Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já pensou em organizar uma competição de perda de peso no trabalho? É mais fácil do que parece. Para começar, divida o processo em fases, desafios e etapas. Peça autorização aos seus chefes e, em seguida, defina regras e participantes. Acompanhe o progresso de cada um e, no fim das contas, declare quem é o vencedor. Leia as dicas abaixo e aprenda exatamente o que fazer!

Método 1
Método 1 de 3:

Organizando os desafios

Baixe em PDF
  1. Como está no ambiente de trabalho, você precisa de autorização prévia. Converse com os seus superiores e explique a ideia antes de lançá-la a público. [1]
    • Vai ser muito mais fácil organizar a competição se a gerência da empresa der apoio.
    • Não esconda nenhum detalhe dos seus chefes. Explique a competição e todas as atividades que ela envolve para evitar problemas no futuro.
    • Se os seus chefes não aprovarem a ideia, adapte a competição e organize-a fora da empresa. Só não faça nada que possa gerar punições a você ou colegas.
  2. O departamento de RH da empresa pode até participar da competição e incentivar hábitos mais saudáveis em meio à equipe. Depois de obter permissão dos seus chefes, converse com os responsáveis do setor e chegue a um acordo. [2]
    • Pode ser que o departamento de RH ofereça benefícios extras a quem participar (e vencer) a competição.
  3. A maioria das competições de perda de peso oferece algum tipo de compensação financeira. Se necessário, peça uma pequena taxa de inscrição dos interessados, junte tudo e entregue ao vencedor! Só não exagere e não passe de R$10,00 ou R$20,00 dessa taxa. [3]
    • Algumas competições premiam vencedores a cada semana, enquanto outras premiam somente a pessoa que mais perde peso no final. Tome essa decisão imediatamente.
    • Não impeça nenhuma pessoa de participar só porque ela não tem condições de pagar a taxa de inscrição. Deixe-a entrar na competição do mesmo jeito, mesmo que não receba o prêmio final.
    • Você também pode pedir para a empresa contribuir com o prêmio final em dinheiro. Isso vai até convencer muita gente a participar! Explique aos seus superiores que a empreitada vai melhorar o estado de saúde e a convivência do pessoal.
  4. Esse é o período ideal para os participantes conseguirem algo de fato — já que podem perder peso em um ritmo saudável, sem que se sintam forçados a mudar a sua alimentação ou os seus hábitos radicalmente. [4]
    • O ideal é tentar perder no máximo 1 kg por semana. Incentive todo participante a atingir essa meta. [5]
    • Tente começar a competição por volta de janeiro, quando a maioria das pessoas está animada com as novas resoluções e promessas do Ano Novo.
  5. Muitas competições profissionais de perda de peso têm dois parâmetros principais: a perda em quilos em si e a perda percentual. Adote os dois, pois ambos são importantes. [6]
    • Por exemplo: digamos que, no início, Marcos pesava 90 kg e João pesava 140. No fim da competição, Marcos conseguiu perder 9 kg (ou seja, 10% do total), enquanto João perdeu 11 (8%). João venceu em termos de quilos, mas Marcos é o ganhador em termos de percentual.
    • Ofereça prêmios aos dois primeiros colocados: quem perder mais quilos e quem mais reduzir o percentual.
  6. Depois de receber permissão e organizar a competição, é hora de você ir atrás das pessoas que queiram participar. Distribua panfletos, envie e-mails ou converse pessoalmente com os colegas. Conforme eles se interessarem, colha informações pessoais e a taxa de inscrição. [7]
    • Defina uma data para o início da competição e informe todos os participantes.
    • Crie listas de e-mails ou grupos nas mídias sociais para enviar notícias e informações aos participantes.
    • Nunca insista para ninguém participar da competição contra a vontade. Muita gente é insegura com o próprio peso (e você pode acabar criando um ambiente hostil sem querer).
  7. Algumas competições de perda de peso são feitas em equipes. Pense se vale a pena organizar algo assim na empresa e ajude todo mundo a se dividir em grupos. [8]
    • Talvez a melhor alternativa seja montar grupos aleatórios para evitar a formação de panelinhas.
    • Se preferir, você tem a opção de sortear nomes com pedaços de papel ou aplicativos de celular.
    • Algumas pessoas podem ficar ressentidas se alguém da equipe não cooperar tanto. Faça tudo individualmente se você acreditar que os seus colegas não sabem trabalhar em grupo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Gerenciando a competição

Baixe em PDF
  1. Registre o progresso dos participantes em uma planilha . Registre todo o progresso de cada participante da competição em uma planilha do Excel ou em um aplicativo móvel do tipo. No fim, some quantos quilos as pessoas perderam no total. [9]
    • Escreva o nome dos participantes em uma coluna, o peso inicial em outra e as reduções ao longo das semanas nos campos seguintes.
    • Se você tem facilidade para mexer com planilhas, incorpore fórmulas ao documento para somar a perda de peso total de todas as pessoas e o percentual de quilos perdidos.
  2. Comece a competição anotando o peso de cada pessoa que vai participar. Compre uma balança de qualidade e coloque-a em um lugar mais reservado, como uma sala vazia da empresa. Em seguida, peça para cada um subir no equipamento (em horários diferentes) e anote os valores na planilha. [10]
    • Registre o peso dos participantes de forma consistente. Por exemplo: todo mundo tem que tirar os sapatos, casacos pesados e assim por diante. Use os mesmos parâmetros toda semana.
  3. O peso é um assunto delicado para muitas pessoas, principalmente as que acham que estão acima das medidas. Sendo assim, só peça para cada participante da competição subir na balança quando estiver sozinho. Respeite todo mundo e não fale desse assunto nas horas erradas, como quando houver mais gente por perto. [11]
    • Na hora de anunciar o vencedor, só diga quantos quilos a pessoa perdeu no total, não quanto ela pesa agora. Melhor ainda: só informe os percentuais de quilos perdidos. Os demais participantes não vão conseguir calcular o peso original ou a perda dos concorrentes com essas informações.
    • Respeite os participantes que prezarem mesmo pela privacidade. Por exemplo: diga apenas em que posição no ranking geral eles estão. A competição vai ser muito menos invasiva se a planilha final só informar que lugar cada pessoa ocupa, mas não quantos quilos ela perdeu.
    • Fica mais fácil ocultar certas informações sigilosas se a competição for em grupo. Nesse caso, relate o total de quilos perdidos de todos os participantes somados para ninguém ficar incomodado.
  4. Escolha um dia da semana em que todo mundo esteja disponível e seja consistente para pesar os participantes (assim como foi da primeira vez). Chame cada um a um espaço mais reservado e conduza o processo. [12]
    • Informe o progresso de cada participante. Caso alguém queira dicas de como ter um desempenho melhor na competição, dê conselhos honestos e responsáveis.
    • Não custa repetir: seja consistente nos parâmetros da competição. Não peça para alguns participantes fazerem algo que os outros não fazem, ou os resultados não vão ser nada precisos.
    • Não critique os participantes que porventura não tenham perdido peso (ou pior: estejam com alguns quilos a mais ). Todo mundo tem problemas no dia a dia e ninguém merece ser rechaçado por isso.
  5. Algumas pessoas têm dificuldade para perder peso toda semana. Por esse motivo, aceite as desistências sem criticar ou zombar de ninguém. Pelo contrário: agradeça a persistência do colega até o momento. [13]
    • Devolva o dinheiro da pessoa, a menos que você tenha deixado claro desde o início que não haveria reembolsos.
  6. Pese os participantes uma última vez quando a competição acabar. Registre o peso de cada pessoa e faça as devidas contas para saber o saldo final e chegar ao vencedor (ou vencedores). [14]
    • Se for anunciar o vencedor diante dos grupos, some o total de quilos perdidos por cada membro. Caso também tenha uma recompensa para quem perdeu o maior percentual de peso, faça os devidos cálculos.
    • Anuncie o vencedor na hora da pesagem final ou, se for o caso, organize uma cerimônia de encerramento para fazer a revelação.
    • Parabenize todo mundo que se dedicou ao processo e reitere que o objetivo final é incentivar cuidados com a saúde, não a competição por prêmios.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Pensando em outras atividades

Baixe em PDF
  1. Perder peso é difícil e exige bastante dedicação. Todos os participantes podem precisar de apoio moral de vez em quando. Portanto, crie uma rede de solidariedade em que todo mundo tenha a oportunidade de compartilhar histórias, conquistas e desafios. Uns podem ajudar os outros! [15]
    • Abra esses encontros até a pessoas que não estão participando da competição para criar uma rede de apoio geral na empresa.
    • Você também pode convidar pessoas de fora, como educadores físicos ou palestrantes, para dar feedbacks e incentivos aos participantes da competição. Se necessário, peça para a empresa bancar os gastos desse convidado.
  2. Melhorar a alimentação é o principal passo para quem quer perder peso. Incentive todos os participantes da competição a mudar de hábitos e organize festas e eventos parecidos só com produtos saudáveis. Assim, todo mundo vai se sentir mais à vontade com o tempo. [16]
    • Dê a ideia de os participantes também compartilharem receitas de pratos saudáveis para todo mundo que quiser experimentar.
    • Faça uma enquete com os participantes para saber quem trouxe a receita mais saborosa.
  3. Algumas pessoas ficam mais motivadas a fazer exercícios quando estão acompanhadas. Convide os participantes da competição a treinar em grupo uma ou duas vezes por semana e veja o bem que isso faz às relações interpessoais! [17]
    • Comece convidando o pessoal para andar ou correr nos fins de semana depois do trabalho.
    • Convide até gente que não está participando da competição. Pode ser que essas pessoas se interessem pela proposta quando virem a integração entre os colegas.
    • Marque treinos de baixa intensidade, pois cada pessoa tem um condicionamento físico diferente e nem todo mundo consegue chegar ao mesmo ritmo.
    Publicidade

Dicas

  • Dá para organizar esse tipo de competição em vários lugares, não só na empresa. Proponha algo parecido a amigos, parentes, vizinhos, colegas de faculdade ou até contatos de mídias sociais.
  • Tente integrar comunidades de pessoas que querem perder peso até pela internet.
  • Consulte um médico antes de começar a praticar exercícios físicos ou mudar a alimentação radicalmente (e oriente todo mundo a fazer o mesmo).
Publicidade

Avisos

  • Quem já tem um peso saudável não deve participar desse tipo de competição.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 559 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade