Baixe em PDF Baixe em PDF

Esse artigo lhe ajudará a instalar um Subwoofer em seu sistema de som automotivo.

  1. A forma mais econômica de realizar a tarefa é comprar um kit de instalação em um site de leilões ou semelhante na internet. O kit normalmente traz consigo um longo cabo de energia, cabo de aterramento e fiação remota. Eventualmente, os kits incluem um fusível em linha e vários conectores para ajudar a manter a instalação organizada e com aspecto limpo. Algumas lojas de som automotivo também têm enormes carretéis de fio comprados por metro. Esta é uma outra alternativa de baixo custo para a compra de um kit de fiação, se você conhece as dimensões do seu carro.
  2. Corra o fio de alimentação de 12V (certamente o fio mais longo no kit, normalmente vermelho) a partir da bateria através da firewall e, em seguida, para o amplificador. Você pode encontrar um buraco em algum lugar na parte inferior direita do firewall. Não conecte ainda o cabo de alimentação com a bateria ou o amplificador.
  3. Você vai precisar manter cerca de 60 cm a 90 cm de distância do amplificador para manter o melhor aterramento. Uma forma de fazer isso é puxar o estofamento do assoalho e raspar a chapa até que ela esteja crua, sem pintura. Se o amplificador será montado no porta-malas, você poderá usar parafusos da suspensão em cima de uma das rodas traseiras, que podem ser ideais para o aterramento.
  4. Normalmente um fio azul com uma faixa branca ficará pendurado para fora da parte de trás da plataforma conhecida. Esse fio é conhecido como o fio remoto. O fio remoto simplesmente emite um um sinal de 12v do "out" do CD player, informando que o amplificador deve ser ligado.
  5. Pegue o fio remoto do kit de instalação emende-o (com solda) com o fio remoto pendurado no seu CD player e corra-o desde o painel até à porta.
  6. Enquanto o seu CD player estiver para fora, conecte os conectores RCA vermelho e branco na parte traseira do CD player onde estiver marcado "Subwoofer Output." Se seu CD player não tiver essa saída, você precisará de um equipamento chamado "inline converter", que é uma caixa que converterá até 4 fios em 2 fios RCA para a saída ao amplificador. Esse conversor diminuirá a alta voltagem dos amplificadores e a transformará em um sinal de baixa voltagem que o amplificador pode processar. Os 4 fios podem ser conectados com os amplificadores traseiros (+ e - para esquerda e direita).
  7. Corra os fios de energia e remoto para baixo pela direita, já que os fios dos amplificadores de fábrica correm pela esquerda, para evitar riscos de incêndio. Cabos RCA devem ser corridos para baixo pelo centro do carro, já que eles podem captar sons de outras fiações do veículo e dos dutos de ventilação.
  8. A grossura do cabo não é extremamente importante nessa parte, já que o fio é de cobre, e as chances de perda de voltagem são minúsculas ao longo de todo o percurso.
  9. Existem vários tipos (selados, aerados, etc). Existem diversos artigos na internet lhe indicando o tipo mais adequado às suas necessidades. Se você realmente quer a melhor resposta de baixo possível, você encontrará no manual de seu equipamento as medidas necessárias de caixa para o subwoofer. Caso não queira fazer cálculos, compre uma caixa ligeiramente maior que o subwoofer e encha-a gradualmente com almofadas até que o som saia como desejado.
  10. Por exemplo, se seu amplificador for de 500w / 4 ohms, e 1000w / 2 ohms, seus alto-falantes devem estar com 2 ohms. Dois subwoofers de 4 ohm podem ser conectados em paralelo para atingir essas medidas. Se você for novo em cálculos de impedância, os manuais trazem alguns diagramas para lhe ajudar.
  11. Se seu kit de instalação tiver um suporte para o fusível, encontre um bom local para instalá-lo sob o capô. Quando tiver feito isso, corte um pedaço suficiente de fiação para alcançar o fusível e conecte-o com o suporte. O outro lado deve ser conectado no outro lado do suporte.
  12. Existem bons conectores no mercado para comprar. Às vezes, seu kit pode ter vindo com bons conectores que fazem essa conexão ser segura (e também bem apresentadas).
  13. Utilize uma braçadeira para fazer essa conexão. Atenção: você provavelmente verá uma faísca na primeira vez que o cabo de força tocar a bateria. Isso é normal: é o amplificador carregando seus enormes capacitores.
  14. Isso é ruim para o subwoofer, pois mantém o cone (o grande círculo!) totalmente estendido ou comprimido durante o estalo. Não só você não produz um único decibel de som durante este microssegundo, mas também está estragando seu aparelho. Uma boa regra para iniciantes é utilizar um volume em 75% de seu limite máximo. Agora, com o ganho no zero, ajuste-o até que fique óbvio que ele não está ficando mais alto. O botão de ganho não é um botão de volume. Um botão de ganho geralmente nunca deve estar em sua posição 100%.
    Publicidade


Dicas

  • Certifique-se de não colocar o fusível até o fim.
  • Conectar subwoofers com equipamentos de som automotivo de fábrica talvez precise de outros passos adicionais, como a instalação de um conversor, explicado num passo acima, ou conectar o fio remoto com um fusível de ignição no painel de fusíveis.
  • Um bom aparelho de subwoofer usado pode durar anos, mas se você REALMENTE saiba o que está fazendo, um amplificador novo em folha é sempre a melhor opção. De forma simples, encontre um do tipo "mono", já que subwoofers não são tecnicamente "estereo".
  • Se o fusível estourar enquanto estiver ligando o amplificador, possivelmente seu aterramento está mal feito. Desfaça a conexão, limpe a área onde fez o aterramento e tente novamente. Caso não funcione, encontre outra posição para o aterramento.
  • Certifique-se de conferir a caixa de fusíveis para garantir que não haja fusíveis queimados, pois, se tiver, você pode ter problemas com o amplificador. Verifique o fusível de equipamentos do carro que só funcionam com o motor ligado, como o limpador de para-brisas, por exemplo.
  • Faça a instalação de fios de forma organizada, para evitar ter que refazê-la.
  • Utilize espuma de isolamento acústico para aliviar estalos e tremores que podem acontecer no painel.
  • Certifique-se de amarrar toda a fiação com fita isolante para evitar curto-circuitos.
  • Instale seu amplificador no assoalho do porta malas para, no caso de algum vazamento, você não perca seu aparelho.
Publicidade

Avisos

  • Desconecte a bateria antes de trabalhar em qualquer parte elétrica do carro. Um cabo mal-conectado pode resultar em diversos problemas, como a queima de fusíveis ou do sistema de som automotivo, que serão bem custosos para consertar.
  • Cuidado para não tomar choques durante a missão.
  • Converse com seu mecânico de confiança para saber se o modelo de seu carro tem necessidades (ou riscos) especiais como instalação de softwares ou riscos de conexão de bateria incorretamente). Tenha esse cuidado, especialmente com carros mais modernos.


Publicidade

Materiais Necessários

  • Alicates e cortadores de fios
  • Cabos de vários diâmetros
  • Cabo de força bem comprido (idelmente na cor vermelha)
  • Fusíveis (normalmente com 20 a 30 amperes são suficientes)
  • Fita isolante
  • Abraçadeiras plásticas
  • Conectores (macho e fêmea)
  • Conduítes
  • Multímetro (para melhor identificar os fios)
  • Lanterna
  • Diagramas de instalação
  • Chaves de fenda e chaves phillips
  • Faca
  • Parafusos, porcas, arroelas e fitas seladoras para a instalação
  • Chave de teste
  • Raspadores de metal (para o aterramento)
  • Furadeira elétrica (para a instalação do equipamento)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 919 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade