Baixe em PDF Baixe em PDF

O Spring é um framework de código aberto utilizado na criação de aplicativos corporativos que podem ser executados na Java Virtual Machine. Por mais útil que seja, é necessário ter calma com o programa, que exige muito tempo e conhecimento para configuração e criação. O Spring Boot facilita bastante o processo através da autoconfiguração e sua abordagem opinativa, que permite que o programa decida quais dependências e pacotes são adequados ao seu projeto, de forma que os desenvolvedores não precisem recorrer ao um servidor da web externo. [1] No Eclipse, que é um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), o Spring Boot possui a denominação “Spring Tools Suite”, e neste artigo você aprenderá a instalar esse software.

Método 1
Método 1 de 3:

Utilizando a Eclipse Marketplace

Baixe em PDF
  1. Ele pode ser acessado pelo menu “Iniciar” (Windows), pela pasta “Aplicativos” (Mac) ou pelo menu “Apps” (Linux).
    • Da primeira vez que o Eclipse for iniciado, será preciso definir uma pasta como espaço de trabalho. Clique em “Iniciar”, no canto direito inferior, para usar a pasta padrão de trabalho. Se preferir, escolha “Navegar” para usar outro padrão e uma localização diferente.
  2. Por padrão, o Eclipse abrirá no último projeto em que você estava ativo; clique em “Arquivo”, na barra de menus, e depois em “Novo”, e se precisar abrir um projeto, acesse “Arquivo” e depois clique novamente em “Abrir.
    • Na primeira vez que o aplicativo for aberto, uma tela aparecerá, fornecendo várias opções. Clique na que permite que você abra um novo projeto do Java; se preferir, opte por acessar um projeto já existente e dar continuidade a ele.
  3. A tela “Ajuda” será aberta.
  4. A Eclipse Marketplace abrirá em uma nova janela.
  5. Uma lista de resultados correspondentes será exibida; no Eclipse, o programa procurado terá o nome “Spring Tools Suite”.
  6. Clique no botão “Instalar”, no canto direito inferior da janela; uma lista com todos os pacotes que serão instalados será exibida.
  7. Você confirmará que deseja instalar todos os pacotes marcados com um “visto” na lista; logo depois, eles começarão a ser adicionados.
    • Caso exista algum pacote que não queira instalar, desmarque-os antes de clicar em “Confirm”.
    • Para instalar plug-ins, como o complemento para versões anteriores do Spring Tools, clique em “Install More” (Instalar Mais), no fim da janela do Marketplace. Embaixo dos plug-ins, encontre om botão “Install” (Instalar); clique em todos que deseja adicionar e depois em “Install Now” (Instalar Agora) quando estiver pronto para começar.
  8. Depois de instalar o Spring Tools no Eclipse, feche o IDE e abra-o outra vez. O programa Spring Tools estará pronto para ser usado!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando a distribuição Spring Tools Suite Distribution do Eclipse

Baixe em PDF
  1. Acesse o site Spring Tools em um navegador de internet. Nele, você poderá o Spring Tools Suite, uma distribuição do Eclipse que vem com o Spring Tools (Spring Boot) já pré-instalado.
  2. Há quatro links de download abaixo de “Spring Tools for Eclipse”; clique em “Windows x86_64” se você possui Windows, “MacOS x86_64” se utiliza um Mac da Intel, “MacOS ARM_64” se o Mac for ARM. Por fim, selecione “Linux x86_64” caso rode o sistema Linux.
  3. Clique no arquivo de instalação em seu navegador de internet ou na pasta “Downloads”; o Spring Tools Suite começará a ser adicionado imediatamente. O processo muda de acordo com o seu sistema operacional.
    • No Windows, será preciso instalar a mais recente versão do Java para que o Spring Tools Suite possa ser adicionado. O arquivo “.jar” instala o Spring Tools Suite na localização em que o arquivo é inicializado; talvez seja melhor copiar e colar o arquivo de instalação para o local em que deseja instalar o programa antes de clicar duas vezes nele.
    • No Mac, abra o arquivo “.dmg” baixado. O Spring Tools Suite começará a ser instalado de maneira automática; não esqueça de arrastar o ícone do Spring Tools Suite para a pasta “Aplicativos” após a instalação.
    • Já no Linux, será preciso extrair o conteúdo do arquivo “.tar.gz” à localização em que o Spring Tools Suite será instalado. Nessa pasta, você encontrará o arquivo executável do programa.
  4. No Windows ou Linux, vá até a pasta em que instalou ou extraiu o arquivo de instalação do software e clique no executável (.exe). No Mac, vá até a pasta “Aplicativos” e clique no arquivo do Spring Tools Suite.
  5. Após a primeira execução do Eclipse, você precisará escolher uma pasta de trabalho. Clique em “Iniciar” para usar a padrão, ou em “Navegar” para definir um outro local. Clique em “Abrir” e o Eclipse, com o Spring Tools (Spring Boot) já instalado, será inicializado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando um projeto no Spring Boot

Baixe em PDF
  1. Acesse este site em um navegador de internet. Nele, você poderá inserir as informações e selecionar as dependências do seu projeto, gerando um arquivo “.zip” com todos os arquivos necessários para iniciar o projeto Spring.
  2. Clique no botão ao lado da opção desejada na seção “Projeto”, no canto esquerdo superior da tela; é possível escolher um projeto Maven ou Gradle.
  3. Elas serão mostradas no canto esquerdo superior da tela; basta clicar no botão ao lado da que preferir entre Java, Kotlin ou Groovy.
  4. Basta marcar o botão ao lado dela, mas se não tiver certeza de qual é, use a padrão.
  5. São as seguintes informações: [2]
    • Group (Grupo) : o atributo “group ID” do seu projeto.
    • Artifact (Artefato) : geralmente, o nome do projeto. Será o atributo “artifactID”.
    • Name (Nome) : deve ser o mesmo nome de “Artifact”. Se o nome do projeto for diferente do “artifactID”, insira o nome aqui.
    • Description (Descrição) : digite uma breve descrição do seu projeto nesse espaço.
    • Package name (Nome do pacote) : o nome do pacote da raiz, que deve ser o mesmo nome de “Group”. Se quiser usar um outro nome, basta inseri-lo aqui.
  6. Ele pode ser em dois formatos: “.jar” ou “.war”: [3]
    • JAR: são arquivos autônomos e executáveis do Java. Podem ter código Java compilado, itens “manifest” (ou manifesto), dados de configuração em “.xml” ou em “.json”, além de imagens e áudio.
    • WAR: os itens “.war” terão conteúdo relacionado a um projeto da web, com extensões que podem ser “.xml”, “.jsp”, “.html”, “.css” e JavaScript aptas a serem implantadas em qualquer servlet.
  7. Clique no botão ao lado da versão atual entre Java 8, Java 11 ou Java 17.
  8. O Spring Boot permite que você adicione várias dependências ao projeto; siga os passos abaixo para fazer isso:
    • Clique em “Add Dependencies” (Adicionar dependências), no canto direito superior da tela.
    • Use a barra de pesquisa na parte de cima da tela para pesquisar por dependências.
    • Clique em uma delas para adicioná-la.
  9. Um arquivo “.zip” será gerado e baixado, contendo todos os itens necessários para iniciar o projeto do Spring Boot no Eclipse.
    • Outra opção é clicar em “Explorer” (Explorador) para ver todos os arquivos do seu projeto. O código-fonte será mostrado e será possível baixar arquivos individuais.
    • Clique em “Share” (Compartilhar) para obter um link para seu projeto. Ele pode ser copiado e enviado para outras pessoas o visualizarem.
  10. Após baixá-lo com os arquivos do projeto, extraia-o de preferência à pasta de trabalho ou para uma localização que será fácil de lembrar.
  11. Clique no ícone do programa para abri-lo.
    • Se o Eclipse não abrir automaticamente o seu projeto, será preciso fazer isso manualmente ou ao criar um projeto.
  12. Os arquivos do SB que foram criados, baixados e extraídos pelo Eclipse estarão aptos para iniciar a codificação do projeto. Leia os passos abaixo para saber como fazer isso: [4]
    • Clique em “Arquivo”, na barra de menus no topo.
    • Escolha “Importar”.
    • Expanda a pasta “Maven” ou “Gradle”.
    • Clique em “Projeto Existente do Maven” ou “Projeto Existente do Gradle”.
    • Selecione “Próximo”.
    • Escolha “Navegar”, no canto direito superior.
    • Acesse a pasta com os arquivos do projeto que você baixou e extraiu.
    • Clique em “Abrir”.
    • Termine selecionando “Finalizar”.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 487 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade