Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tesouros ocultos, navios piratas, marcas de "X" — mapas temáticos de tesouro são pura diversão! Você pode criar um mapa incrivelmente autêntico com materiais encontrados em casa, esconder o tesouro em pontos diferentes e liderar as crianças em uma divertida caça às riquezas perdidas!
Passos
-
Corte um pedaço grande de papel-manteiga para criar o seu mapa. Você pode fazê-lo tamanho que preferir, desde que haja espaço suficiente para desenhar e escrever. Ele estará rasgado e amassado, então não há problema em cortá-lo de forma irregular. [1] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver papel-manteiga à disposição, você pode usar cartolina ou papel kraft.
-
Rasgue ou corte as bordas do papel para deixá-lo esfarrapado e envelhecido. Use a tesoura para cortar linhas ondulantes na borda do papel ou rasgue seções pequenas à mão. Deixe-o com a aparência de que foi muito usado e recentemente resgatado de um navio em chamas.
- Mesmo que tenha apenas cortado um ou dois semicírculos pequenos de cada lado do papel, isso já ajuda em passar uma impressão de desgaste.
-
Amasse o papel para deixá-lo surrado. Amasse-o e torça-o na bola mais comprimida possível. Você poderia, inclusive, colocá-lo no chão e pisar sobre ele algumas vezes. Quando estiver suficientemente amassado, abra-o de volta em uma superfície plana. [2] X Fonte de pesquisa
- Amassar o papel passa uma impressão de que está velho e frágil, algo esperado ao se resgatar um mapa do tesouro dos velhos piratas.
-
Misture um pouco de tinta marrom em água e passe-a no papel. Use um copo de isopor ou tigela plástica para misturar 240 ml de água e uma pequena porção de tinta — apenas o suficiente para dar cor. A seguir, pegue a esponja, mergulhe-a na água e aperte-a até eliminar o excesso e passe-a sobre todo o papel. Deixe a pintura desigual ao longo da superfície. Ele deve ficar sujo e descolorido, mas você não precisa ter que esperar muito tempo até que a água esteja finalmente seca. [3] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver tinta em casa, faça uma xícara de chá concentrado ou use café frio para manchar o papel.
-
Queime as bordas do mapa com um isqueiro ou alguns fósforos. Tome muito cuidado ao realizar esse passo — você não quer queimar os dedos ou incendiar a folha inteira por acidente. Passe o isqueiro ou o fósforo levemente pela borda do papel até que comece a escurecer. Avance para a próxima seção antes que o fogo se espalhe. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso não sinta segurança nesse passo, leve o mapa até a pia da cozinha e queime as bordas ciente de que qualquer acidente pode ser facilmente resolvido com a água.
- Você pode ainda passar tinta preta com a esponja nas bordas para um visual "queimado", se não quiser trabalhar com fogo.
Publicidade
-
Defina o local da caça ao tesouro. Você poderia estendê-la do porão ao térreo de uma casa, ou mesmo usar árvores e plantas no quintal como pontos de referência. É possível inclusive fazer com que ela aconteça tanto dentro como fora de casa, a depender da quantidade de espaço necessário e da época do ano.
- É melhor evitar locais públicos, pois não se pode prever quem mais se deparará com o seu tesouro oculto.
-
Associe quatro a cinco pontos de referência a temas relacionados a piratas. Se estiver fazendo uma caça dentro de casa, você pode usar um sofá, uma luminária micro-ondas, um congelador e fotos em como pontos de referência. Em ambientes externos, pode-se usar uma grande árvore, um trampolim, um balanço, uma roseira ou mesmo rochas. Então, pense em formas de rotular esses pontos no mapa. A banheira, por exemplo, poderia ser chamada de "Cachoeiras da Perdição", de uma grande formação de pedras poderia ser a "Ilha das Caveiras". Outras combinações interessantes seriam:
- Montanha Monstruosa = pilha de roupas sujas;
- Selva dos Esqueletos = arbustos no jardim da frente;
- Passagem da Serpente = hall que leva para o próximo passo;
- Praia Sangrenta = área externa. [5] X Fonte de pesquisa
-
Desenhe uma grande ilha no papel, deixando espaço ao redor das margens. Faça espaços ressaltados para áreas de atenção e desenhe linhas onduladas para as bordas de uma ilha. Use um marcador azul, um lápis colorido ou um giz de cera para sombrear a porção externa da ilha, formando o oceano. [6] X Fonte de pesquisa
- Você pode sempre criar mini-ilhas para designar quartos ou áreas diferentes da casa, como se fossem uma ilha para a caça interna e outra para a caça externa.
-
Faça uma bússola em um dos espaços do mapa. Você talvez acabe não a usando em busca de direções, mas ela dá uma maior autenticidade à composição. Acrescente algo simples, como uma cruz com as marcações "N", "S", "L" e "O" ou uma Rosa dos Ventos mais detalhada.
- Se possível, alinhe a bússola e o mapa de modo a facilitar que as crianças façam uso dessas informações para encontrar o tesouro escondido. A maioria dos celulares modernos inclui uma bússola, que pode ser usada para determinar em quais direções estão os diversos pontos do mapa.
-
Coloque os seus pontos de referência no mapa e rotule-os. Use marcadores ou gizes de cera e dê asas à imaginação! Além daqueles que foram escolhidos anteriormente, você pode acrescentar palmeiras, papagaios, cavernas e dunas de areia. Tendo em mente as idades das crianças na caça ao tesouro, dê aos pontos de referência nome e talvez uma dica que os relacione a algo na casa — as "Cachoeiras da Perdição", por exemplo, poderiam estar acompanhadas de " onde você toma banho " em letras pequenas. [7] X Fonte de pesquisa
- Você poderia se inspirar em filmes de piratas e incluir outros detalhes divertidos no mapa.
-
Use um marcador vermelho para fazer um caminho pontilhado a fim de guiar a caçada. Do início ao fim, faça a linha pontilhada designando o caminho que as crianças deverão seguir para encontrar o tesouro escondido. Acrescente algumas seções em círculo para deixá-lo mais autêntico.
- Se não houver um marcador vermelho à disposição, use tinta ou um marcador de outra cor escura. É importante apenas que o caminho esteja claramente visível.
-
Faça um grande "X" a fim de designar onde está o tesouro enterrado. Essa é a melhor parte da caçada! Coloque um grande "X" vermelho no local final do mapa e desenhe um pequeno baú de tesouros a seu lado.
- Se for alguém de talento artístico, você poderia inclusive desenhar um pirata segurando o baú de tesouros ao lado do "X".
Publicidade
-
Esconda recompensas ou dicas em cada ponto como preparação para a caça. Se você desenhou uma "Ilha das Caveiras" no mapa, por exemplo, deixe uma pequena sacola com doces ou brinquedos de piratas na grande rocha lá fora — desse modo, as crianças saberão que estão no caminho certo. [8] X Fonte de pesquisa
- Se não quiser escrever as dicas no mapa, você poderia colocá-las em pedaços separados de papel a serem entregues à medida em que as crianças avançam.
-
Esconda o tesouro dos piratas no "X" de seu mapa. Pegue uma caixa de sapatos ou um pequeno baú de brinquedos, e encha seu interior com guloseimas e brinquedos temáticos pequenos. Você pode encontrar dobrões, tapa-olhos, papagaios de pelúcia e pequenos navios em lojas de brinquedos e festas.
- Se você está apenas cuidando das crianças, confirme se elas têm permissão para comer lanches ou doces antes de incluí-los no baú.
- Se tiver tempo, você poderia inclusive fazer o seu próprio baú de tesouros.
-
Role o mapa e esconda-o. Use cordão ou linha para amarrá-lo, ou coloque-o dentro de um rolo de papel higiênico ou papel-toalha já vazio. A seguir, esconda-o em algum local na casa para a primeira parte da caça ao tesouro. Apenas lembre-se de dar uma boa dica a fim de por as crianças na direção certa para encontrá-lo. [9] X Fonte de pesquisa
- Depois de abrir o mapa, você pode queimar as bordas novamente para maior autenticidade.
-
Se estiver lidando com crianças pequenas, ajude-as a encontrar o tesouro. Caso esteja brincando com crianças mais jovens, pode ser importante dar dicas ou detalhar as instruções no mapa a fim de que saibam para onde devem ir. Você poderia, por exemplo, dizer a elas que o papagaio na linha pontilhada é um indicador de que precisarão procurar no cômodo que contém uma pintura de pássaros.
- O objetivo aqui é a diversão, então evite dificultar o processo a ponto de torná-lo frustrante. Dê dicas, procure junto a elas, e você pode inclusive se vestir e falar como um pirata!
Publicidade
Materiais Necessários
Envelhecendo o papel
- Papel vegetal ou outro de alta resistência;
- Tesoura;
- Tigela;
- Água;
- Tinta preta ou marrom;
- Esponja;
- Isqueiro ou palitos de fósforo.
Escolhendo os pontos e montando o mapa
- Marcadores ou lápis e gizes de cera coloridos.
Escondendo o tesouro e dando início à busca
- Cordão ou linha;
- Doces ou brinquedos pequenos como "tesouro";
- Caixa de sapatos ou baú de brinquedos pequeno.
Referências
- ↑ https://theimaginationtree.com/diy-pirate-map-and-treasure-hunt-games/
- ↑ http://www.dltk-kids.com/crafts/pirates/mmap.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=jnMbGFKsj3s?t=109
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=jnMbGFKsj3s?t=188
- ↑ http://www.dltk-kids.com/crafts/pirates/mmap.html
- ↑ http://www.dltk-kids.com/crafts/pirates/mmap.html
- ↑ https://theimaginationtree.com/diy-pirate-map-and-treasure-hunt-games/
- ↑ https://theimaginationtree.com/diy-pirate-map-and-treasure-hunt-games/
- ↑ http://www.dltk-kids.com/crafts/pirates/mmap.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 148 vezes.
Publicidade