para terminar uma pintura ou retocar, e para reproduzi-la com consistência, você precisa saber quanto pigmento e base acrílica usou. [4] X Fonte de pesquisa
- A base é tinta sem pigmento. Ela geralmente vem em tubo e é branca. Há vários tipos diferentes, como as brilhantes e as foscas, e você deve decidir de qual deles precisa para sua pintura.
-
Acrescente o pigmento à base acrílica em um recipiente de plástico. Use o palito de churrasco para misturá-los bem até que o pigmento seja incorporado pela base de maneira uniforme.
-
Combine bem a solução à base acrílica pigmentada. Leia as instruções que vieram com o aglutinante acrílico, pois a proporção preferida de base e solução varia dependendo da marca.
- Alguns pigmentos, especialmente os orgânicos, tendem a flutuar na água. Nesse caso, use álcool. Utilize a solução apropriada para o pigmento. [5] X Fonte de pesquisa
- Misturar álcool nas tintas acrílicas não é o ideal, pois ele seca rápido e faz com que a tinta também seque rápido. Se estiver usando um pigmento que se mistura melhor ao álcool, mas quiser que a tinta seque mais devagar, acrescente água depois de misturar o pigmento ao álcool.
- Usar água ou álcool demais vai diluir o aglutinante acrílico, portanto tome cuidado.
-
Misture o retardante acrílico. Ele ajuda a deixar a secagem da tinta mais lenta. É importante seguir as instruções que vieram com o produto, mas uma boa regra é que, quanto mais retardante usado, mais lentamente a tinta acrílica vai secar. Você pode descobrir suas proporções favoritas conforme se acostumar com o uso dele.
- Os retardantes acrílicos são especialmente necessários se você estiver tentando criar pinturas fotorrealistas ou retratos humanos. As cores devem ser misturadas na tela para criarem o contorno de formas complexas, mas os acrílicos de secagem rápida vão assentar antes que uma segunda cor possa ser adicionada. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Coloque todos os itens necessários em um só local. Embora não seja tinta acrílica verdadeira, essa mistura é mais adaptável do que muitas das outras tintas para usuários jovens. Você precisará de:
- Um recipiente plástico para misturar.
- Um palito de churrasco.
- Tinta líquida.
- Cola branca comum.
-
Despeje partes iguais de tinta líquida e de cola no recipiente plástico. Você pode alterar um pouco a proporção para modificar a claridade da cor, mas o excesso de tinta à base de água vai estragar a cola.
- Alguns tipos de cola branca secam mais transparentes que outros. Para obter cores mais vibrantes em vez de tons pastéis, você precisará achar uma variedade que seque mais transparente. [7] X Fonte de pesquisa
-
Misture bem a tinta e a cola com o palito de churrasco. A tinta acrílica falsa estará pronta para ser usada em poucos minutos.
-
Tome cuidado. Diferente da tinta à base de água com a qual você começou, sua nova tinta acrílica falsa pode grudar em quase qualquer superfície. [8] X Fonte de pesquisaPublicidade
Avisos
- Evite deixar tinta cair nos olhos. Se isso acontecer, enxágue os olhos com água e procure um médico imediatamente.
Materiais Necessários
Fazendo a própria tinta acrílica
- Um recipiente plástico para misturar
- Um palito de churrasco
- Pigmento seco
- Uma espátula para pintura
- Uma base acrílica
- Solução (água ou álcool transparente, como vodca)
- Retardante acrílico
Misturando tinta acrílica falsa com cola branca
- Um recipiente plástico para misturar
- Um palito de churrasco
- Tinta líquida
- Cola branca
Referências
- ↑ http://www.britannica.com/art/acrylic-painting
- ↑ http://artistmarketingresources.com/2012/01/23/artists-want-to-save-money-by-making-your-own-paints/
- ↑ http://www.essentialvermeer.com/palette/palette_grinding_and_materials.html#.VNt0ui7Rs4s
- ↑ http://www.art-is-fun.com/difficulties-reproducing-the-same-colour-with-acrylics.html
- ↑ http://www.kamapigment.com/en/demonstrations/demo4_03.html
- ↑ http://www.art-is-fun.com/acrylic-mediums-for-painting-photorealism.html
- ↑ http://www.earmark-decorative-painting-studio.com/PVA-glue.html
- ↑ http://www.learnwithplayathome.com/2012/02/pva-painting.html