Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está tentando conhecer alguém? Os serviços de mensagens instantâneas, e-mails, sites e aplicativos de encontros podem facilitar a comunicação com nossos amigos e familiares, mas pode ser difícil conhecer pessoas novas sem aquela velha conversa cara a cara. A cada dia, fica mais comum encontrar amigos, parceiros e até cônjuges na internet. E eis algo interessante: esse processo é embaraçoso para todos! Seja curioso, mas não agressivo; relaxe e tente agir naturalmente.

Método 1
Método 1 de 3:

Quebrando o gelo

Baixe em PDF
  1. Se estiver tentando conhecer (ou até paquerar) uma pessoa, o objetivo de suas primeiras conversas pela internet é ajudá-la a entender quem você é. Seja natural; caso contrário, o assunto acabará morrendo.
    • Começar uma conversa pela internet é difícil para quase todos. Você não é o primeiro a fazer isso e nem será o último.
    • Na pior das hipóteses, será uma experiência de aprendizado. Na melhor, você criará uma conexão profunda com alguém; só é possível saber tentando.
  2. Tente enviar uma mensagem quando a pessoa estiver on-line. É mais fácil conduzir a conversa em tempo real do que esperar uma resposta.
    • Escolha um horário em que esteja livre. Evite ficar estressado; deixe a conversa se desenvolver.
  3. Envie uma mensagem curta à pessoa e pergunte como ela está. Por exemplo: "Oi, como vai?" . Você ficará mais à vontade após iniciar o diálogo — e não haverá retorno!
    • A pessoa provavelmente dirá como está e perguntará sobre você; prepare-se para responder.
    • Evite respostas secas, como: "Estou bem." Qualquer um pode estar "bem". Responda com algo que dê à pessoa uma noção de quem você é, como: "Estou bem! Eu e um amigo fomos explorar uma casa abandonada hoje. Foi legal, mas assustador" ou "Meu grupo de dança acabou de passar em um concurso. Estou tão feliz!"
    • Fale de coisas que o façam parecer interessante, mas evite se gabar.
  4. Eis uma forma clássica e comprovadamente eficaz de iniciar uma conversa. Se vocês estudarem juntos, pergunte qual a lição de casa. Caso frequentem os mesmos locais, pergunte sobre algum evento prestes a acontecer. Isso pode quebrar o gelo de maneira natural, permitindo que a conversa seja mais profunda.
    • Use algo do tipo: "Esqueci completamente de anotar a tarefa de Português que o professor passou hoje. Você anotou?"
    • Ou: "Ei, você sabe quando o professor vai aplicar a próxima prova? Estava distraído quando ele falou sobre isso hoje..."
  5. Se ela fizer algo digno, é natural elogiá-la. Essa é outra estratégia ótima para quebrar o gelo e fazer a pessoa se sentir bem. [1] No entanto, não exagere! Tenha moderação ou seus elogios podem parecer cantadas sem graça.
    • Se vocês estudarem juntos, diga: "Adorei sua apresentação de hoje! Eu não sabia que dava para aprender tanto sobre Getúlio Vargas!"
    • Se vocês praticarem algum esporte juntos (como natação), diga: "Ótimo desempenho na piscina hoje. Você nada muito bem!"
  6. Caso você tenha conhecido a pessoa por meio de um site ou aplicativo de encontros, como o Tinder, provavelmente não tenha qualquer ligação com ela na vida real — que possa usar como assunto. Por isso, faça uma pergunta pessoal e simples. Busque inspiração no perfil do indivíduo. [2]
    • Por exemplo: "Vi que você gosta de MPB. Você foi a algum show interessante nos últimos meses?"
    • Ou: "Gostei de sua barba. Há quanto tempo você não a apara?"
  7. Elas podem sair pela culatra: funcionam com algumas pessoas, mas não com outras. Esse tipo de xaveco pode parecer tosco ou controlador, principalmente se for algo copiado de algum lugar (e não original, pensado por você). Tente parecer genuíno e, se isso incluir uma cantada própria, seja criativo!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo a conversa viva

Baixe em PDF
  1. Leia e responda às mensagens com cuidado. Em um diálogo, é preciso aproveitar as deixas do que as pessoas dizem para prover respostas. Enquanto fala com alguém, saiba o que a conversa já abordou e para onde vai seguir.
    • Nesse sentido, conversar pela internet pode ser ainda mais fácil do que pessoalmente. Se precisar se lembrar de algum detalhe específico, você pode rolar a página da conversa.
  2. Tenha um interesse genuíno na conversa. É cientificamente comprovado que as pessoas gostam de falar de si mesmas. [3] Se fizer perguntas pessoais a alguém, você provavelmente ouvirá bastante.
    • Faça perguntas que levem a outras perguntas. Se disser: "Que tipo de música você ouve?" e a pessoa responder com: "Ouço vários estilos — um pouco de rock, pop e até punk. Costumo ir a muitos shows." , diga algo como: "E você foi a algum show interessante nos últimos meses?"
    • Evite perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não", pois elas podem fazer a conversa morrer. Se precisar fazer algum questionamento que tenha respostas básicas ou binárias, prepare-se para dar prosseguimento ao diálogo.
  3. Respeite assuntos delicados. Para isso, use a intuição. Se precisar, siga esta regra: não faça uma pergunta que nem você gostaria de responder.
  4. Um diálogo deve ser uma via de mão dupla, e você precisa fazer sua parte para mantê-lo vivo. Quando enviar uma mensagem, tente encerrar cada recado com uma pergunta que exija uma resposta do parceiro. [4]
    • Encare a conversa como um jogo de futebol. Se você pegar a bola, ótimo; mas a partida não pode continuar até que você a passe para outra pessoa.
    • Em vez de dizer apenas: "Tive um bom dia. Acho que fui bem na prova de Matemática!" , fale: "Tive um bom dia. Acho que fui bem na prova de Matemática! Como foi o seu?"
  5. Em uma conversa, há um equilíbrio delicado: se dominá-la e só falar de si mesmo, você pode parecer egocêntrico ou convencido; no entanto, caso você fique calado, a pessoa não descobrirá nada a seu respeito.
    • Seja honesto. Se mentir, dizendo ser o que não é, você pode se arrepender no futuro. A verdade sempre vem à tona.
    • Se a pessoa fizer uma pergunta pessoal, responda-a. Porém, tente transformar a resposta em outra pergunta. Caso seja questionado sobre seu cachorro, por exemplo, considere dizer algo como: "Ele se chama Bolinha e é um Border Collie. Nós o resgatamos de um abrigo há três anos e, agora, ele é parte da família. Você têm algum bicho?"
  6. Use emoticons e emojis, mas sem exagero. Emoticons como ":)" e ":3" podem dar mais emoção e destaque às palavras, deixando a conversa mais leve. Eles podem fazer você parecer mais amigável, também são capazes de revelar o que está sentindo: se a pessoa usar muitos "smileys", por exemplo, é provável que ela esteja gostando da conversa.
    • Não há problemas em dizer o que sente; no entanto, dependendo da situação, você pode "se segurar" até conhecer a pessoa melhor. Cuidado com os emoticons e a impressão que eles podem passar a esse indivíduo.
    • Se você quiser dizer à pessoa que está interessado de modo sutil, use ":)". Use o emoticon em pontos da conversa que façam você sorrir de verdade.
  7. Se a pessoa for monossilábica, pode não querer conversar no momento — embora você se interesse. Se o diálogo parecer forçado, não há problema; encerre a conversa e tente novamente mais tarde.
    • Isso não é culpa sua! Pode ser difícil saber o que as pessoas sentem, principalmente na internet. O indivíduo pode, por exemplo, estar deprimido, ocupado ou até chateado (por ter brigado com os pais ou algo semelhante).
    • Se insistir em conversar, mas a pessoa não demonstrar interesse, deixe pra lá. Se possível, tente passar mais tempo com ela pessoalmente — mas só se houver um bom motivo para isso.
    • Dê espaço à pessoa. Ninguém gosta de ser pressionado. É melhor deixar esse indivíduo para lá do que criar uma situação desconfortável.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encerrando a conversa e fazendo planos

Baixe em PDF
  1. Talvez vocês já não saibam o que falar ou tenham compromissos. De qualquer forma, é bom que você se despeça da pessoa.
    • Diga algo como: "Certo, preciso ir para o treino. Foi ótimo falar com você! Tenha um bom dia."
    • Diga que tem que sair, mesmo que não tenha compromisso . Assim, a conversa será encerrada de forma educada.
  2. Conversas pela internet seguem um protocolo um pouco diferente de conversas cara a cara e não são tão formais. A menos que a pessoa tenha acesso limitado à rede, não é preciso combinar com ela um "segundo encontro". Você pode, no máximo, dizer algo como: "Continuamos a conversa depois!"
    • Se a conversa tiver sido boa, basta mandar uma mensagem à pessoa depois de um dia ou dois — quando ambos estiverem on-line. Dessa vez, vocês estarão mais familiarizados e poderão conversar sobre assuntos que já discutiram e contar piadas baseadas no diálogo anterior.
    • Se o parceiro de conversa só puder navegar na internet em horários ou locais específicos (como, por exemplo, três horas a cada tarde ou só em uma lan house), tente combinar um encontro formal. Diga algo como: "Gostei muito da nossa conversa. Sei que você não pode ficar on-line o tempo todo, mas que tal nos falarmos na terça-feira?"
  3. Se fizerem planos para se encontrarem pessoalmente, tenha bom senso para lidar com a situação. Uma conversa pela internet pode ser limitada e as pessoas nem sempre são o que parecem ser. [5]
    • Converse mais vezes com a pessoa pela internet antes de marcarem um encontro pessoal.
    • Se estiver usando um site ou aplicativo de encontros, como o Tinder, você pode encontrar a pessoa em pouco tempo — ou até imediatamente. Mais uma vez: tenha bom senso. Caso marque algo com um estranho, conte a um amigo aonde você vai e quem o acompanhará. Leve o celular e, se possível, encontre essa pessoa em um local público (como um restaurante) durante o dia.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 150 679 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade