Baixe em PDF Baixe em PDF

Não há como fazer com que apenas os dedos “afinem”, apenas utilizar-se de dietas e exercícios para que todo o corpo perca peso. Além disso, incorporar atividades que fortaleçam a pegada e as mãos deixarão os dedos mais saudáveis, que ficaram menos “gordos” e funcionando perfeitamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fortalecendo as mãos e dedos

Baixe em PDF
  1. Use uma bola de fisioterapia ou um aparelho para apertar, fazendo séries de 30 a 50 apertos.
    • As bolas de fisioterapia têm o tamanho da palma da mão; você deve apertá-la e exercitar a mão. Caso não tenha, pegue uma bola de tênis.
    • Fortalecedores de mãos (hand grips), faixas elásticas e luvas de musculação, bem como outros equipamentos para alongamento das mãos podem ser comprados em lojas de produtos esportivos.
    • As bolas baoding, originárias da China, são voltadas ao alívio do estresse, mas também servem para manter as mãos ativas. Elas devem ser giradas na palma da mão, produzindo sons agradáveis e exercitando-a.
  2. Realize atividades de fortalecimento do punho, que aumentarão a força da pegada ao segurar o peso que está sendo utilizado. Para isso, utilize faixas elásticas, halteres ou outros tipos de itens domésticos. [1]
    • Halteres:
      Em cada mão, pegue algo não muito pesado (de 1,5 a 2 kg) e deixe a palma virada na direção do chão. Flexione o cotovelo de forma que o braço fique reto e o punho solto, para baixo; lentamente, flexione o punho para cima e para baixo, completando três séries de 10 a 15 repetições com cada mão. Caso não tenha halteres, você poderá utilizar latas de sopas, tijolos ou qualquer objeto que consiga segurar na mão.
    • Faixas elásticas:
      Fique em pé em uma ponta da faixa e pegue-a com a mão, deixando a palma virada para baixo. Erga o braço até que fique reto, e flexione lentamente o punho enquanto segura a faixa; realize três séries de 10 a 15 repetições para cada mão.
  3. Pessoas que estão em boa forma, mas que ainda apresentam dedos “gordos” podem experimentar flexões mais avançadas. Em vez de fazê-las com as palmas da mão no chão, tente apoiar-se colocando o peso na ponta dos dedos; se possível, complete algumas séries de cinco a 10 repetições.
    • Além das flexões com apoio nos dedos, faça também as “normais”, já que vão fortalecer tanto os punhos como os músculos peitorais, ambos ótimos para aumentar a força na parte superior do corpo e perder peso.
  4. Trabalhe no desenvolvimento da destreza, que é a capacidade de utilizar dedos e mãos para completar tarefas complexas rapidamente e tão importante quanto a força. Para desenvolver as capacidades motoras, basta realizar regularmente atividades voltadas ao fortalecimento de mãos e dedos.
    • Quantas palavras por minuto consegue digitar? Se ainda estiver “catando milho”, leia este artigo para aprender a digitar de maneira mais confortável.
    • Tocar um instrumento, como piano, violino ou guitarra, mas também os de sopro (flauta, clarinete e semelhantes), funcionará muito bem no desenvolvimento da coordenação motora. Nunca é tarde para começar .
  5. Há controvérsias em relação ao hábito; alguns defendem que ele não causa nenhum problema, enquanto outros relatam que os dedos “engordam”. Como nada de benéfico vem ao estalá-los, pare.
    • Não há nenhuma comprovação de que estalar os dedos leva ao inchaço dos dedos e artrite, mas certas pesquisas indicam uma conexão entre o hábito em longo prazo e a diminuição da força da pegada. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando a alimentação

Baixe em PDF
  1. Coma menos sal, já que o excesso de sódio pode fazer com que haja retenção de água, resultando em leve inchaço, principalmente nas mãos e pés. Para que os dedos “emagreçam”, corte o sal das refeições; quanto menos sódio, menos peso de água será retido.
    • Sempre leia a tabela nutricional dos alimentos!
      Consumir menos sal não significa colocar menos quando a comida já estiver no prato; vários enlatados e congelados (até mesmo legumes e doces) são riquíssimos em sódio. É comum que pessoas ingiram altas quantidades de sal sem perceber.
    • Atenção aos tamanhos das porções. Muitos produtos com sal ou sódio reduzido são, na verdade, os mesmos alimentos, apenas com o tamanho da porção manipulado para diminuir a quantidade.
  2. Beba oito copos d’água por dia . Manter o corpo hidratado ajuda o organismo a se livrar mais rapidamente do sal; o consumo de oito copos (ou 2 L) de água é essencial para manter a uma boa saúde e perder peso. A água também pode reduzir o apetite, evitar dores de cabeça, melhorar a circulação e incentivar o funcionamento da excreção da urina e fezes. [3] O melhor é que você não precisa pagar nada por ela!
  3. Troque a carne vermelha por cogumelos, que possuem menos do que a metade das calorias e gorduras se comparados até aos filés mais magros. Um estudo recente indicou que as pessoas que realizaram a alteração se sentiram satisfeitas, como se tivessem comido carne. Os cogumelos são saudáveis, deliciosos e fáceis de serem incorporados na alimentação.
    • Leia este artigo para preparar pratos com cogumelos.
    • Lembre-se de que cogumelos não contêm tanto ferro ou proteína quanto a carne vermelha.
  4. São duas formas de carboidratos: os simples e os complexos. Os primeiros, presentes em alimentos processados e ricos em gorduras, são digeridos e transformados em gordura muito mais rapidamente; muitas pessoas sofrem com inchaço após comerem-os. Os carboidratos simples estão presentes em xarope de milho, açúcar branco, doces e refrigerantes. Os complexos, de grãos integrais, demoram mais para se movimentar no organismo, fornecendo mais nutrientes e energia ao corpo. [4] Encontre-os nos seguintes alimentos:
    • Aveia.
    • Batata doce.
    • Pães e massas de grãos integrais.
    • Feijões e lentilhas.
    • Legumes com folhas verdes.
  5. É possível ganhar muito peso ao consumir lanchinhos nada saudáveis entre as refeições; um punhado de batatas chips pode parecer inofensivo, mas a medida mais simples é substituir essa “junk food” por opções mais saudáveis. Jogue-as fora e traga frutas e legumes frescos para perto, para não ter outra escolha.
    • Coma uma maçã, que é pobre em calorias e rica em fibras.
    • Não pule a sobremesa, desde que ela seja um pouco mais saudável. Por exemplo: em vez de comer uma tigelinha de sorvete depois de jantar, substitua por iogurte grego light e mirtilos. Caso prefira uma fatia de bolo de chocolate de vez em quando, compre uma barrinha do tipo amargo (rico em antioxidantes) e coma apenas um quadradinho quando a vontade aparecer.
  6. Mastigue mais e demore para deglutir o bolo alimentar. Se estiver com problemas em controlar o hábito, comendo mais do que o normal, desacelere e espere que o corpo consiga “alcançá-lo”.
    • Comece a refeição com uma xícara pequena de uma sopa ou caldo, ou ainda consuma um punhado de amêndoas sem sal 15 a 20 minutos antes de começar a refeição. É comprovado que tais medidas diminuem a quantidade de alimento que você ingere na refeição subsequente.
    • Não pule refeições.
      Há estudos que indicam que pular refeições, principalmente o café da manhã, faz com que o corpo armazene rapidamente as calorias que o indivíduo consome mais tarde. Em outras palavras, ignorar essa refeição fará com que você engorde. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Perdendo peso do corpo

Baixe em PDF
  1. , a maneira mais simples (e barata) de realizar mais exercícios e começar a perder peso. Não é necessário comprar nenhum equipamento e nem é necessário muito tempo, além de obter um resultado proporcional ao seu esforço.
    • Inicialmente, faça caminhadas leves pelo bairro, lentamente aumentando a distância, tentando completar 1,6 km ou de 15 a 20 minutos duas vezes por dia.
    • Caso não goste muito das rotinas de exercícios, não trate-as dessa forma, e sim como se fosse dar uma volta. Coloque um áudiolivro ou novas músicas em seu iPod e relaxe durante a caminhada.
  2. Faça leves exercícios cardiovasculares . Para aumentar a intensidade dos treinos, atividades cardiovasculares não muito fortes podem preparar o corpo; faça com que o coração bata mais rapidamente e mantenha-o acelerado. Você pode realizar aulas, ir a uma academia ou encontrar uma série de treinos na internet; algumas opções a se considerar são:
    • Yoga.
    • Pilates.
    • Aulas de spin.
    • Dança aeróbica.
    • Exercícios aeróbicos aquáticos.
    • Nem todos os indivíduos estão dispostos a realizar atividades cardiovasculares pesadas, como as de aulas de spin ou de outras atividades aeróbicas. Consulte seu médico para desenvolver um plano mais cuidadoso relacionado à perda de peso.
  3. Essa “estagnação” ocorre com frequência; ao começar a perder peso de forma regular, mas repentinamente parar, é hora de alterar o treino. Não se preocupe, já que é algo corriqueiro com praticamente todas as pessoas.
    • Experimente fazer um treino em circuito. Escolha de cinco a 10 exercícios rápidos que o agradam e realize séries de alta intensidade por 40 a 60 segundos, com quantas repetições puder. Descanse de 20 a 30 segundos e passe à próxima atividade.
    • Faça três séries completas dos exercícios (todos que escolher, ou seja, de cinco a 10) e descanse por cinco minutos entre eles. Completar a rotina três vezes por semana, ao mesmo tempo que se alimenta de forma saudável, fará com que perca peso rapidamente.
  4. . O estresse produz cortisol, que está ligado a várias doenças, levando até ao aumento da gordura corporal. [6] Períodos em que a carga emocional do corpo é alta pode dificultar a tarefa do organismo em queimar a gordura, o que significa que é preciso relaxar e se acalmar para emagrecer.
    • A saúde mental deve ser uma prioridade, como o bem-estar físico. Todos os dias, de 15 a 30 minutos, fique sentado e tranquilize-se. Não se sinta culpado por ter alguns minutinhos para pensar apenas em si próprio.
    • Tome banhos quentes, leia bons livros ou ouça músicas calmas; qualquer coisa que o acalmar servirá.
  5. Concentre-se em perder peso em todo o corpo . Ninguém gosta de ouvir isso, mas é uma verdade científica: não há como escolher uma parte do corpo para emagrecer, livrando-se da gordura ali sem perdê-la em outros locais. [7] Desenvolva a musculatura de certas áreas do corpo, e os exercícios manuais fortalecerão os punhos, as mãos e dedos, sempre lembrando que há pouco músculo nas mãos, em primeiro lugar. A única forma de livrar-se da gordura entre os dedos é alterando a alimentação, fazendo exercícios e queimando mais calorias do que o consumido para perder o excesso em todo o corpo.
    Publicidade

Dicas

  • Geneticamente, algumas pessoas apresentam mais gordura nos dedos do que outras.
  • Fazer com que o percentual de gordura do corpo fique abaixo de 20% (homens) e 16% (mulheres) deixarão os dedos (e o resto do corpo) mais finos.
  • Um nutricionista ou personal trainer poderá ajudá-lo a determinar a maneira certa de reduzir a gordura corporal.
  • Há pessoas que acreditam que ingerir alimentos com ômega-3, como óleo de peixe, auxilia na queima de gordura, até mesmo em volta dos dedos.
Publicidade

Avisos

  • Sempre consulte um médico ou personal trainer antes de iniciar um treino.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 108 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade