Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma impressora de rede pode ser usada por diferentes computadores em uma rede doméstica ou corporativa. Caso tenha uma impressora de rede sem ou com fio, você pode conectá-la diretamente à rede para que outros usuários possam adicioná-las em seus computadores. No caso de ela não ter suporte à rede, é possível instalá-la localmente em um PC e compartilhá-la com os demais. Este artigo vai ensiná-lo a adicionar uma impressora de rede no Windows ou Mac, bem como compartilhar uma impressora local com demais computadores da rede.

Método 1
Método 1 de 4:

Adicionando uma impressora de rede no Windows

Baixe em PDF
  1. Primeiramente, se ela já estiver em rede e você quiser apenas adicioná-la a um PC Windows, pule para o Passo 3. Ao configurar a impressora pela primeira vez na rede, poderá ser preciso um software para conectá-la. Consulte o manual de instruções para ter certeza. Caso um aplicativo seja necessário, você poderá obtê-lo no próprio site do fabricante, na seção Suporte ou Software .
    • Qualquer computador na rede deverá conseguir obter a impressora online a primeira vez. Em seguida, os demais PCs poderão adicioná-la.
    • Caso a impressora não tenha suporte à rede, consulte o método de compartilhamento local em um computador .
  2. A maioria dos dispositivos atuais possui conexão Wi-Fi, mas alguns deles ainda usam uma conexão cabeada.
    • Se ela tiver suporte a Wi-Fi, use o painel dela para se conectar à rede. Caso precise de ajuda, consulte o manual de instruções ou pesquise na internet pelo modelo de sua impressora.
    • No caso de uma impressora cabeada, insira uma extremidade do cabo na porta "LAN" ou "Rede", e a outra ponta no roteador. Se ela tiver um painel embutido, pode ser preciso fazer algum ajuste para que ela fique online.
    • Talvez seja necessário conectar a impressora ao PC usando um cabo USB antes de configurá-la em rede. Isso é válido principalmente em dispositivos sem um painel de configurações. Neste caso (ou se as instruções forem estas), conecte-a ao PC usando um cabo USB, depois use o software baixado anteriormente pelo site do fabricante para configurar o dispositivo. Após colocá-la online, o cabo USB poderá ser desconectado.
    • Você (ou o administrador da sua rede) pode precisar alterar as configurações do roteador para permitir que outros computadores na rede possam adicionar a impressora.
  3. Depois de conectar a impressora na rede, será possível adicioná-la a outros computadores. Geralmente, essa opção pode ser encontrada no canto inferior esquerdo da tela. [1]
    • O computador precisa estar na mesma rede sem fio (ou cabeada) que a impressora. Caso contrário, não será possível adicioná-la no PC.
    • Para usar a impressora em um Mac, consulte este método .
  4. Esse é o terceiro ícone na fileira superior.
  5. Em seguida, o Windows vai procurar as impressoras (e scanners) conectados à rede.
  6. Após encontrar o dispositivo desejado, clique sobre ele para instalá-lo. Depois da instalação, você poderá selecionar essa impressora na tela de impressão de qualquer aplicativo. Caso não a veja, avance para o próximo passo.
  7. Neste caso, clique em A impressora que eu quero não está listada , selecione Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooh e clique em Avançar . Se ela for exibia, clique nela para adicioná-la.
    • Se ainda assim a impressora não for exibida, verifique se ela está litada e conectada à rede. Reiniciá-la também pode ajudar a resolver esse problema. Caso ela tenha um painel embutido, tente desconectar a rede sem fio e conectar-se novamente.
    • Outra opção é usar o endereço IP da impressora (como por exemplo: 192.168.0.1), que geralmente pode ser encontrado no menu Rede , Configurações ou Wi-Fi . Ao obter o endereço, tente adicionar a impressora novamente clicando em A impressora que eu quero não está listada , selecionando Adicionar uma impressora usando um endereço TCP/IP ou nome de host e seguindo as instruções na tela para inserir o endereço IP. Em seguida, ela deverá ser encontrada.
    • Se ainda assim não conseguir encontrá-la, baixe a última versão do software da impressora diretamente pelo site do fabricante (caso ainda não o tenha feito). Abra o software e escolha a opção que permite adicionar a impressora para registrá-la no Windows.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Adicionando uma impressora de rede em um Mac

Baixe em PDF
  1. Primeiramente, se ela já estiver em rede e você quiser apenas usá-la, pule para o Passo 2. Caso contrário, a maioria das impressoras modernas tem suporte ao AirPrint, que facilita sua conexão no Mac sem a necessidade de softwares adicionais. [2] No caso de ela não suportar o AirPrint, mas for compatível com o macOS, será necessário instalar o software dela durante sua configuração.
    • Se a impressora tiver suporte a Wi-Fi, use o painel dela para se conectar à rede. Caso precise de ajuda, consulte o manual de instruções ou pesquise na internet.
    • Em uma conexão a cabo, insira uma extremidade do cabo na porta "LAN" ou "Rede", e a outra ponta no roteador. Pode ser preciso usar o painel da impressora para fazer o ingresso na rede.
    • Dependendo do modelo, você deverá conectá-la ao Mac usando um cabo USB antes de ela acessar a rede. Geralmente este é o caso de impressoras Wi-Fi sem suporte ao AirPrint, bem como aquelas sem um painel de acesso. Depois de conectar a impressora usando o cabo USB, instale o software a partir do site do fabricante e siga as instruções na tela para configurar a rede. Após adicioná-la à rede, remova o cabo USB.
    • Se o dispositivo não tiver suporte à rede, veja este método .
  2. Essa opção pode ser encontrada no menu "Apple", no canto inferior esquerdo da tela.
  3. Em seguida, uma lista de impressoras, incluindo aquela que você conectou na rede, vai aparecer no painel do lado esquerdo.
  4. Em seguida, ela será inserida na rede, possibilitando seu uso a partir do diálogo de impressão de qualquer aplicativo.
    • Caso não veja a impressora, clique em + na parte inferior do painel do lado esquerdo e aguarde até que o Mac a encontre. Em seguida, clique sobre ela e selecione Adicionar .
    • Se ainda assim a impressora não for exibida, verifique se ela está litada e conectada à rede. Reiniciá-la pode ajudar a corrigir esse problema. Se a impressora tiver um painel embutido, desconecte-a da rede, conecte novamente e tente mais uma vez.
    • Talvez seja o possível usar o painel para configurar o endereço IP (como por exemplo: 192.168.0.1). O IP pode ser encontrado no menu Rede , Configurações ou Wi-Fi . Depois de encontrá-la, clique em + no painel do lado esquerdo, selecione IP , digite o endereço IP, protocolo e demais informações solicitadas. O protocolo pode ser AirPrint (caso suportado), HP JetDirect (algumas impressoras da HP), Line Printer Daemon (impressoras mais antigas) ou Internet Printing Protocol (maioria das impressoras sem suporte ao AirPrint). Em seguida, ela deverá ser adicionada.
  5. O macOS contém o software necessário para muitas impressoras, mas se algo adicional for preciso, você será solicitado a baixá-lo. Para tanto, basta seguir as instruções na tela.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Compartilhando uma impressora no Windows

Baixe em PDF
  1. Caso ela não tenha suporte a Wi-Fi ou ethernet, você ainda poderá compartilhá-la. Para fazê-lo, instale-a localmente em um computador e compartilhe com outros usuários da rede. Se ela já estiver configurada no PC, pule este passo. Caso contrário:
    • Para apenas adicionar uma impressora já compartilhada na tela, pule para o Passo 13.
    • Conecte a impressora a um computador Windows usando um cabo USB e ligue-a. Verifique se o PC está ligado para o caso de outra pessoa na rede precisar imprimir. Em alguns casos, o dispositivo será adicionado imediatamente ao Windows, mas por via das dúvidas, continue com os próximos passos.
    • Clique no menu "Windows" e selecione Configurações (engrenagem).
    • Clique em Dispositivos .
    • Clique em Impressoras e scanners .
    • Clique em Adicionar uma impressora ou scanner .
    • Selecione uma impressora USB e clique em Adicionar dispositivo . Caso não a veja, clique em A impressora que eu quero não está listada e siga as instruções na tela para adicioná-la manualmente. [3]
  2. Esse é o segundo ícone na fileira superior.
  3. Em seguida, uma lista com as impressoras conectadas será exibida.
  4. Em seguida, as informações dela serão exibidas.
  5. Esse é o terceiro link abaixo do botão "Abrir fila de impressão".
  6. Essa é a primeira aba no topo da janela.
  7. Fazê-lo permite que você edite as configurações restantes.
    • Pode ser preciso clicar em Alterar opções de compartilhamento antes de fazer esse ajuste.
  8. Faça-o no campo "Nome do compartilhamento".
    • No caso de haver usuários Mac na rede que possam precisar usar a impressora, então o nome dela não pode incluir caracteres diferentes de: A-Z, a-z, 0-9, !, $, *, (, ), _, +, -, ‘, e . (ponto final) . [4]
  9. Será preciso alterar alguns ajustes a nível de rede para que a impressora fique disponível a outros usuários:
    • Clique com o botão direito no menu "Windows" no canto inferior esquerdo e selecione Conexões de rede .
    • Clique em Central de rede e compartilhamento abaixo de "Configurações avançadas de rede".
    • Clique em Alterar configurações de compartilhamento avançadas no painel do lado esquerdo.
    • Expanda o perfil atual (o primeiro menu) para encontrar as seções "Descoberta de rede" e "Compartilhamento de arquivo e impressora".
    • Selecione Ativar descoberta de rede para que o PC (e consequentemente a impressora) fiquem visíveis na rede.
    • Selecione Ativar compartilhamento de arquivos e impressora .
    • Clique em Salvar alterações na parte inferior.
  10. Qualquer usuário com acesso à impressora vai precisar saber o nome do computador para adicioná-la. Para fazê-lo:
    • Na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo da tela, digite nome do computador .
    • Clique em Exibir [nome do PC] .
    • Anote (ou memorize) o nome abaixo de "Nome do dispositivo."
  11. Contanto que você esteja na mesma rede que o PC compartilhando a impressora, esta poderá ser adicionada pelo painel "Configurações". Os passos variam de acordo com o sistema operacional:
    • Windows:
      • No computador que precisa imprimir, clique no menu "Windows" (ou botão "Iniciar") > Configurações > Dispositivos > Impressoras e scanners .
      • Clique em Adicionar impressora ou scanner no topo do painel do lado direito.
      • Selecione uma impressora rede e clique em Adicionar dispositivo . Pronto! No entanto, se ela ainda não aparecer listada, continue lendo.
      • Clique em A impressora que eu quero não está listada e depois Selecionar uma impressora compartilhada por nome .
      • Insira o nome da impressora compartilhada no formato \nome_do_computador\nome_da_impressora e siga as instruções na tela para adicioná-la.
    • Mac:
      • Abra o menu "Apple" e depois clique em Preferências do sistema > Impressoras e scanners .
      • Clique no botão + abaixo da impressora e selecione Windows .
    • Selecione a impressora. Para encontrá-la, abra o grupo de trabalho e adicione o nome do computador onde ela está instalada; em seguida, ela será exibida.
      • Clique em Usar e selecione o software da impressora na lista. Caso não saiba qual deles selecionar, consulte o manual de instruções do dispositivo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Compartilhando uma impressora em um Mac

Baixe em PDF
  1. Se ela não tiver suporte à rede sem fio ou cabeada, você pode adicioná-la como impressora local em um Mac com acesso à rede para compartilhá-la. Depois de compartilhá-la, qualquer Mac (macOS 10.4 ou posterior) na rede poderá usá-la como impressora local contanto que o computador onde ela foi instalada estiver ligado e conectado. Infelizmente, usuários do Windows não poderão acessá-la. [5] Para adicionar a impressora:
    • Para apenas adicionar a uma impressora já compartilhada na tela, pule para o Passo 7.
    • Conecte a impressora ao Mac usando um cabo USB e ligue-a.
    • Se o Mac a detectar automaticamente, siga as instruções na tela para baixar o software adicional (caso necessário) para adicioná-la.
    • Caso contrário, desconecte o cabo USB e acesse menu "Apple" > Preferências do sistema > Atualização de software para instalar as últimas atualizações. Mesmo que nenhuma atualização seja exibida, o Mac vai procurar as informações mais recentes da impressora. Em seguida, reconecte-a via USB e siga as instruções na tela para configurá-la. [6]
  2. Em seguida, algumas opções de compartilhamento serão exibidas.
  3. Faça-o na seção abaixo do cabeçalho "Impressoras".
  4. Após compartilhar a impressa, selecione quem poderá acessá-la. Por padrão, todos os usuários da rede poderão imprimir nela (você verá o valor "Pode imprimir" ao lado de "Todos" na coluna "Usuários"). Para permitir apenas alguns usuários a imprimirem:
    • Clique no botão + abaixo da lista "Usuários".
    • Selecione os usuários com os quais você quer compartilhar a impressora. Após adicionar a primeira pessoa, a permissão de "Todos" vai mudar para "Sem acesso". Para alterar a lista de usuários com permissão, clique em Sem acesso .
    • Para remover um usuário, clique sobre o nome dele e depois no botão - . Não é possível remover o grupo "Todos".
  5. Para que um usuário possa imprimir, será preciso adicioná-la no Mac. Veja a seguir como fazê-lo:
    • Confira se o Mac que vai imprimir está conectado na mesma rede que o Mac onde a impressora está conectada via USB.
    • No Mac que vai imprimir, acesse menu "Apple" > Preferências do sistema > Impressoras e scanners .
    • Clique no botão + abaixo da impressora no painel do lado esquerdo.
    • Selecione a impressora compartilhada e clique em Adicionar .
    Publicidade

Dicas

  • As impressoras com suporte ao AirPrint possuem uma identificação na embalagem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 321 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade