Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter uma sogra arrogante ou irritante acaba com a paz de qualquer um e pode até causar problemas no seu relacionamento. Se conversar ou até mesmo ficar perto da sua sogra é uma tarefa difícil, ignorá-la pode parecer a única opção para manter sua sanidade e felicidade. Limite o tempo que você passa com sua sogra, lide com os comportamentos difíceis dela e tente resolver ou compreender os problemas no relacionamento entre vocês para aprender como ignorá-la de uma forma responsável.

Método 1
Método 1 de 3:

Evitando sua sogra

Baixe em PDF
  1. Se passar um tempo com sua sogra está causando raiva ou incômodo, tente sair ou se distanciar da conversa. Peça licença e saia com calma ou pergunte a outra pessoa que está por perto o que ela acha do assunto. Essas atitudes permitem que você se retire da situação. [1]
    • Se estiver em um evento social, como uma reunião de família com muitas pessoas ou um casamento, isso será fácil de fazer. Já se for uma situação com menos pessoas, conversar com seu cônjuge antes pode ajudar. Ele pode dar espaço para você sair da situação, se precisar.
    • Você pode pedir licença para ir ao banheiro, pegar uma bebida ou simplesmente para ir falar com outra pessoa.
  2. Se não puder sair da conversa com sua sogra, tente acabar ou limitar a conexão emocional que você tem com ela. Lembre-se de que você não precisa considerá-la parte da sua família se não quiser. O que ela pensa e acha não precisa ser levado em conta se você discorda dela. [2]
    • Pense na sua sogra como uma conhecida, em vez de uma segunda mãe, se o relacionamento de vocês não é caloroso ou familiar.
    • Não se sinta pressionado a chamar sua sogra de “mãe” a não ser que isso soe natural para você. Se ela ou seu cônjuge reclamarem, explique calmamente que você não se sente confortável em chamá-la de mãe. Não tem necessidade de inventar um motivo ou explicar mais do que isso.
  3. Mesmo que ignorar sua sogra por completo deva ser seu último recurso, você pode reduzir o tempo que passa com ela. Seu cônjuge pode tranquilamente ir a alguns eventos familiares sem você e isso pode até deixar sua sogra feliz. Não sinta que precisa estar em todos os eventos onde sua sogra vai estar. [3]
    • Não ache que precisa mentir ou pedir para seu cônjuge mentir por você sobre o porquê de não ter ido ao evento onde sua sogra está. Mantenha as explicações simples dizendo algo como “Eu estava sem clima para sair de casa hoje”. As mentiras só tornam o seu relacionamento com sua sogra ainda mais difícil.
    • Converse com seu cônjuge sobre quais eventos você pode deixar de ir, já que sua presença pode ser importante em alguns. Porém, você também pode explicar que não quer ir a determinado evento. Um bom relacionamento é baseado na comunicação e em fazer acordos para o bem comum.
  4. Se você mora perto da casa da sua sogra, fica mais fácil para ela aparecer na sua casa sem avisar. Não precisa ir morar do outro lado do país, mas ir para um lugar um pouco mais longe da casa dela pode ajudar a definir alguns limites mais fáceis de manter. [4]
    • Mudar de casa é algo importante e não é o tipo de decisão que deve ser tomada sem pensar bem. Converse com seu cônjuge sobre alguns dos benefícios e custos de trocar de casa, em vez de fazer isso apenas para poder ignorar sua sogra. Isso pode ser levado em conta, mas não deve ser o único motivo.
  5. Se você quer ignorar sua sogra porque ela é emocionalmente manipuladora ou abusiva, cortar relações com ela temporariamente ou para sempre pode ser sua única opção. Converse com seu cônjuge sobre os motivos pelos quais você acha que ela é uma presença negativa na sua vida e procurem a melhor opção para a família de vocês. [5]
    • Essa conversa é algo bem difícil e precisa de muito cuidado. Aborde o assunto com delicadeza. Lembre-se de que a sua sogra é mãe do seu cônjuge, ou seja, eles têm um relacionamento diferente. Mantenha a calma, converse sobre a situação e explique porque você acha que cortar relações com ela é o melhor.
    • Você pode dizer algo como "Eu acredito que o relacionamento que temos com sua mãe não é saudável e está me causando muito estresse. Podemos conversar sobre diminuir o tempo que passamos com ela ou o acesso dela à nossa casa?"
  6. 6
    Corte o contato com a sogra se o comportamento dela piorar. Às vezes, ignorar a sogra ou diminuir o contato não será suficiente. Se ela ignorar os limites ou manter as críticas, diga ao seu cônjuge que você cortará completamente a ligação com a sogra. Não responda a chamadas dela, não a convide para sua casa e não se proponha a visitá-la. Quanto menos você a vir, melhor.
    • Seu cônjuge pode querer continuar a ver a própria mãe, o que é compreensível. Porém, ele pode facilitar as coisas para você de forma compreensiva.
    • Você pode cortar o comportamento de sua sogra se ela aparecer sem avisar, criticar você, ser irônica ou fofocar sobre sua vida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com comportamentos difíceis

Baixe em PDF
  1. Conversar sobre seus problemas com sua sogra com seu cônjuge pode torná-los mais fáceis de lidar. Mencione coisas específicas que acha difícil de lidar e peça a ajuda dele caso ele note essas coisas acontecendo no futuro. [6]
    • Tente usar afirmações sobre como você se sente, em vez de falar do que sua sogra faz. Não precisa fazer a mãe do seu companheiro parecer uma vilã, e sim explicar que às vezes você acha difícil lidar com ela.
    • Por exemplo, você pode dizer "Quando sua mãe aparece aqui sem avisar, eu sinto que meu espaço pessoal está sendo invadido e isso me dá ansiedade".
    • Seu cônjuge pode ficar na defensiva ou desconfortável ao conversar sobre os problemas que você tem com a mãe dele. Evite deixar as coisas mais tensas se perceber que isso está acontecendo. Mantenha a calma e explique a sua perspectiva de um jeito amoroso e gentil. Dê espaço para o seu cônjuge pensar no que foi dito e lembre-o de que o ama.
  2. Em vez de começar a ignorá-la ou evitá-la da noite para o dia, colocar alguns limites permite que vocês construam uma relação mais saudável e positiva. Descubra o que sua sogra faz que irrita você e defina alguns limites para o relacionamento de vocês. [7] Veja alguns exemplos abaixo:
    • Se a sua sogra fica dando opinião em tudo o que você faz, tente colocar um limite sobre os conselhos que espera que ela dê. Peça para ela não dizer como você deve disciplinar seus filhos ou cozinhar a menos que queira ajuda.
    • Se você ignora sua sogra porque ela sempre aparece na sua casa sem avisar, diga que ela precisa ligar antes de vir visitar para que você possa se preparar para recebê-la. Você também pode pedir para ela limitar as visitas a um certo número por semana ou por mês.
    • Se sua sogra se sente confortável demais para se abrir com você, como ficar contando as fofocas da família ou pedindo para chamá-la de “mãe”, tente dizer que prefere chamá-la pelo nome ou evitar envolver-se com as fofocas. Sugira outros assuntos para conversar que sejam interessantes para vocês dois e defina limites para o relacionamento.
  3. Sente-se para conversar com sua sogra em algum lugar onde ela se sinta confortável e exponha seus limites. Deixe bem claro quais limites você quer colocar em prática, como planeja reforçá-los e porque acha que eles vão melhorar o relacionamento de vocês ou vão resolver um problema. Fale de forma gentil e amorosa. [8]
    • Se não se sentir confortável em explicar os limites para sua sogra, converse sobre eles com seu cônjuge primeiro. Ele pode ter mais liberdade para conversar com a mãe dele e definir limites. Porém, se ele não tiver sucesso nessa tarefa, talvez você tenha que falar com sua sogra você mesmo.
    • Em vez de ter essa conversa, você pode escrever uma carta ou um e-mail. Lembre-se de ser gentil. O objetivo é tentar consertar as coisas e fortalecer o relacionamento em vez de expulsá-la da sua vida.
    • Comece com algo como "Eu aprecio ter você na minha vida e quero ter a certeza de que nosso relacionamento seja o mais sadio possível". Tente usar frases que indiquem que vocês estão resolvendo as coisas, em vez de brigando.
  4. Os limites que você definiu só vão ajudar se você garantir que eles sejam colocados em prática. Mantenha em mente quais são os limites e saiba quando eles foram ultrapassados. Relembre sua sogra que ela está passando dos limites dos quais vocês conversaram sempre que ela fizer isso. [9]
    • Se a sua sogra não reagir aos lembretes gentis, talvez você terá que ser mais direto ao falar que ela está passando do ponto. Diga à sua sogra que ela não está respeitando os limites que você definiu e lembre-a o que ela pode fazer para resolver isso.
    • Por exemplo, se ela aparecer na sua casa sem avisar, você pode dizer "É ótimo ver você, mas nós tínhamos combinado que você ia nos avisar antes de vir nos visitar. Agora não é uma boa hora, mas você pode vir jantar conosco no domingo."
    • Seu cônjuge também deve saber como reforçar esses limites e se comprometer a fazer isso junto com você. Diga o quanto os limites são importantes para que você fique confortável e feliz, além de fortalecer o relacionamento entre você e sua sogra.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo problemas mais profundos

Baixe em PDF
  1. Quase ninguém no mundo é malvado de berço, e isso inclui sua sogra. Tente entender as coisas que ela viveu e porque ela age do jeito que age. Lembre-se de que ela é uma pessoa complexa e provavelmente quer que você e o seu cônjuge sejam felizes, mesmo que ela tenha um comportamento difícil de lidar. [10]
    • Leve em conta os costumes dela, o que ela espera como mãe do seu cônjuge, como avó ou até como sogra. Procurar entender o que ela quer e porque ela quer isso pode ajudar você a gerenciar melhor esse relacionamento difícil e evitar ter que ignorá-la por completo.
  2. Se perceber que está irritado com sua sogra e pensando em ignorá-la, tente dar um passo atrás e pergunte-se o que está irritando você. Entender o que levou à irritação pode ajudar você a processar o que está sentindo de um jeito melhor e, consequentemente, levar a uma solução mais fácil para o problema. [11]
    • Se quer ignorar sua sogra porque ela é espaçosa demais com você, levar em conta como você se conecta com as outras pessoas pode ajudar. Você não precisa mudar o seu jeito de ser, mas talvez consiga encontrar uma forma de chegar a um meio termo com sua sogra mudando o relacionamento de vocês.
  3. Sua sogra não precisa ser alguém muito próximo de você e familiar, especialmente se vocês são muito diferentes. Em vez de tentar mudar o jeito da sua sogra para criar o relacionamento que você quer, tente mudar a sua expectativa sobre essa relação para algo que se encaixe bem para os dois. [12]
    • Tente criar tipos de relacionamento diferentes com ela. Pense nela como uma amiga, uma conhecida ou como uma colega de trabalho, em vez de sua sogra ou uma segunda mãe. Isso pode ajudar a limitar suas expectativas e a lidar melhor com ela.
    • Se a sua sogra causa o mal, é manipuladora ou abusiva com você ou com a sua família, tome muito cuidado com as suas expectativas sobre seu relacionamento. Talvez não seja seguro que você tenha qualquer tipo de relacionamento com ela. Lembre-se de que a sua segurança e a da sua família devem sempre vir em primeiro lugar.
    Publicidade

Dicas

  • Seja sempre gentil e tenha compaixão ao falar com sua sogra. É provável que vocês dois queiram as mesmas coisas, mesmo se tiverem formas diferentes de chegar nesses objetivos.
  • Converse com seu cônjuge sobre os problemas e peça o apoio dele.
Publicidade

Avisos

  • Se a sua sogra é abusiva com você, com seu cônjuge ou com seus filhos, corte-a da sua vida imediatamente e até pensar em denunciá-la para a polícia.
  • Ignorar ou cortar relações com alguém para sempre pode ser bem difícil, especialmente se for um membro da família. A melhor saída sempre é buscar resolver os conflitos com compaixão e aos poucos para que as pessoas não se chateiem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 892 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade