Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Duvido é um jogo de baralho no qual os jogadores precisam descartar todas as cartas que têm na mão para ganhar. Ele também pode ser chamado de “Desconfio” e tem algumas variações possíveis. Talvez você até mesmo já o tenha jogado, mas não se lembre direito, ou talvez nunca tenha ouvido falar do jogo antes. De qualquer maneira, este artigo vai ensiná-lo a jogar Duvido e se divertir com os amigos!
Passos
-
Os jogadores devem sentar-se em círculo. Esta versão pode ter entre três e dez jogadores e requer um baralho de 52 cartas. Retire os coringas do baralho. Coloque o ás de espadas virado para cima no meio da mesa, de modo que todos os jogadores possam alcançá-lo.
-
Embaralhe e distribua as cartas. Divida o número de cartas pelos jogadores. Não há problema se um ou mais jogadores ficar com uma carta a menos ou a mais. Os jogadores podem ver seu próprio jogo, mas não o dos oponentes. As cartas precisam estar visíveis em todos os momentos.
-
Escolha alguém para começar. O jogador que começar deve pegar as cartas de número dois que tem na mão e colocá-las viradas para baixo em cima do ás de espadas dizendo "dois ‘dois’" ou "três ‘dois’" etc. Caso não tenha nenhuma carta de número dois, deverá pegar qualquer carta que tenha na mão e blefar, ou seja, mentir. O jogo continua no sentido horário.
- É possível blefar com até quatro cartas, mas quanto menos cartas, mais fácil será enganar os outros jogadores, pois existem apenas quatro cartas de números iguais no baralho e dificilmente uma pessoa teria todas elas na mão. Apesar de ser mais arriscado, blefar com um número maior de cartas é bom para se livrar de várias cartas de uma só vez.
-
Continue a rodada no sentido horário. O próximo jogador deve abaixar todas as cartas de número três, o outro as cartas de número quatro e assim por diante. Os ases vêm depois dos reis. Assim como com o primeiro jogador, se a qualquer momento alguém não tiver a carta que deveria jogar, a pessoa deve blefar e correr o risco de pegar as cartas da mesa. Não há a opção de passar.
-
Diga "Duvido" quando quiser. Qualquer jogador pode dizer ”Duvido!” quando achar que a pessoa que acabou de baixar as cartas está blefando. As cartas deverão ser viradas para cima e, caso o jogador realmente estivesse blefando, ele deverá pegar todas as cartas da mesa. Porém, se o jogador estiver falando a verdade, a pessoa que disse ”Duvido” deverá pegar todas as cartas da mesa.
- Após o desafio, o próximo jogador deverá colocar as cartas do próximo número normalmente.
-
Continue a jogar até que um dos jogadores consiga descartar todas as cartas que tem na mão. Quando isso acontecer, a partida termina e esse jogador é o vencedor. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Os jogadores devem sentar-se em círculo. Para esta versão, o ideal é que haja entre três e seis jogadores. Será necessário um baralho tradicional de 52 cartas. Retire os coringas.
-
Embaralhe e distribua as cartas. Divida o número de cartas pelos jogadores. Não há problema se um ou mais jogadores ficar com uma carta a menos ou a mais. Os jogadores podem ver seu próprio jogo, mas não os dos oponentes. As cartas precisam estar visíveis em todos os momentos.
-
Escolha um jogador para ser o primeiro. Esta pessoa deverá colocar uma única carta virada para baixo na mesa. Além disso, ela deve dizer qual é a carta, seja uma rainha, um três etc, podendo ser um blefe.
-
Continue a rodada. O jogo continua no sentido horário. O próximo jogador tem duas opções: pular a vez, ou jogar uma única carta virada para baixo na mesa. Jogando, ele está dizendo que aquela carta é do mesmo número que a primeira, mas talvez não seja.
- Passar é a opção mais segura caso não tenha uma carta do mesmo número que a carta que foi colocada na mesa, mas blefar é melhor para se livrar das cartas mais rapidamente.
- É possível blefar mesmo tendo uma carta de mesmo número que a carta da rodada. É uma estratégia arriscada, mas eficaz se, por exemplo, você tem várias cartas com aquele número. Os outros jogadores não terão motivos para desconfiar, principalmente no início da rodada, diminuindo as chances de ser pego blefando. As cartas poderão ser usadas corretamente em uma outra rodada, e os oponentes vão dizer ”Duvido!”, errar, e ter que pegar todas as cartas da mesa.
-
Diga "Duvido" quando quiser. Qualquer jogador pode dizer ”Duvido!” quando achar que a pessoa que acabou de baixar as cartas está blefando. O jogador desafiado deve virar as cartas para cima. Se estiver mentindo, ele deverá pegar todas as cartas da mesa. Porém, se o jogador estiver falando a verdade, a pessoa que disse “Duvido” deverá pegar todas as cartas.
-
Termine a rodada. A rodada continua até que todos os jogadores passem, dizendo que não têm qualquer carta daquele número específico, ou quando alguém é pego blefando.
- Se todos os jogadores passarem, as cartas devem ser descartadas sem serem reveladas e o jogador que passou por último deve iniciar a próxima rodada.
- Quando alguém disser “Duvido!”, o jogador que vencer o desafio deve começar a próxima rodada.
-
Termine o jogo. O jogo termina quando for a vez de alguém e essa pessoa só tiver uma carta que seja do número correto a ser jogado, ou caso ela tenha que iniciar uma nova rodada. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Sente-se de frente para o oponente. Esta versão foi pensada para ser jogada por apenas duas pessoas. Será necessário um baralho tradicional de 52 cartas. Retire os coringas.
-
Embaralhe e distribua as cartas. Ambos os jogadores deverão ficar com 25 cartas cada um. Os jogadores podem ver seu próprio jogo, mas não o do oponente. As cartas precisam estar visíveis em todos os momentos.
-
Escolha um jogador para ser o primeiro. Essa pessoa deverá colocar uma única carta virada para baixo na mesa. Além disso, deve dizer qual é a carta, seja uma rainha, um três, etc. Ela pode mentir e jogar uma carta que não seja do número anunciado.
-
Continue a rodada. O jogo continua no sentido horário. O próximo jogador tem duas opções: pular a vez, ou jogar uma única carta virada para baixo na mesa. Jogando, ele está dizendo que aquela carta é do mesmo número que a primeira, mas talvez não seja.
- Passar é a opção mais segura caso não tenha uma carta do mesmo número que a carta que foi colocada na mesa, mas blefar é melhor para se livrar das cartas mais rapidamente.
- É possível mentir e jogar uma carta diferente mesmo tendo uma carta que seja do número certo da rodada. Essa pode ser uma boa estratégia porque o outro jogador não terá motivos para achar que é mentira, caso não tenha todas as cartas desse número específico nas mãos. Mais tarde a carta poderá ser colocada na mesa com o número certo da rodada.
-
Diga "Duvido" quando quiser. Qualquer jogador pode dizer “Duvido!” quando achar que a pessoa que acabou de baixar as cartas está blefando. O jogador desafiado deve virar as cartas para cima. Se for mentira, ele deverá pegar todas as cartas da mesa. Porém, se o jogador estiver sendo honesto, a pessoa que disse “Duvido” deverá pegar todas as cartas.
-
Diga "Desafio" quando quiser. Um dos jogadores pode dizer “Desafio!” se quiser, desde que seja logo depois do oponente colocar as cartas na mesa. O oponente está sendo desafiado a colocar mais uma carta daquele número na mesa. Se ele não tiver, deverá pegar todas as cartas da mesa. Mas se ele tiver, a pessoa que chamou o desafio deverá recolher todas as cartas da mesa para si.
- Um jogador não pode ser "desafiado" quando tiver apenas uma carta na mão.
-
Termine a rodada. A rodada continua até que ambos passem ou até que haja uma disputa, seja por alguém ter falado ”Duvido!” ou “Desafio!”.
- Se ambos jogadores passarem a vez, as cartas deverão ser descartadas sem serem reveladas e o jogador que passou por último começa uma nova rodada.
- Quando alguém disser “Duvido!”, o jogador que vencer o desafio deve começar a próxima rodada.
-
Termine o jogo. O jogo termina quando for a vez de alguém e a pessoa só tiver uma carta que seja do número correto a ser jogado, ou tenha que iniciar uma nova rodada. Essa pessoa vence o jogo. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- É melhor usar apenas uma ou duas cartas ao blefar. É muito improvável que alguém tenha, por exemplo, todos os quatro seis.
- É uma boa ideia blefar sempre que não houver nenhuma carta na mesa, afinal, se você for pego mentindo, terá que pegar apenas as cartas que acabou de baixar.
- Para fazer parecer que você está blefando, baixe as cartas e diga a quantidade rapidamente, como se estivesse nervoso. Alguém pode dizer "Duvido!" e ter que pegar todas as cartas da mesa.
- Olhe para as cartas que tem na mão quando for a vez dos outros. Se você tem "dois valetes" e a pessoa disse que jogou três, ela deve estar blefando.
- Quanto mais cartas tiver na mão, mais fácil será identificar quando alguém está blefando.
- Diga o número e coloque uma carta diferente na mesa. Quando for jogar novamente o mesmo número, coloque a carta certa; isso confundirá os adversários.
Publicidade
Avisos
- Aceite quando perder e seja humilde quando ganhar.
- Pode parecer divertido tentar ver as cartas dos outros, mas isso estraga a brincadeira.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 53 493 vezes.
Publicidade