Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem poderia dizer que um aperto de mão poderia causar sua morte. A brincadeira “Assassinato” é conhecida por diversos nomes, dependendo do país e de quem está brincando, mas o jogo é sempre fácil e divertido para festas e salas de aula. Vocês precisam apenas de um grupo com dez pessoas ou mais, um pedaço de papel e um pouco de pensamento crítico. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 2:

Brincando de “Assassinato” tradicional

Baixe em PDF
  1. Se ninguém se oferecer, joguem pedra, papel e tesoura ou tirem no palitinho. Uma boa opção é jogar várias partidas para revezar o papel de quem ficou de fora. Essa pessoa controlará o interruptor de luz do cômodo ou usará uma lanterna, podendo pausar o jogo a qualquer momento e perguntar para as pessoas se elas sabem quem é o assassino. Esse jogador também apagará as luzes no começo do jogo.
  2. Existem diversas formas de se fazer isso. A pessoa que ficou de fora pode escolher, mas vocês também podem usar um baralho ou papeizinhos. Por exemplo, peça para todos se sentarem em um círculo, de olhos fechados. Quem está de fora pode dar um toque no ombro de quem foi escolhido como assassino.
    • Para usar um baralho, tire todas as cartas especiais (Reis, Valetes e Rainhas) e peça para as pessoas escolherem uma carta. Quem pegar a carta especial é o assassino. [1]
    • O mesmo pode ser feito com pedacinhos de papel. Junte várias tiras de papel em branco em um saco. Em uma das folhas, desenhe um “X”. Quem pegar o papel desenhado é o assassino.
  3. Todo mundo deve caminhar como se estivesse sobre uma grade. Não há um padrão específico a se seguir, mas é importante que as pessoas não se trombem, mas passem lado a lado com frequência. Você deve apertar a mão de todos que passarem por você.
  4. Se você é o assassino, tente matar o máximo possível de jogadores antes de ser pego. Para matar alguém, “arranhe” a parte interna do pulso do outro jogador com seu indicador ao cumprimenta-lo. Lembre-se de que não é preciso matar todas as pessoas que cruzarem seu caminho, já que isso vai deixar óbvio que você é o assassino. [2]
  5. Se o assassino tocar a parte interna do seu pulso, você deve aguardar um tempo antes de morrer, criando suspense quanto à identidade do assassino. Assim, você vai acabar cumprimentando mais pessoas e ninguém saberá com certeza quem foi o culpado.
    • Se quiser, seja bem dramático com sua morte. Jogue-se no chão, grite ou chore: tanto faz! Atue como preferir!
  6. Durante a brincadeira, todos são livres para chutar quem é o assassino. Por exemplo, alguém pode dizer “Paulo, você é o assassino?”. Se a pessoa estiver certa, ela vence o jogo e a partida acaba. Se estiver errada, ela “morre” e sai do jogo.
    • A brincadeira acaba quando o assassino for descoberto e ou todos os jogadores estiverem mortos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Brincando de “Assassinato” com apertos

Baixe em PDF
  1. Existem diversas formas de se fazer isso. Uma boa opção é pegar uma vasilha ou uma sacola e colocar dentro do recipiente vários pedacinhos de papel. Escreva “A” em um dos papeis e deixe o restante em branco. A pessoa que pegar o papel escrito será o assassino.
    • Outra opção é usar um baralho. Por exemplo, use apenas cartas numéricas, deixando apenas uma carta especial (Rei, Valete ou Rainha). Quem pegar a carta especial será o assassino do jogo.
  2. Assim que o assassino tiver sido escolhido, todos devem se sentar em um círculo, com as mãos dadas. Isso é necessário, pois o assassino precisará apertar a mão das vítimas para mata-las.
    • Quando tudo estiver certo, apague as luzes.
  3. O assassino pode esperar o tempo que desejar para começar a brincadeira, mas ele só pode apertar as mãos das pessoas que estão ao lado dele. Essa pessoas vão ajudar a “passar” o aperto até chegar na vítima. Por exemplo, digamos que o assassino aperte a mão da pessoa à direita três vezes. Ela deve então apertar a mão da pessoa ao lado duas vezes. A brincadeira segue assim, até que chegue apenas a um aperto. Quem receber apenas um aperto deve “morrer”. [3]
  4. Se a sua mão for apertada apenas uma vez, você está “morto” e deve sair do círculo da brincadeira. Morra da forma mais dramática que puder, pois isso dá mais dinamismo e diversão à brincadeira. Por exemplo, solte um gemido, se jogue no chão e faça sons de morte! Divirta-se na encenação!
  5. Essa parte é difícil, já que nem sempre é possível saber de que direção o aperto está vindo. Entretanto, conforme o círculo fica menor, é possível ter uma ideia melhor de quem é o assassino. Assim que tiver uma suspeita, pergunte em voz alta. Se estiver certo, o jogo acaba. Se estiver errado, você sai da brincadeira e o jogo continua.
    • Continuem jogando até encontrar o assassino ou até que todos os jogadores morram.
    Publicidade

Dicas

  • Encene sua morte de forma bem dramática, com gritos ou quedas chamativas. Experimente “morrer” no meio de um aperto de mão, escorregando ou trombando com uma parede. Use bem a criatividade!
  • Se não quiser segurar a mão de alguém, adapte o jogo para funcionar através de piscadas de olho.
Publicidade

Avisos

  • Brinquem em um espaço aberto e vazio, evitando assim que as pessoas trombem com os móveis, se machucando ou quebrando algo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 001 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade