Baixe em PDF Baixe em PDF

As versões modernas do Word incluem quase todos os símbolos e estruturas de fórmulas matemáticas que se pode imaginar. Para inseri-los em um documento, você pode usar atalhos do teclado ou usar o menu Equações. O processo muda um pouco de acordo com o sistema operacional (Windows ou Mac) e a versão (Word 2003 ou anteriores, por exemplo) e, sendo assim, este artigo não cobre certas etapas do processo — principalmente em relação ao método "Inserir Objeto" da versão 2003 do programa. Por fim, também dá para inserir equações com o aplicativo móvel do Word. Leia abaixo para descobrir mais.

Método 1
Método 1 de 5:

Usando o teclado no Word 2007 ou em versões posteriores (no Windows)

Baixe em PDF
  1. Assim, você vai inserir a equação na posição em que o cursor está, além de abrir o editor
  2. Se você já sabe o nome do símbolo que quer inserir, digite "\" seguido dele. Por exemplo: para inserir a letra grega teta, digite "\teta" e pressione Espaço para converter os caracteres. Se necessário, consulte uma lista completa de outros nomes de equações na internet.
  3. Por exemplo: digite "a/b" e pressione Espaço para o a ficar em cima do b na fração.
  4. Os parênteses servem para agrupar partes da equação no editor de texto. Por exemplo: em "(a+b)/c", a+b fica em cima — mas os parênteses em si não aparecem.
  5. Por exemplo: em "a_b", b fica subscrito a a , enquanto em "a^b" b se torna o expoente de a . Você também pode usar os sub e sobrescritos ao mesmo tempo e para somar limites a números inteiros. Digite algo como "\int_a^b" e pressione Espaço para gerar a forma inteira de a a b .
  6. O Word reconhece as funções trigonométricas, como seno e arctan , bem como outras, como log e exp . Contudo, você tem que pressionar Espaço depois de digitar o nome da função para que o editor a reconheça.
  7. Você pode mudar a fonte da equação conforme a digita. Use os atalhos normais para transformar o texto em negrito ( Ctrl + B ) ou itálico ( Ctrl + I ). Para inserir caracteres "normais" em uma equação, coloque aspas em torno deles. Para incluir um caractere novo em um script, use "\script". Por exemplo: "\scriptF" transformaria o F em um caractere de script.
  8. É muito mais fácil digitar equações do que escolher símbolos e estruturas do menu um a um, mas você vai ter que decorar os atalhos do teclado. Use os passos acima para "chutar" a maioria desses atalhos de forma instintiva. [1] [2] [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando o aplicativo móvel

Baixe em PDF
  1. Como o aplicativo funciona do mesmo jeito em todas as plataformas, você pode seguir este método independentemente do sistema operacional do seu dispositivo.
    • Se não tem o aplicativo do Word, baixe-o de graça da Google Play Store (no Android) ou da App Store (no iOS).
  2. Você vai abrir uma lista de outras opções. [4]
    • Para ver essa opção no celular, clique no ícone do lápis que fica em cima da área do texto. Clique na setinha para cima à direita do menu que aparece sobre o teclado. No tablet, a lista de menus traz Página Inicial , Inserir , Desenhar e Layout .
  3. Você pode ter que rolar a lista para baixo para encontrar a opção no celular.
  4. Por exemplo: digite "a2+b2=c2" para gerar a²+b²=c². Se não encontrar o símbolo necessário no teclado, copie-o de outra página e cole no documento.
  5. Uma caixa vai aparecer em cima da equação.
  6. Pronto! Os símbolos e números vão se transformar e adquirir o formato da equação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Inserindo frações nas versões 2007, 2010, 2013 e 2016 do Word (no Windows)

Baixe em PDF
  1. Ela fica no menu horizontal entre o título do documento e a página em si.
  2. Ele fica no canto direito, no grupo Símbolos .
  3. Um menu vai aparecer perto do cursor do mouse. Comece a digitar imediatamente para criar a equação ou continue lendo os passos abaixo para ver mais opções.
  4. Quando clicou no ícone das equações, o menu horizontal mudou e passou a exibir novas opções. Explore-as até encontrar a que deseja usar e, por fim, digite a equação completa. Veja um passo a passo: [5]
    • Clique no ícone do script para abrir um menu suspenso. Passe o mouse por cima de cada botão para ler a descrição da função.
    • Clique na opção básica de subscrito para criar dois quadrados na equação (um em cima do outro): □ .
    • Clique no primeiro quadrado e digite o valor que você quer exibir: 5 .
    • Clique no segundo quadrado e digite o valor subscrito: 5 3 .
  5. Se não precisar de nenhum caractere especial, continue digitando os caracteres da equação em si. O Word vai inserir espaços e transformar as variáveis em itálico automaticamente.
  6. Selecione toda a equação e clique na setinha que aparecer à direita. Ela vai trazer uma lista de opções visuais, incluindo a posição dos caracteres na página (à esquerda, à direita ou centralizada).
    • Você também pode selecionar o texto da equação e alterar o tamanho e o estilo da fonte.
  7. Se usa o Word 2016, você pode desenhar uma "equação" com o mouse. Para isso, clique em Equação à Tinta , no menu suspenso de Equações. [6]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usando o Office 2011 ou 2016 (no Mac)

Baixe em PDF
  1. Ela fica em um dos menus do topo da janela.
  2. A opção Equação fica no canto direito da aba Elementos do Documento e é representada por um π. Ela traz três itens:
    • Clique na seta ao lado do ícone de equações para abrir um menu suspenso de equações comuns.
    • Clique na seta e em "Inserir Nova Equação" para digitar os dados.
    • Clique no ícone em si para abrir um menu maior com outras opções de equações.
  3. Se você prefere usar o menu de cima, clique em "Inserir" e role-o para baixo até achar "Equação".
    • O cursor deve estar em um ponto em branco do documento. O comando vai ficar bloqueado se você selecionar um objeto que já existe.
  4. Clique na setinha para baixo à direita da caixa da equação para abrir um menu suspenso com opções de exibição.
    • Esse menu também inclui o comando "Salvar como nova equação", que é uma mão na roda para as equações que você usa com frequência. Clique para adicionar o item ao menu suspenso da setinha.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Usando o Word 2003

Baixe em PDF
  1. Não é possível editar equações que foram escritas no Word 2003 em versões posteriores do programa. Se você for colaborar com outros usuários do processador, é melhor atualizar a sua versão. [7]
  2. Clique em Inserir , no menu do topo da janela, em Objeto e em Criar Novo . Se você vir a opção "Editor de Equações" ou "Tipo de Matemática" na lista de objetos, clique nela. Se não vir, pule para o próximo passo.
    • Depois de inserir uma equação, você vai abrir uma janela pequena com vários símbolos. Clique nos botões e selecione o que quer adicionar à equação.
    • O Word 2003 não tem as mesmas opções de formatação que as versões posteriores do programa. Algumas equações podem ficar estranhas.
  3. Se a sua cópia do Word 2003 não tem um dos suplementos citados acima, instale um deles. Não é fácil encontrar esses arquivos na internet, mas talvez eles já estejam salvos no seu computador.
    • Feche todos os programas do Microsoft Office.
    • Abra o Iniciar e clique em Painel de Controle e em Adicionar ou Remover Programas .
    • Clique em Microsoft Office , Alterar , Adicionar ou Remover Funções e Avançar .
    • Clique no símbolo do + ao lado das Ferramentas do Office.
    • Clique em Editor de Equações , Executar e Atualizar .
    • Siga as instruções da tela. Se não der certo, você vai precisar do CD de instalação do Word 2003.
    Publicidade

Dicas

  • O pacote do Office 365 costuma incluir a versão mais recente do Word. Siga as instruções deste artigo de acordo com a sua versão do programa e o seu sistema operacional.
  • Pressione Shift + Enter para criar a segunda linha de uma equação. [8] Dependendo da sua versão do Word, a tecla Enter sai da equação e começa outro parágrafo.
  • Se precisa editar um documento criado no Word 2003 ou em uma versão anterior no Word 2007 ou uma versão posterior, clique em Arquivo e Converter para desbloquear as equações e outros recursos. [9]
Publicidade

Avisos

  • Se você salvar o documento no formato .docx, quem usa o Word 2003 ou uma versão anterior não vai conseguir editar as equações. [10]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 131 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade