Baixe em PDF Baixe em PDF

Para fazer a diferença como um jovem cristão e conseguir ajudar o próximo, não basta ir à igreja e ler a Bíblia. É necessário viver uma vida exemplar todos os dias. Aprenda como ser uma prova viva dos ensinamentos de Jesus e retribuir as bênçãos como um jovem cristão.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo a atitude certa

Baixe em PDF
  1. Ensine através de seu exemplo de vida, colocando em prática os ensinamentos de Jesus. Tudo o que fizer no dia a dia tem que transparecer a bondade de Deus. [1]
    • Mostre positividade, sorria e seja prestativo. [2] Não fale mal dos outros pelas costas. Seja gentil com todos, mesmo com os excluídos. Ame ao próximo como a si mesmo. Não fale, faça!
    • Seja o líder. Não participe e nem ria de coisas pecaminosas; apenas siga em frente e, quando possível, tente convencer as pessoas de pararem com isso. Intervenha quando ver uma cena de bullying em ação e seja intolerante com fofocas e xingamentos.
    • Não beba, não fume, não faça baderna, não cole nas provas, não fofoque e não tenha quaisquer outros comportamentos negativos. Passe as noites de sexta ajoelhado, orando por aqueles que estão se perdendo no mundo.
  2. Seja reconhecido como um jovem cristão apenas pelos seus atos. É preciso manter o comportamento reto todos os dias.
    • Ame os outros e esteja sempre pronto para ajudá-los, mesmo que seja preciso se esforçar muito para isso. [3] Não deixe o ego e o status impedirem-no de tratar os outros como irmãos e irmãs. Como ensinou Jesus em um de seus principais mandamentos: “ame ao próximo como a si mesmo” – isso é muito importante.
    • Não seja preconceituoso. Ame a todos, de todas as religiões, raças, orientações sexuais, crenças e descrenças. Não fale palavrões e nem sobre coisas inapropriadas. É impossível ser diferente dos outros e agir como eles (fazendo piadinhas e xingando). Seja respeitoso, honesto e puro.
    • Seja um exemplo de cristandade todos os dias, na escola e no trabalho. Seja humilde, bondoso, paciente e decente com todo mundo, não apenas com outros cristãos.
  3. Jesus levou o amor até as pessoas mais maltratadas e marginalizadas pela sociedade. Nunca desista de alguém, muito menos de Deus – lembre-se de todos, tanto nos dias bons, quanto nos ruins.
    • Na escola existem panelinhas onde os alunos só conversam com quem eles conhecem. Algo que só acontece porque eles não querem se esforçar para conhecer os outros colegas. Pare de fazer igual aos outros, pare de julgá-los pela aparência, saia de sua zona de conforto e tente uni-los.
    • Sente-se com alguém que estiver sozinho no recreio, escute-o desabafar e seja seu amigo. Construir um relacionamento pessoal será o primeiro passo para levá-lo até Jesus. A maneira mais elegante de se espalhar a fé é plantando sementinhas e deixando-as germinar pela ação do Espírito Santo.
    • Seja também um exemplo para os outros cristãos, oferecendo orações, motivando-os e, principalmente, vivendo a Bíblia no dia a dia, sendo um exemplo sólido do amor e da graça de Deus. Trate todos da mesma maneira, independentemente de status e profissão. Diante de Deus, todos são iguais e merecem compreensão.
  4. É fácil ficar feliz quando vai tudo bem. O grande desafio está em continuar mostrando alegria quando se encara decepções e reviravoltas na vida.
    • Não pire quando alguém questionar a sua fé. Explique-a o porquê de sua crença, mesmo que acabe sendo ridicularizado por isso. Lembre-se de que cada um tem sua própria história de fé. Muitos chegaram a Jesus de forma dramática, outros já nasceram em um lar cristão. Cada história é única e tem seu próprio significado, não se envergonhe da sua. [4]
    • Ofereça a outra face. Sempre demonstre perdão e amor, mesmo quando forem cruéis com você – perdoar é uma das maiores características do cristão. Quando for ferido, não desanime, apenas encontre uma maneira de perdoar. Todos nós nascemos pecadores, sempre lutamos contra ele e, às vezes, somos pegos por ele.
    • Quando for pego pelo pecado, perdoe-se, levante-se e tente de novo. Para Deus, o que importa não é a queda, é o levantar. Esforce-se para crescer. Você é único, possui seus próprios talentos, pontos fortes e fracos, gostos e desgostos; portanto, invista no que você tem de bom e esqueça as fraquezas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Crescendo na fé

Baixe em PDF
  1. Mesmo quando estiver mais velho, jamais deixe de estudar. Nem todas as respostas virão na juventude.
    • Seja o primeiro de seu grupo de jovens da igreja a sair da zona de conforto e mostrar que está disposto a aprender cada vez mais. Faça e responda perguntas. Sua motivação contaminará os outros e, logo, eles também sairão de suas zonas de conforto. [5]
    • Sair por aí dizendo versos da Bíblia de cor é bom e bonito, mas entendê-los profundamente e compreender o modo como eles se encaixam no contexto geral da Palavra de Deus é muito mais importante. Do que adianta dizer que “Deus amou o mundo de tal maneira que mandou seu filho unigênito...” (João 3:16) se não conseguir demonstrar esse mesmo amor pelos outros?
  2. Tente ler uma mensagem ao dia. A Palavra é essencial para o cristão, pois traz instruções e ensinamentos para a vida. Além disso, escute podcasts e veja vídeos no YouTube.
    • Pergunte, pois ninguém sabe tudo – nem mesmo os estudiosos da Bíblia. Ao ler estudos bíblicos, esteja ciente de que muitos fatores podem ter interferido em seu conteúdo, como: contexto histórico, linguagem, tradução e propósito.
    • Com muito respeito, peça ajuda a autoridades, como o líder de uma igreja ou um professor de escola dominical. Diga que quer aprender mais sobre os ensinamentos de Jesus. Frequente grupos de estudos para jovens, pois eles tratam de assuntos mais profundos do que aqueles abordados durante as celebrações.
  3. Comece as orações de forma simples, como: “Querido Deus, eu não sei o que fazer, mas gostaria muito de poder fazer a diferença como um jovem cristão”. Seja honesto e respeitoso ao falar com Deus. Ele ama escutar o que seus filhos têm a dizer. [6]
    • Comece um diário de orações, para tomar nota do que já disse a Deus e como ele respondeu. Não ore só por você, lembre-se de orar pelos outros também.
    • Vá o máximo que puder à igreja – se possível, peça uma carona aos seus pais. Tente memorizar coisas importantes para dizer a Deus todos os dias. Sempre agradeça pelas refeições e pelo dia que se passou. Tire um tempo para relaxar, pensando em Deus, refletindo sobre o que é grato e pedindo perdão pelo que fez de errado.
    • Use as orações para pedir orientações sobre o que fazer. Ele conhece todas as suas habilidades, os seus pontos fracos e fortes e sabe exatamente como você deve agir. Não deixe a idade ou o medo impedirem-no de fazer o que Deus colocar em seu coração.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Retribuindo

Baixe em PDF
  1. Encontre uma boa causa e levante doações para ela (pode até ser online). Se puder, doe sua mesada ou junte as moedinhas de troco do pão. [7]
    • Outra opção é participar de vaquinhas que já estão em andamento. Existem muitas organizações que levantam fundos para ajudar a levar o amor de Deus a quem precisa.
    • Para Deus, o que importa não é o quanto você vai dar e, sim, se está dando tudo o que pode. Por isso, levante alguns trocados lavando carros, vendendo livros velhos ou limpando terrenos.
  2. Envolva-se nos grupos de sua igreja e participe de missões locais, nacionais ou internacionais. Se não encontrar esse tipo de atividade em sua igreja, apresente a ideia aos irmãos. [8]
    • Doe dez por cento de seus ganhos à igreja (dizime), dê os objetos que não usa mais e convide seus amigos para participarem das atividades da congregação.
    • Não trate o grupo dos jovens da igreja como se fosse uma obrigação (como a escola). Esforce-se para mostrar dedicação a Deus, estando sempre feliz e disposto para fazer o possível pelo grupo. Se for permitido, crie um grupo de jovens cristãos na escola.
    • Lembre-se de que não é necessário viajar pelo mundo para fazer missões. Junte alguns irmãos e vá a escolas e creches locais oferecer ajuda aos funcionários. Aproveite a ocasião para falar de Jesus.
  3. Fique firme, mesmo que seja difícil e pareça que é o único jovem cristão do mundo. Desenvolva um bom relacionamento com Jesus e com os outros ao seu redor.
    • Seja um jovem embaixador e não um jovem agente secreto. Para mudar o coração de uma pessoa é preciso, antes, interagir com ela. Seja o mais extrovertido possível sobre a sua fé. Vista camisetas com mensagens, por exemplo – elas podem ser boas para começar uma conversa.
    • Sempre defenda e fale sobre seus princípios morais de forma positiva, sem impô-los. Tente mostrar, como uma prova viva, o que Deus tem feito em sua vida como cristão. Pois, muitos jovens que possuem pouca, ou nenhuma fé, verão os benefícios que a Palavra de Deus tem a oferecê-los.
  4. Ajude os mendigos, os mais velhos, os deficientes, os animais abandonados, os colegas com a tarefa de casa, organize um mutirão para limpar uma praça, doe sangue e etc. Seja prestativo na igreja, na escola e em casa também.
    • Uma maneira mais sútil de ajudar é sendo sempre uma pessoa positiva e proativa onde estiver.
    • Ajude a igreja. Apresente-se como voluntário e faça o que for necessário, como cumprimentar os visitantes ou limpar o chão após a celebração.
  5. Não tente impô-la a ninguém. No entanto, encontre o momento oportuno, como quando alguém perguntar de onde tira tanta força para ajudar os outros. Diga, então, que recebe sua força de Deus, sobre quem coloca todos os seus medos, preocupações e dores.
    • Não tenha medo de compartilhar seu testemunho. Peça oportunidade para contá-lo na igreja. O importante é sempre lembrar que, na maioria das vezes, o simples fato de dizer que é cristão e dar um bom exemplo de vida vale muito mais do que empurrar a fé goela a baixo das pessoas.
    • Quando perceber que alguém está lutando desesperadamente contra um desafio e receptiva a sugestões, diga que Deus pode ajudar. Entretanto, entenda que ser cristão não é impor a religião. O cristianismo se baseia em amor e paz. Aprenda a amar as pessoas como elas são e saiba que metralhá-las com versos da Bíblia não resolverá os problemas delas. Em vez disso, simplesmente ame-as e respeite-as.
    Publicidade

Dicas

  • Seja firme sobre a sua fé, não fique desanimado pelo que os outros dizem.
  • Se quer ajudar a mudar as vidas dos outros, primeiro mude a sua. Se não puder entender a própria fé e não estiver vivendo os ensinamentos de Jesus, será muito difícil mudar alguém.
  • Se achar que não sabe orar, basta conversar com Deus sobre seus aborrecimentos.
  • Escute músicas e leia livros cristãos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 926 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade